segunda-feira, 14 de novembro de 2022

JUDAS 1 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

CARTA DE YEHUDAH (JUDAS)


JUDAS 1 

1. YEHUDAH, um servo de Y'shua o Mashiyach, e o irmão de Ya'akov, para o povo chamado, (que são) os amados de Elohim o Pai, (e) os protegidos por Y'shua o Mashiyach: 2. Misericórdia e paz no amor vos sejam multiplicadas. 3. Meus amados, enquanto eu me esforço para escrever a você sobre nossa vida comum, é necessário que eu escreva para você, encorajando você a manter um conflito 1 pela fé que uma vez foi entregue aos crentes separados. 4. Para alguns obtiveram entrada que desde o início foram registrados de antemão sob esta condenação: homens perversos que pervertem a graça de Elohim à impureza e negam aquele que é o único Senhor 2 Elohim e nosso Mestre, Y'shua o Mashiyach. 5. E desejo lembrá-los, embora todos vocês saibam, que Elohim, depois de resgatar o povo do Egito, novamente destruiu aqueles que não creram. 6. E os Mensageiros que não mantiveram seu primeiro estado, mas deixaram sua posição, ele reservou em cadeias desconhecidas, sob a escuridão, para o julgamento do grande dia. 7. Assim como Sadom e Amorrah e as cidades vizinhas que da mesma maneira seguiram o pecado sexual e seguiram a carne estranha são colocadas sob o fogo eterno, sendo condenadas ao julgamento. 8. Da mesma maneira, também, esses sonhadores sensuais contaminam a carne e desprezam a autoridade e a excelência. 9. Mas Michael, o principal Mensageiro que, em debate com o Acusador, discutiu sobre o corpo de Moshe, 3 não se atreveu a trazer contra ele uma declaração injuriosa; mas disse: Mestre YHWH te repreenda. (4) 10. Mas estes (homens) blasfemam de coisas que não compreendem; e nas coisas das quais eles têm uma persuasão natural como seres animais, eles se corrompem. 11. Ai deles; porque eles seguiram o caminho de Caim; e depois do erro de Balaão, eles cobiçaram o ganho; e na rebelião de Coré, eles pereceram. 12. Estes são os que, em suas festas 5 se revoltam enquanto se poluem, alimentando-se sem medo; nuvens sem chuva movidas pelos ventos; árvores cujos frutos falharam e estão sem frutos, duas vezes mortas e arrancadas de sua raiz; 13. ondas furiosas do mar que, por sua espuma, manifestam sua confusão; estrelas cadentes para as quais está reservada a escuridão das trevas para sempre. 14. E deles também profetizou Enoque, que era o sétimo depois de Adão, quando disse: “Eis que o Mestre YHWH vem com miríades de seus crentes Separados;6 15. para executar julgamento sobre todos e condenar todos os ímpios por causa de todos os atos que eles cometeram perversamente; e por causa de todas as palavras duras que eles, pecadores sem Elohim, proferiram”. 16. Estes são os que discutem e se queixam de tudo enquanto andam segundo suas concupiscências; e sua boca fala coisas chocantes; e lisonjeiam as pessoas por causa do ganho. 17. Mas você, meu amado, lembre-se das palavras que foram ditas antes pelos Shlichim de nosso Mestre Y'shua o Mashiyach; 18. porque lhes disseram que no fim dos tempos haveria escarnecedores que seguiriam a maldade segundo as suas concupiscências. 19. Estes são os que se separam, pessoas sensuais, não tendo o Espírito. 20. Mas, meu amado, você será fortalecido novamente em sua fé Separada através do Ruach haKodesh, enquanto você ora. 21. E vamos nos manter no amor de Elohim enquanto esperamos pela misericórdia de nosso Mestre Y'shua o Mashiyach para nossa vida eterna. 22. E alguns deles te arrancam do fogo. 23. E, quando se arrependerem, compadece-te deles com temor, odiando até a vestimenta manchada pela carne. 24. E para aquele que é capaz de preservar você sem defeito e sem mancha, e estabelecer você sem defeito 25. diante de sua majestade com alegria (a saber), o único Elohim, nosso Libertador, por meio de Y'shua o Mashiyach nosso Mestre , seja o louvor, o domínio, a honra e a majestade, agora e em todos os séculos. Um homem. Fim da Carta de Yehudah o Shaliach, irmão de Ya'akov e Yosef. 7 



1 Mantenha um “conflito” pela fé. Manter os elementos da Fé que provocam o embate entre as duas forças opostas. Se há verdade no provérbio de que o oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença: então o oposto da Verdade não é a mentira, mas o relativismo. O relativismo é a doutrina (pensamento) de que nada é universalmente verdadeiro; tudo é relativo a circunstâncias, aplicação, sentimentos ou emoções. Quando Yehudah escreve, “mantenha um conflito”, somos compelidos a entender que o conflito é: “pela fé que uma vez foi entregue aos crentes separados”. O inimigo substituiu a fé por religiões socialmente aceitáveis, como se diz; “YHWH criou a Fé, mas o Diabo fez dela uma religião.”

2 O aramaico Mara “Senhor” é definido em termos de reis humanos ou falsas divindades, não YHWH. Pode parecer que esta regra está sendo quebrada aqui, mas este não é o caso. Isso é chamado de transferência metafórica, onde dois conceitos diferentes são ligados por metáfora. Considere a corte pagã de Belsazar, que não invoca o Nome de YHWH. No entanto, eles usam o dialeto aramaico para abordar suas divindades pelo título Mara. Junto vem Daniel que emprega a palavra Mara para apresentá-los a YHWH, e ele aponta que existe apenas um verdadeiro Mestre - Mara do Céu. Em tempos posteriores, os judeus que permaneceram na Babilônia simplesmente tiravam o alap e tiravam a palavra até o nível da raiz, usando-a para YHWH adicionando a forma simplificada do nome como YAH, que é o mesmo Nome (Salmo 68:4). ); daí MarYah. MarYah surgiu do uso dos escritos de Daniel, embora não tenha sido usado durante seu tempo. Daniel foi o ponto central por duas razões: (1) Daniel escreve em aramaico babilônico, uma forma próxima ao que a Peshitta Tanakh mais tarde seria traduzida. Daniel também é o único escritor no Tanakh a usar Mara. (2) O uso de Mara em Daniel é efetivamente dividido entre aplicações humanas (4:19, 23) e divinas (2:47, 5:23), o que revela como a raiz Mar se ligaria a Yah posteriormente. Embora o uso metafórico se refira a YHWH, não é equivalente ao Nome de YHWH em definição ou uso. Compare: “YHWH é um homem de guerra: YHWH é o seu nome” (Êxodo 15:3 JPS). “Agora vou gritar como uma mulher em trabalho de parto, ofegante” (Isaías 42:13-14 JPS). Com: “(YHWH) não é homem para ser caprichoso; nem Filho do homem para que se arrependesse” (Números 23:19 JPS). A primeira afirma que “YHWH é um homem de guerra”; a segunda que YHWH lamenta “como uma mulher em trabalho de parto” – mas YHWH não é nem homem mortal, nem mulher, é metafórico. Há também uma conexão persa em Neemias: “todos os que sabem o suficiente para entender, juntam-se a seus nobres irmãos e fazem um juramento com sanções para seguir o Ensinamento de Elohim, dado por meio de Moisés, o servo de Elohim, e observar cuidadosamente todos os Mandamentos de YHWH Adonenu/MarYah Maran, Suas regras e Leis” (Neemias 10:29-30 MT/Peshitta Tanakh). Pérsia e Babilônia são países vizinhos. Os persas falam um dialeto aramaico semelhante, mas não idêntico, cuja influência é aparente até mesmo no hebraico, aqui o hebraico Adonenu foi traduzido para o aramaico maran. Compreender esses assuntos é importante, pois YHWH ordena que não tomemos Seu Nome em vão (Êx 20:7). Que honremos e reverenciemos Seu Nome Separado (Malaquias 1:6). Que santifiquemos o Seu Nome (Is 29:23). Que, “Meu nome é grande entre as nações” (Ml 1:11). Centenas de versículos falam de Seu Grande Nome. Seu nome e identidade estão em Y'shua que disse: “Eu vim em nome de meu Pai” Yochanan 5:43. [Algumas traduções em (Judas 1:4) trazem a seguinte frase atribuindo o termo “único” a Elohim YHWH, e atribuindo o termo “Senhor” a Y’shua Mashiyach, mas algumas traduções do grego e aramaico trazem o termo “único Elohim e Senhor” atribuindo o termo diretamente ao  Mashiyach; A Peshitta (bvbooks) traz o seguinte texto: “e negam Àquele que é o único Senhor Deus1: nosso Senhor Jesus Cristo.” e traz “sobescrito” na palavra “Deus” os seguintes versículos (1 Is 9:6; Jo 1:1, 18; 10:30 17:11, 22; Rm 9:5; Fp 2:6; Tt 2:13; Hb 1:8; 1Jo 5:20) todos esses versículos confirmam que YHWH/Y'shua Mashiyach são “UM” ECHAD; a tradução de John Wesley (Etheridge's translation of the Western Peshitto 1846-1849) traz a seguinte o texto: “e aquele que é o único Senhor DEUS, nosso Senhor Jeshu Meshiha, negam”: a Bíblia Almeida Revista e Corrigida (ARC) traz o texto “a graça de Deus e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.”; a Bíblia (Youngs Literal Translation Bible (YLT) 1862-1898) traz o texto “e nosso único Mestre, Deus e Senhor - Jesus Cristo - negam”;  e as Bíblias “The World Messianic Bible (WEBME) / Hebrew Names Version (HNV)” trazem exatamente o mesmo texto: “e negando nosso único Mestre, Deus e Senhor, Yeshua, o Messias.” ]. [  ] grifos do autor da tradução para o português.

3 Estudiosos sugerem que esta frase “Acusador contendeu sobre o corpo de Moshe” era parte de uma tradição oral que mais tarde foi tecida em uma obra pseudepigráfica apócrifa chamada A Assunção de Moshe. A tradição pode ter surgido por causa dos dois homens chamados Josué; Josué filho de Nun e Josué filho de Yehozadak, que conectam a cena da morte de Moshe em Dt 34, com a citação em Zacarias.

4 “YHWH te repreenda” é a maneira correta de expulsar demônios, falar nossas próprias palavras arrisca envolver demônios e dar-lhes permissão. “YHWH te repreende” é citado em Zacarias 3:1. O hebraico ga'ar (repreensão) também é usado dessa maneira em Malaquias 3:11, onde YHWH diz: "Eu vou ga'ar (repreender) o devorador por amor de vocês". As Escrituras Hebraicas mencionam várias classes de demônios, tais como “se’irim” e “shedim”. Em Lv 17:7 os israelitas sacrificavam aos se'irim (seres peludos ou sátiros) também encontrados em Isaías 13:21; 34:14 e 2 Crônicas 11:15. Os israelitas sacrificaram a shedim (demônios) Dt 32:17 e Salmo 106:37. Algumas traduções da Bíblia obscurecem o significado de se'irim e shedim, levando muitos judeus e cristãos a acreditar que os demônios não são mencionados no Tanakh hebraico. As tradições judaicas e cristãs também obscurecem elementos bíblicos vitais para entender o reino espiritual e saber como lidar com demônios. O judaísmo rabínico tenta derrotar os demônios por meio de tradições religiosas, orações e guarda da Torá, mas não entender o Reino dos Céus ou conhecer o Mashiyach tem deixado muitas almas expostas e vulneráveis. Os mundos inferiores (demônios) criaram o orgulho religioso, o elitismo, a discriminação, o ego, o sectarismo e o orgulho da identidade cultural para prender as almas nas fortalezas da identidade religiosa. O mundo cristão pensa na linha do dualismo que vem do paganismo. O dualismo vê YHWH como um Deus Bom e o Diabo como um “deus” maligno, e os dois estão em guerra um com o outro. Na realidade, YHWH é Echad (Um), Mestre sobre todo o bem e o mal. YHWH envia o “anjo da morte” ou “o destruidor” ou “matador” em Êxodo 12:23 matando os primogênitos. As escrituras mostram YHWH sobre tudo e no controle do reino demoníaco: “E aconteceu no dia seguinte que o espírito maligno de Elohim” (1 Sm 18:10). “YHWH pôs um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas” (1 Reis 22:23). “YHWH misturou um espírito perverso no meio dela” (Is 19:14). A história de Jó esclarece: “E disse YHWH a Satanás: ele está em seu poder; mas salva-lhe a vida” (Jó 2:6). YHWH permite que haSatan vá apenas até certo ponto. YHWH é o Doador da Vida para o reino espiritual. Paulo escreve: “Elohim enviará sobre eles a força do engano, para que creiam na mentira” (2Ts 2:11). Y'shua diz “Muitos me dirão naquele dia: “Meu mestre, meu mestre! Por seu nome, não profetizamos? E pelo teu nome expulsamos demônios? E pelo seu nome fizemos muitos milagres? E então eu vou confessar a eles que desde a eternidade, eu não te conheço. Afastem-se de mim, praticantes da iniqüidade” (Mt 7:22-23). Demônios não preferem uma religião a outra, seja Judaísmo, Cristianismo, Nova Era, Evolucionismo etc., o que eles querem é controle e autoridade sobre o povo de YHWH.

5 Veja Festas no Apêndice.

6 Testemunhamos uma influência precoce desta Epístola, e sabemos que Judas foi totalmente aceito nas listas romanas por volta do ano 170, mas um suposto problema se mostra quando esta Epístola é discutida. Especificamente que Judas faz referência a dois livros apócrifos: “Mas Miguel, o mensageiro principal, quando discutiu com o diabo e discutiu sobre o corpo de Moisés, não ousou se pronunciar contra ele, mas disse: 'YHWH te repreenda'” (Judas 1:9). “E sobre estes também Enoque, na sétima geração de Adão, profetizou, dizendo: “Eis que YHWH veio com muitos milhares dos Seus Separados” (Judas 1:14). Os livros citados estavam em circulação durante o primeiro século; portanto, Judas também poderia ter escrito sua carta durante esse período. A citação dá credibilidade a esse período de tempo, pois teria precedido as decisões rabínicas do final do século I que fixaram o cânon judaico. Além disso, os Manuscritos do Mar Morto revelam uma grande variedade de livros não oficialmente canonizados pelos judeus que, no entanto, encontraram fortes adeptos. Portanto, Jude (Judas) estava apenas se referindo a histórias que ele sabia que seu público estaria familiarizado. No entanto, o último prego no caixão vem com a ajuda de Shaliach Paul: “Pois nele é que vivemos, nos movemos e existimos: como disse um dos vossos sábios: Dele é a nossa descendência” (Atos 17:28 ). “Não se deixe enganar; Histórias más corrompem mentes bem dispostas” (1 Coríntios 15:33). Um deles, um profeta próprio, disse: “Os cretenses são sempre mentirosos, bestas más, ventres ociosos” (Tito 1:12). Cada uma dessas passagens cita um poeta pagão! 1 Coríntios está tirando direto de uma jogada de Menandro; Tito é uma frase literal extraída dos poemas de Epimênides, e a citação de Atos era tão freqüentemente usada pelos poetas gregos que tornava uma lista deles incômoda e desnecessária! Alguém então disse que Atos, Tito ou 1 Coríntios deveriam ser excluídos porque eles se baseiam em fontes que não foram canonizadas em última instância? Certamente não! Obviamente, tanto Judas quanto Paulo sabiam algo sobre a cultura contemporânea daqueles a quem estavam se dirigindo, e eles simplesmente usaram esse conhecimento para fazer uma observação. Talvez isso indique por que os escritos de Judas foram rejeitados por algumas comunidades, ao mesmo tempo em que gozavam de ampla aceitação e influência por outras desde muito cedo.

7 Yehudah 1:1 afirma que ele é "o irmão de Ya'akov", uma designação mais humilde do que dizer "o irmão de Y'shua", que ele é. Enquanto ele está se despedindo, Yehudah confirma sua identificação mencionando também que ele é “o irmão de Yosef”, que é outro irmão de Y’shua. Mateus e Marcos concordam que estes são os dois irmãos mais velhos, e eles estão na ordem de nascimento depois de Y'shua. Dos quatro irmãos de Y'shua mencionados nos Evangelhos, pelo menos dois deles estavam ativamente conspirando contra ele, tentando expô-lo e prendê-lo durante Sucot. Tanto Ya'akov quanto Yehudah se arrependeram de seu mau comportamento e se tornaram seguidores. Talvez Yosef também tenha se arrependido ou pelo menos tenha se tornado menos hostil para merecer sua menção aqui, o que deixa Shimon. Registros históricos não mencionam se Shimon se retratou de sua incredulidade ou de sua raiva contra Y’shua, presumimos que ele o fez mais tarde na vida. Tanto o aramaico quanto o grego são muito específicos em relação a Y'shua ter muitos irmãos. “E ele não a conheceu até que ela deu à luz seu filho primogênito, e ela chamou o nome de Y'shua” Mateus 1:25. Y'shua é inequivocamente o filho primogênito de Maryam aqui, e o texto diz claramente que José e Maria não começaram a ter relações sexuais até que ela deu à luz. Em Mateus 13:55, “Não é este o filho do carpinteiro, sua mãe se chama Maryam, e seus irmãos Ya’akov e Yoseh e Shimon e Yehuda? E suas irmãs, eis que não estão todas conosco?” Alguns estudiosos sugerem que Y’shua teve pelo menos três irmãs, como diz o texto, “todas” em vez de “ambas” irmãs. Marcos 6:3 dá testemunho concordante. Yochanan 2:12 afirma: “Depois disso, ele desceu a Capurnakhum, ele e sua mãe e seus irmãos e seus discípulos, e ficaram lá alguns dias”, o que diferencia seus irmãos de sangue de seus irmãos espirituais. Infelizmente, o catolicismo afirma o falso ensino de que Maryam é uma “virgem eterna” e, ao fazê-lo, desacreditou a Verdade das Escrituras e o testemunho de testemunhas.


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