sexta-feira, 11 de novembro de 2022

ATOS 26 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

ATOS 26

1. E Agripa disse a Paulo: “Você tem permissão para falar em seu próprio nome.” Então Paulo estendeu a mão e se defendeu, dizendo: 2. “Em todas as coisas de que sou acusado pelos Yehudeans, rei Agripa, considero-me altamente favorecido, para hoje fazer defesa diante de vocês: 3 especialmente, porque sei que você é especialista em todas as controvérsias e costumes 251 dos Yehudeans. Portanto, peço-lhe que me ouça com indulgência. 4. Os próprios Yehudeans, se quiserem testemunhar, conhecem bem meu curso de vida desde minha infância, que desde o início estava entre minha nação e em Urishlim. 5. Pois eles há muito estão convencidos de mim, e sabem que eu vivia na doutrina principesca dos fariseus. 6. E agora, pela esperança 252 da promessa que foi feita por Elohim a nossos pais, estou de pé e sou julgado. 7. A esta esperança, nossas doze tribos esperam chegar, com orações fervorosas de dia e de noite: e por esta mesma esperança, rei Agripa, sou acusado pelos Yehudeans.[***] 8. Como você avalia este assunto? Não devemos acreditar que Elohim ressuscitará os mortos? 9. Pois eu mesmo, a princípio, resolvi em minha própria mente que cometeria muitas coisas adversas contra o nome de Y'shua, o Nazareno, 10. O que também fiz em Urishlim; e pela autoridade que recebi dos chefes dos sacerdotes, lancei na prisão muitos dos crentes separados e, quando foram mortos por eles, participei com aqueles que os condenaram. 11. E em cada sinagoga eu trouxe angústia para eles, enquanto eu os pressionava a se tornarem injuriadores do nome de Y'shua. E na grande ira que me encheu contra eles, também fui a outras cidades para persegui-los. 12. Enquanto eu ia para Damasco, com a autoridade e licença dos principais sacerdotes, 13. ao meio-dia, no caminho, vi, ó rei, uma luz superior à do sol, brilhando do céu sobre mim e sobre todos os que estão comigo. 14. E todos nós caímos por terra; e ouvi uma voz que me dizia em hebraico: ‘Saulo, Saulo! por que você me persegue? Vai ser difícil para você chutar contra as estacas.” (253) 15. E eu disse: Meu Mestre, quem é você? E nosso Mestre me disse: “Eu sou Y'shua, o Nazareno, a quem você persegue.” 16. E ele me disse: “Fique em pé; pois eu apareci a você, para este propósito, para constituir você um ministro e uma testemunha de que você me vê e de que você me vê no futuro. 17. E eu os livrarei do povo dos Yehudeans, 254 e de outras nações; a quem te envio, 18. abrir os olhos; para que se convertam das trevas para a luz, e do domínio de Satanás para Elohim; e receba o perdão dos pecados, e uma porção com os crentes separados, pela fé em mim.' 19. Por isso, rei Agripa, não desobedeci à visão celestial: 20. mas preguei desde o primeiro a eles em Damasco, e a eles em Urishlim e em todas as aldeias de Yehud; e também preguei aos gentios que se arrependessem e se voltassem para Elohim, e fizessem as obras adequadas ao arrependimento. 21. E por causa dessas coisas, os Yehudeans me prenderam no Templo e procuraram me matar. 22. Mas até hoje Elohim me ajudou; e eis que estou de pé e presto testemunho aos pequenos e aos grandes; para você não dizendo nada além de Moshe e os profetas, mas as mesmas coisas que eles declararam que aconteceriam: 23. (a saber), que Mashiyach sofreria e se tornaria as primícias da ressurreição dos mortos; e que proclamaria luz ao povo e aos gentios”. 24. E quando Paulo estendeu sua defesa até aqui, Festo gritou em alta voz: “Paulo, você está perturbado: muito estudo o perturba”. 25. Paulo respondeu-lhe: “Não sou perturbado, excelente Festo; mas fale palavras de verdade e retidão. 26. E o rei Agripa também está bem familiarizado com essas coisas; e, portanto, falo com confiança diante dele, porque suponho que nenhuma dessas coisas escapou de seu conhecimento; pois eles não foram feitos em segredo. 27. Rei Agripa, você acredita nos profetas? Eu sei que você acredita.” 28. O rei Agripa disse a ele: “Quase, você me convence a me tornar um Kristianay.” (255) 29. E Paulo disse: “Eu gostaria de Elohim, que não apenas você, mas também todos os que me ouvem neste dia fossem quase e totalmente, como eu sou, além desses laços”. 30. E o rei se levantou, e o governador, e Berenice, e os que estavam com eles. 31. E quando eles saíram, conversaram entre si e disseram: “Este homem não fez nada digno de morte ou de prisão”. 32. E Agripa disse a Festo: “O homem poderia ser posto em liberdade, se não tivesse anunciado um apelo a César”. 256



251 Neste caso namusa pode se referir tanto a costumes feitos pelo homem, para colocar uma cerca ao redor da Torá, ou costumes que surgem da observância direta da Torá escrita de Moshe. [“Cerca” (ou muro) é uma lei rabínica instituída para prevenir um indivíduo de transgredir a Torá, formando-se, então, uma “cerca” envolta [ao redor] do mandamento para evitar a sua transgressão. Ver comentário 166 de Atos 16 e a explicação completa sobre o assunto]. [   ] grifos do autor da tradução para o português.

252 Outra exploração múltipla da raiz de sebar. Em cada caso, “esperança” pode ser substituída por “Boas Novas”; é provável que ambos os significados fossem significados simultaneamente.

[***][A Bíblia Israelita (Verdadeiro Nome 3ª Edição); traz o seguinte comentário (Atos 26:7): “As promessas foram feitas para as doze tribos, e Shaul declara claramente que ele tem essa esperança da ressurreição dos mortos, pertinente às doze tribos, definido sua fé e sua missão. As doze tribos se acham  hoje e ambas as casas de Yisrael.”] Para adquirir o exemplar da 4ª edição da Bíblia Israelita Verdadeiro Nome acesse: https://www.verdadeironome.com.br ]. [***][  ] grifos do autor da tradução para o português.

253 Chute contra as estacas. Essa metáfora refere-se a estacas ou picadas que eram usadas para guiar animais como bois. Uma estaca de metal foi colocada para que se o boi fosse na direção errada seria picado. Rav Shaul então está sendo comparado a um boi teimoso que está prestes a encontrar seu verdadeiro mestre e se desviar de seu caminho maligno para o caminho da retidão. Para provar que Y’shua é o Mestre de Paulo, Y’shua deixa o “boi” cego por três dias.

254 Em todo o diglo de Atos, “yehudeans” é usado em lugares onde a elite de Jerusalém se refere, ao invés do genérico “judeus” que se refere a todos os judeus em todo o mundo. Em muitos casos, é feita uma distinção de que os judeus que vivem fora de Yehudea estão se juntando ao Mashiyach e também servindo junto com Rav Shaul.

255 Kristianay (cristão) é o termo gentio para os seguidores não-judeus de Y'shua, às vezes também aplicado por pagãos e outros aos discípulos, mas nunca usado entre um discípulo para outro. Veja as notas em Atos 11:26 e 1 Pedro 4:16.

256 Não havia apelado para César. Como cidadão romano, Rav Shaul tinha o direito de ter seu caso ouvido pelo imperador. Do ponto de vista administrativo local, Agripa está correto. Na maioria dos casos, alguém como Paulo teria sido libertado. No entanto, isso não teria impedido seus inimigos de continuar a persegui-lo e prejudicá-lo, ou tentar prendê-lo em outros assuntos. Ao fazer seu apelo antecipadamente, Rav Shaul evita as conivências legais ou ilegais de seus acusadores. Em vez disso, ele terá o assunto decidido na mais alta corte terrena que puder, confiando nisso quando for considerado inocente; seus inimigos não terão mais nada contra ele. No final, porém, Paulo será decapitado por esse mesmo sistema romano de “justiça”.


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