sexta-feira, 11 de novembro de 2022

HEBREUS 9 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

HEBREUS 9

1. Agora, sob o primeiro (aliança), havia ordenanças de ministério e um santuário terrestre. 2. Pois no primeiro tabernáculo que foi erguido havia a menorá e a mesa e o pão da presença; e este foi chamado o Santuário. 3. Mas o tabernáculo interno que estava dentro do segundo véu era chamado de Kadosh Kadoshim. (51) 4. E havia nele o incensário de ouro e a arca da aliança 52 que estava toda coberta de ouro; e nela estavam a urna de ouro que continha o maná e a vara de Arão que brotou, e as tábuas da aliança; 5. e sobre ele estavam os querubins de glória que cobriam o propiciatório. Mas não há tempo para falar particularmente de cada uma das coisas assim arranjadas. 6. E no tabernáculo exterior os sacerdotes sempre entravam e realizavam seu ministério. 7. Mas no tabernáculo interior, só uma vez por ano, entrava o sumo sacerdote com o sangue que oferecia por si mesmo e pelos pecados do povo. 8. E com isso o Ruach haKodesh indicou que o caminho para o Separado (lugares) ainda não estava manifestado enquanto o primeiro tabernáculo estava de pé: 9. e era um símbolo para aquele tempo durante o qual oblações e sacrifícios eram oferecidos que não podia aperfeiçoar a consciência daquele que os oferecia: 10. mas (eles consistiam) apenas em comida e bebida e nas abluções de diversas coisas que eram ordenanças da carne, e foram estabelecidas até o tempo da restauração. 11. Mas o Mashiyach que veio era um Sumo Sacerdote das coisas boas que ele criou: e ele entrou no grande e perfeito tabernáculo que não foi feito por mãos e não era destas coisas criadas. 12. E não entrou com sangue de bodes e bezerros; mas com o seu próprio sangue entrou uma vez no santuário e obteve a redenção eterna. 13. Pois se o sangue de bodes e bezerros, com cinzas de novilhas, foi aspergido sobre os imundos e os santificou para a purificação de suas carnes; 14. Então, quanto mais o sangue do Mashiyach, que pelo Espírito eterno se ofereceu sem mancha a Elohim, purificará nossa consciência de obras mortas para que possamos servir ao Elohim vivo? 15. E por isso ele se tornou o Mediador da aliança renovada, 53 para que por sua morte pudesse ser redenção para aqueles que transgrediram a primeira aliança; para que aqueles que são chamados para a herança eterna possam receber a promessa. 16. Pois onde há testamento, indica a morte daquele que o fez. 17. Pois é válido apenas para um falecido (pessoa) porque não tem utilidade enquanto o autor dele viver. 18. Portanto, também o primeiro (aliança) não foi confirmado sem sangue. 19. Pois quando toda a ordenança foi proposta por Moshe a todo o povo, de acordo com a Torá; Moshe tomou o sangue de uma novilha e água, com lã escarlate e hissopo, 54 e aspergiu sobre os livros e sobre todo o povo; (55) 20. e disse-lhes: Este é o sangue da aliança que é ordenada por Elohim. 21. Com esse sangue ele também aspergiu sobre o tabernáculo e sobre todos os vasos do ministério: 22. porque tudo, de acordo com a Torá, é purificado com sangue: e sem derramamento de sangue não há perdão de pecados. 23. Pois era necessário que estas, as representações 56 das coisas celestiais, fossem purificadas 57 com essas coisas; mas as próprias coisas celestiais, com um sacrifício 58 superior a elas. 24. Pois o Mashiyach não entrou no santuário feito por mãos que é o emblema do verdadeiro (santuário): mas ele entrou no próprio céu para aparecer na presença de Elohim por nós. 25. Nem (era necessário) que ele se oferecesse muitas vezes, como o sumo sacerdote entrava todos os anos no santuário com sangue que não era seu: 26. caso contrário, ele deve ter sofrido muitas vezes desde o início do mundo; mas agora, no fim do mundo, ele uma vez se ofereceu em auto-sacrifício para abolir o pecado. 27. E, como é designado aos homens que eles devem morrer uma vez, e depois de sua morte é o julgamento; 28. assim também o Mashiyach foi oferecido uma vez; e, por si mesmo, queimou os pecados de muitos; e pela segunda vez, sem pecados, aparecerá pela vida daqueles que o esperam.



51 Kadosh Kadoshim (Separado dos Separados) traduzido como “Santo dos Santos”; no entanto, é importante notar que muitas religiões usam “santo” como um termo para denotar o que é sagrado para elas. No Malchut Elohim, o termo Kadosh denota a “natureza” de YHWH. YHWH é o único Criador e sustentador da Vida; Ele estabeleceu “limites” distintos em Si mesmo, que Ele revela de acordo com Sua Palavra e através da Ruach haKodesh. A palavra santo é derivada de heile que significa ser aquecido pelo sol. Tem uma conexão direta com a adoração do sol; não é uma questão de semântica, mas de entender e aplicar o que pertence a YHWH e o que não é dele. No cristianismo, ser “santo” é muitas vezes considerado como “ser como Jesus”, embora a maioria dos cristãos não se atreva a viver como Y’shua e Seus Talmidim por medo de ser “muito judeu” ou ser rotulado como legalista! Y'shua e Seus seguidores eram Observadores da Torá; é dentro da Observância da Torá que se pode realmente definir o que significa ser “Separado para YHWH”. “Mas saiba que YHWH separou aquele que é Chasid (justo) para si mesmo: YHWH ouvirá quando eu o chamar” (Salmo 4:3).

52 Alguns teólogos postulam que não havia incensário no santuário interno para mais informações ver Epístola aos Hebreus no Apêndice.

53 Veja Mateus 26:28

54 Críticos de Hebreus às vezes afirmam que esta afirmação é imprecisa porque a aspersão do livro não é mencionada em Êxodo 24, nem a mistura declarada nele. No entanto, dê uma olhada mais de perto: Levítico 14:6 menciona o fio escarlate, referenciando a cor, não o material. A maioria dos especialistas assume que “fio” está implícito (Gênesis 38:28), assim como o hebraico não diz “mão” diretamente quando Benyamin é interpretado literalmente como “filho da minha direita”, mas todos sabem que é “mão direita”. A lã é, claro, branca em seu estado natural, mas a Torá ordena que seja tingida de escarlate, e é por isso que Isaías usa a metáfora em primeiro lugar. E de onde Rav Shaul tirou a ideia de que o material escarlate era lã? Provavelmente de Êxodo 26:31, 36, que indica que o caminho da tenda é feito de (a) “escarlate (inserir material de escolha aqui)” e (b) “linho fino torcido”. Em outras palavras, o linho não é tingido e o material (a) claramente não é linho. O que resta senão lã? Cabelo de cabra escarlate? Não! O fato é que material específico não é mencionado na Torá a menos que seja necessário, como em Levítico 13:47-48 e Deuteronômio 22:11 que proíbe a confecção de roupas de mais de um material; mas há dois problemas. “Farás um peitoral de juízo, obra de artífice; como a obra do éfode o farás: de ouro, de azul e púrpura e escarlate (tecido) e de linho fino torcido o farás” (Ex. 28:15). Se fosse tudo de linho, diria que sim, e embora seja possível tecer linho e lã em um fio, isso claramente também não está sendo feito aqui. Peça (A) 100% lã e peça (B) 100% linho fino torcido. O linho certamente não tem lã em seu fio, ou vice-versa.

55 Há duas questões distintas aqui. Primeiro, há uma clara aproximação de dois eventos que sabemos estarem separados pelo calendário mensal estabelecido pelo Tanakh. Dois eventos estão sendo ensinados juntos ao mesmo tempo para estabelecer um ponto espiritual; as costuras são bastante evidentes. O evento #1 em Hebreus 9:19-20 ensina que o sangue é para expiação. Evento #2, o sangue sendo aspergido no tabernáculo mais tarde. Isso parece sugerir que o sangue daquele dia durou de oito a nove meses e depois foi aspergido no tabernáculo, mas, novamente, é assim que os eventos são combinados para fazer um ponto espiritual. Claramente, Paulo sabia, assim como sua audiência, que sangue adicional preparado da mesma maneira era exigido em Êxodo 40. Embora a leitura possa aparecer como “este mesmo sangue”, o significado é mais como “sangue derivado dessa mesma maneira”. Isso fica claro quando percebemos que Êxodo 24:5 se refere a holocaustos e touros sacrificados, enquanto Êxodo 40:29 se refere a holocaustos e ofertas de refeições. Poderíamos ser muito mais exigentes e perguntar onde está a referência específica ao touro sacrificado em Êxodo 40, mas isso dificilmente é a arma fumegante contra os hebreus. Mais uma vez, a telescopagem não significa que este seja um evento fluente; os detalhes de ambos os eventos estão sendo usados ​​em uma discussão espiritual, algo que sábios e rabinos fizeram desde o início. Por outro lado, o sangue ainda está envolvido com o holocausto: “O sacerdote também porá do sangue nas pontas do altar do incenso aromático que está diante de YHWH na tenda da congregação; e todo o sangue do novilho derramará à base do altar do holocausto que está à porta da tenda da congregação” (Levítico 4:7). A segunda questão é que há várias referências ao altar sendo aspergido com sangue, e as pessoas sendo aspergidas com sangue do mesmo sacrifício. Portanto, não seria impreciso concluir, dada a colocação do livro junto ao altar, que ele também recebeu uma quantidade de sangue.

56 A palavra damota indica uma representação, não um reflexo exato, de um objeto. Às vezes, os críticos de Hebreus dizem que a comparação dos objetos terrenos do Templo com os celestiais coloca a epístola em erro. No entanto, se a reflexão/imagem exata fosse pretendida, outra palavra, tzelma, teria sido usada. Esta palavra é usada, por exemplo, em Hebreus 1:3, onde Y’shua é chamado de reflexo/imagem exatamente idêntico da natureza de YHWH.

57 A palavra aramaica daka (purificação) refere-se apenas a representações terrenas de objetos do Templo, não aos celestiais. Os itens do Templo Celestial não precisam de tal purificação.

58 A palavra aqui, debkha, aparece da mesma maneira na forma singular e plural. Neste contexto, há apenas um sacrifício superior ao Templo terreno, e esse é o próprio Y'shua. 


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