quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Gálatas 6 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

GÁLATAS 6
1. Irmãos, se algum de vós vos preceder em erro, vós, que estais no Espírito, corrigi-o com o espírito de mansidão; e cuidado, senão a tentação também virá sobre você. 2. E carreguem a carga um do outro, e tornem-se completos na instrução[***1] do Mashiyach. 3. Pois se um homem considera que é alguma coisa quando não é, sua alma está enganada; 4. Mas cada um examine a sua própria obra e glorie-se apenas em si mesmo e não entre os outros; 5. Pois cada homem levará seu próprio fardo. 6. Aquele que ouve a Palavra 72 torne-se participante daquele que ensina todas as coisas boas. 7. Não se engane, como Elohim não é enganado; pois o que os filhos dos homens semearam, eles também colherão. 8. O que é da carne, semeado da carne, colhe corrupção. Mas para aqueles que são semeados no Espírito, do Espírito é dada a vida eterna. (73) 9. E não nos cansemos agora que trabalhamos para o bem, porque na época da ceifa não desfaleceremos. 10. Portanto, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos os homens, especialmente aos que são filhos da casa da fé. 11. Veja estas letras grandes que escrevi para você de próprio punho! (74) 12. Aqueles que desejam se vangloriar na carne são aqueles que estão obrigando você a circuncisão, somente ou então pela estaca do Mashiyach, para que eles não sejam perseguidos; (76) 13. Pois nem mesmo os circuncidados obedecem à Torá, mas desejam que você seja circuncidado para que se gloriem em sua carne. (77) 14. Mas não me deixe gabar, exceto pela estaca de nosso Mestre Yeshua o Mashiyach por quem o mundo é morto em uma estaca, (e também) para mim e eu para o mundo. 15. Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão é alguma coisa, mas uma nova criação (é o que é alguma coisa)[***2]. 16. E para aqueles que seguem este caminho: Que haja paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Elohim. 17. Portanto, o homem não me incomoda, pois colocado em meu corpo eu trago as marcas de nosso Mestre Yeshua o Mashiyach. 18. A graça de nosso Mestre Yeshua o Mashiyach esteja com seu espírito, meus irmãos. Amém. 

Aqui termina a Carta aos Gálatas, escrita de Roma. (78)



[***1][ Em (Gálatas 6:2) a Peshitta Oriental de Andrew Roth traz o termo “a instrução do Mashiyach”; A Peshitta de (Herb Jahn Complete Aramaic New Covanant Bible - ECB - 1996) traz o termo “torah do Meshiah”: “Carregar as cargas uns dos outros e assim cumprir a torah do Meshiah.”: A Bíblia (Bible The Scriptures 1998/2009) traz o termo “a Torah do Messias”: “Levem os fardos uns dos outros, e assim completem a Torá do Messias.”; A Bíblia (TOJB - The Orthodox Jewish Bible - Tanakh and Orthodox Jewish Brit Chadasha) traz o termo “a Torah do Moshiach”: “Levem os fardos uns dos outros e assim cumprirão a Torah do Moshiach.”;  A Bíblia Israelita (Verdadeiro Nome 4ª Edição Especial - A Ressurreição do Messias); traz o seguinte termo “Torah do Moshiach”: “Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a Torah do Moshiach.”; Para adquirir o exemplar da 4ª edição da Bíblia Israelita Verdadeiro Nome acesse: https://www.verdadeironome.com.br ]. [***][    ] grifos do autor da tradução para o português. 72 “Ouve a Palavra” significa fazer a Palavra. Pela fé ouvir implica uma resposta automática para fazer. Veja D'varim/Dt 6:3-25. [“Mas você ouve a parábola da semente. Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a entende, vem o maligno e arrebata a palavra que foi semeada em seu coração. Isto é o que foi semeado à beira da estrada. E o que foi semeado em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e a recebe imediatamente com alegria. Mas ele não tem raiz nele, mas é temporal. E quando vem o problema ou a perseguição, ele se ofende rapidamente por causa da palavra. E o que foi semeado em lugar espinhoso é aquele que ouve a palavra e os cuidados deste mundo e o engano das riquezas sufocam a palavra, e ela fica sem fruto. Mas o que foi semeado em boa terra é aquele que ouve a minha palavra e entende e produz e dá fruto, uns cem, outros sessenta e outros trinta”.(Mateus 13:18-23 Peshitta Oriental Andrew Roth; Ver também (Ezequiel 3:17; 20:47; Isaías 30:21; Mateus 7:24-25; Lucas 11:28; João 5:24-25; 6:45; 8:47; Romanos 10:17;) ]. [   ] grifos do autor da tradução para o português. 73 Não é coincidência que a ordem das palavras em inglês original seja: “vidas”, mas o inglês sintático: “vida”. Isso não é uma discrepância, mas sim uma forma de mostrar expressões idiomáticas de um idioma para outro. A mesma coisa acontece quando levantamos uma taça de vinho e brindamos com “L’chayim!” Essa frase é traduzida “para a vida!” quando na verdade o plural hebraico é literalmente, “para vidas!”
74 Porque Rav Shaul não é um escriba profissional, ele precisa da ajuda de outros como Tertius em Romanos 16:22 para tornar suas epístolas ditadas apresentáveis ​​às assembléias para as quais ele as está enviando. Um escriba profissional pode escrever letras pequenas de maneira precisa e clara, e isso é um benefício quando consideramos quão escassos eram o papel e a tinta na antiguidade. Esta frase então em Gálatas 6:11 é mais uma observação tímida, auto-depreciativa (embora também alegre) de Rav Shaul sobre sua caligrafia. É mais como dizer: “é uma caligrafia muito grande para provar a você que revisei minha carta, porque se ela parecesse bonita, você sabe que eu não poderia ter escrito!”
75 Seja qual for o peso da palavra “constrangedor” - se - você acredita que seja um ultimato forte ou uma forte sugestão, você deve aplicar o mesmo peso onde Paulo a usa em Gálatas 2:3. Ao contrário de seus oponentes, Paulo se recusa a usar a circuncisão ou o batismo de convertidos como algo para colocar em seu scorecard [tabela de desempenho]; veja 1 Cor. 1:13-17. Ao contrário de seus oponentes, Paulo aceitava cada alma como igual; ele não pregou um conjunto de regras para os seguidores judeus do Mashiyach e outro para os gentios. Veja Gálatas 3:26-29; 2:11-17.
76 Este resumo aponta para judeus que desejam seguir Y’shua, mas que também querem ser aceitos pelo judaísmo tradicional. A maioria dos gentios não tem consciência da perseguição contra os judeus por parte de seu próprio povo quando eles escolhem seguir Y’shua. Algumas famílias, juntamente com seus rabinos, realizam funerais simulados para parentes que seguem Y'shua; outros zombam, perseguem, fofocam e caluniam qualquer judeu que confesse Yeshua como o Mashiyach. Portanto, conhecendo as consequências, é da natureza humana tentar ser aceito nos dois mundos. Paulo está abordando esses assuntos, mas os cristãos distorcem esta epístola em uma licença para abandonar a Torá e a circuncisão, o que é uma conclusão extremamente vergonhosa. Rav Shaul repreende aqueles que transformam a Torá e a Circuncisão em ídolos; no entanto, os cristãos são igualmente culpados quando suas tradições religiosas se tornam ídolos e a verdade se torna a pedra de tropeço. Yeshua restaurou o Caminho Antigo mencionado em Jeremias 6:16. YHWH ofereceu o Brit Chadasha (Aliança Renovada) para que judeus e gentios possam abraçar totalmente a Torá no Mashiyach. A desvantagem é a mesma para os cristãos e para os judeus: aqueles que vivem entre os cristãos são perseguidos por observar a Torá; aqueles que vivem entre os judeus são perseguidos por proclamar Y'shua! A religião é muito mais confortável do que a Verdade; nada mudou em 2.000 anos.
77 Se eles obedecessem a YHWH, eles ensinariam a Torá aos gentios de acordo com o exemplo de Awraham; Awraham primeiro ouviu a voz de YHWH e depois foi circuncidado. Jeremias 9 oferece uma repreensão mordaz de Israel acusando-a de ser como Moabe e Egito, e as nações que circuncidam por causa da tradição local ainda não têm relação com YHWH nem andam na Torá como Ele pede.
[***2][A Bíblia Israelita (Verdadeiro Nome 4ª Edição Especial - A Ressurreição do Messias); traz o seguinte texto em (Gálatas 6:15); “Porque no Moshiach יהושע, nem a brit-milah, nem a akrobustia, tem eficácia esperada, mas uma criatura renovada, isso sim.”; e a A Bíblia Israelita (Verdadeiro Nome 3ª Edição); traz o seguinte comentário: “A força de tornar-se gerado como uma nova criação [criatura] vem só de Espírito do YHWH, e não por qualquer ato de circuncisão, nem qualquer outro mandamento de YHWH, nem homens.”; Ver também comentário 30 em (Romanos 4) sobre circuncisão (“Akrobustia”) e o comentário 17 em (1Pedro 3) sobre o batismo nas águas ]. [***][     ] grifos do autor da tradução para o português.
78 Roma é claramente o alcance do apóstolo Paulo que foi especificamente enviado aos incircuncisos (Gálatas 2:7-8), enquanto Pedro foi enviado aos circuncidados em lugares como Babilônia (1 Pedro 5:13). Visto que o imperador Cláudio havia anos antes expulsado todos os judeus de Roma por volta de 49 EC (Atos 18:2), não há motivo real para Pedro estar ministrando em Roma por seu próprio chamado. A liderança, tutela e responsabilidade de Paulo sobre os crentes romano-gentios está muito bem estabelecida, considerando que ele enviou três epístolas para lá (Romanos, Filemom e Hebreus) e escreveu várias outras de Roma também (Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses e 2 Timóteo) . Então, se Pedro estava no comando da assembleia em Roma durante todo esse tempo, é muito curioso por que Paulo não menciona isso quando ele claramente indicou Pedro como uma “coluna” de Jerusalém (Gálatas 2:9). Além disso, Pedro e Paulo nunca consultam um ao outro sobre a congregação em Roma, e nem Pedro escreve uma única epístola para ou de Roma. Pedro está negligenciando a assembléia romana, ou é possível que ele nunca tenha visitado Roma. Além disso, podemos ter certeza de que esta Epístola aos Gálatas, escrita em Roma, precedeu a Epístola aos Romanos em pelo menos uma década. A razão é simples: com toda a discussão sobre a controvérsia da circuncisão em Gálatas, é altamente improvável que Rav Shaul tenha negligenciado fazer referência aos eventos do Concílio de Jerusalém. O Concílio de Jerusalém (Atos 15) ocorreu em 49 EC; Gálatas teve que ser escrito antes disso. Paulo veio à fé em Yeshua por volta de 33 EC, ele residiu na Arábia até 36 EC, depois voltou para casa em Tarso por cerca de 9 anos até que Bar-Naba o localizou em 45 EC, quando suas viagens missionárias realmente começaram. Sabemos com certeza que Paulo visitou a assembleia na Galácia pelo menos uma vez em sua segunda ou terceira viagem missionária; no entanto, o cronograma dessas visitas não coincide com a data inicial necessária para a composição da epístola. Se Paulo estivesse escrevendo após uma de suas visitas, seria de 53 ou 55 EC, no entanto 1 Pedro 1:1 nos diz que Shimon Keefa também escreveu e provavelmente fundou essa mesma assemblaia na Galácia, logo após sua libertação da prisão em 44 EC, dando-nos uma pequena janela de tempo para que esta carta de Paulo fosse composta em Roma. Devemos também reconhecer algumas das características da liderança Netzarim nestes assuntos. O fato de Rav Shaul ser um escritor tão prolífico pode facilmente levar a uma falsa impressão de que ele tinha maior autoridade do que Keefa, que escreveu apenas duas epístolas. A realidade é que enquanto Rav Shaul pode ter admoestado Keefa (Gálatas 2:11), não há indicações de que Keefa tenha afirmado a posição de Paulo ou que Ya'akov ou delegados do Conselho de Jerusalém tenham cedido à opinião de Paulo, pois ambos os homens enfrentaram o mesmo desafios. Na realidade, Keefa estabeleceu alguns elementos fundamentais para a decisão final no Concílio de Jerusalém (Atos 15:7). Os líderes netzarim são servos de YHWH, ao contrário da estrutura hierárquica greco-romana de cima para baixo que Paulo rejeita completamente em 1 Coríntios 1:12-31. Lamentavelmente, foi a busca por autoridade, poder e reconhecimento que colocou Pedro na sede do poder em Roma como o primeiro papa; no entanto, tal postura não se harmoniza bem dentro do NT. Existem muitas razões pelas quais a Igreja Católica Romana elegeu Pedro para simbolizar seu primeiro papa, primeiro sendo que Pedro exerceu uma influência muito ampla entre os Shlichim, conforme indicado em Yochanan 21:17. No entanto, no primeiro século, o Império Persa foi mais significativo para os primeiros seguidores de Y’shua do que para Roma, tanto em termos geopolíticos quanto na proximidade de Israel. Keefa estabeleceu assembleias em todo o vasto território da Pérsia muito antes de as Boas Novas chegarem a Roma. A fronteira entre Roma e a Pérsia passava pela Babilônia, e a Babilônia, onde Pedro estava localizado, mantinha a maior população judaica fora de Israel. É por isso que o erudito aramaico George Lamsa escreveu o seguinte: “Antes da conversão do imperador Constantino I, o cristianismo foi amplamente difundido no Império Romano Oriental. Já havia abraçado a Síria, a Palestina, a Mesopotâmia Ocidental, a Armênia, a Cilícia e a maioria dos países da Ásia Menor. Em três séculos, o Evangelho de Cristo havia penetrado até Malabar, Índia, Irã, Turquistão, Tartária e muitas regiões da Arábia. Por outro lado, a propagação do cristianismo na porção ocidental do Império Romano, isto é, Grécia e Itália, foi relativamente lenta e as conversões foram limitadas a judeus, sírios, assírios; convertidos de outras raças eram poucos. Como vemos no livro de Atos, o povo da Grécia e da Itália eram fortes adeptos das religiões pagãs e cultos imperiais e, portanto, se opunham fortemente ao cristianismo ou a qualquer outra religião semítica. Isso ocorre porque tanto o cristianismo quanto o judaísmo se opunham à adoração de imagens, à adoração e culto de deuses humanos, ao tratamento severo dos escravos e à alta tributação. No livro de Atos nos é dito que os apóstolos foram acusados ​​pelos gregos de difundir uma nova doutrina que era estranha às instituições pagãs e aos costumes ocidentais”. (Origem do Novo Testamento, p. 25-26).

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