sexta-feira, 18 de novembro de 2022

TITO 1 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

CARTA A TITO


TITO 1

1. PAULO, servo de Elohim e apóstolo de Y'shua o Mashiyach; segundo a Fé dos eleitos de Elohim, e o conhecimento da Verdade que está no Temor 1 de Elohim 2. sobre a esperança da vida eterna que o Elohim Sempre-Verdadeiro prometeu antes dos tempos do mundo; 3. e no devido tempo Ele manifestou Sua Palavra por meio de nosso anúncio que me foi confiado por ordem de Elohim nosso Doador da Vida; 4. a Tito, um verdadeiro filho segundo a fé comum: Graça e paz de Elohim nosso Pai e de nosso Mestre Y'shua o Mashiyach, nosso Doador da Vida.[***1] 5. Por isso te deixei em Creta, para que regulasses as coisas em falta e estabelecesses presbíteros em cada cidade, como te ordenei: 6. aquele que é irrepreensível, que é marido de uma mulher e tem filhos crentes, que não são maldizentes nem ingovernáveis ​​em sensualidade. 7. Pois um ancião deve ser irrepreensível como o mordomo de Elohim; e não seja obstinado, nem temperamental, nem excessivo no vinho, nem com mãos rápidas para golpear, nem amante de ganhos vis. 8. Mas ele deve ser um amante de estranhos e um amante do bem (obras), e ser sóbrio, reto, bondoso e refrear-se de paixões más; 9. e estudioso da doutrina da Palavra da Fé, para que possa, por seu ensino saudável, consolar e repreender os contenciosos. 10. Pois muitos são obstinados e seus discursos vãos; e eles enganam a mente das pessoas, especialmente os da circuncisão. 11. A boca destes deve ser calada: eles corrompem muitas famílias; e eles ensinam o que não devem, por causa de lucros sórdidos. 12. Um deles, um profeta próprio, disse: “Os cretenses são sempre mentirosos, bestas más, barrigas ociosas”. 13. E este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente para que sejam sãos na fé 14. e não se joguem nas fábulas judaicas 2 e nos preceitos de homens que odeiam a Verdade. (3) 15. Pois para o puro tudo é puro; mas para os impuros e incrédulos, nada é puro; mas o seu entendimento está contaminado e a sua consciência. 16. E eles professam que conhecem Elohim, mas em suas obras o negam; e são odiosos e desobedientes e réprobos para toda boa obra.



1 Em aramaico, o respeito/temor de YHWH é um ato justo em oposição à tradução grega de “piedade”.

[***1][Em (Tito 1:3) temos o termo “de Elohim nosso Doador da Vida”, e em (Tito 1:4) traz o termo “nosso Mestre Y'shua o Mashiyach, nosso Doador da Vida.”; o apóstolo Paulo mais um vez afirma e nos revela que o Salvador Y’shua Mashiyach é YHWH; ou seja, é UM (Echad); Veja essa explicação retirado do livro “JUDAÍSMO NAZARENO: O CAMINHO DE YESHUA E DE SEUS TALMIDIM” por Tsadok Ben Derech sobre (Echad): YHWH é UM (echad). YHWH se revela de muitas maneiras aos homens, precipuamente se revela por meio das k’numeh (manifestações/essências/naturezas) do Pai, do Filho e da Ruach HaKodesh (“Espírito Santo”). O Pai é YHWH; Yeshua é YHWH (Yochanan/João 1) e a Ruach HaKodesh é YHWH (Bereshit/Gênesis 1:2). O ETERNO é UM e possui três distintas k’numeh (essências/naturezas); Ver o comentário de (2Timóteo 3:16); Veja também o estudo completo “YESHUA É YHWH: A ELOHUT DO MASHIACH NO JUDAÍSMO ANTIGO” acessando:

https://yeshuahamashiachyhwh.wordpress.com/yeshua-e-yhwh ]. Para ler e adquirir a obra completa de Tsadok Ben Derech acesse o site: https://clubedeautores.com.br/livro/judaismo-nazareno ]; [***] [  ] grifos do autor da tradução para o português.

2 Uma acusação persistente é feita contra a Aliança Renovada por ser anti-semita; isso é, claro, totalmente notável quando consideramos que todo escritor, exceto talvez Lucas, era de fato judeu! Ainda assim, a acusação continua devido a uma linguagem muito forte; linguagem que deve ser considerada com cuidado e em seu próprio contexto histórico e cultural. Talvez a maior fonte de mal-entendidos venha de não apreciar a maneira vociferante pela qual os judeus são conhecidos por debater. Se avançarmos neste versículo dois mil anos, agora interpretamos as invectivas através de nossa própria modernidade, mas uma boa prévia de como certas declarações podem ser facilmente mal interpretadas está bem aqui em Tito 1:10-16. Se um judeu não soubesse melhor, eles estremeceriam e gritariam “Ai!” A leitura aqui é de fato precisa, mas há muito mais nessa passagem do que parece à primeira vista. Em primeiro lugar, o verso sobre “Cretianos são sempre mentirosos” é de um poeta grego, Epimênides, que muitas vezes escrevia em um estilo teatral exagerado. Ainda hoje, o termo “cretin” sobrevive em inglês e é um resquício daqueles tempos, significando a mesma coisa. Além disso, como Paulo é judeu e segue “toda a justiça” é impossível que a Torá seja objeto de sua repreensão como “fábulas” e “mandamentos de homens”! O mesmo pode ser dito do misticismo judaico, que vimos Paulo ensinar em vários níveis. O que são então essas “fábulas judaicas”? De acordo com Charles Ryrie: mitos judaicos; especulações de tipo gnóstico, supostamente baseadas nas escrituras do AT. Bíblia de Estudo Ryrie (NASB), p. 393. A chave está na parte destacada da passagem acima, “eles professam conhecer Elohim, mas em obras o negam” pois por esta mesma descrição, Paulo nomeou a seita herética. “Gnosticismo” é derivado do grego gnosis, “saber”. O que muitas vezes é esquecido é que o gnosticismo não se originou com o cristianismo, embora mais tarde adotado por muitos temas messiânicos. Em vez disso, começou como uma seita judaica com seus próprios “mitos e fábulas”. De acordo com o professor Ryrie: A heresia do gnosticismo começou a fazer incursões entre as igrejas nos dias de João. Entre seus ensinamentos estavam: (1) o conhecimento é superior à virtude; (2) o sentido não literal das Escrituras é correto e só pode ser entendido por uns poucos selecionados; (3) o mal no mundo impede que Deus seja o único criador; (4) a encarnação é inconcebível porque a divindade não pode se unir a nada material como um corpo (Docetismo); e (5) não há ressurreição da carne. Os padrões éticos dos gnósticos eram baixos... (Ryrie Study Bible (NASB), p. 440). É de se admirar, então, por que Paulo estava chateado com esses falsos mestres? Mesmo um fariseu convencional ficaria muito ofendido com tais doutrinas, e eles certamente o fizeram com quatro desses cinco artigos de crença. Esses falsos ensinamentos são, é claro, diametralmente opostos ao próprio ensino de Paulo como “líder dos Netzarim”, então não deve haver surpresa quando ele repreende essas heresias. De qualquer forma, pode-se ver facilmente como os leitores modernos, divorciados do contexto histórico, podem facilmente tirar a conclusão errada e não levar em conta quem é o orador e quem é o público-alvo.

3 Aqui está um exemplo do Talmud que pode esclarecer o que Paulo está explicando. Quando um homem justo vai contra a autoridade dos rabinos, assim diz a tradição: “Naquele dia, o rabino Eliezer apresentou todos os argumentos imagináveis, mas não os aceitaram. Ele disse a eles: “Se a halakhah concorda comigo, deixe esta alfarrobeira provar isso!” Então a alfarrobeira foi arrancada de seu lugar cem côvados. Outros afirmam, quatrocentos côvados. “Nenhuma prova pode ser trazida de uma alfarrobeira”, eles retrucaram. Novamente ele disse a eles: “Se a halakhah concorda comigo, que a corrente de água prove isso!” – então a corrente de água fluiu para trás. “Nenhuma prova pode ser trazida de uma corrente de água”, eles retrucaram. Novamente ele insistiu: “Se a halachá concorda comigo, que as paredes da escola provem isso”, e as paredes inclinaram-se a cair. Mas o rabino Joshua os repreendeu, dizendo: “Quando os estudiosos estão envolvidos em uma disputa halakhic, o que você tem para interferir?” Portanto, eles não caíram, em homenagem ao rabino Joshua, nem retomaram sua posição vertical, em homenagem ao rabino Eliezer; e eles ainda estão assim inclinados. Novamente ele disse a eles: “Se a halachá concorda comigo, que seja provado do céu!” Ao que uma Voz Celestial gritou: “Por que você discute com o rabino Eliezer, visto que em todos os assuntos a halachá concorda com ele!” Mas o rabino Joshua levantou-se e exclamou: “Não está no céu”. (Deuteronômio 30:12). O que ele quis dizer com isso? Disse o rabino Jeremiah: Que a Torá já havia sido dada no Monte Sinai; não prestamos atenção a uma Voz Celestial, porque Você escreveu há muito tempo na Torá no Monte Sinai: ‘Depois da maioria deve-se inclinar. (Êxodo 23:2) O rabino Natã encontrou Elias (o profeta) e perguntou-lhe: “O que fez o Santo, Bendito seja Ele, naquela hora? Ele riu [com alegria]”, ele respondeu, “dizendo: 'Meus filhos Me derrotaram, Meus filhos Me derrotaram''' -Talmud Bavli, Baba Metzia, 59 a-b. A frase “não está no céu” ou lo bashmayim hi em hebraico, é usada para distorcer o significado claro de Deuteronômio 30:12. Os rabinos usam a frase para inserir sua autoridade. Êxodo 23:2 também é invertido, não diz: “depois da maioria você deve se inclinar”, mas o oposto: “Você não seguirá a multidão para fazer o mal”. Isto é o que acontece quando os falsos mestres ganham poder sobre os crentes inocentes, esse tipo de tomada de poder contra os apóstolos a cada passo, é desenfreado nos círculos judaicos e cristãos hoje, onde homens e mulheres em autoridade religiosa demonstram ódio aberto pela verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário ou dúvida, responderemos o mais rápido possível! Fiquem na Graça do Soberano YHWH e da Sua Torá Viva Yeshuah HaMashiach, nosso Mestre e Salvador! Amém, Amém!

Em Destaque:

Índice Geral - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

Estamos enfrentando problemas, o blogspot está deletando  as fotos dos posts, então pedimos que baixem a versão em PDF para uma visualização...

Mais Visitadas