quinta-feira, 10 de novembro de 2022

LUCAS 19 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

LUCAS 19
1. E quando Y'shua entrou e passou por Yerikho 2. Um certo homem cujo nome era Zakkai, um homem rico e chefe dos publicanos, 3. e ele desejava ver quem era Y'shua, e não pôde por causa da multidão, porque Zakkai era pequeno em sua estatura. 4. E ele correu na frente de Y'shua e subiu em uma árvore estéril para que pudesse vê-lo, porque ele estava prestes a passar por ali. 5. E quando Y'shua chegou àquele lugar, Y'shua o viu e disse-lhe: “Depressa! Desça Zakkai, 118, pois é certo que eu fique em sua casa.” 6. E ele desceu apressadamente e o recebeu enquanto se regozijava. 7. Mas quando todos eles viram, estavam discutindo e dizendo que ele entrou e se alojou com um homem pecador. 8. Mas Zakkai se levantou e disse a Y'shua: “Eis meu Mestre, metade da minha riqueza eu dou aos pobres e a qualquer um que eu tenha defraudado alguma coisa, eu retribuirei quatro vezes. (119) 9. Y'shua lhe disse: “A vida chegou a esta casa hoje, porque este homem também é filho de Awraham. (120) 10. Pois o Filho do homem veio buscar e vivificar o perdido”. (121) 11. E quando eles estavam ouvindo essas coisas, ele continuou a falar uma parábola porque ele estava perto de Urishlim, e eles desejavam que era necessário que o Reino de Elohim fosse revelado imediatamente. 12. E ele disse: “Um homem, um filho de certa grande nobreza foi para um país distante para receber um reino para si e retornar. 13. E ele chamou dez de seus servos e deu-lhes dez moedas e disse-lhes: 'Façam negócios até que eu volte.' 14. Mas os filhos de sua cidade o odiaram e enviaram embaixadores atrás dele. E eles diziam: 'Não queremos que este homem nos governe.' 15. E quando ele recebeu o reino e estava voltando, ele disse que eles deveriam chamar aqueles servos a quem ele havia dado dinheiro, para que ele soubesse o que cada um deles havia ganho. 16. E o primeiro veio e disse: 'Meu Mestre, sua moeda ganhou dez moedas.' 17. Disse-lhe: ‘Muito bem, bom servo. Porque com pouco você foi achado fiel, você será uma autoridade sobre dez talentos.' (122) 18. E o segundo veio e disse: 'Meu Mestre, sua moeda rendeu cinco moedas.' 19. Ele disse também àquele servo: ‘Sobre você também haverá autoridade sobre cinco talentos. 20. E veio outro servo que disse: 'Meu senhor, eis que sua moeda que estava comigo foi colocada em uma bolsa. 21. Eu temi, porque você é um homem duro, e pega o que não deixou e colhe o que não semeou.' 22. Ele lhe disse: “Pela tua boca te julgarei, servo mau. Você sabia que eu sou um homem duro, e tomo o que não lancei, e colho o que não semeei! 23. Por que você não deu meu dinheiro para a troca e eu poderia exigi-lo com juros?' 24. E aos que estavam diante dele disse: 'Tomem a moeda dele e dêem a quem tem dez moedas.' 25. Eles lhe disseram: 'Nosso mestre, ele tem dez moedas com ele!' 26. Ele lhes disse: 'Digo-vos que a todos os que têm, será dado a ele. E quem não tem, até o que tem lhe será tirado. (123) 27. Mas para aqueles meus inimigos que não desejam que eu os governe, traga-os e mate-os diante de mim!'” (124) 28. E quando Y'shua disse essas coisas, ele foi para Urishlim. 29. E quando ele chegou a Beth-Pageh e Beth-Anya no lado da montanha que é chamada Beth Zayteh, ele enviou dois de seus discípulos. 30. E ele lhes disse: “Vão para aquela aldeia que está em frente a nós e, quando entrarem, eis que encontrarão um jumentinho amarrado, sobre o qual nenhum homem montou. Solte-o e traga-o. 31. E se alguém lhe perguntar por que você está perdendo, você diz a ele: 'Nosso Mestre precisa disso.'” 32. E foram aqueles que foram enviados e acharam como ele lhes havia dito. 33. Enquanto eles soltavam o jumentinho, seus donos lhes perguntaram: “Por que vocês soltam esse jumentinho?” 34. E eles disseram a eles: “Nosso Mestre precisa disso”. 35. E eles trouxeram a Y'shua e lançaram suas vestes sobre o jumentinho. E eles montaram Y'shua sobre ele. 36. E quando ele chegou, eles estavam estendendo suas vestes pelo caminho. 37. E quando ele se aproximou da descida da montanha de Beth Zayteh, toda a multidão de discípulos começou a se alegrar e louvar a Elohim em alta voz por todos os milagres que tinham visto. 38. E eles diziam: “Bendito o Rei que vem em nome do Mestre YHWH. 125 Paz no céu e glória nas alturas!” 39. Mas alguns fariseus dentre a multidão lhe disseram: “Rabi, repreende os teus discípulos!” 40. Ele lhes disse: “Digo-vos que, se estes se calarem, as rochas clamarão!” 41. E quando ele se aproximou e viu a cidade, ele chorou sobre ela. 42. E ele disse: “Se você soubesse as coisas que são para a sua paz, mesmo que neste seu dia agora, mas elas estão escondidas de seus olhos. 43. Mas para você virão os dias em que seus inimigos o cercarão e o oprimirão de todos os lados. 44. E derrubará você e seus filhos dentro de você, e não deixarão em você pedra sobre pedra, porque você não sabia o tempo da sua visitação”. 45. E quando ele entrou no templo, ele começou a expulsar os que estavam comprando e vendendo nele. 46. ​​E ele lhes disse: “Está escrito que minha casa é uma casa de oração, 126 mas vocês fizeram dela um covil de ladrões!” (127) 47. E ele ensinava todos os dias no templo, mas os principais sacerdotes e os escribas e anciãos do povo procuravam destruí-lo. 48. E eles não foram capazes de encontrar o que fazer com ele, pois todo o povo estava agarrado a ele para ouvi-lo.



118 O nome Zakkai (“Zaqueu” em grego) também ocorre em Neemias 3:20 onde lemos, “Baruque, filho de Zakkai” (“Zabbai” em algumas traduções) diligentemente fazendo reparos nos muros de Jerusalém. Em Esdras 2:9 e Neemias 7:14 Zakkai é mencionado como um chefe de família de 760 exilados que retornaram da Babilônia para ajudar a reconstruir Jerusalém junto com Esdras. Enquanto o Zakkai no Tanakh é anunciado por ter saído da Babilônia física, o Zakkai mencionado aqui inegavelmente saiu da Babilônia espiritual, diz Y'shua; “A vida chegou hoje a esta casa” (versículo 9). Zakkai é um nome amado no judaísmo, um dos maiores rabinos de todos os tempos Yochanan ben Zakkai é amplamente considerado como tendo ajudado a salvar o judaísmo ao persuadir os romanos a permitir que ele abrisse uma academia de aprendizado em Tiberíades depois que o Templo foi destruído. O nome Zakkai é derivado da raiz hebraica “zakak” (puro ou limpo), então há um pouco de ironia por conta da profissão de Zakkai e do significado de seu nome, nenhum judeu que se preze teria pensado nele como puro desde ele era direta ou indiretamente aliado dos romanos. Além disso, sua imagem parece diminuída por também ter uma estatura fisicamente pequena, então, além de ser rico (nem sempre uma coisa popular), chefe dos publicanos (mover e shaker), um defensor de Roma e agora seguidor do Mashiyach, Zakkai parecia um pesadelo de relações públicas. No entanto, como veremos mais adiante neste capítulo, Y'shua se especializa nos casos mais difíceis.

119 Após a palavra Mari (meu mestre humano),[***] Khabouris insere o emblema da Igreja do Oriente, o símbolo yodh-heh com três pontos e uma cruz. Essas letras, é claro, dizem “Yah” (YHWH), provando que a Igreja do Oriente entendia que YA (como se escreve no Mestre Yah, meem-resh-yodh-alap) é intercambiável com a grafia hebraica YH, que eles usam aqui. A inserção, no entanto, não pretende inserir YH como uma palavra na frase, mas é um gráfico entre duas palavras na mesma frase. [***][Muito cuidado em afirmar que o Salvador Yeshua HaMashiach é um simples humano como nós pecadores e que Sua carne é feita do pó da terra, ou seja, igual a carne pecaminosa dos seres humanos, pois a Carne e o Corpo Físico do Salvador Yeshua HaMashiach veio do céu, gerado pelo Ruach haKodesh, e é Celestial. Veja o estudo completo no comentário (nota) 71 em (Yochanan/João 5) e no comentário (nota) 83 de (1Coríntios 15), sobre a Natureza e o Corpo Físico (Pão Integral) do Salvador Yeshua HaMashiach]. [***] [   ] grifos do autor da tradução para o português.

120 Y'shua liga a Fé de Abraão com o Reino dos Céus quando diz; “A vida chegou a esta casa hoje, porque este homem também é filho de Awraham.” Zakkai é um judeu ou israelita de sangue tanto quanto qualquer outro Yehudean, porém é “Vida” no “Reino dos Céus” pela Fé que é transmitida a Zakkai no momento em que ele fez teshuva (se converteu ou se arrependeu). Zakkai também demonstrou imediatamente os frutos do arrependimento, devolvendo aos pobres e restaurando todos os seus ganhos ilícitos. Isso ilustra que ser “filhos de Abraão” não é sobre identidade racial ou religião. Em Yochanan 8:39 Y'shua ensina: “Se vocês são filhos de Awraham, vocês fariam as obras de Awraham!” Isso atesta o fato de que ser um “filho de Abraão” é um modo de vida no Mashiyach de acordo com o Reino dos Céus. O Apóstolo Paulo ensina esses elementos da Fé em Romanos 4:16 (veja nota de rodapé), Romanos 9:7; Gálatas 3:7-16; Hebreus 7:6-10. Em Gálatas 3:14 Paulo diz; “Para que a bênção de Awraham chegue aos gentios por meio de Y'shua, o Mashiyach; para que possamos receber a promessa do Espírito pela fé”, uma promessa que Y'shua cumpre, que é claramente baseada na Torá e nos Profetas.

121 O aramaico “abiyd” (perdido), é um cognato do hebraico e aramaico “abad”, veja nota de rodapé em Mateus 15:24.

122 Aramaico karakiyn (talentos) foi confundido com kakriyn (cidades) no registro de mss grego. A diferença é a transposição de uma letra, mas “talentos” claramente faz mais sentido porque os servos já haviam demonstrado a capacidade de multiplicar um talento muitas vezes.

123 Khabouris acrescenta “ainda” (din) nesta passagem. Embora esta palavra não mude o significado da frase, a leitura de Khabouris é mantida no aramaico.

124 Entregar-se à Autoridade de YHWH e Seu Mashiyach é mordomia que traz “Vida”, veja nota de rodapé Marcos 9:47.

125 Salmo 118:26

126 Isaías 56:7

127 Jeremias 7:11


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