sexta-feira, 11 de novembro de 2022

ATOS 22 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

ATOS 22

1. “Irmãos e pais, ouçam minha defesa diante de vocês.” 2. E quando perceberam que se dirigia a eles em hebraico,231 ficaram ainda mais calados: e ele lhes disse: 3. “Sou um homem judeu; e eu nasci em Tarso da Cilícia, mas fui criado nesta cidade, aos pés de Gamaliel, e instruído perfeitamente na Torá de nossos pais; e eu era zeloso por Elohim, como todos vocês também são. 4. E assim persegui até a morte; porque eu amarrei e entreguei na prisão, (ambos) homens e mulheres. 5. Como o sumo sacerdote é minha testemunha, e também todos os anciãos; de quem recebi cartas, para ir aos Irmãos em Damasco, e trazer aqueles que ali estavam presos para Urishlim, para receber a pena capital. 6. E enquanto eu viajava e começava a me aproximar de Damasco, ao meio-dia, de completa serenidade, uma grande luz do céu brilhou sobre mim. 7. E caí por terra: e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo! Por que você me persegue?” 8. E eu respondi e disse: “Quem é você, meu Mestre?” E ele me disse: “Eu sou Y'shua o Nazareno, a quem você persegue.” 9. E os homens que estavam comigo, viram a luz, mas não ouviram a voz que falava comigo. 10. E eu disse: Meu Mestre, 'o que devo fazer?' E nosso Mestre me disse: 'Levante-se, vá para Damasco; e lá vos será dito tudo o que vos está ordenado fazer.” 11. E como eu não podia ver nada, por causa da glória daquela luz, os que estavam comigo me pegaram pela mão, e entrei em Damasco. 12. E um certo homem, Khanan-Yah, que era reto de acordo com a Torá, como todos os Yehudeans ali testemunharam a respeito dele, veio a mim. 13. E ele me disse: ‘Meu irmão Saulo! Abra os olhos.” E instantaneamente meus olhos se abriram; e eu olhei para ele. 14. E ele me disse: 'O Elohim de nossos pais te ordenou conhecer Sua vontade, e contemplar o Justo, e ouvir a voz de sua boca. 15. E você será uma testemunha dele diante de todos os homens, a respeito de tudo o que você viu e ouviu. 16. E agora, por que você demora? Levante-se, seja imerso e seja purificado de seus pecados, enquanto você invoca Seu Nome.' 17. E eu voltei e vim aqui para Urishlim. E eu rezei no Templo. 18. E eu o vi em uma visão, quando ele me disse: 'Apresse-se e saia de Urishlim; porque eles não aceitarão o teu testemunho a meu respeito.' 19. E eu disse: 'Meu Mestre, eles bem sabem que eu entreguei na prisão e açoitei em todas as sinagogas, aqueles que acreditaram em você.232 20. E quando o sangue de seu mártir Astapanos foi derramado, eu também estava com eles, e fiz o prazer de seus assassinos, e cuidei das vestes daqueles que o apedrejaram.” 21. Mas ele me disse: “Vá embora; pois eu os envio para longe, para pregar aos gentios.'”233 22. E quando eles ouviram Paulo até esta frase, eles levantaram a voz e clamaram: “Fora com tal homem da terra! Pois ele não deve viver!” 23. E enquanto eles gritavam, e tiravam suas vestes, e jogavam poeira no ar. 24. O capitão-mor deu ordens para levá-lo ao castelo: e ordenou que fosse examinado com listras; para que ele pudesse saber, por que motivo clamaram contra ele. 25. E, enquanto o estendiam com cordas, Paulo disse ao centurião que estava sobre ele: “É lícito açoitar um homem, que é romano, e ainda não foi condenado?” 26. E quando o centurião ouviu (isso), ele foi até o capitão-mor e disse a ele: “O que você está fazendo? Pois este homem é um romano!” 27. E o capitão-chefe veio a ele, e disse-lhe: “Diga-me; Você não é romano? E ele disse a ele: “Sim”. 28. O capitão-mor respondeu e disse-lhe: “Com muito dinheiro adquiri a cidadania romana”. Paulo lhe disse: “E eu nasci nela.” (234) 29. E imediatamente os que pretendiam açoitá-lo, fugiram dele: e o capitão-mor ficou com medo, quando soube que ele era romano, porque o havia estirado (para flagelá-lo).235 30. E o no dia seguinte, ele quis saber verdadeiramente qual era a acusação, que os Yehudeans trouxeram contra ele: e ele o desamarrou, e ordenou que os principais sacerdotes, e toda a companhia de seus chefes, se reunissem; e ele tomou a Paulo, e o fez descer, e o colocou entre eles.



231 Hebraico é “Lashon haKodesh” (literalmente - “língua separada”) Paulo elevou a importância do que ele está dizendo falando em hebraico. O aramaico é o vernáculo da língua franca que era falado em todo o Oriente Médio, Assíria e Babilônia naquela época. O grego era a língua veicular falada pelos ocupantes romanos não tão bem-vindos. Portanto, ao transferir-se do aramaico para o hebraico, Paulo ganhou agora a atenção total de seus companheiros judeus. Veja Lingua Franca Aramaico ou Grego? e Uma Pesquisa da Bolsa Peshitta Primacista no Apêndice.

232 Khabouris tem um samekh isolado aqui, entre as frases “quem” e “prisioneiro”.

233 Khabouris tem um qoph isolado aqui, entre as palavras para “pregar” e “nação”.

234 Shaul nasceu em uma rica família judia. A tradição sugere que ele era uma criança muito jovem quando foi enviado a Jerusalém para ser preparado para o cargo potencial de rabino-chefe de Israel.

235 Ser um cidadão romano salvou Paulo de ser açoitado, e em Atos 25:24-25 isso o salva de ser martirizado por seu próprio povo. Ao longo da história, “o estado” frequentemente demonstrou atos de justiça mais poderosos do que “a igreja”. Um exemplo óbvio é quando padres católicos e outros líderes religiosos são julgados pelo Estado por abusar sexualmente de crianças pequenas; audiências judiciais revelaram que oficiais de alto escalão da igreja permitiram conscientemente que pedófilos tivessem acesso a crianças vulneráveis. Foi o estado que agiu com justiça e levou os homens maus a julgamento, mas era muito pouco e muito tarde para as vítimas e para o que a Torá exige. Ser cidadão romano salvou Paulo de uma flagelação imerecida; o status quo religioso tentou usar o estado contra Paulo, como eles fizeram contra Y'shua. A ironia é que a cidadania romana de Paulo o protegeu contra seus irmãos religiosos que se referem a si mesmos com títulos lisonjeiros como Parushim (fariseus) “os separados” e Tsedukim (saduceus) “os justos”. A maior falha do judaísmo e do cristianismo é a falta de julgamento justo e justiça da Torá. Judeus e cristãos são forçados a entrar em tribunais seculares para encontrar restituição e compensação pelos erros que seus “irmãos” cometeram contra eles. Muitas vezes, é o Estado que defende a Justiça e o Julgamento, enquanto, como a máfia, as religiões protegem as suas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário ou dúvida, responderemos o mais rápido possível! Fiquem na Graça do Soberano YHWH e da Sua Torá Viva Yeshuah HaMashiach, nosso Mestre e Salvador! Amém, Amém!

Em Destaque:

Índice Geral - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

Estamos enfrentando problemas, o blogspot está deletando  as fotos dos posts, então pedimos que baixem a versão em PDF para uma visualização...

Mais Visitadas