terça-feira, 15 de novembro de 2022

ROMANOS 3 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

ROMANOS 3

1. Qual é então a superioridade do judeu? Ou qual é a vantagem da circuncisão? 2. Muito em todos os sentidos. E primeiro, porque a eles foram confiadas as palavras de Elohim. 3. Pois se alguns deles não creram, eles, por não crerem, tornaram a fé de Elohim ineficiente? 4. Longe disso: 24 porque Elohim é verdadeiro, e todo homem falso: como está escrito: “Para que sejas reto em tuas declarações; e seja achado puro quando te julgarem”. 5. Mas se a nossa iniqüidade confirma a justiça de Elohim, o que diremos? Elohim é injusto quando inflige ira? (Falo como homem.) 6. Que nunca seja! Caso contrário, como Elohim julgará o mundo? 7. Mas se a verdade de Elohim foi promovida por minha falsidade para sua glória, por que então sou condenado como pecador? 8. Ou diremos como alguns caluniosamente nos denunciaram: “Faremos coisas más, para que venham bons (resultados)?” A condenação de tais é reservada para julgamento. 9. Qual, então, temos a superioridade quando antes decidimos quanto a judeus e gentios, 25 que todos eles estão sob o pecado? 10. Como está escrito: “Não há justo; não, nenhum: 11. E ninguém que entenda, nem que busque Elohim. 12. Todos eles se desviaram juntos e se tornaram réprobos. Não há ninguém que faça o bem; não, não um. 13. Suas gargantas são sepulcros abertos e suas línguas traiçoeiras; e o veneno da áspide está debaixo dos seus lábios. 14. Sua boca está cheia de maldição e amargura; 15. E seus pés são rápidos para derramar sangue. 16. Destruição e angústia estão em seus caminhos: 17. E o caminho da paz eles não conheceram: 18. E o temor de Elohim não está diante de seus olhos”. 19. Agora sabemos que tudo o que a Torá diz, diz aos que estão sob a Torá; para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpado diante de Elohim. 20. E assim deve ser que, pelas obras da Torá, nenhuma carne é justificada diante dele: pois, pela Torá, o pecado é conhecido. (26) 21. Mas agora, a justiça de Elohim sem a Torá, é manifestada; e a Torá 27 e os profetas testificam disso. 22. A justiça de Elohim, que é pela fé em Y'shua o Mashiyach para cada um e sobre todo aquele[***] que nele crê: porque não há distinção; 23. Pois todos pecaram e falharam na glória de Elohim. 24. E eles recebem o status de serem justos pela graça e pela redenção que está em Y'shua o Mashiyach 25. A quem Elohim ordenou antecipadamente uma expiação pela fé em seu sangue, por causa de nossos pecados anteriores. 26. No espaço que Elohim em seu longo sofrimento nos deu para a manifestação de sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo, e com justiça torne justo aquele que está na fé de nosso Mestre Y'shua, o Mashiyach. 27. Onde então está a glória? É completamente desfeito. Por que Torá? Pela das obras? Não! Mas pela Torá da fé. 28. Concluímos, portanto, que é pela fé que um homem está se tornando justo, e não pelas obras 28 da Torá. 29. Pois, ele é o Elohim dos judeus somente e não dos gentios? Não, mas dos gentios também. Porque há um Elohim que justifica a circuncisão pela fé, e a incircuncisão pela 30. mesma fé. 31. Nós então anulamos a Torá pela fé? Que nunca seja! Pelo contrário, estabelecemos a Torá.



24 Longe disso, ou, como aparece duas linhas depois, Que nunca seja! = khas, é o negativo mais forte que existe em aramaico. Aproxima-se da ideia de “Elohim proíbe!”

25 Veja Dezoito Equívocos do Novo Testamento #14: Israel e a Igreja no Apêndice.

26 A Torá estabelece os limites de YHWH quanto ao que é comportamento bom ou mau; portanto, isso não pode e não faz da Torá uma coisa ruim, mas uma coisa muito boa! Rav Shaul retorna a este ponto preciso novamente no sétimo capítulo.

27 Y'shua qualificou-se como Mashiyach porque cumpriu todas as exigências da Torá e dos Profetas, e se tornou a Torá. A Torá está escrita no coração pelo Ruach haKodesh; o Espírito do Mashiyach é a Torá, que é o Espírito do Mashiyach, ou a Manifestação (Palavra) de YHWH que se tornou carne e habitou entre nós. Portanto, se vivemos “no” Y’shua, também nos tornamos Torá. É maldade afirmar que Rav Shaul derrubou a Torá, quando na verdade Y'shua e Paulo restauraram e elevaram a Torá para ser o fundamento de um diálogo espiritual com o Céu.

[***][O grego majoritário concorda com a leitura da Peshitta neste versículo, enquanto o grego crítico omite "sobre todas as pessoas" [sobre todo aquele]. Romanos 1:16, no entanto, é claramente favorecido pelo texto grego crítico; então, qual texto grego o suposto tradutor da Peshitta usou para sua tradução? Mas há tantos exemplos dessa alternância entre textos gregos que a teoria da primazia grega não pode ser mantida contra todo o conjunto de dados do NT. A teoria da primazia da Peshitta pode facilmente explicar as leituras gregas como traduções alternativas e às vezes fortemente editadas e parafraseadas do original Aramaic Peshitta. Texto retirado da Peshitta (Glenn David Bauscher - The Original Aramaic New Testament in Plain English - 8th Edition 2013) ]. [***] [    ] grifos do autor da tradução para o português.

28 Os termos “obras da Torá” e “sob a Torá” antecedem Paulo em centenas de anos. Esses termos foram descobertos nos Manuscritos do Mar Morto (A Sectarian Manifesto 4QMMT:4Q394-399); embora originalmente se referisse à halakha ultra religiosa dos essênios, os mesmos princípios se aplicam à halakha dos fariseus. Essas duas frases também são mencionadas em Romanos 6:14, 15; 9:32; 1 Coríntios 9:20; 21; Gálatas 2:16; 3:2, 5, 10, 23; 4:4, 5, 21; 5:18. “Sob a Torá” refere-se à interpretação ortodoxa/tradicional e observância da Torá. A halachá religiosa claramente NÃO é o que Y'shua ou Paulo seguiram em sua observância da Torá. A promessa da Aliança Renovada em Jeremias 31:33 é escrever a Torá de YHWH nos corações de Seu povo, não a “Torá dos homens”. A expressão idiomática “obras da Torá” fornece uma visão para aqueles de uma educação judaica “tradicional”. Paulo faz referência aos judeus no início deste capítulo; no versículo 19 ele afirma “Agora sabemos” referindo-se àqueles que entendem a Torá e a halachá. [Nas Escrituras em grego, temos o termo “OBRAS DA LEI” E “DEBAIXO DA LEI”, muitas pessoas se confundem com os escritos de Sha’ul (Paulo) acerca da Torá em razão de duas expressões que aparecem na B’rit Chadashá (“NT”), sendo que tais expressões somente existem nos escritos de Sha’ul (Romanos, Gálatas e 1ª Coríntios). As duas expressões, incompreendidas pelos teólogos cristãos, são “obras da lei” e “debaixo da lei”. Eis os textos em que constam as expressões: a)obras da lei” (Rm 3:20, 28 e 9:32; Gl 2:16; 3:2,5 e 10); b)debaixo da lei” (Rm 2:12; 3:19; 6:14-15 e 7:23; Gl 3:23; 4:5; 4:21 e 5:18; 1Co 9:20); ] Texto retirado do livro “JUDAÍSMO NAZARENO: O CAMINHO DE YESHUA E DE SEUS TALMIDIM” Por Tsadok Ben Derech, para ler o estudo completo “OBRAS DA LEI” E “DEBAIXO DA LEI”  acesse: 

https://yeshuahamashiachyhwh.wordpress.com/obras-da-lei-e-debaixo-da-lei ].  Para ler e adquirir a obra completa de TSADOK BEN DERECH acesse o site: https://clubedeautores.com.br/livro/judaismo-nazareno  ]. [  ] grifos do autor da tradução para o português.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário ou dúvida, responderemos o mais rápido possível! Fiquem na Graça do Soberano YHWH e da Sua Torá Viva Yeshuah HaMashiach, nosso Mestre e Salvador! Amém, Amém!

Em Destaque:

Índice Geral - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

Estamos enfrentando problemas, o blogspot está deletando  as fotos dos posts, então pedimos que baixem a versão em PDF para uma visualização...

Mais Visitadas