sexta-feira, 11 de novembro de 2022

ATOS 27 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

ATOS 27

1. E Festo ordenou, respeitando-o, que ele deveria ser enviado para a Itália, para César. E ele entregou Paulo e outros prisioneiros com ele a um certo homem, um centurião da coorte de Augusto, cujo nome era Júlio. 2. E, quando devíamos partir, embarcamos num navio que vinha da cidade de Adramítio e ia para o país da Ásia. E lá embarcou conosco no navio, Aristarco, um macedônio da cidade de Tessalônica. 3. E no dia seguinte, chegamos a Zidon. E o centurião tratou Paulo com bondade e permitiu que ele visitasse seus amigos e se refrescasse. 4. E, navegando dali, porque os ventos estavam contra nós, navegamos para Chipre. 5. Passamos o mar da Cilícia e da Panfília e chegamos a Mira, cidade da Lícia. 6. E ali o centurião encontrou um navio de Alexandria, que ia para a Itália; e ele nos colocou a bordo dele. 7. E como era difícil navegar, mal havíamos chegado depois de muitos dias, em frente à ilha de Cnidos. E, porque o vento não nos permitiu seguir um curso reto, navegamos por Creta, (e viemos) em frente à cidade de Salmone. 8. E com dificuldade, depois de navegar por ela, chegamos a um lugar chamado Bons Portos, perto do qual ficava a cidade chamada Lassa. 9. E nós ficamos lá por muito tempo, e até depois do dia do Jejum Judaico. 257 E era perigoso (então) para qualquer um ir pelo mar; e Paulo os aconselhou, 10. e disse: “Homens, percebo que nossa viagem será (assistida) com perigo e com muita perda, não apenas da carga de nosso navio, mas também de nossas vidas.” 11. Mas o centurião deu mais ouvidos ao piloto e ao dono do navio do que às palavras de Paulo. 12. E, como aquele porto não era vantajoso para o inverno, muitos de nós queríamos navegar dele e, se possível, chegar e passar o inverno em um certo porto de Creta, chamado Fenice, e que dava para o sul. 13. E quando o vento sul soprou e eles esperavam chegar como desejavam, começamos a navegar ao redor de Creta. 14. E logo depois, uma tempestade de vento se levantou sobre nós, chamada Typhonic Euroclydon. 15. E o navio foi girado pelo vento, e não pôde manter a proa; e nós renunciamos (o navio) ao seu poder. 16. E quando passamos por uma certa ilha, chamada Cyra, mal conseguimos reter o barco. 17. E depois de içá-lo (a bordo), cingimos o navio (a cintura) e o fortalecemos. E, como tínhamos medo de encalhar, descemos a vela; e assim nos desviamos. 18. E como a tempestade se abateu violentamente sobre nós, no dia seguinte lançamos mercadorias ao mar. 19. E no terceiro dia, com nossas próprias mãos, jogamos fora o embate do navio. 20. E como a tempestade durou muitos dias, e como nenhum sol era visível, nem lua, nem estrelas,258 toda esperança de nossa sobrevivência foi inteiramente cortada. 21. E, como ninguém havia comido, Paulo levantou-se no meio deles e disse: “Se vocês tivessem me ouvido, ó homens, não teríamos navegado de Creta, e teríamos foi isento desta perda e perigo. 22. E agora, aconselho-o a não se preocupar; pois nem uma alma de vocês será perdida, mas apenas o navio. 23. Pois me apareceu esta noite, o Mensageiro daquele Elohim a quem pertenço e a quem sirvo. 24. e ele me disse: ‘Não temas, Paulo; pois você ainda não esteve diante de César; e eis que Elohim vos fez um presente de todos os que navegam convosco.” 25. Portanto, homens, sede corajosos; pois confio em Elohim, que será como me foi dito. 26. No entanto, devemos ser lançados em uma certa ilha”. 27. E após os quatorze dias de nossa perambulação e agitação no mar Adriático, à meia-noite, os marinheiros conceberam que se aproximavam da terra. 28. E lançaram o chumbo, e acharam vinte braças. E novamente eles avançaram um pouco, e encontraram quinze braças. 29. E como temíamos que fossemos presos em lugares onde havia rochas, eles lançaram quatro âncoras da popa do navio e oraram pela manhã. 30. E os marinheiros tentaram fugir do navio. E dali desceram o barco ao mar, sob o pretexto de que iam nele para ancorar o navio à terra. 31. E quando Paulo viu (isso), ele disse ao centurião e aos soldados: “A menos que estes permaneçam no navio, você não pode ser salvo”. 32. Então os soldados cortaram a corda do barco e deixaram o barco à deriva. 33. E como ainda não era de manhã, Paulo aconselhou-os a comer, dizendo-lhes: “Por causa do perigo, já é o décimo quarto dia que nada provais. 34. Por isso, rogo a você que leve comida para o sustento de sua vida; pois nem um fio de cabelo da cabeça de nenhum de vocês perecerá”. 35. E tendo dito estas coisas, ele tomou o pão, e deu glória a Elohim diante de todos eles; e ele o quebrou, e começou a comer. 36. E todos foram consolados; e eles se alimentavam. 37. E havia de nós no navio 259 duzentas e setenta e seis almas. (260) 38. E quando eles se fartaram de comida, eles aliviaram o navio, e pegaram o trigo e o lançaram ao mar. 39. E quando já era dia, os marinheiros não sabiam que terra era; mas viram à margem da terra uma enseada do mar; para onde, se possível, pretendiam conduzir o navio. 40. E cortaram as âncoras do navio e as deixaram no mar. E eles afrouxaram as tiras do leme, e içaram uma pequena vela ao vento, e abriram caminho em direção à terra. 41. E o navio atingiu um baixio entre dois canais do mar, e ficou preso nele. E a parte dianteira repousava sobre ela e não podia ser movida; mas a parte da frente foi quebrada pela violência das ondas. 42. E os soldados estavam inclinados a matar os prisioneiros; ou então eles deveriam recorrer à natação e escapar deles. 43. Mas o centurião os impediu, porque queria preservar Paulo. E aos que sabiam nadar, ele ordenou que saíssem a nado primeiro e passassem para a terra. 44. E o resto, ele fez para se transportar em pranchas, e em outras madeiras do navio. E assim todos eles escaparam em segurança para pousar.

257 Este é Yom Kipur. [YOM KIPUR OU YOM HAKIPURIM. Eis a instituição da festa de Yom Kipur (“dia da expiação” ou “dia do perdão”) nas Escrituras: “Falou mais YHWH a Moshé [Moisés], dizendo: Mas aos dez dias desse sétimo mês será yom hakipurim [“o dia das expiações”]; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas [com jejum]; e oferecereis oferta queimada a YHWH. E naquele mesmo dia nenhum trabalho fareis, porque é yom hakipurim [‘o dia das expiações’], para fazer expiação por vós perante YHWH vosso Elohim. Porque toda a alma, que naquele mesmo dia se não afligir, será extirpada do seu povo. Também toda a alma, que naquele mesmo dia fizer algum trabalho, eu a destruirei do meio do seu povo. Nenhum trabalho fareis; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações em todas as vossas habitações. Shabat [Sábado] de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso shabat [sábado].” (Vayikrá/Levítico 23:26- 32). Texto retirado do livro “JUDAÍSMO NAZARENO: O CAMINHO DE YESHUA E DE SEUS TALMIDIM” Por TSADOK BEN DERECH, para ler o estudo completo “YOM KIPUR OU YOM HAKIPURIM”  acesse: https://yeshuahamashiachyhwh.wordpress.com/yom-kipur-ou-yom-hakipurim ]  Para ler e adquirir a obra completa de TSADOK BEN DERECH acesse o site: https://clubedeautores.com.br/livro/judaismo-nazareno .] [  ] grifos do autor da tradução para o português.

258 Nenhum sol era visível, nem lua nem estrelas. E, no entanto, apesar desses problemas, Rav Shaul foi capaz de acompanhar sem esforço o número de dias e sabia quanto tempo tinha para voltar a Jerusalém para o Yom Kippur. Isso prova que o calendário que ele usava nessa época não era apenas baseado na observação do sol, da lua e das estrelas, mas também tinha um backup calculado que era necessário para entrar em ação quando a observação se tornava impraticável. Um problema semelhante enfrentou Noé, que teve que contar 151 dias em um período de exatamente cinco meses sem ter o sol, a lua ou as estrelas disponíveis para consultar nessa situação extrema. O Sinédrio também usaria uma grande variedade de dados astronômicos, matemáticos e ambientais para manter e declarar o tempo do mês hebraico e seus festivais. Veja Roda de Estrelas no Apêndice.
259 Khabouris tem uma notação, beyt-samekh, após as palavras “no navio”.

260 Duzentos e Setenta e Seis também é um número muito especial, com bastante significado e aplicação. É refletido no calendário sacerdotal na terra, que é espelhado nos céus por um calendário celestial semelhante e inter-relacionado. A malha do calendário celestial e sacerdotal em 1469 BCE. Este ano reflete um mecanismo de início duplo, um “Ano Zero” (o Êxodo 1447 AEC) e depois o Ano 1. Os sacerdotes de Arão começam seu ministério e estabelecem o Tabernáculo no ano seguinte conforme Êxodo 40. A fim de “cobrir ” o Êxodo real que aconteceu um ano antes de os sacerdotes começarem a servir, devemos estabelecer a linha de base cronológica em que os sacerdotes serviram; Shabat a Shabat a cada semana, começando na sexta-feira no início da primavera, que geralmente corresponde a 21 de março em nosso calendário atual. Todos os cursos sacerdotais servem juntos durante os Moedim (Grandes Festas), embora o período de serviço conte apenas para o curso programado naquela semana em particular. Existem, portanto, dois ciclos de 24 cursos que acontecem ao longo de 48 semanas, e as 4-5 semanas restantes seriam cobertas pelas semanas de abertura do próximo ano. Se sobrepusermos o ciclo de 24 semanas ao longo do ano solar, ao final de 23 anos, o primeiro curso que começou na primeira sexta-feira da primavera retornará ao serviço. À medida que mais ciclos de 23 anos se seguem, o curso 1 continuará a retornar nesta mesma semana, mas o Equinócio Vernal ao qual está vinculado chegará cada vez mais cedo nessa semana. Após 12 ciclos de 23 anos completos (12 x 23 = 276) o curso que estava em serviço naquela primeira semana de primavera entrará em recesso para a semana anterior (sexta-feira, 14 de março) e o próximo curso estará em serviço na sexta-feira, 21 de março. Esses padrões são uma certeza matemática e foram confirmados com a mais recente precisão computacional e científica, e estão documentados na publicação Wheel of Stars. Que delícia que neste mesmo capítulo que fala sobre navegação, estações, sol, lua e estrelas, mares e pessoas também encontramos 276 almas em uma jornada juntos, e é a mesma matemática que o ciclo de 276 anos de cada curso sacerdotal celestial. E, em ambos os casos, o tema é a salvação da morte e da destruição.