quinta-feira, 10 de novembro de 2022

LUCAS 9 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

LUCAS 9

1. E Y'shua chamou seus doze e deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e sobre todas as doenças para curar. 2. E ele os enviou para pregar o Reino de Elohim e para curar os enfermos. 3. E disse-lhes: Não leveis nada para o caminho, nem bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro, nem duas túnicas. 4. E em qualquer casa em que você entrar, lá permaneça e saia de lá. 5. E quem não vos receber, quando sairdes daquela cidade, sacudi até o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles”. 6. Então os Shlichim partiram e andaram pelas aldeias e cidades e pregando esperança e curando em todos os lugares. 7. E Herodus, o tetrarca, ouviu todas as coisas que foram feitas por suas mãos, e ele ficou surpreso porque alguns homens estavam dizendo que Yochanan havia ressuscitado dos mortos. 8. E outros estavam dizendo que Eliyahu apareceu, e outros que um profeta dos primeiros profetas surgiu. 9. E Herodus disse: “Eu cortei a cabeça de Yochanan, mas de quem (essa pessoa) eu ouço essas coisas? E ele queria vê-lo. 10. E quando os Shlichim voltaram, eles relataram tudo o que fizeram a Y'shua, e ele os levou em particular para um lugar deserto de Beth-Saida. 11. E quando a multidão percebeu isso, foi atrás dele. E ele os recebeu e falaria com eles sobre o Reino de Elohim. E aqueles que precisavam de cura, ele curaria. 12. E quando o dia começou a minguar, seus discípulos se aproximaram e lhe disseram: “Despede as multidões para que elas possam ir às aldeias ao nosso redor e às aldeias para morar nelas e encontrar comida para si, porque estamos em um lugar deserto”. 13. Y'shua lhes disse: “Dê-lhes algo para comer”. Mas eles disseram que não temos mais do que cinco pães e dois peixes, se não formos comprar comida para toda essa gente. 14. Pois havia cerca de cinco mil homens. Y'shua lhes disse: “Faça-os sentar em grupos, cinqüenta pessoas em um grupo”. (62) 15. E os discípulos fizeram assim, e fizeram todos se sentarem. 16. E Y'shua tomou aqueles cinco pães e os dois peixes e olhou para o céu e os abençoou e os partiu e os deu aos seus discípulos para que os distribuíssem diante das multidões. 17. E todos comeram e ficaram satisfeitos. E eles pegaram os fragmentos, o que sobrou foram doze cestos. 18. E, enquanto orava a sós com seus discípulos, perguntou-lhes e disse: “Quem as multidões dizem de mim que eu sou?” 19. Eles responderam e disseram a ele: “Alguns dizem que Yochanan, o Imersor, e outros Eliyahu, e outros, mas um certo profeta dos primeiros profetas surgiu. 20. Ele lhes disse: “Vocês, mas quem vocês dizem que Eu Sou?” Shimon respondeu e disse: “O Mashiyach de Elohim!” 21. E ele os repreendeu e os advertiu que não deveriam contar isso a ninguém. 22. Disse-lhes então que ele, o Filho do homem, sofreria muitas coisas e que os anciãos, os principais sacerdotes e os escribas o rejeitariam. E eles o matariam, e no terceiro dia ele se levantaria. 23. E ele dizia diante de todos: “Aquele que deseja seguir-me deve negar-se a si mesmo e todos os dias tome sua estaca e siga-me. 24. Pois quem quiser dar vida à sua alma, a destruirá, mas quem destruir a sua alma por minha causa, a essa fará viver. 25. De que adianta um homem que ganha o mundo inteiro, mas destrói ou perde sua alma? 26. Quem se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier com seus Mensageiros Separados na glória de seu Pai. 27. Em verdade vos digo que há homens que estão aqui que não provarão a morte até que vejam o Reino de Elohim”. 28. E aconteceu cerca de oito dias depois destas palavras que Y'shua tomou Shimon e Ya'akov, e Yochanan e subiu a uma montanha para orar. 29. E enquanto ele orava, a aparência de seu rosto mudou, e suas roupas ficaram brancas e brilhantes. 30. E eis que falavam com ele dois homens que eram Moshe e Eliyahu 31. Quem apareceu em glória, e eles estavam falando sobre sua partida que estava prestes a ser cumprida em Urishlim. 32. Shimon e aqueles com ele estavam pesados ​​de sono e mal acordados. E eles viram a sua glória e aqueles dois homens que estavam com ele. 33. E quando eles começaram a sair, Shimon disse a Y'shua: "Rabi, é bom para nós ficarmos aqui e fazermos três abrigos - um para você, um para Moshe e outro para Eliyahu", e ele fez não sei o que ele estava dizendo! 34. E quando ele disse essas coisas, uma nuvem veio e os cobriu. E eles ficaram com medo quando viram Moshe e Eliyahu entrar na nuvem 35. E uma Voz veio da nuvem que disse: “Este é meu Filho amado. Ouça-o!" 36. E quando a Voz veio, Y'shua foi encontrado sozinho. E ficaram calados e não contaram a ninguém o que viram naqueles dias. 37. E aconteceu que no dia seguinte, quando desceram do monte, grandes multidões se reuniram com eles. 38. E um certo homem da multidão gritou e disse: “Mestre, peço-lhe que me dê atenção. Ele é meu único filho 39. E um espírito o agarra e de repente ele grita e range os dentes e espuma e com dificuldade se afasta dele quando o atormenta. 40. E roguei a teus discípulos que o expulsassem, e eles não puderam”. 41. E Y'shua respondeu e disse: “Ó geração 63 que não é fiel e é perversa! Quanto tempo devo estar entre vocês e suportar 64 vocês? Traga seu filho aqui”. 42. E enquanto ele o trazia, aquele demônio o derrubou e o feriu, e Y'shua repreendeu aquele espírito imundo e ele curou o menino e o deu a seu pai. 43. E todos eles ficaram maravilhados com a grandeza de Elohim. E enquanto todos estavam maravilhados com tudo o que ele havia feito, Y'shua disse a seus discípulos 44. “Você coloca essas palavras em seus ouvidos! Porque o Filho do homem será entregue nas mãos dos homens”. 45. E eles não compreenderam estas palavras porque lhes foi ocultado para que não o conhecessem. E eles estavam com medo de perguntar a ele sobre essa palavra. 46. ​​E penetrou neles o pensamento de quem de fato é maior entre eles. 47. Mas Y'shua conhecia o pensamento de seu coração e pegou um menino e o colocou ao lado dele. 48. E disse-lhes. “Quem recebe uma criança como esta em meu nome, ele me recebe. E quem me recebe, recebe Aquele que me enviou. Para quem é o menor entre todos vocês, este será grande.” 49. E Yochanan respondeu e disse: “Nosso Mestre, vimos um homem que estava expulsando demônios em seu nome, e o proibimos porque ele não nos seguiu atrás de você. (65) 50. E Y'shua lhes disse: “Não o proibais, pois quem não é contra vocês é a favor de vocês!” 51. E aconteceu que quando os dias de sua jornada foram cumpridos, ele endureceu o rosto para ir a Urishlim. 52. E ele enviou mensageiros diante de sua face, e eles vieram e entraram em uma aldeia dos samaritanos para se prepararem para ele. 53. E eles não o receberam porque seu rosto estava destinado a ir para Urishlim. 54. E quando Ya'akov viu isso e Yochanan, seus discípulos, disseram a ele: “Nosso Mestre, você deseja que falemos, e que fogo desça do céu e os consuma como Eliyahu também o fez! (66) 55. E ele se virou e os repreendeu e disse: “Vocês não percebem de que espírito vocês são. 56. Pois o Filho do homem não veio para destruir as almas, mas para vivificá-las”. E seguiram para outra aldeia. 57. E enquanto eles iam pelo caminho, um homem lhe disse: “Eu irei atrás de você até o lugar que você for, meu Mestre. 58. Y'shua lhe disse: “As raposas têm tocas e as aves do céu um lar, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. 59. E ele disse a outro: “Venha após mim”. E ele lhe disse: “Meu Mestre permita que eu vá primeiro enterrar meu pai. 60. Y'shua lhe disse: “Deixe os mortos enterrarem seus mortos, e vá e declare o Reino de Elohim”. (67) 61. Outro lhe disse: “Eu irei atrás de você, meu Mestre, mas primeiro permita-me ir tranquilizar minha casa e eu irei. 62. Y'shua lhe disse: “Ninguém põe a mão no cabo de um arado e olha para trás e é útil ao Reino de Elohim”.



62 Um quadro que evoca a memória de Shavuot (Pentecostes). Cada grupo é composto por 50 pessoas. Cada pessoa representa um dia na contagem entre Pessach e Shavuot que Y’shua hospedará de acordo com a exigência de cinquenta dias na Torá. 

63 Ou: “Ó tribo/família minha!”

64 A raiz desta palavra, sebar, também significa Esperança/Boas Novas. O ponto de Y’shua, usando esta mesma palavra, é que até que as pessoas conheçam a Esperança/Boas Novas, Ele deve “suportar” vendo-as sofrer desnecessariamente e na ignorância.

65 Khabouris tem shaida enquanto 1905 e outros manuscritos da Peshitta têm dewa. Isso prova que ambas as palavras têm significados intercambiáveis ​​no mesmo lugar contextual, o de “demônio” ou “espírito imundo”. Essa leitura no registro antigo afirma a tradução literal e nega a afirmação de alguns comentaristas modernos como Lamsa de que um desses termos poderia se referir a humanos insanos que não estão sob influência demoníaca.

66 Os talmidim de Y'shua tomam a liderança de Eliyahu que desafiou os sacerdotes de Baal invocando e declarando o Nome soberano de YHWH; veja 2 Reis 1:9-16.

67 Alguns estudiosos postulam que “deixe os mortos enterrarem seus mortos” não deve ser entendido literalmente, mas é melhor entendido como “deixe-me cuidar de meu pai até que ele morra”. No entanto, uma chave está na próxima linha onde Y’shua responde: “mas você vai e proclama o Reino de Elohim”. Portanto, a declaração de Y'shua “deixe os mortos enterrarem seus mortos”, ajuda o homem a perceber a suprema importância do Reino. Nesse meio tempo o homem estaria proclamando o Reino, e talvez como alguns outros “Enviados” de Y'shua, até ele poderia estar ressuscitando os mortos! No capítulo seguinte (Lucas 10:2) Y'shua designou 70 e os enviou “a todas as regiões e cidades que ele estava para ir”. Uma segunda chave é a urgência em que o homem está fazendo seu pedido, com a promessa de voltar e seguir em uma data posterior. Os discípulos de Y'shua tinham acabado de sair de uma “aldeia dos samaritanos” onde estavam se preparando para chamar fogo sobre ela. Eles acabaram de chegar de um grande julgamento e estavam na estrada para seu próximo destino quando encontraram o homem e havia tensão no ar. O que pode acontecer na próxima aldeia? No versículo 61, outro disse: “Deixe-me ir tranquilizar minha casa e eu irei”. Todas essas coisas aconteceram no contexto do retorno “a Urishlim” (Lucas 9:51), talvez alguns estivessem pensando em problemas futuros com o estabelecimento religioso em Jerusalém? Talvez alguns estivessem simplesmente pensando em maneiras criativas de contornar o que imaginavam ser um desastre iminente? A realidade era que aqueles que concordaram e disseram “hineni” (aqui estou) e saíram em nome de Y’shua voltaram para ele com “grande alegria” (Lucas 10:17). (Veja também a nota de rodapé de Mateus 8:22.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário ou dúvida, responderemos o mais rápido possível! Fiquem na Graça do Soberano YHWH e da Sua Torá Viva Yeshuah HaMashiach, nosso Mestre e Salvador! Amém, Amém!

Em Destaque:

Índice Geral - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

Estamos enfrentando problemas, o blogspot está deletando  as fotos dos posts, então pedimos que baixem a versão em PDF para uma visualização...

Mais Visitadas