quinta-feira, 17 de novembro de 2022

EFÉSIOS 4 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

EFÉSIOS 4

1. Eu, portanto, um prisioneiro em nosso Mestre (Y'shua), imploro que você ande como se torna o chamado pelo qual você é chamado, 2. Com toda humildade mental e quietude e longa dor; e que vocês sejam tolerantes uns com os outros no amor. 3. E seja diligente em manter a unidade do Espírito em um vínculo de paz; 4. Para que você possa se tornar um corpo e um Espírito; assim como você é chamado para a única Esperança de seu chamado. 5. Há um Mestre YHWH, uma Fé e uma imersão. 6. Um Elohim, Pai de todos, que está acima de todos e por todos e em todos nós. 7. Mas a cada um de nós é dada graça de acordo com a medida do dom do Mashiyach. (28) 8. Portanto, é dito: “Ele subiu ao alto e levou o cativeiro, e deu presentes aos homens.” (29) 9. Agora que ele subiu, o que é, senão que ele também desceu profundamente no coração da terra? 10. Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. 11. E ele deu alguns Shlichim; 30 e alguns, profetas; 31 e alguns, pregadores; 32 e alguns, pastores 33 e mestres: 34 12. Para aperfeiçoar 35 os crentes separados para a obra do ministério, para a edificação do corpo do Mashiyach; 13. Até que todos nos tornemos um e o mesmo, na fé 36 e no conhecimento do Filho de Elohim, e um homem completo de acordo com a medida da estatura da plenitude do Mashiyach: 14. E para que não sejamos filhos desarraigados e desviados por todas as direções do vento pelas doutrinas erradas de homens que planejam seduzir por sua astúcia: 15. Mas para que sejamos confirmados em nosso amor; e que tudo em nós possa progredir no Mashiyach que é a cabeça: 16. E dele (é) todo o corpo é moldado e fortemente fundido por todos os pontos de conexão, de acordo com o dom que é entregue por medida a cada membro para o crescimento do corpo; para que sua estrutura se aperfeiçoe no amor. 17. E isto digo e testifico pelo Mestre YHWH, que de agora em diante não andeis 37 como os outros gentios que andam na vaidade de seus pensamentos: 18. E eles são obscuros em seus entendimentos e são alienados da vida de Elohim porque não há neles conhecimento; e por causa da cegueira de seu coração 19. Eles perderam a esperança e se entregaram à luxúria e à prática de toda impureza em sua ganância. 20. Mas você não aprendeu isso com o Mashiyach; 21. Se você realmente o ouviu, e por ele aprendeu como a verdade está em Yeshua. 22. Mas (você aprendeu) que você deve deixar de lado suas práticas anteriores o velho homem que está corrompido com as concupiscências do erro; 23. E deve ser renovado no espírito de suas mentes; 24. E deve se revestir do novo homem que é criado por Elohim na justiça e na separação da verdade. 25. Portanto, deixem de mentir e falem a verdade cada um com o seu próximo; pois somos membros uns dos outros. 26. Fique com raiva, mas não peque. Não deixe o sol se pôr sobre sua ira. 27. E não dê lugar ao Acusador. (38) 28. E quem roubou, não roube mais; mas que trabalhe com as mãos e faça boas obras para que possa dar a quem precisa. 29. Não saia da sua boca nenhuma linguagem detestável, mas sim aquela que é bela e útil para a edificação, para que transmita graça aos que a ouvem. 30. E não entristeçais o Ruach haKodesh de Elohim, 39 pelo qual estais selados para o dia da redenção. 31. Que toda amargura, raiva, ira, clamor e injúria sejam tiradas de você, juntamente com toda malícia: 32. E sejam afetuosos e solidários uns com os outros; e perdoem uns aos outros como Elohim pelo Mashiyach nos perdoou.



28 Vimos em outro lugar como declarações posteriores “pró-Trindade” se infiltraram no registro ocidental. Aqui está um exemplo da tendência oposta na Escritura original. “Um Elohim, que é o Pai de todos” é uma declaração tão forte nesta área quanto se pode encontrar nas Escrituras. Por favor, veja Dezoito equívocos do Novo Testamento #16: Echad como pluralidade no Apêndice. [Veja também o estudo completo “YESHUA É YHWH: A ELOHUT DO MASHIACH NO JUDAÍSMO ANTIGO” um estudo sobre a “ECHAD”, retirado do livro “JUDAÍSMO NAZARENO: O CAMINHO DE YESHUA E DE SEUS TALMIDIM” por Tsadok Ben Derech, para ler o estudo completo e adquirir o livro acesse:

https://yeshuahamashiachyhwh.wordpress.com/yeshua-e-yhwh-a-elohut ]. [   ] grifos do autor da tradução para o português.

29 Khabouris tem um samekh isolado aqui, entre as palavras “dar” e “presente”.

30 Estes Cinco “ofícios” se relacionam com os Cinco Livros de Moshe (Torá) e também os Cinco Moedim anuais (Tempos Apontados (Festas) de YHWH): 1) Moshe foi o “enviado” de YHWH (Shaliach/Apóstolo) que recebeu instrução para Pessach (primeira festa anual): 2) A Torá foi dada em Shavuot (segunda festa anual), no mesmo Moed quando o Ruach haKodesh foi derramado, como um “porta-voz” (profetizando) do Reino: 3) A Trombeta de Yom Teruah (terceira festa anual) “chama” (prega) para que todos venham e entrem: 4) O Dia da Expiação (quarta festa anual) fornece “nutrição” espiritual (pastor): 5) Sucoth (quinta festa anual) é um tempo para “ensinar” e aprender sobre a Torá.

31 Profetas (Neviim) de YHWH, são Seus porta-vozes. YHWH também envia falsos profetas de acordo com D'varim/Deuteronômio 13 para testar e provar Seu povo para que aprendam a distinguir, se um profeta é verdadeiro ou falso.

32 Murdock afixa “evangelistas” aqui para a palavra sevartha (Boas Novas). No entanto, nesta carta Rav Shaul faz uma distinção usando a palavra de empréstimo grega awangelion para denotar “Boas Novas” [Evangelho]. Esta passagem, porém, emprega a raiz sebar e um de seus significados, “pregar”. Portanto, “pregadores” é a melhor leitura, embora muitos “pregadores” possam se referir a si mesmos como “evangelistas”. [   ] grifos do autor da tradução para o português.

33 Murdock escolheu “pastores” onde é melhor traduzido como “ministros” que, pela definição da Torá, são aqueles que nutrem o rebanho. Tanto os pastores quanto os misnistros vêm da palavra raiz hebraica ra'ah (alimentar). Embora estes geralmente estejam em papéis de liderança, isso certamente não é um pré-requisito para pregar. Muitos proclamam a verdade da Torá e do Mashiyach sem exigir autoridade “oficial” sobre os outros.

34 Ao contrário de rabino, a palavra malpana designa um professor informal, ou orador sábio, fora do sistema acadêmico oficial de Israel. Y'shua foi abordado por ambos os termos, até mesmo por oponentes.

35 A palavra para perfeição “Gemara” implica que a perfeição também ocorre aprendendo com o exemplo e ensino daqueles dentro de Malchut Elohim como Kedoshim (Pessoas Separadas). Cerca de dois séculos depois, a lei oral, ou Talmude, foi substancialmente compilada, com acréscimos feitos ao longo dos séculos seguintes; a primeira parte é chamada de Mishná (repetição), a segunda parte de Gemara.

36 Um e o mesmo na fé é o “novo homem espiritual” de humildade, honra e um coração circuncidado que anda em obediência à Palavra de YHWH (Torá) de acordo com o Mashiyach. A mente religiosa ou carnal busca conformidade doutrinária e teológica, tolerância, relativismo e pode concordar cerebralmente em discordar de seu oponente. No entanto, o homem espiritual se concentra em YHWH e, ao fazê-lo, entra em harmonia com aqueles que também pertencem a Ele.

37 Khabouris tem um beyt isolado aqui.

38 Isto é, Akel Quartza, Satanás.

39 Provando que o Ruach haKodesh não é uma entidade separada, mas outro título para YHWH. [Veja também o estudo completo “YESHUA É YHWH: A ELOHUT DO MASHIACH NO JUDAÍSMO ANTIGO” um estudo sobre a “ECHAD”, retirado do livro “JUDAÍSMO NAZARENO: O CAMINHO DE YESHUA E DE SEUS TALMIDIM” por Tsadok Ben Derech, para ler o estudo completo e adquirir o livro acesse:

https://yeshuahamashiachyhwh.wordpress.com/yeshua-e-yhwh-a-elohut ]. [   ] grifos do autor da tradução para o português.


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