sexta-feira, 11 de novembro de 2022

ATOS 23 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

ATOS 23

1. E quando Paulo olhou para a assembléia deles, ele disse: “Homens, meus irmãos; Eu vivi em sã consciência diante de Elohim até hoje.” 2. E Khanan-Yah, o sacerdote, 236 ordenou aos que estavam ao seu lado, para bater na boca de Paulo. 3. E Paulo disse a ele: “Elohim é a partir deste momento para derrubá-lo, (você) Parede Branca! Pois, você se senta me julgando de acordo com a Torá, enquanto você transgride a Torá e ordena me bater?” (237) 4. E aqueles que estavam ao lado, disseram-lhe: “Você vitupera o sacerdote de Elohim!” 5. Paulo disse-lhes: “Eu não sabia, meus irmãos, que ele era o sacerdote; porque está escrito: Não amaldiçoareis o governante do vosso povo”. (238) 6. E, como Paulo sabia que uma parte do povo era dos saduceus, e uma parte dos fariseus, ele clamou, na assembléia: “Homens, meus irmãos; sou fariseu filho de fariseu; e pela esperança da ressurreição dos mortos, sou julgado”. (239) 7. E quando ele disse isso, os fariseus e saduceus caíram uns sobre os outros, e o povo se dividiu. 8. Pois os saduceus dizem que não há ressurreição, nem mensageiros, nem espírito: mas os fariseus confessam tudo isso. 9. E houve grande gritaria. E alguns escribas do partido dos fariseus se levantaram, e contenderam com eles, e disseram: “Não encontramos nada de mal neste homem; 10. E, como havia grande comoção entre eles, o capitão-mor ficou com medo ou então eles iriam despedaçar Paulo. E ele enviou romanos para ir buscá-lo deles e trazê-lo para o castelo. 11. Ao cair da noite, nosso Mestre apareceu a Paulo e lhe disse: Esforça-te; pois assim como você testemunhou de mim em Urishlim, você também deve testemunhar em Roma. 12. E quando amanheceu, vários dos Yehudeans se reuniram e juraram que não comeriam nem beberiam até matarem Paulo. 13. E aqueles que estabeleceram este pacto por juramento eram mais de quarenta pessoas. 14. E eles foram aos sacerdotes e anciãos, e disseram: Nós nos comprometemos por juramentos, que não provaremos de nada, até que matemos Paulo. 15. E agora, você e os chefes da congregação pedem ao capitão-chefe que ele o traga para você, como se você estivesse querendo investigar verdadeiramente sua conduta: e estamos preparados para matá-lo, quando ele vier para você. 16. Então o filho da irmã de Paulo ouviu falar desta trama: e ele entrou no castelo, e informou Paulo. 17. E Paulo enviou e chamou um dos centuriões, e disse-lhe: Conduza este jovem ao capitão-mor; pois ele tem algo para lhe dizer. 18. E o centurião pegou o jovem e apresentou-o ao capitão-mor, e disse: “O prisioneiro Paulo me chamou e me pediu para trazer este jovem para você, pois ele tem algo para lhe dizer”. 19. E o Capitão-Chefe pegou o jovem pela mão, levou-o para o lado e perguntou-lhe: “O que você tem para me dizer?” 20. E o jovem lhe disse: “Os Yehudeans se propuseram a pedir-lhe que traga Paulo amanhã à sua assembléia, como se desejasse aprender algo mais dele.

21. Mas não se deixem persuadir por eles, pois eis que mais de quarenta deles o vigiam em emboscada, e se comprometeram com juramento, que não comerão nem beberão até que o matem; e eis que , eles estão preparados e estão esperando por sua promessa.” (240) 22. E o capitão-mor dispensou o jovem, depois de acusá-lo: “Não deixe ninguém saber que você me mostrou essas coisas”. 23. Chamou então dois centuriões e disse-lhes: Ide e preparai duzentos romanos para irem a Cesaréia, e setenta cavaleiros e duzentos artilheiros com a mão direita; e partiram à terceira hora da noite. 24. E providencie também uma sela, para que coloquem Paulo sobre ela e o levem em segurança ao governador Félix. 25. E ele escreveu uma carta e as deu, na qual estava assim: 26. Cláudio Lísias ao excelente governador Félix; saudações. 27. Os Yehudeans prenderam este homem, a fim de matá-lo; mas eu vim com os romanos e o salvei, quando soube que ele era romano. (241) 28. Como eu queria saber o delito pelo qual o incriminaram, levei-o à sua assembléia. 29. E eu descobri que era sobre questões de sua Torá que eles o acusavam, e que uma ofensa digna de prisão ou de morte, não estava sobre ele. 30. E quando as artimanhas de uma trama formada pelos Yehudeans contra ele chegaram ao meu conhecimento, eu imediatamente o enviei a você. E eu ordenei aos seus acusadores que vão e contendam com ele, diante de você. Até a próxima. 31. Então os romanos, como lhes haviam sido ordenados, prenderam Paulo à noite e o levaram para a cidade de Antipatris. 32. No dia seguinte, os cavaleiros despediram os lacaios seus associados, para que voltassem ao castelo. 33. E levaram-no a Cesaréia; e entregaram a carta ao governador, e puseram Paulo diante dele. 34. E depois de ler a carta, perguntou-lhe de que província era. E quando soube que era da Cilícia, 35. ele lhe disse: “Eu lhe darei audiência, quando seus acusadores chegarem.” E ordenou que fosse mantido no Pretório de Herodes.



236 Observe que Paulo se encontra com dois homens que são ambos chamados Khanan-Yah (Yah é nossa misericórdia/Yah é misericordioso). O primeiro Khanan-Yah estava com medo de Rav Shaul até que a voz de YHWH o corrigiu; Atos 9:13. O segundo Khanan-Yah é o sumo sacerdote que ordena que seus servos ataquem Rav Shaul! A ironia é que este segundo Khanan-Yah acredita que a misericórdia de YHWH está do seu lado no debate contra os Netzari/Nazarenos, enquanto o primeiro Khanan-Yah era um Netzari. Isso também pode ser um jogo de palavras e imagens mostrando a transferência da misericórdia de YHWH de um sistema ou grupo para outro.

237 Nisto está a natureza de todos os espíritos religiosos; usando a autoridade de um “livro sagrado” para executar agendas religiosas pessoais míopes em outros. A principal razão pela qual muitas pessoas veem a Torá como um antiquado “livro sagrado” feito por judeus é porque os judeus religiosos impõem suas próprias tradições orais “sobre” a Torá a si mesmos e aos outros. Muitos que testemunham hipocrisia entre os praticantes do judaísmo, discriminação e ódio contra Y’shua e cristãos, apontam a Torá como o problema. Muitos observam como os cristãos vivem e agem, como falam e tratam os judeus, e concluem que os cristãos criaram seu próprio deus chamado Jesus, e também escreveram seu próprio “livro sagrado” (especialmente porque Y'shua vem da linha de Yehudah ). A lógica e a razão nos dizem que o homem é o que o homem faz, e que a moralidade de um homem determina sua religião e como ele escolhe se conduzir. Se judeus e cristãos realmente acreditassem em Um Amoroso Pai Celestial, religião ou “livros sagrados” não seriam usados ​​para condenar uns aos outros. O irônico é que ambas as religiões acreditam nos Elohim da Bíblia. Cem por cento do NT é baseado no Tanakh, sem YHWH, Torá, a Aliança, as Profecias e a linhagem física de Davi que trouxe o Mashiyach, não haveria cristianismo. Por que a discriminação religiosa e o ódio? É dinheiro ou poder? É orgulho religioso ou ego? Y'shua nos chama ao arrependimento, pois o Reino dos Céus está próximo. Volte-se para YHWH, ande em humildade e “seja” Seu povo, é um chamado muito mais alto e mais excelente do que seguir uma religião sobre Torá ou Mashiyach.

238 Êxodo 22:28

239 Khabouris tem um samekh isolado entre as palavras “saduceu” e “de”.

240 Khabouris tem um beyt isolado aqui, entre as palavras “cumprir” e “prometer”.

241 Se Paulo era um cidadão romano bem versado em grego, por que não era tão evidente para seus contemporâneos? É claro que ele era um cidadão romano, mas se ele era tão versado em grego por que Cláudio Lísias o resgatou quando ele poderia ter usado suas habilidades de falar grego para se salvar - a menos que ele realmente não fosse bem versado em grego . Na realidade, o aramaico era a língua comum do povo, não o grego.


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