sexta-feira, 18 de novembro de 2022

COLOSSENSES 4 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

COLOSSENSES 4

1. Senhores, façam justiça e equidade aos seus servos, e estejam conscientes de que vocês também têm um Senhor no céu. 2. Persevere na oração e seja vigilante nela e na ação de graças. 3. E rogai também por nós, para que Elohim nos abra uma porta de fala, para proferir o Mistério do Mashiyach, pelo qual estou preso; 4. para que eu possa desdobrá-lo e falar, como deve ser feito por mim. 5. Ande com sabedoria em direção a eles sem: e resgate sua oportunidade. 6. E que a tua palavra seja sempre com graça, por assim dizer, temperada com sal; e saibas como responderás a cada um. 7. Quanto a todos os meus assuntos importantes comigo, Tíquico dará a conhecer a você, que é um irmão amado e um ministro fiel e nosso conservo no Mestre YHWH: 8. a quem vos enviei para este fim, para que conheça os vossos negócios e conforte os vossos corações; 9. Junto com Onésimo, 20 um irmão fiel e amado que é do meio de vocês. Estes lhe farão saber o que está acontecendo conosco. 10. Aristarco, meu companheiro de cativeiro, envia shalom para você; também Marcus, filho de um tio de Bar-Naba, de quem você recebeu instruções para que, se ele vier até você, você o receba gentilmente: 11. também Josué, que é chamado Justus. Estes são da circuncisão e só me ajudaram no Reino de Elohim; e eles têm sido um conforto para mim. 12. Epafras lhe envia shalom, que é dentre vocês, um servo do Mashiyach, sempre trabalhando para você em oração 21 para que você possa ficar perfeito 22 e completo 23 em toda boa vontade de Elohim. 13. Pois eu lhe dou testemunho de que ele tem grande zelo por você e pelos de Laodicéia e pelos de Hierápolis. 14. O médico Lucas, nosso amado, envia shalom a você; também Demas. 15. Ore pela paz dos Irmãos que estão em Laodicéia e Ninfas, e pela assembléia em sua casa. 16. E quando esta epístola for lida entre vós, fazei que seja lida também na assembléia dos laodicenses; e o que está escrito em Laodicéia, 24 leia também. 17. E diga a Arquipo: “Esteja atento ao ministério que você recebeu em nosso Mestre (Y'shua), para que você o cumpra (25)”. 18. Esta saudação é minha, Paulo. Lembre-se dos meus laços. A graça esteja com você. Um homem.


Fim da Carta aos Colossenses que foi escrita de Roma e enviada pelas mãos de Tíquico.



Possivelmente o mesmo homem mencionado em Filemom, um escravo de um amigo de Rav Shaul.

21 Trabalhar por você em oração é baseado na expressão hebraica “avodah lev”; é o trabalho ou serviço do coração. A oração é necessária não apenas quando “parece bem”, mas de acordo com uma prática disciplinada e consistente. Em hebraico “tefilah ebed” a “oração de seu servo” é uma maneira graciosa e elegante de se aproximar de nosso Pai YHWH como um servo que se deleita em fazer o trabalho de seu Mestre. Todo o nosso trabalho está de acordo com o nosso “modo de oração” que realizamos através do Mashiyach Y’shua. Ezequias (YHWH é minha Força) é um belo exemplo desse tipo de serviço; “Todo projeto que ele empreendeu para buscar seu Elohim, seja a serviço da Casa de Elohim ou em conexão com a Torá e as mitsvot, ele o fez com todo o seu coração; e assim ele prosperou.” (2 Crônicas 31:21). Tudo em que colocamos nossas mentes e mãos é nosso serviço a YHWH, especialmente ao servir e construir o Corpo do Mashiyach. 2 Reis 18:5-6 diz; “Ele confiou em YHWH, Elohim de Israel; de modo que depois dele não houve igual a ele entre todos os reis de Judá, nem nenhum dos que foram antes dele. Pois ele se apegou (devek) a YHWH, e não deixou de segui-lo, mas guardou seus mandamentos, que YHWH ordenou a Moisés”. A oração ou serviço do coração é o fundamento para a obediência à Torá de YHWH pela graça através da fé, é assim que estamos colados (devekut) a YHWH. À medida que abrimos nossos corações para Y'shua Mashiyach, o Ruach haKodesh escreve a Torá em nossos corações e cada um testifica isso; “Tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Elohim: sim, a tua Torá está dentro do meu coração” (Salmo 40:8). Por favor, veja as notas de rodapé sobre avodá em Atos 9:36; 1 Pedro 3:6; Romanos 9:4, 12:1; 1 Tessalonicenses 2:13 e Comunicação Divina no Apêndice.

22 Permanecer perfeito é um Mandamento da Torá que Y'shuaestabeleceu em Mateus 5:48 “Você, portanto, seja g’miyra (perfeito) como seu Pai no céu, que é perfeito”. Rav Shaul e todos os Shlichim confirmam este trabalho vital de Mashiyach de acordo com o Ruach haKodesh. O aramaico g'miyra encontrado em Esdras 7:12, “Artaxerxes, rei dos reis, a Esdras o Cohen (sacerdote), um perfeito (g'miyra) escriba da Torá dos Elohim do céu, e em tal tempo. ” O cognato hebreu gamar é encontrado neste verso muito bonito no Salmo 138:8; “YHWH aperfeiçoará (gamar) todas as coisas a meu respeito; a tua misericórdia, ó YHWH, dura para sempre: não abandones as obras das tuas próprias mãos.” Também no Salmo 57:3 “Chamo a Elohim, o Altíssimo, a Elohim, que realiza (gamar) todos os seus propósitos para mim”. De Gênesis a Apocalipse encontramos o chamado e Mandamento da perfeição para os remanescentes eleitos de YHWH. O aramaico g'miyra e o hebraico gamar referem-se à conclusão, fim ou perfeição da alma de acordo com o novo homem espiritual. A primeira menção de um homem “perfeito” é Noé; “Noé foi um homem justo e perfeito (tamiym) em suas gerações, e Noé andou com Elohim.” (Gn 6:9). Gênesis 17:1 diz: “Quando Avram tinha 99 anos, YHWH apareceu a Avram e disse-lhe: “Eu sou El Shaddai [El Todo-Poderoso]. Ande na Minha presença e seja perfeito (tamiym).” Jó 2:3 diz: “E disse YHWH a Satanás; ‘Você considerou meu servo Jó, que não há ninguém como ele na terra, um homem perfeito (tamiym) e justo, que teme a Elohim e evita o mal? E ele ainda mantém a sua integridade, embora você me tenha provocado contra ele, para destruí-lo sem causa”. Claramente estes são homens justos (perfeitos) do “Antigo Testamento”, então quanto mais aqueles de Mashiyach e Ruach haKodesh no Novo Testamento são chamados a serem perfeitos? É extremamente lamentável que a maioria dos cristãos tenha sido informada de que eles não podem ser justos; eles se vêem como imundos pecadores habituais, que é o falso evangelho. Para muitos cristãos, a teologia do pecado e do inferno supera sua teologia da justiça. A Palavra de YHWH e Seu Mashiyach chamam os homens em todos os lugares para serem perfeitos, porém a teologia cristã diz que é “impossível guardar a lei” e, portanto, dispensam a mensagem das Boas Novas, que é exatamente oposta. Em vez de incorporar uma mentalidade de um novo homem, o homem completo, aperfeiçoado, capacitado e ressuscitado, o falso evangelho cristo-pagão ensina a mentalidade da cruz que só pode suportar nossos pecados habituais. Na realidade, a cruz (estaca de tortura) é um símbolo reto que denota os sofrimentos justos de um “homem reto” (yashar em hebraico) que trouxe vida, não morte. Portanto, somos chamados a sofrer como Y'shua Mashiyach sofreu, não em nossos pecados, mas porque paramos de pecar e agora sofremos por causa da justiça. Quando nos humilhamos e honramos a Palavra de YHWH, e cumprimos e guardamos Sua Torá, muitas vezes são as pessoas religiosas que odeiam os seguidores de Y’shua, pois não querem ser convencidos de seus pecados. Y'shuadiz: “Agora este é o julgamento: porque a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras são más” (Yochanan 3:19).

23 E completo, é o aramaico w’mshamlayaque fornece uma bela imagem da perfeição, completude e plenitude do Mashiyach que conecta nosso relacionamento vertical com nosso Pai YHWH (perfeição) com nossos relacionamentos horizontais (completos) uns com os outros. É esse tipo de imagem hebraica e aramaica nos ensinamentos de Rav Shaul que imprime a natureza do Mashiyach na mente hebraica, como a conclusão, plenitude, restituição ou harmonia de todas as coisas. Através do livro de Colossenses encontram-se elementos muito profundos de espiritualidade que revelam elementos do Tiferet ou “adorno” do Mashiyach. Quando Rav Shaul usa esses termos juntos, fala de equilíbrio e integração dos atributos do Mashiyach, fortalecendo os seguidores do Mashiyach. O Mashiyach é o centro, pilar do meio, ou o Servo ou Atendente (hebraico shammash) que abre o Reino dos Céus para que todos possam entrar. É interessante notar que foi logo após a morte de Rav Shaul que a mitologia judaica inventou a ideia de “Metatron”, que foi identificado como um “menor YHWH”. Metatron foi aparentemente derivado de Êxodo 23:20-21, que diz: “Eis que envio um anjo adiante de você, para mantê-lo no caminho e levá-lo ao lugar que preparei. Tome cuidado com ele, e obedeça à sua voz, não o provoque; porque ele não perdoará a tua transgressão, porque o meu nome está nele”. Lamentavelmente, elementos míticos e pagãos entraram no judaísmo rabínico como resultado de não reconhecer a Natureza (Qnoma) do Mashiyach. Por favor, veja as notas de rodapé em Mateus 28:19, Lucas 10:17, Yochanan 5:18. O apóstolo Paulo usa uma linguagem extravagante para explicar também o que Pedro se refere como “participantes da natureza de Elohim” (2 Pedro 1:4). Em 2 Coríntios 4:4 Paulo escreve: “Aos cujas mentes o deus deste mundo cegou, para que não creiam, ou então a luz da chama (Boas Novas) da glória do Mashiyach (que é a semelhança de Elohim) deve raiar sobre eles.” [Veja também Hebreus 1:3; Colossenses 1:15; 2:9] De muitas maneiras, isso se refere a um núcleo de singularidade espiritual que é evidente na diversidade humana. No Mashiyach somos treinados para ver a “centelha divina” em todos os outros humanos, uma pessoa não é capaz de ver esta centelha dentro de si até que seus olhos espirituais se abram para o Mashiyach. Quando uma pessoa pode ver a centelha divina interior e experimentar a capacitação para viver de acordo com a Retidão do Mashiyach, então eles são capazes de ver a centelha divina nos outros. No entanto, quando a religião, a teologia ou o humanismo secular cegam uma pessoa para a centelha divina dentro de si, então ela é incapaz de ministrar e adornar o Mashiyach nos outros. Rav Shaul ministra abertamente o Governo do Mashiyach para judeus e gentios sem reservas, ele serve o Mashiyach de acordo com a centelha divina e potencial ilimitado para o Mashiyach em cada alma.

24 Pela tradição oriental, isso se refere a 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses e 1 Timóteo, pois tais instruções são dadas na parte inferior dos manuscritos aramaicos.

25 O aramaico mshamlea aqui liga este significado com Efésios 1:23 “que é o seu corpo e a plenitude daquele que completa tudo em todos”.


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