sexta-feira, 11 de novembro de 2022

ATOS 28 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

ATOS 28

1. E depois soubemos que a ilha se chamava Melita. 2. E os bárbaros 261 que a habitavam mostraram-nos muitas gentilezas. E eles acenderam um fogo, e chamaram todos nós para nos aquecermos, por causa da grande chuva e frio naquela época. 3. E Paulo pegou um feixe de gravetos e os pôs no fogo; e uma víbora, impelida pelo calor, saiu deles e mordeu sua mão. 4. E quando os bárbaros o viram pendurado em sua mão, disseram: “Certamente, este homem é um assassino, embora (ele foi) libertado do mar, o julgamento não o deixará viver”. 5. Mas Paulo apertou sua mão e jogou a víbora no fogo: e ele não sofreu nenhum dano. 6. E os bárbaros esperavam que ele subitamente inchasse e caísse morto no chão. E quando eles olharam por muito tempo, e viram que ele não recebeu nenhum dano; eles mudaram sua linguagem e disseram que ele era uma divindade. 7. E havia terras naquele bairro, pertencentes a um homem chamado Publius, que era o chefe da ilha: e ele nos recebeu alegremente em sua casa por três dias. 8. E o pai de Publius estava doente com febre e diarréia. E Paulo foi ter com ele, e orou, e pôs a mão sobre ele, e o curou. 9. E depois deste evento, outros também na ilha que estavam doentes, vieram a ele e foram curados. 10. E eles nos honraram com grandes honras: e quando saímos do lugar, eles nos supriram com as necessidades. 11. E depois de três meses partimos, navegando em um navio de Alexandria, que havia invernado na ilha, e que trazia o sinal dos Gêmeos. (262) 12. E chegamos à cidade de Siracusa; e lá permaneceu três dias. 13. E de lá fizemos um círculo, e chegamos à cidade Rhegium. E, depois de um dia, o vento sul soprou (favoravelmente) para nós, e em dois dias chegamos a Puteoli, 263 uma cidade da Itália. 14. E ali encontramos Irmãos; e eles nos convidaram, e permanecemos com eles sete dias: e então seguimos para Roma. 15. E os Irmãos ali, ouvindo (da nossa aproximação), saíram ao nosso encontro até a aldeia chamada Appii Forum, e até as Três Tavernas. E quando Paulo os viu, ele deu graças a Elohim, e foi encorajado. 16. E seguimos para Roma. E o centurião permitiu que Paulo residisse onde quisesse, com um soldado que o guardasse. 17. E depois de três dias, Paulo enviou e chamou os principais judeus. E quando eles estavam reunidos, ele lhes disse: “Homens, meus irmãos, embora eu não tivesse em nada me levantado contra o povo ou a Torá de meus pais, 264 eu estava em Urishlim entregue em grilhões aos romanos: 18. e eles, quando me examinaram, estavam dispostos a me soltar, porque não encontraram em mim nenhuma ofensa que merecesse a morte. 19. E, como os Yehudeans me resistiram, fui compelido a proferir um apelo a César; mas não porque eu tivesse alguma coisa de que acusar o povo da minha nação. 20. Por isso mandei chamar-vos para vos ver, e vos declarar estas coisas; porque é por causa da esperança de Israel que estou preso com esta cadeia”. 21. Disseram-lhe: “Não recebemos nenhuma carta de Yehud contra ti; e nenhum dos Irmãos que vieram de Urishlim, nos disse qualquer coisa ruim de você. 22. Mas desejamos ouvir de você o que pensa; pois esta doutrina, sabemos, não é recebida por ninguém”. 23. E eles o designaram um dia; e muitos se ajuntaram e vieram ter com ele em seus aposentos. E ele lhes explicou a respeito do Reino de Elohim, testificando e persuadindo-os a respeito de Y'shua, da Torá de Moshe, e dos profetas, desde a manhã até a tarde. (265) 24. E alguns deles ouviram sua explicação enquanto outros se recusaram a fazê-lo. 25. E eles saíram dele, discordando entre si. E Paulo dirigiu-lhes este discurso: “Bem o Ruach haKodesh, pela boca do profeta Yesha'yahu, falou a respeito de seus pais, 26. dizendo: 'Vá a este povo, e diga-lhes: Ouvindo você ouvirá, e não entenderá; e você verá, e não compreenderá. 27. Porque o coração deste povo está endurecido, e aborreceram o seu ouvir, e fecharam os seus olhos; ou então eles vejam com seus olhos, e ouçam com seus ouvidos, e entendam com seus corações, e se convertam a mim, e eu os perdoarei.' aos gentios é enviada esta redenção de Elohim: e, além disso, eles a ouvirão”. (267) 29. O versículo 29 não existe na Peshitta. (268) 30. E Paulo alugou uma casa, a seu próprio custo, e residiu nela dois anos; e lá ele recebeu tudo o que veio a ele. 31. E ele pregou sobre o Reino de Elohim, e ensinou com ousadia 269 sobre nosso Mestre Y'shua Mashiyach, em completa liberdade.


Conclusão dos Atos do abençoado Shlichim; isto é, suas Histórias.



261 Este foi um termo cunhado pelos gregos que detestavam o som das línguas mais orientais, que eram ásperas para seus ouvidos. Na mente grega, tudo o que ouviam era rabiscos que soavam como bar, bar, de onde temos “bárbaros”. Ironicamente, porém, “bar, bar” era o oposto de barbárie em aramaico, onde significa “filho, filho”.

262 Enquanto o NT grego usa o termo dioskuri, referindo-se a Castor e Pólux (filhos do senhor dos deuses), o aramaico diz simplesmente “os gêmeos” porque Lucas não quer nem usar o título pelo qual esses falsos deuses passaram , muito menos seus nomes.

263 Este era um porto na baía de Nápoles, também conhecido como Ostia. O navio de grãos alexandrino em que Paulo viajava precisava atracar aqui porque naquela época o porto de Roma era muito raso. Mais tarde, Roma expandiria seu porto para acomodar esses gigantes marítimos.

264 Por sua própria confissão, o apóstolo Paulo nunca falou ou ensinou contra o povo judeu ou a Torá, em contradição direta com aqueles que dizem que o fez. Em Atos 23:6 ele declarou que era “um fariseu filho de um fariseu”. Então, em Atos 26:5 ele disse: “Eu vivia na doutrina principesca dos fariseus”. Paulo faz a distinção que “minha justiça não é (agora) aquela da Torá, mas aquela que é da fé no Mashiyach” (Fp 3:1-8). Paulo diferencia entre a Torá escrita no coração (Jeremias 31:33), pela graça através da fé, em contraste com seguir uma religião tradicional “sobre” a Torá. Paulo foi enfático: “Nós, então, anulamos a Torá pela fé? Que nunca seja! Pelo contrário, estabelecemos a Torá” (Romanos 3:31). A fé abre nossos corações para que a Torá possa viver dentro de nossas “partes internas” através da fé no Mashiyach Y'shua, de acordo com o novo homem. Para aqueles que voluntariamente violam a Torá e “violam a Lei” Y’shua dirá: “Afastem-se de mim, vocês que praticam a iniqüidade!” (Mateus 7:23) [Veja o comentário de (Mateus 7:23); Transgressão à Torá = Anti-Torá = Oposto a Torá = Iniquidade = Praticantes do Anomos = Anomos (ἀνομίαν/anomian/anomia) Strongs 458; Grego: ανομια [anomia] (Substantivo feminino). De ανομος [anomos] (α [a] - como uma partícula negativa - “sem“, e νομος [nomos] “lei” = “sem lei”); [ou seja, “sem Torá = contrário a Torá”]. Negação da Lei. ilegalidade, falta de conformidade com a lei, violação da lei, desacato à lei, contrário a lei, iniqüidade, impiedade. O total desrespeito pela lei de Deus (Sua Palavra escrita e viva). Anomía ("ilegalidade") inclui o impacto final da violação da lei - ou seja, sua influência negativa na alma de uma pessoa (status perante Deus). Concordância Exaustiva NAS, Palavra Origem: de Anomos; Strongs 459 (ἄνομος/anomos); Definição: sem lei; Uso: sem lei, perverso; 1. destituído da lei (mosaica); 2. desviando-se da lei, violador da lei, sem lei, ímpio.] [Uma frase bem famosa do Salvador Y'shua Mashiyach e com uma revelação oculta importantíssima, que emprega a palavra (anomia/anomos) é no texto de Mateus: “Não será qualquer um que me diga: “Meu mestre, meu mestre!” Entrará no Reino dos Céus, mas quem fizer a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: “Meu mestre, meu mestre! Por seu nome, não profetizamos? E pelo teu nome expulsamos demônios? E pelo seu nome fizemos muitos milagres? E então lhes direi que desde a eternidade, não vos conheço. Afastem-se de mim, obreiros da iniqüidade!.”(Mateus 7:21-23); (obreiros da iniquidade = trabalhadores da iniquidade  = praticantes do anomos/anomia = opositores à Torá = obras contrárias à Torá = anti-Torá = anti-Mashiyach); Ver também os versículos de (Mateus 13:41: 23:28; 24:12; 2Tessalonicenses 2:8; Romanos 2:12; 1João 3:4).] Veja um estudo completo sobre as palavras anomia/anomos e transgressão à Torá acessando o site: https://yeshuahamashiachyhwh.wordpress.com/anomos .] [   ] grifos do autor da tradução para o português.

265 O Reino dos Céus deve ser entendido dentro da língua e cultura de seu nascimento, e através dos olhos da “Torá de Moshe e dos Profetas”. À medida que nos orientamos para o Reino dos Céus, a Torá e os Profetas são dois dos elementos mais confiáveis ​​em nossa bússola espiritual. O terceiro, claro, é o Ruach haKodesh que confirma a Palavra de YHWH. O quarto é Mashiyach que demonstra e fornece a interpretação adequada. Se pudermos treinar nossos corações e espíritos para focar em como Y'shua, Apóstolo Paulo e os Shlichim vivem e se comportam, então podemos entender como a Torá também deve ser escrita em nossos corações. A Torá é a vida do homem espiritual que vive dentro de nós; é a natureza do Mashiyach e do Ruach haKodesh. Quando a Torá se torna uma identidade religiosa ou uma teologia, ela perde sua autoridade em nossas vidas e eventualmente se torna inativa, passiva e desinteressante. Y'shua e os Shlichim ensinaram a Torá e os Profetas da manhã à noite porque é assim que o povo de YHWH se torna inspirado e fortalecido. Aqui está o Caminho Antigo, o ingrediente essencial que YHWH diz que será restaurado no Acharit haYamim (últimos dias). “Farei uma Nova Aliança... porei minha Torá em suas partes internas, e a escreverei em seus corações; e serei o seu Elohim, e eles serão o meu povo. E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhece a YHWH; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior deles, diz YHWH; porque perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais do seu pecado”. Jeremias 31:31-34

266 Citando Yesha'yahu/Isaías 6:9-10. Um dos maiores mistérios das Escrituras é “a cegueira” que se abateu sobre os “ramos naturais”. Há muita especulação sobre se é por causa do orgulho judaico da identidade religiosa obstinada, ou porque o Mestre do Universo orquestrou divinamente tal cegueira, ou ambos. Independentemente de nossas opiniões, o apóstolo Paulo trata os judeus e os goyee (os das nações) [gentios] com igual peso quando diz: “Pois se Elohim não poupou os ramos naturais, talvez ele não o poupe. Eis agora a bondade e a severidade de Elohim: sobre os que caíram, severidade; mas em você, bondade, se você continuar nessa bondade; e se não, você também será arrancado. E eles, se não continuarem em sua pobreza de fé, serão enxertados; pois Elohim é capaz de enxertá-los novamente. Pois se foste arrancado da oliveira brava, que te era natural, e, contra a tua natureza, enxertado em boa oliveira; quanto mais eles podem ser enxertados em sua oliveira natural? (Pois eu quero que você saiba disso) mistério, que a cegueira do coração em certa medida caiu sobre Israel até que a plenitude dos gentios venha:” (Romanos 11:21-25). A plenitude dos gentios entrando no Reino de Elohim é um elemento chave para o retorno do Mashiyach, porém existem dois componentes vitais para esta plenitude. A promessa foi dada a Avraham que: “Em sua semente (Mashiyach) todas as nações da terra serão abençoadas”. (Gênesis 22:18). Isso segue profeticamente a partir de Gênesis 3:15, “entre a tua semente e a semente dela; ele ferirá a sua cabeça, e você ferirá o calcanhar deles” (Gn 3:15), referindo-se à semente da mulher (Mashiyach) que feriria a cabeça da Serpente (Enganador). YHWH enviou o Mashiyach para toda a vida humana; “Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para YHWH, e todas as famílias dos Goy (nações) adorarão diante de você. Pois o reino é de YHWH, e ele governa sobre os Goy (nações)”. (Salmo 22:27-28). Ele também diz: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Elohim: serei exaltado entre os Goy (nações), serei exaltado na terra”. (Salmo 46:10). Especificamente, “E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé será uma bandeira dos povos, a ele os Goy (nações) buscarão; e o seu lugar de descanso será glorioso.” (Is 11:10). Os gentios ou nações são parte de Seu aprisco: “E ele disse: Coisa leve é ​​que você, meu servo, levante as tribos de Jacó e restaure o natsar (preservado) de Israel: também te darei por uma luz para o Goyee (nações), para que você possa ser Y'shuati (Minha Salvação) até os confins da terra”. (Is 49:6) Novamente, “E Goyee (nações) virão à tua luz, e os reis ao resplendor do teu nascer.” (Isaías 60:3). E ainda: “Deixei-me ser procurado por aqueles que não me pediam; Permiti-me ser encontrado por aqueles que não Me buscavam. Eu disse: 'Aqui estou, aqui estou', para um Goyee (nação) que não invocou Meu nome”. (Isaías 65:1). No entanto, Yisrael também tem uma parte em trazer a plenitude dos gentios como Jeremias diz: “Se você voltar, ó Israel, diz YHWH, sim, volte para mim; e se você tirar as suas coisas detestáveis ​​da minha vista, e não vacilar; E jurará: ‘Vive YHWH’ em verdade, em justiça e em retidão; então os Goyee (nações) se abençoarão por Ele, e nEle se gloriarão”. (Jeremias 4:1-2). Sem dúvida, o Mashiyach não retornará até ouvir: “Baruch haba b’Shem YHWH” (Bendito é aquele que vem em nome de YHWH) Salmo 118:6. Quando as nações receberem o Mashiyach de acordo com o Reino de Elohim, então a plenitude dos gentios virá. A carta do governo de Y'shua é o Espírito e a Verdade da Torá escrita no coração.

267 “Eles vão ouvir”, o cristianismo tem agora 2,2 bilhões de adeptos, cerca de um terço da população da terra.

268 O versículo 29 não aparece em textos aramaicos, nem em nenhum manuscrito grego antigo; edições posteriores colocam este versículo na margem. (Murdock). O versículo adicional foi o seguinte: E quando ele disse isso, os judeus se retiraram; e houve grandes disputas entre eles. O latim antigo (ca. 2º século), bem como a Vulgata (final do século 4º) têm esta e algumas palavras adicionais. Como essa cadeia se desenvolveu entre o latim antigo e a Peshitta pode nunca ser totalmente conhecida. Isso indica que a Peshitta não poderia ter sido traduzida de um texto grego singular. Peshitta às vezes concorda com as versões gregas (uma ou outra) e às vezes discorda; às vezes parágrafos inteiros mudaram de lugar, refutando a teoria de uma primazia grega.

269 ​​“Audaciosamente” é derivado do aramaico “glea” que significa literalmente “com os olhos abertos”, o equivalente hebraico é “galah”. O Salmo 98:2 diz: “YHWH fez conhecida Sua salvação: Sua justiça Ele (galah) revelou abertamente à vista das nações (Goyim). O Reino dos Céus é revelado e demonstrado pela capacitação do Ruach haKodesh através daqueles que recebem o Ruach haKodesh. Ao longo do Livro de Atos, o poder do Ruach haKodesh se manifesta de muitas maneiras, como:

1. Soar como um vento rugindo no Templo em Jerusalém 2:2

2. Falando em diversos idiomas 2:11

3. Três mil almas se arrependem de seus pecados e são imersas no Reino dos Céus 2:41

4. Sinais e feitos poderosos pelos Apóstolos em Jerusalém 2:43

5. Pedro cura o coxo na porta do Templo 3:7

6. Cerca de cinco mil homens ouvem e acreditam 4:4

7. A assembléia é abalada e todos são preenchidos com o Ruach haKodesh 4:31

8. Grande graça está com eles e tudo o que eles têm é compartilhado em comum 4:32-33

9. Khanan-Yah (Ananias) morto por engano 5:5

10. Shapeera (Saphira) morto por engano 5:10

11. Sinais e muitos feitos poderosos ocorrem entre as pessoas 5:12

12. Multidões de pessoas são trazidas para os mercados em paletes e a sombra de Pedro cura a todos 5:15

13. Multidões de pessoas são libertadas de espíritos imundos 5:16

14. YHWH abre a porta da prisão e envia Shlichim de volta ao Templo para pregar Palavras de Vida 5:19-20

15. Os apóstolos não param o dia todo para ensinar o Mashiyach Y'shua no Templo e nas casas 5:42

16. Astapanos (Stephen) realiza sinais e maravilhas entre o povo 6:8

17. Estêvão pede perdão a YHWH para aqueles que o estão assassinando 7:60

18. Peleepos (Filipe) liberta as pessoas em Samaria de espíritos imundos e cura paralíticos e coxos 8:7

19. Filipe é milagrosamente transportado de Gaza para Azoto 8:39

20. Shaul na estrada para Damasco fica cego pela luz do céu 9:3-8

21. Khanan-Yah (Ananias) cura Saulo de sua cegueira 9:17

22. Shimon (Pedro) cura Anis, que era paralítico por oito anos 9:34

23. Pedro ressuscita Tabita dos mortos 9:40

24. Pedro testemunha o Ruach haKodesh derramado sobre Qurnelius e sua casa 10:45

25. Pedro testemunha a porta da prisão aberta por vontade própria 12:10

26. Herodus morto pelo Mensageiro do Mestre YHWH 12:23

27. Paulo cega temporariamente Bar-Shuma, o feiticeiro 13:11

28. Paulo e Bar-Naba realizam milagres e maravilhas 14:3

29. Paulo cura homem de Lostra que era coxo de nascença 14:10

30. Paulo é apedrejado e arrastado para fora de Lostra, mas os discípulos se reúnem e ele se levanta 14:19

31. Paul deixa Lostra para Derbe, mas depois retorna para Lostra, onde foi anteriormente apedrejado e deixado para morrer 14:21

32. Paulo e Bar-Naba fazem milagres e maravilhas entre os gentios 15:12

33. Os gentios se abstêm de coisas sacrificadas a ídolos, sangue, coisas estranguladas e fornicação 15:29

34. Paulo dá à luz uma menina que possuía espírito de adivinhação 16:18

35. Paulo e Silas libertados da prisão, porta se abre, correntes caem 16:26

36. Filósofos pagãos em Atenas se arrependem de seus pecados e entram no Reino dos Céus 17:34

37. Presidente da sinagoga Crispo, toda sua família e muitos em Corinto confiam em Y'shua Mashiyach 18:8

38. Paulo impõe as mãos sobre os discípulos, através da Ruach haKodesh eles falam várias línguas e profetizam 19:6

39. Roupas do corpo de Paulo, guardanapos e trapos são colocados sobre os doentes e doenças e demônios saem 19:12

40. Êutico cai da janela e foi levado como morto, Paulo diz que sua alma está nele 20:10

41. Miríades em Yehud passam a acreditar em Y'shua e são todos zelosos pela Torá 21:20

42. Paulo cura o pai de Publius e outros na Ilha de Malta 28:8-9


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