quinta-feira, 10 de novembro de 2022

LUCAS 3 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

LUCAS 3

1. (Começamos) 31 agora no décimo quinto ano do reinado de Tibério César (que também foi) durante o governo de Pôncio Peelatos em Yehuda. Herodus era tetrarca em Galeela (neste momento). (Além disso, isso também foi enquanto) Peleepos, seu irmão, era tetrarca na Ituréia e na região de Trachona. (Neste tempo também) Lusania era tetrarca de Abileena. (32) 2. (Finalmente) durante o sumo sacerdócio de Khanan e Qayapa, a Palavra de Elohim veio sobre Yochanan, filho de Zakharyah, no deserto. 3. E ele foi a todas as regiões que cercam o Yordanan enquanto pregava a imersão do arrependimento para o perdão dos pecados. 4. Como está escrito no livro das palavras de Yesha'yahu, o profeta que disse: “Uma voz que clama no deserto: ‘Prepare o caminho do Mestre YHWH, e endireitar o caminho nas planícies para nosso Elohim. 5. Todos os vales serão preenchidos e todas as montanhas e alturas serão niveladas. E o áspero se tornará liso, e a terra difícil uma planície 6. E toda a carne verá a vida de Elohim.'” (33) 7. E ele dizia às multidões, aqueles que vinham a ele para serem imersos: “Descendência de víboras! Quem te avisou para fugir da ira vindoura? 8. Portanto, produzam frutos dignos de arrependimento e não comecem a dizer dentro de si mesmos: 'Temos Awraham como pai. 9. E “Eis que o machado está posto sobre a raiz da árvore. Portanto, toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo”. 10. E as multidões lhe diziam: “O que devemos fazer então?” 11. E ele, respondendo, disse-lhes: Quem tem duas túnicas dê ao que não tem. E quem tem comida, faça o mesmo.” 12. Vieram também os cobradores de impostos para serem imersos e lhe perguntaram: Mestre, que devemos fazer? 13. E ele lhes disse: “Não requeiram nada além do que está ordenado para exigir de vocês. 14. E os soldados perguntavam a ele e diziam: “O que devemos fazer também?” Ele lhes disse: “Não façam violência ao homem e não acusem ninguém. Isso é suficiente para você para o seu salário. 15. E enquanto as pessoas estavam pensando em Yochanan e todos estavam considerando em seus corações se ele era o Mashiyach, 16. Yochanan respondeu e disse-lhes: “Eis que vos mergulho com água, mas virá atrás de mim aquele que é mais forte do que eu, que não sou digno de desatar as tiras de suas sandálias. Ele o mergulhará pelo Ruach haKodesh e pelo fogo. (34) 17. Aquele que tem na mão um leque e limpou a sua eira, recolherá o trigo nos seus celeiros, mas a palha queimará no fogo que não se apaga”. 18. E ele também ensinava e declarava muitas outras coisas ao povo. 19. E Herodus o tetrarca, porque ele foi repreendido por Yochanan por causa de Herodia, a esposa de seu irmão Pileepa, e por causa de todos os males que ele havia feito, 20. Adicionado tudo isso acima que ele também trancou Yochanan na prisão. 21. Ora, aconteceu enquanto ele imergia todo o povo, e enquanto também imergia a Y'shua, Ele orou e o céu se abriu. (35) 22. E o Ruach haKodesh desceu sobre ele à semelhança da forma de uma pomba.[***1] E uma Voz veio do céu que disse: Tu és meu Filho amado em quem me comprazo. 23. E Y'shua tinha cerca de trinta anos e era considerado filho de Yosip, filho de Heli, 24. O filho de Mattath, o filho de Lewi, o filho de Malki, o filho de Yani, o filho de Yosip, 25. O filho de Matta, o filho de Amos, o filho de Nakhum, o filho de Khasli, o filho de Nagi, 26. filho de Maath, filho de Matath, filho de Shamei, filho de Yosip, filho de Yehuda, 27. filho de Yochanan, filho de Rasa, filho de Zorobavel, filho de Silatiel, filho de Neri, 28. O filho de Malki, o filho de Addi, o filho de Qusam, o filho de Almodad, o filho de Ayir, 29. filho de Yoseh, filho de Eliazar, filho de Yoram, filho de Matitha, filho de Lewi, 30. Filho de Shimon, filho de Yehuda, filho de Yosip, filho de Yonam, filho de Eliaquim, 31. O filho de Malia, o filho de Manni, o filho de Mattha, o filho de Nathan, o filho de Dawid. 32. Filho de Aishi, filho de Obede, filho de Bo'az, filho de Salmon, filho de Nekhshon, 33. O filho de Aminadab, o filho de Aram, o filho de Khetzron, o filho de Peretz, o filho de Yehuda, 34. O filho de Ya'akov, o filho de Yitz'chak, o filho de Awraham, o filho de Terakh, o filho de Nakhor 35. Filho de Sarug, filho de Araw, filho de Palag, filho de Awar, filho de Shalakh, 36. O filho de Qaynan, o filho de Arpakshar, o filho de Shem, o filho de Noé, o filho de Lamakh, 37. O filho de Mathushlakh, o filho de Knokh, o filho de Yared, o filho de Mahlalaiel, o filho de Qaynan, 38. O filho de Anosh, o filho de Sete, o filho de Adão, que era de Elohim.



31 Esses dois versículos são difíceis de traduzir palavra por palavra em inglês sem algumas frases muito longas e confusas. Os conectores, como indicado por ( ), servem como uma melhor tentativa de manter a estrutura aramaica intacta enquanto a transmite para a língua receptora.

32 Todas as referências históricas correspondem ao ano 27 EC. Havia duas maneiras de contar o “15º ano de Tibério”: a partir do momento em que Tibério começou a co-governar com Augusto (12 EC) ou a partir do momento em que Tibério começou a governar sozinho após a morte de Augusto (14 EC). Josefo conta pelo último método, Lucas pelo método anterior. Yochanan 2:23 diz que levou “46 anos para construir o Templo”, o que corresponde a 27 EC em vez de 29 EC. A outra confirmação é de Daniel 9:24-27, onde 69 semanas (483 anos) da emissão do decreto para reconstruir toda Jerusalém (Esdras 7:1-26; 9:8-9) é fixada em 457 AEC em o início e o término em 27 EC, ou a época da imersão de Y'shua por Yochanan.

33 Isaías 40:3-5

34 Khabouris acrescenta a palavra “depois” como em “aquele que vem depois de mim”. 1905 é corrigido de acordo com Khabouris.

35 O céu não está em cima, mas “dentro”; céu aberto significa que o observador vê outra dimensão da realidade que não é acessível de outra forma.

[***1][A Bíblia Textual BTX da BvBooks, difere desse manuscrito o versículo de (Lucas 3:22), mas confirma com o texto e comentários trazidos em (Mateus 3:16) com esse manuscrito e tradução “à semelhança da forma de uma pomba”, a Bíblia Textual BTX traz o seguinte texto em (Lucas 3:22)e ao descer sobre Ele o Espírito Santo em forma corporal, como uma pomba, atente-se a essa diferença “à semelhança da forma de uma pomba ou em forma de pomba” e “como uma pomba”, são afirmações completamente distintas. As Bíblias Sagradas (ARC), (NVT), (A21), (KJA), (Mensagem de Deus - Ed. Loyola), (TEB - Tradução Ecumênica ), (Bíblia Sagrada Edição de Luxo / Tradução a partir da Vulgata Latina por Padre Antônio Pereira de Figueiredo), (Bíblia Vozes 1982 / Ed. Loyola), (Bíblia Sagrada / Ciro Mioranza Ed. Escala), (Pastoral Catequética Popular / Ed. Ave-Maria), (Novo Testamento - Os Quatro Evangelhos / Frederico Lourenço Ed. Companhia das Letras), (BPT de Portugal - A Bíblia Para Todos) e a (Peshitta Brit Hadasha: Restauração da Aliança - Tradução do Rabino Mário Moreno), todas as Bíblias citadas confirmam-se com a Bíblia Textual BTX em (Lucas 3:22) e trazem o texto:como uma pombae NÃO “em forma de pomba”. A (Peshitta - Os Evangelhos Aramaicos de Y'shua / Tradução Tsadok Ben Derech), traz o seguinte texto e  comentário em (Mateus 3:16), o texto diz: “e viu a Ruach Elohim descendo como uma pomba e veio sobre Ele”, e traz o seguinte comentário: “Sentido aramaico de Ruach de Elohim descendo como uma pomba: comissionamento por Ruach HaKodesh; humildade e mansidão de Yeshua.] Ver novamente e comparar com os comentários nesse manuscrito em (Mateus 3:16).

[***][  ]grifos do autor da tradução para o português.


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