terça-feira, 15 de novembro de 2022

ROMANOS 4 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

ROMANOS 4
1. O que então diremos a respeito de Awraham, o patriarca,[***] que pela carne ele obteve? 2. Mas se Awraham estava sendo justificado pelas obras, ele tinha boas razões para seu orgulho; mas não antes de Elohim. 3. Pois o que diz a Escritura? Que Awraham creu em Elohim, e isso lhe foi creditado como justiça. 4. Mas para aquele que trabalha, a recompensa não é imputada como graça, mas como dívida para com ele. 5. Em contraste, para aquele que não trabalha, mas somente crê naquele que justifica os pecadores, sua fé lhe é creditada como justiça. 6. Como Dawid também fala da bem-aventurança do homem a quem Elohim proclamou como justo sem obras, 7. dizendo: “Bem-aventurados aqueles cujo pecado é perdoado e cujos pecados são cobertos (29): 8. E, bem-aventurado o homem que a quem Elohim não dará conta do seu pecado”. 9. Esta bem-aventurança, portanto, está na circuncisão ou na incircuncisão? Pois dizemos que a fé de Awraham foi creditada a ele como justiça. 10. Como então foi creditado a ele? Na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão. (30) 11. Pois ele recebeu a circuncisão como o sinal e o selo da justiça da sua fé enquanto estava na incircuncisão; para que ele se tornasse o pai de todos os incircuncisos que creem; e para que também lhes fosse imputado como justiça: 12. E o pai da circuncisão; não somente para aqueles que são da circuncisão, mas também para aqueles que cumprem os passos da fé de nosso pai Awraham em (sua) incircuncisão. (31) 13. Pois a promessa a Awraham e à sua descendência, de que ele se tornaria o herdeiro do mundo, não foi pela Torá, mas pela justiça de sua fé. 14. Pois se aqueles que são da Torá fossem herdeiros, a fé seria anulada e a promessa de nenhuma força. 15. Pois a Torá é uma trabalhadora da ira; porque onde não há instrução, não há transgressão da Torá. (32) 16. Portanto, é pela fé que é por graça que somos feitos justos, para que a promessa seja certa a toda a descendência; não somente para o que é da Torá, mas também para o que é da fé de Awraham, que é o pai de todos nós: (33) 17. Como está escrito: “Eu te constituí pai de uma multidão de nações ;” (a saber) diante de Elohim, em quem você acreditou; que vivifica os mortos e chama as coisas que não são, como se fossem. 18. E sem esperança, ele confiou na esperança de se tornar o pai de uma multidão de nações; (como está escrito: “Assim será sua semente.”) 19. E ele não estava doente em sua fé enquanto contemplava seu corpo envelhecido (porque ele tinha cem anos) e (também) a dormência do ventre de Sara. 20. E ele não hesitou na promessa de Elohim como alguém sem fé; mas ele foi forte na fé e deu glória a Elohim; 21. E se sentiu seguro de que o que Elohim havia prometido a ele, ele era capaz de cumprir. 22. E, portanto, foi creditado a ele por justiça. 23. E não somente por causa dele foi escrito que sua fé foi creditada como justiça; 24. Mas também por nós; porque deve ser creditado também a nós, que cremos naquele que ressuscitou nosso Mestre Y'shua o Mashiyach dentre os mortos; 25. Que foi entregue por causa dos nossos pecados e ressuscitou para nos tornar justos.



[***][Em (Romanos 4:1) temos o termo “o patriarca”; a Peshitta de (Glenn David Bauscher - The Original Aramaic New Testament in Plain English - 8th Edition 2013) traz o termo “nossos antepassados", e com o seguinte comentário: “O texto grego crítico tem (προπάτορα) – uma palavra que não é encontrada em nenhum lugar na literatura grega ou na LXX, em nenhum lugar, exceto aqui. É suposto significar "antepassado".” ]. [  ] grifos do autor da tradução para o português.

29 Citando o Salmo 32:1, o aramaico kasiyo (coberto) aqui é o cognato kacah em hebraico, referindo-se à obra de expiação e redenção.

30 Awraham confirmou sua compreensão e crédito de justiça obedecendo a YHWH e sendo circuncidado fisicamente. Isso é evidente na próxima linha, que enquanto a justiça lhe foi creditada na incircuncisão, ele “recebeu a circuncisão como sinal e selo da justiça de sua fé”. [A Bíblia Israelita (Verdadeiro Nome 3ª Edição); traz o seguinte comentário em (Romanos 4:10): “Alguns críticos ao referirem-se às duas casas, usam este único verso como alguma sorte de alegação de prova no texto, tentando negar todas as outras claras referências quanto a akrobustia dirigidas a Efrayim, ao afirmarem que Avraham não era um arquétipo de Efrayimite. Eles reivindicam que, em razão de YHWH ainda tê-lo chamado na condição de “Akrobustia”, logo, akrobustia não poderia significar “os já prepuciados que se lançaram fora”, mas para os mesmos, simplesmente significaria “nunca circuncidado”. O problema que vemos com relação a isto, é que mediante a ignorância deles, eles esqueceram que como um descendente de Noach, que distinguia o certo dentre o errado (i.e., os princípios da Torah), e que o paganismo tinha se implantado na família – em Terah, o pai de Avraham, e em todos da sua casa. Portanto, do ponto de vista de YHWH, a casa de avraham tinha se lançado fora de toda a verdade e da santidade de Noach e do seu filho Shem, e desta forma, o ato ou pacto da circuncisão fora abandonado pela casa de Avraham, tendo sido tão somente outra vez renovado a partir de Avraham. YHWH sabendo que os ancestrais de Avraham tinham-se antes da renovação do rito, em vez de aplicar-lhe o uso da palavra “Aperitome”, que traria o significado do que todos os ancestrais de Avraham fossem pagãos e não tivessem conhecimento da Torah. Para adquirir o exemplar da 4ª edição da Bíblia Israelita Verdadeiro Nome acesse: https://www.verdadeironome.com.br ]. [ Lexicon Strong's G203 - akrobystia ἀκροβυστία; ; Transliteração akrobystia (Chave); Pronúncia: ak-rob-oos-tee'-ah: Parte do discurso: substantivo feminino; Palavra Raiz (Etimologia): De ἄκρον (G206) e provavelmente uma forma modificada de posthe (o pênis ou órgão sexual masculino) KJV traduz o G203 de Strong da seguinte maneira: incircuncisão  (16x), ser circuncidado  (2x), incircunciso (com G2192)  (1x), embora não circuncidado  (1x).; Esboço do Uso Bíblico: 1) tendo o prepúcio, não circuncidado; 2) um gentio; 3) uma condição em que os desejos corruptos enraizados na carne ainda não foram extintos; Definições de Strong:  ἀκροβυστία akrobystía, ak-rob-oos-tee'-ah; de G206 e provavelmente uma forma modificada de πόσθη pósthē (o pênis ou órgão sexual masculino); o prepúcio; por implicação, um estado ou pessoa incircunciso (isto é, gentio, figurativamente, não regenerado):—não circuncidado, incircunciso (com G2192 ), incircuncisão. Léxico grego de Thayer:  STRONGS G203: ἀκροβυστία , -ας, ἡ, (uma palavra desconhecida para os gregos, que usavam ἡ ἀκροποσθίαe τὸ ἀκροπόσθιον, a partir de πόσθη ou seja, membro viril . Assim, é provável que τὴν ποσθηνdos gregos foi pronunciada τὴν βύστηνpelos alexandrinos e ἀκροβυστίαdisse em vez de ἀκροποσθια— ou seja τὸ ἄκρον τῆς πόσθης; cf. as observações agudas de Fritzsche, Commentary on Romans, vol. i., 136, juntamente com a opinião que Winer prefere 99 (94) [e Cremer, 3te Aufl. sob a palavra]), em setembro o equivalente a עָרְלָה o prepúcio, a pele que cobre a glande do pênis; uma. corretamente: Atos 11:3 ; Romanos 2:25 , 26b ; 1 Coríntios 7:19 ; Gálatas 5:6 ; Gálatas 6:15 ; Colossenses 3:11 ; (Judite 14:10; 1 Mac. 1:15); ἐν ἀκροβυστία ὤνtendo o prepúcio (Tertuliano praeputiatus ), incircunciso, ou seja , gentio, Romanos 4:10 ; ἐν ἀκρ. nomeadamente, ὤν, 1 Coríntios 7:18 ; equivalente, ao mesmo é δἰ ἀκροβ. Romanos 4:11 ; ἡ ἐν τῇ ἀκροβυστία πίστιςa fé que alguém tem enquanto ele éincircunciso, Romanos 4:11f . b. por metoninia, do abstr to para o concreto, ter o prepúcio equivale a um gentio : Romanos 2:26 a ; Romanos 3:30 ; 4:9 ; Efésios 2:11 ; ἡ ἐκ φύσεως ἀκροβ. um incircunciso de nascimento ou um gentio, oposto a um judeu que se mostra um gentio em caráter, Romanos 2:27 ; εὐαγγέλιον τῆς ἀκροβ. evangelho a ser pregado aos gentios, Gálatas 2:7 . c. em sentido transferido: ἡ ἀκροβ. τῆς σαρκός(contra o περιτομή ἀχειροποίητοςou regeneração, Colossenses 2:11 ), a condição na qual os desejos corruptos enraizados no σάρξ ainda não foram extintos, Colossenses 2:13 (a expressão é derivada da circunstância de que o prepúcio era o sinal de impureza e alienação de Deus, [cf. BD sob a palavra circuncisão]). https://www-blueletterbible-org/lexicon/g203 ]. [Peritome (περιτομή) (per-it-om-ay de 4059 Strong's Greek Lexicon); circuncisão (o rito, a condição ou o povo, literalmente ou figurativamente. Circuncidado, circuncisão. A aliança abraâmica estava vinculada bem de perto ao símbolo da circuncisão, o que era, com efeito, a eliminação da natureza carnal (Gênesis 17.11) separando a nação israelita para Elohim. A criança só recebia o nome no dia da circuncisão (Lucas 2.21 - oitavo dia). Este ato era e é também praticado por nações da antiguidade e atualmente. Para os judeus, a circuncisão é um dos mais importantes dos seus 613 mandamentos (mitzvot). A circuncisão "é interpretada como sinal de aliança ou pacto entre Adonai e a nação de Israel e, por conseguinte, indispensável como sinal característico de que alguém pertence a mesma (Gênesis 11.10-14); Êxodo 12.44-49). O substantivo grego peritome (circuncisão) significa literalmente «um corte em volta». Circuncisão em hebraico é berit, que significa «aliança». A Circuncisão é o ato em que consiste em cortar o prepúcio, do órgão masculino, operação que podia ser praticada pelo chefe da família, às vezes pela própria mãe (Êxodo 4.25), ou por qualquer outro dos israelitas. Em tempos posteriores, usava-se uma autoridade designada, um especialista para esta operação chamado de mohel (corta-fora). Para os judeus, a circuncisão (Brit Milah) é um um rito de iniciação na família de HaShem, representadas em Abraão, para que o indivíduo participe dos privilégios e promessas contidas no concerto, ou pacto celebrado por Adonai.); Akrobustia: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Akrobustia (ακροβυστα, G203 do grego lexicon - pronuncia-se ak-rob-oos-tee'-ah), substantivo feminino, refere-se a uma condição em que os corruptos desejos enraizados na carne ainda não foram extintos; o pênis ou órgão sexual masculino); o prepúcio; por implicação. Akrobustia foi a palavra grega utilizada nos escritos de Sha'ul (Apóstolo Paulo) para descrever a sua missão junto às nações. Esta palavra não quer dizer gentios em si, mas um subconjunto dentro dos gentios! O termo akrobustia, ao contrário de peritome (περιτομή), refere-se aqueles que foram previamente circuncidados, mas por desobediência e rebelião total, tiveram seus prepúcios arremessados longe, assim tornando-se como uma pessoa não circuncidada ou como um incircunciso (chamado de aperitome), ou seja, um gentio-pagão (o gentio 100% ou outras nações). Aperitome é o oposto do ministério ao peritome (que [Kefa/Pedro] e [Ya'akov/Tiago] tiveram). Se Sha'ul tivesse sido chamado para os 100% gentios, então deveria ter sido um chamado ao aperitome ou ao que nunca foi circuncidado. Quanto a “peritome', as únicas pessoas que se encaixam bem neste contexto são os da Casa de Israel que agindo profanamente eles foram viver entre os gentios. Quando viviam entre estes, eles acabaram por recusar a lutar pelo seu estilo de fé, peritome, como a tribo de Y'hudah (Judá) fazia na Diáspora. A Casa de Israel simplesmente 'jogou a toalha', sucumbindo ao paganismo à sua volta. Este modo de vida tornou seu estado original de peritome em akrobustia ou o circuncidado que tomou de sua circuncisão e a jogou para longe, considerando a vida na Torah um peso e algo a ser arremessado longe. Então a pergunta é; Sha'ul foi enviado primeiramente aos pagãos? Se este fosse o chamado dele, então deveria ter utilizado o termo aperitome, que é o EXATO OPOSTO de peritome, adicionando o prefixo a (alfa) que nega o sentido de peritome! (Tradução, Koniuchowsky, M.Y - CIRCUMCISION LIBERTY FOR NEW COVENANT ISRAEL Part Nine in the Séries on the Restoration of Israel.) No entanto, Sha'ul não reivindicou um ministério ao aperitome nem ao circuncidado, antes o seu ministério de acordo com o própria descrição foi aos akrobustia; ou seja, à aqueles que foram circuncidados anteriormente, mas a arremessaram (a sua aliança) para longe! Akrobustia se refere ao Efraimita circuncidado anteriormente, ou aqueles que consideraram (rejeitaram) a sua Circuncisão da Aliança e a jogaram fora (para longe de si), por desobediência e rebelião. Os Efraimitas se tornaram conhecidos pelos judeus tementes e observantes da Torah, como quem se comportava como um incircunciso. Estes judeus deixaram de lutar para conservar a sua fé. Em Mattitiyahu (Mateus) 18:17 diz: "Se ele se recusar a ouvi-los, conte à congregação; e, se ele se recusar a ouvir até mesmo a congregação, trate-o como você faria em relação a um pagão ou cobrador de impostos (publicano)." Pagãos, Etinou ou goy em hebreu (uma nação externa; por conseguinte, um gentil 100%); se refere àqueles que não seguem a Torah e com isso acabam voltando para o estado pagão ou publicano. O judeu que abandona a Torah, é considerado um estrangeiro. Assim: (JUDEU > se afasta > ESTRANGEIRO > se afasta mais > PAGÃO).; Uso: A palavra Akrobustia foi usada por Sha'ul 20 vezes, sendo elas encontradas em: (Atos 11:3, Romanos 2:25-27, Romanos 3:30, Romanos 9:4, Romanos 4:10-12, 1Coríntios 7:18-19, Gálatas 2:7, Gálatas 5:6, Gálatas 6:15, Efésios 2:11, Colossenses 2:13 e Colossenses 3:11): http://dicionario.sensagent.com/akrobustia  ]. 

[  ] grifos do autor da tradução para o português. [***][O Salvador Y'shua Hamashiach, veio para salvar as ovelhas perdidas da casa de Yisrael, ou seja, para os Akrobustia, e não para os Aperitome: “Ele, porém, respondeu-lhes: “Não fui eu enviado senão às ovelhas que se desgarraram da casa de Israel?”(Mateus 15:24 - Peshitta Oriental Andrew Roth). Ver também o comentário 173 em (Mateus 15). ] [***][  ] grifos do autor da tradução para o português.

31 Rav Shaul está ensinando que a circuncisão física de Awraham veio depois que ele creu, depois que ele teve fé, depois que seu coração foi circuncidado, em oposição a um falso ensino contemporâneo de que a circuncisão deve vir primeiro antes da crença ou fé. Em nenhum momento Rav Shaul desconta a circuncisão física; ele simplesmente rejeita as falsas tradições religiosas que transformaram a circuncisão em um dispositivo para controlar novos convertidos. Esse princípio também se aplica àqueles que batizam apressadamente novos conversos em um esforço para mostrar números fortes ou praticam “conversões forçadas”. [A Bíblia Israelita (Verdadeiro Nome 3ª Edição); traz novamente a palavra “Akrobustia” e o seguinte comentário em (Romanos 4:12): “Ele era o pai de ambas as casas, por intermédio de Yitzchak e Yaakov. Também dos Judeus, ao ser o pai dos circuncidados e dos Efrayimitas akrobustia que estavam retornando, sendo ele próprio alguém que estava retornando – um transpassador de fronteiras – ou alguém que é um ev-ers como um retornante Hebreu. No Hebráico, uma pessoa que ultrapassa os limites é chamado de Ivri. Ivri vem da raíz da palavra ev-er meaning “o que faz uma travessia para a verdade, saindo do paganismo”. Logo, tanto antes, como após à sua circuncisão, ele ainda era a insígnia paterna de uma das duas casas de Yisrael, apesar de uma casa ser circuncidada e a outra akrobustia, uma vez que ele resumia naquele tempo a representação de ambas. YHWH o aceitou em ambos estados, similarmente ao modo como ele aceitou ambas as casas em sua peregrinação e em sua deslealdade, ao retorno delas por intermédio do Messiah. ]. [Ver também comentário 30 em (Romanos 4) e o comentário 17 em (1Pedro 3) sobre o batismo nas águas ]. [     ] grifos do autor da tradução para o português.

32 Assim como a palavra hebraica “Torá”, o aramaico namusa pode se referir a todo o corpus de trabalho ou a uma instrução individual para uma pessoa ou grupo (“torá” com “t” minúsculo). Este versículo diz literalmente: “onde não há provisão da Torá contra uma ação, não há transgressão”. A versão KJV diz: “Porque a lei opera a ira; porque onde não há lei, não há transgressão”. O cristianismo tradicional traduz isso para significar que a Torá foi abolida, mas Rav Shaul está ensinando exatamente o oposto. Onde quer que a Torá NÃO esteja sendo ensinada, as pessoas farão o que é certo aos seus próprios olhos, trazendo assim a ira de YHWH sobre si mesmas.

33 Ter Awraham como pai traz a responsabilidade de ser filhos honrados, dignos de seu legado! Ao contrário da teologia cristã; a fé, embora creditada a Awraham como justiça, não era o único componente de sua justiça total. É o que Awraham fez com sua fé que o aproxima de YHWH. Como o próprio YHWH declara: “Jurei a seu pai Avraham. Farei a tua descendência tão numerosa como as estrelas do céu e darei a eles todas estas terras, e através da tua descendência todas as nações da terra serão abençoadas, porque Awraham me obedeceu e guardou os meus requisitos, os meus mandamentos, os meus decretos e as minhas leis. ” (Gênesis 26:4-5).


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