sexta-feira, 11 de novembro de 2022

ATOS 25 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

ATOS 25

1. E quando Festo chegou a Cesaréia, ele, depois de três dias, subiu para Urishlim. 2. E os principais sacerdotes e os chefes dos Yehudeans fizeram-lhe representações a respeito de Paulo. 3. E eles pediram-lhe, pedindo-lhe o favor, que o mandasse vir a Urishlim; eles colocando uma emboscada para matá-lo pelo caminho. 4. Mas Festo respondeu: “Paulo está preso em Cesaréia, para onde também vou. 5. Portanto, desçam conosco os que forem capazes de entre vós e apresentem todas as ofensas que houver no homem”. 6. E quando ele estava lá oito ou dez dias, ele desceu para Cesaréia. E no dia seguinte, ele sentou-se no tribunal e ordenou que Paulo fosse trazido. 7. E quando ele veio, os Yehudeans que vieram de Urishlim o cercaram, e fizeram contra ele muitas e pesadas acusações, que eles não puderam comprovar. 8. Enquanto isso, Paulo sustentou que não havia cometido nenhuma ofensa, nem contra a Torá judaica, 246 ou contra o Templo, ou contra César. 9. Mas Festo, porque ele estava disposto a conciliar o favor dos Yehudeans, disse a Paulo: “Você vai subir a Urishlim, e lá ser julgado diante de mim por essas coisas?” 10. Paulo respondeu e disse: “Estou perante o tribunal de César: aqui devo ser julgado. Contra os Yehudeans eu não cometi nenhuma ofensa, como você também sabe. 11. Se eu tivesse cometido algum crime, ou feito algo digno de morte, não me recusaria a morrer. Mas se nenhuma das coisas de que me acusam está sobre mim, ninguém pode me sacrificar à sua vontade. Anuncio um apelo a César.” 12. Então Festo conversou com seus conselheiros e disse: “Você declarou um apelo a César? A César você irá.” (247) 13. E quando (alguns) dias se passaram, Agripa, o rei, e Berenice, desceram a Cesaréia para saudar Festus. 14. E quando eles estavam com ele: (alguns) dias, Festo relatou ao rei o caso de Paulo, dizendo: “Um certo homem foi deixado prisioneiro por Félix: 15. E quando eu estava em Urishlim, os principais sacerdotes e os Anciãos dos Yehudeans me informaram a respeito dele, e desejaram que eu o julgasse em seu favor. 16. E eu lhes disse: Não é costume dos romanos entregar um homem gratuitamente para ser morto; até que seu acusador apareça e o acuse na cara dele, e seja dada a ele a oportunidade de fazer defesa respeitando o que é cobrado dele. 17. E: quando cheguei aqui, sem demora, sentei-me no dia seguinte no tribunal e ordenei que o homem fosse trazido diante de mim. 18. E seus acusadores se levantaram com ele; e eles não foram capazes de fundamentar qualquer acusação criminal contra ele, como eu esperava; 19. mas eles tinham algumas controvérsias com ele a respeito de sua adoração, 248 e a respeito de um Y'shua, que morreu, mas que, como Paulo disse, estava vivo. 20. E porque eu não estava bem estabelecido em relação a essas questões, eu disse a Paulo: Você pede para ir a Urishlim, e lá ser julgado sobre esses assuntos? 21. Mas ele pediu para ser julgado perante César; e eu mandei que o guardassem, até que eu pudesse enviá-lo a César”. 22. E Agripa 249 disse: “Eu gostaria de ouvir aquele homem.” E Festo disse: “Amanhã você o ouvirá”. 23. E no dia seguinte veio Agripa e Berenice, com grande pompa, e entraram na casa de julgamento, com os capitães e chefes da cidade: e Festo ordenou, e Paulo veio. 24. E Festo disse: “Rei Agripa, e todas as pessoas presentes conosco; a respeito deste homem que você vê, todo o povo dos Yehudeans se dirigiu a mim, em Urishlim e também aqui, clamando que ele não deveria mais viver. (250) 25. Ainda na investigação, descobri que ele não fez nada que merecesse a morte. Mas, porque ele pediu para ser reservado para a audiência de César, eu ordenei que ele fosse enviado. 26. E não sei o que posso escrever a César, a respeito dele: e, portanto, quis trazê-lo diante de você, e especialmente diante de você, rei Agripa; que quando seu caso for ouvido, eu possa encontrar o que escrever. 27. Pois não convém, quando enviamos um prisioneiro, não designar seu delito”.



246 “Torá judaica” aqui está em contraste com a Lei Oral; Rav Shaul sabia que estava violando a Torá Oral (Talmud). Mas de acordo com a instrução escrita de Moshe ele andou retamente; mesmo seus acusadores nunca negaram esse fato.

247 Como cidadão romano, Paulo tinha certas proteções extras sob a lei romana que outros que viviam sob o domínio romano não tinham. Essas proteções extras são o que tornava a cidadania romana tão valiosa, e é por isso que antes a guarda romana disse que adquiriu sua cidadania com muito dinheiro (Atos 22:28). Um desses privilégios incluía o direito de qualquer cidadão romano ser ouvido perante o Senado Romano e o próprio César, em vez de estar sujeito às aplicações inconsistentes do direito romano que eram abundantes em todas as províncias. Nesse caso, apelar para César provavelmente salvou a vida de Paulo neste momento, pois qualquer tribunal em Jerusalém teria tentado matá-lo, como foi o caso aqui.

248 Sempre que ouvirmos assuntos sobre como os outros adoram, ou disputas entre duas ou mais partes, cabe a cada um de nós ouvir e entender tanto as acusações feitas quanto as provas apresentadas por ambas as partes. Muitas vezes, quando as pessoas religiosas fazem acusações ou acusações, difamações ou fofocas uns contra os outros, não há atos significativos de transgressão, apenas boatos, controvérsias sobre tradições religiosas, doutrinas ou opiniões que são elevadas a coisas como “salvação” ou “herética”. As pessoas religiosas tendem a derramar “direitos” do tamanho de um deus sobre si mesmas e suas comunidades e usam julgamentos religiosos contra os outros como se tivessem se tornado o próprio “Deus”. Y'shua nunca ensina que não devemos “julgar” as coisas, mas que usamos o julgamento justo. Por favor, veja Mateus 7:1-2 e notas de rodapé. [Se você estiver vivendo um estilo de vida Nazareno Yisraelita, muitos trarão questionamentos e discordarão do seu novo modo de adoração.] Texto retirado da Bíblia Israelita (Verdadeiro Nome 3ª Edição); Para adquirir o exemplar da 4ª edição da Bíblia Israelita Verdadeiro Nome acesse: https://www.verdadeironome.com.br ]. [***][  ] grifos do autor da tradução para o português.

249 Agripa [o Segundo]. Agripa, o Primeiro, morreu depois de proferir blasfêmias de acordo com Lucas e o historiador Josefo. Por favor, veja a nota de rodapé em Atos 12:20.

250 Khabouris tem um beyt isolado aqui, entre as palavras “e disse” e “Festus”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário ou dúvida, responderemos o mais rápido possível! Fiquem na Graça do Soberano YHWH e da Sua Torá Viva Yeshuah HaMashiach, nosso Mestre e Salvador! Amém, Amém!

Em Destaque:

Índice Geral - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

Estamos enfrentando problemas, o blogspot está deletando  as fotos dos posts, então pedimos que baixem a versão em PDF para uma visualização...

Mais Visitadas