quinta-feira, 10 de novembro de 2022

LUCAS 18 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

LUCAS 18

1. E também lhes contou uma parábola, para que orassem sempre e não se cansassem. 2. “Havia certo juiz de certa cidade que não temia a Elohim. E ele não considerou os filhos dos homens. 3. E havia uma certa viúva naquela cidade, e ela foi até ele para lhe dizer: 'Vinga-me do meu acusador.' 4. E ele não desejou por muito tempo depois, mas disse dentro de si: 'Se eu não temer a Elohim e não considerar os filhos dos homens, 5. No entanto, porque esta viúva me incomoda, eu a vingarei para que não ocorra que ela venha às vezes e me aborreça.'” 6. E nosso Mestre disse: “Ouçam o que o juiz injusto disse. 7. Não irá Elohim fazer ainda mais vingança pelos seus eleitos que o invocam de dia e de noite? E ele será longamente sofredor[***1] com eles. 8. Eu lhes digo que ele fará sua vingança rapidamente. No entanto, o Filho do homem realmente virá e encontrará fé na terra?” 9. E ele falou esta parábola contra aqueles homens que confiaram em si mesmos, que eles são justos e desprezam a todos. 10. “Dois homens subiram ao templo para orar – um fariseu e o outro publicano. 11. E aquele fariseu estava de pé sozinho, e ele orava assim: 'Elohim, eu te agradeço porque não sou como o resto do povo, extorsores, avarentos e adúlteros, nem como este publicano. 12. Em vez disso, jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo o que ganho.' 13. Mas aquele publicano estava parado de longe e nem mesmo queria levantar os olhos para o céu, mas batia no peito e dizia: 'Elohim, tem compaixão de mim, pecador!' 14. Digo-vos que este homem desceu para sua casa mais justo do que aquele fariseu. Pois todo homem que se exalta será humilhado, e todo aquele que se humilha será exaltado”. (114) 15. E até traziam crianças para que ele as tocasse, e seus discípulos os viram e os repreenderam. 16. Mas Y'shua chamou-os e disse-lhes: “Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque daqueles que são como estes, deles é o Reino dos Céus. 17. Em verdade vos digo que quem não receber o Reino de Elohim como uma criança, não entrará nele”. 18. E um dos líderes perguntou-lhe e disse-lhe: “Bom mestre, o que devo fazer para herdar a vida que é eterna. 19. Y'shua disse a ele: “Por que você me chama de bom? Não há ninguém bom, exceto um Elohim. 20. Conheça os Mandamentos, não mate e não cometa adultério e não furte e não dê falso testemunho, honre seu pai e sua mãe.” (115) 21. Ele lhe disse: “Todas essas coisas eu as guardei desde a minha juventude”. 22. Mas quando Y'shua ouviu essas coisas, disse-lhe: “Falta uma coisa em você. Vá, venda tudo o que você tem e dê aos pobres, e você terá um tesouro no céu, e venha após mim”. 23. Mas quando ouviu essas coisas, ficou triste, porque era muito rico. 24. E quando Y'shua viu que ele se sentia triste, ele disse: “Como é difícil para aqueles que têm riquezas entrar no Reino de Elohim! 25. Porque é mais fácil uma corda 116 entrar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Elohim”. 26. Os que ouviram disseram-lhe: “E quem pode viver?” 27. E Y'shua disse: “As coisas com as quais os filhos dos homens não podem ser, podem ser com Elohim”. 28. Shimon Keefa disse a ele: “Eis que deixamos tudo e viemos atrás de você. 29. Disse-lhe Y'shua: Em verdade te digo que não há homem que tenha deixado casas, pais, irmãos, esposa ou filhos, por causa do Reino de Elohim, 30. E não receberá muitas vezes mais neste tempo e no mundo vindouro, que é a vida eterna”. 31. E Y'shua tomou seus doze e disse-lhes: “Eis que estamos subindo para Urishlim e todas as coisas que estão escritas pelos profetas a respeito do Filho do homem se cumprirão. 32. Pois ele será entregue aos gentios e eles zombarão dele e cuspirão em seu rosto. 33. E eles vão açoitá-lo e amaldiçoá-lo. E eles vão matá-lo. E ao terceiro dia ressuscitará”. 34. Mas eles não compreenderam nenhuma destas coisas, antes esta palavra lhes foi ocultada, e eles não compreenderam estas coisas que lhes foram ditas. 35. E quando ele se aproximou de Yerikho, um certo homem cego estava sentado na beira da estrada mendigando. 36. E ele ouviu o barulho da multidão que passava e perguntou: “Quem é este?” 37. Disseram-lhe: “Y’shua, o Nasraya, está passando”. 38. E ele gritou e disse: “Y’shua, o Filho de Dawid. Tenha piedade de mim!” 39. E os que iam antes de Y'shua o repreendiam para que ficasse calado. Mas ele clamou ainda mais: “Filho de Davi, tenha misericórdia de mim”. 40. E Y'shua ficou parado e ordenou que o trouxessem até ele. E quando ele estava perto dele, ele lhe perguntou (117) 41. E disse a ele: “O que você deseja que eu faça por você?” E ele disse: “Meu Mestre, para que eu veja!” 42. E Y'shua lhe disse: “Veja! Sua fé lhe deu vida.” 43. E ele viu imediatamente e o seguiu e deu louvor a Elohim. E todas as pessoas que o viram davam glória a Elohim.



[***1][“Longamente Sofredor” ou “Longânimo”, O que é Longanimidade: Longanimidade é um substantivo feminino da língua portuguesa e define alguém que possui a característica ou qualidade de grandeza de ânimo, uma pessoa que encara com coragem as adversidades a favor de alguém. Este termo está relacionado com o ato de ser bondoso ou generoso. A paciência extrema para suportar ofensas, injúrias ou os próprios sofrimentos também pode ser um exemplo de longanimidade. O significado livre da palavra de origem hebraica é "vagaroso em irar-se", ou seja, alguém que demora para entrar em estado de ira, raiva ou rancor. Na versão grega da expressão (makrothymía), o significado literal seria "longura de espírito". Longanimidade na Bíblia: A longanimidade é uma característica muito defendida na doutrina cristã, através da bíblia, estando presente em diversos versículos e textos religiosos. A longanimidade é uma virtude de quem é bondoso e generoso, de quem acredita e tem fé em Deus para ajudar a solucionar os seus problemas. De acordo com os ensinamentos de Deus, registrados na Bíblia, o longânime (pessoa que pratica a "longanimidade de Deus") pode parecer aos olhos dos infiéis um fraco, mas na verdade usa-se do discernimento e sensatez para resolver as adversidades sem usar a força física ou de maneira irracional. Na realidade, para a doutrina cristã, a falta de longanimidade é uma das grandes responsáveis pela intolerância e violência na humanidade. Em uma das passagens da Bíblia Sagrada, em Gálatas 5:22, a longanimidade é descrita como um dos elementos que faz parte do fruto do espírito, apesar de algumas traduções mencionarem paciência em vez de longanimidade. Longanimidade e Benignidade: A longanimidade e a benignidade estão correlacionadas dentro dos ensinamentos de Deus. O ato de ter paciência perante os problemas ou injúrias é característico da longanimidade, enquanto que a benignidade é o ato de fazer o bem, fazer o que é moralmente correto.É esperado que uma pessoa benigna faça o bem ou ajude o próximo sem pretensões de recompensas em troca. Fonte: https://www.significados.com.br/longanimidade ]. [***] [   ] grifos do autor da tradução para o português.

114 Khabouris lê “e todos de fato (aramaico, homem) que se humilham”, enquanto 1905 tem “e todos os que se humilham”. A terminologia Khabouris é mantida no aramaico. 

115 Êxodo 20:12-16; Deuteronômio 5:16-20

116 Por favor, veja a nota de rodapé de Mateus 19:24 sobre “gamala”.

117 Khabouris e 1905 contêm sinônimos para “venha”.


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