quinta-feira, 10 de novembro de 2022

LUCAS 15 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

LUCAS 15

1. E publicanos e pecadores se aproximavam dele para ouvi-lo. 2. E os escribas e fariseus discutiam e diziam que este homem recebe pecadores e come com eles. 3. E Y'shua lhes contou esta parábola: 4. “Quem dentre vós tem cem ovelhas, e se uma delas se perder, não deixa as noventa e nove ao ar livre e vai buscar a que se perdeu até encontrá-la? 5. E quando ele o encontrar, ele o levará sobre os ombros 6. E chega à sua casa e chama seus amigos e vizinhos e diz-lhes: 'Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida.' 7. Digo-vos que assim será a alegria no céu por um pecador que se arrepende do que pelos noventa e nove justos que não precisam de arrependimento. 8. Ou qual mulher que tem dez moedas e perde uma delas não acende uma lâmpada e varre a casa e a procura com cuidado até encontrá-la. 9. E, quando a encontra, chama seus amigos e vizinhos e lhes diz: 'Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida.' 10. Digo-vos que também haverá alegria diante dos Mensageiros de Elohim por um pecador que se arrepende”. 11. E Y'shua lhes dizia novamente: “Certo homem tinha dois filhos. 12. E seu filho mais novo lhe disse: 'Meu pai, dá-me a parte que me vem da tua propriedade.' E ele dividiu entre eles seus bens. 13. E depois de alguns dias, seu filho mais novo juntou tudo o que era seu quinhão e partiu para um país distante. E lá ele desperdiçou sua riqueza enquanto vivia prodigamente. 14. E quando ele esgotou tudo o que tinha, houve uma grande fome naquele país, e ele começou a passar necessidade. 15. E ele foi e conheceu um dos filhos da cidade daquele país. E ele o mandou para os campos para cuidar dos porcos. (100) 16. E ele estava desejando encher seu estômago daquelas cascas que aqueles porcos estavam comendo. E nenhum homem daria a ele. 17. E, voltando a si, disse: 'Agora, quantos servos há na casa de meu pai que têm bastante pão, e aqui estou eu com a minha fome e estou perecendo. 18. Levantar-me-ei e irei ter com meu pai e lhe direi: “Pequei contra o céu e diante de ti. 19. E, portanto, não sou digno de ser chamado seu filho. Faça-me como um de seus servos.”’  20. E ele se levantou e foi até seu pai, e enquanto ele estava longe, seu pai o viu e teve compaixão dele e ele correu e se atirou em seu pescoço e o beijou. 21. E disse-lhe seu filho: 'Meu pai, pequei contra o céu e diante de ti, e não sou digno de ser chamado teu filho.' 22. Mas seu pai disse aos seus servos: ‘Tragam o melhor manto e vistam-no, coloquem um anel em sua mão e calcem-no. 23. E tirem e matem o boi cevado, e comamos e nos alegremos! 24. Pois meu filho estava morto, mas vive, e estava perdido, mas foi achado.” E começaram a se alegrar. 25. Mas ele, seu filho mais velho, estava no campo e, chegando perto da casa, ouviu o canto de muitos. 26. E ele chamou um dos meninos e perguntou: 'O que é isso?' 27. Ele lhe disse: 'Veio seu irmão e seu pai matou o boi que foi engordado, porque o recebeu de volta inteiro.' 28. E ele estava zangado e não queria entrar. E seu pai saiu e suplicou-lhe. 29. Mas ele disse a seu pai: ‘Veja quantos anos trabalhei para você no serviço e nunca transgredi seus mandamentos. E durante todo esse tempo, você não me deu uma cabra para me divertir com meus amigos! 30. E por isso, enquanto seu filho esbanjou seus bens entre prostitutas e voltou para casa, você matou o boi que foi engordado para ele!' 31. Seu pai lhe disse: ‘Meu filho, você está comigo em todos os momentos, e tudo o que é meu é seu. 32. Mas era certo que nos regozijássemos e nos regozijássemos, porque seu irmão estava morto, mas vive, e perdido, mas foi encontrado.'” (101)



100 Khabouris tem um beyt isolado aqui, entre as palavras "nos campos" e "cuidar".

101 Khabouris tem um qoph isolado aqui, entre as palavras “e se alegrar” e “porque isso”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário ou dúvida, responderemos o mais rápido possível! Fiquem na Graça do Soberano YHWH e da Sua Torá Viva Yeshuah HaMashiach, nosso Mestre e Salvador! Amém, Amém!

Em Destaque:

Índice Geral - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

Estamos enfrentando problemas, o blogspot está deletando  as fotos dos posts, então pedimos que baixem a versão em PDF para uma visualização...

Mais Visitadas