sexta-feira, 11 de novembro de 2022

ATOS 21 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

ATOS 21

1. E nos separamos deles e seguimos em linha reta até a ilha de Coos: e no dia seguinte chegamos a Rodes, e de lá a Patara. 2. E encontramos ali um navio que ia para a Fenícia; e entramos nele, e seguimos adiante. 3. E chegamos à ilha de Chipre e, deixando-a à esquerda, chegamos à Síria; e de lá fomos para Tzur, pois ali o navio deveria descarregar sua carga. 4. E, como encontramos discípulos lá, ficamos com eles sete dias: e eles, pelo Espírito, disseram a Paulo para não ir a Urishlim. 5. E depois desses dias, partimos e seguimos (nosso) caminho; e todos eles se agarraram a nós, eles e suas esposas e seus filhos, até que (nós estávamos) fora da cidade; e eles caíram de joelhos à beira-mar, e oraram. 6. E nos beijamos: e embarcamos no navio, e eles voltaram para suas casas. 7. Partimos de Tiro e chegamos à cidade de Aco; e encorajamos 218 os Irmãos de lá, e um dia paramos com eles. 8. E no dia seguinte partimos e chegamos a Cesaréia; e entramos e nos hospedamos na casa de Filipe, o Proclamador, que era um dos sete. 9. Ele tinha quatro filhas virgens, que eram profetisas. (219) 10. E como estávamos lá muitos dias, um certo profeta desceu de Yehud, cujo nome era Ágabo. 11. E ele veio até nós, e tomou o cinto em volta dos lombos de Paulo, e amarrou seus próprios pés e mãos, e disse: “Assim diz o Ruach haKodesh: Assim os Yehudeans em Urishlim amarrarão o homem, que possui este cinto; e eles o entregarão nas mãos dos gentios”. 12. E quando ouvimos essas palavras, nós e os moradores do lugar imploramos a ele, que ele não fosse para Urishlim. 13. Então Paulo respondeu e disse: “O que você está fazendo, chorando e esmagando meu coração? Pois estou preparado, não apenas para ser preso, mas também para morrer em Urishlim, pelo nome de nosso Mestre Y’shua Mashiyach.” (220) 14. E como ele não deveria ser persuadido por nós, desistimos; e dissemos: “Faça-se a vontade de nosso Mestre”. 15. E depois desses dias, nos preparamos e subimos para Urishlim. 16. E alguns discípulos de Cesaréia foram conosco, levando consigo um irmão dentre os primeiros discípulos, cujo nome era Mnason, e que era de Chipre; para nos receber em sua casa. 17. E quando chegamos a Urishlim, os Irmãos nos receberam com grande alegria. 18. E no dia seguinte, com Paulo, fomos a Ya'akov, quando todos os Anciãos estavam com ele. 19. E nós lhes demos (desejos) de paz: e Paulo narrou a eles em grande detalhe o que Elohim havia criado entre os gentios por seu ministério. 20. E quando eles ouviram (isso) eles glorificado Elohim. E eles lhe disseram: “Nosso irmão, você vê quantas miríades 221 há em Yehud 222 que creram: e todos eles são zelosos da Torá! (223) 21. E foi dito a eles, de você, que você ensina todos os judeus que estão entre os gentios a se afastarem de Moshe, dizendo-lhes para não circuncidar seus filhos, e não observar os ritos da Torá. (224) 22. Agora, porque eles ouviram que você chegou aqui, (225) 23. faça o que lhe dizemos. Temos quatro homens, que juraram purificar-se. 24. Toma-os e vai purificar-te com eles, e paga as despesas com eles, porque raparão a cabeça; para que todos saibam que o que é dito contra você é falso, e que você cumpre e observa a Torá.[***1] 25. Quanto aos gentios que creram, nós escrevemos, que eles devem se guardar do sacrifício (do ídolo), e do pecado sexual, e do que é estrangulado, e do sangue”.[***2] 26. Então Paulo tomou aqueles homens, no dia seguinte, e foi purificado com eles; e ele entrou e entrou no templo, explicando-lhes como completar os dias da purificação, até a apresentação da oferta 226 por cada um deles. 27. Chegando o sétimo dia, 227 os judeus da Ásia o viram no templo; e incitaram todo o povo contra ele, e lhe lançaram as mãos, 28. clamando e dizendo: “Homens, filhos de Israel; ajuda. Este é o homem que ensina em todo lugar, contra nosso povo, e contra a Torá, e contra este lugar; e ele também trouxe gentios para o templo, e poluiu este lugar separado”. 29. Pois já tinham visto com ele na cidade Trófimo, o efésio; e eles supuseram que ele havia entrado no templo com Paulo. 30. E toda a cidade estava em comoção; e todo o povo se ajuntou, e agarraram a Paulo, e o arrastaram para fora do templo; e imediatamente as portas se fecharam. 31. E enquanto a multidão procurava matá-lo, foi relatado ao capitão-mor da coorte que toda a cidade estava em alvoroço. 32. E imediatamente ele tomou um centurião e muitos soldados, e eles correram contra eles. E quando viram o capitão-mor e os soldados, pararam de bater em Paulo. 33. E o capitão-mor veio a ele, e o prendeu, e ordenou que ele fosse amarrado com duas correntes;[***3] e ele perguntou a respeito dele, quem ele era, e o que ele tinha feito. 34. E pessoas da turba gritaram contra ele isso e aquilo. E, como não podia, por causa dos gritos, saber qual era a verdade, mandou conduzi-lo ao castelo. (228) 35. E quando Paulo chegou às escadas, os soldados o carregaram, por causa da violência do povo. 36. Pois muitas pessoas o seguiram e clamaram, dizendo: “Fora com ele”. 37. E quando estava perto de entrar no castelo, Paulo disse ao capitão-mor: “Você me permite falar com você?” E ele lhe disse: “Você sabe grego? (229) 38. Você não é aquele egípcio que, antes destes dias, fez uma insurreição e levou para o deserto quatro mil (poderosos) homens, 230 malfeitores?” 39. Paulo lhe disse: “Sou judeu, homem de Tarso, cidade notável da Cilícia, onde nasci: rogo-te que me permitas falar ao povo.” 40. E quando ele permitiu, Paulo ficou nas escadas e acenou para eles com a mão; e quando eles ficaram quietos, ele se dirigiu a eles em hebraico, e disse-lhes:



218 “W’yahban shlama” traduz literalmente como “e nós lhes demos paz”.

219 O dom profético nunca foi confinado [restrito] aos homens. Essas profetisas se juntam a Khanna e também à mãe de Y’shua, Maryam e Elisheva, ao revelarem o Ruach haKodesh falando através de mulheres. Débora, esposa de Isaías, e Hulda, esposa de Salum, também são mulheres que YHWH levantou como profetisas. As filhas de Phillip podem ter sido recompensadas com esse presente por causa de sua pureza e virgindade, embora isso não signifique que uma mulher ou mãe casada também não possa ter esse presente. As filhas mencionadas aqui são do Espírito de YHWH e são honradas por sua contribuição, provavelmente uma grande ajuda para os primeiros crentes. No entanto, em contraste com as filhas justas de YHWH, existem os rebeldes que se especializam em fazer profecias de acordo com suas imaginações. O profeta Ezequiel escreve: “Também, filho do homem, volta-te para as mulheres do teu povo que inventam profecias de sua própria cabeça; profetizar contra eles. Diga: ‘Mestre YHWH diz isso: O desastre está reservado para as mulheres que costuram fitas em volta de cada pulso e fazem toucas para pessoas de todos os tamanhos, em sua caça às almas! Você deve caçar as almas do meu povo e manter suas próprias almas seguras? Você me desonra na frente do meu povo por alguns punhados de cevada, alguns pedaços de pão, matando aqueles que não deveriam morrer e poupando aqueles que não deveriam viver, mentindo para meu povo que adora ouvir mentiras.” Muito bem, o Mestre YHWH diz isso: 'Olhe, estou agora contra suas fitas, com as quais você caça almas como pássaros, e eu as arrancarei de seus braços e libertarei aquelas almas que você caça como pássaros. Despedaçarei os vossos turbantes e livrarei o meu povo das vossas garras’” Ezequiel 13:17-21. [As Bíblias gregas, além de “fitas e turbantes”, trazem outras palavras: (berloques de feitiço em seus pulso e véus de vários comprimentos - NVI); (adornos enfeitiçadores nos braços e véus mágicos - O Livro - OL); (amuletos para o braço e lenços mágicos para cabeça - BPTEX); (vocês fazem benzeduras em pulseiras e preparam véus enfeitiçados para pessoas de todas as idades - NTLH); (amarram amuletos no pulsos e véus para cabeça - NVT); (costuram fitinhas mágicas e véus - NAA): aqui no Brasil várias religiões usam esses tipos de amuletos e fitas de feitiçarias e as pessoas nem imaginam que isso profana e desonra o Santo Nome do Soberano YHWH; temos aqui no Brasil as “fitas do bonfim”: (Fiéis creem que as fitinhas do Bonfim carregam o poder de realizar três desejos quando se rompem. Elas geralmente são amarradas nos punhos, nos tornozelos ou nas grades das igrejas em homenagem aos santos de cada uma delas. Ver mais acesse: https://www.salvadordabahia.com/as-fitinhas-do-bonfim ); “fitas de NSAP” essa é a mais popular de todas aqui no Brasil e está se alastrando para os países vizinhos: (https://www.vaticannews.va/aparecida-fitinha.html  ); “fitas de MS” (O templo espiritual MS é uma casa ecumênica, sem fins lucrativos e que tem como principal meta propagar os Ensinamentos de Jesus e o Auxílio ao Próximo para difundir o amor e a caridade exemplificados pelo Cristo. - https://tems.com.br/significado-das-fitinhas ). Ou seja, paganismo e feitiçaria que vem se alastrando desde a época do profeta Ezequiel, alguns até usando o Santo Nome do Salvador Y'shua Mashiyach, afrontando e quebrando e profanando completamente os mandamentos do Soberano YHWH, “Eu sou יהוה teu Elohim que te tirou da terra de Mitsrayim, da casa da servidão. ‘Você não tem outros poderosos contra Minha face. ‘Não fazes para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; não te inclinas a elas nem as serve. Pois eu, יהוה teu Elohim, sou um Ĕl zeloso, que visito a perversidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, mas faço benevolência para com milhares, para aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”(Deuteronômio 5:6-10 - The Scriptures 1998 - https://isr-messianic.org/downloads  ]. [  ] grifos do autor da tradução para o português.

220 Khabouris: “Y'shua Mashiyach”; 1905, com apenas "Y'shua", é retido no aramaico.

221 murias gregas (miríades) referem-se a um mínimo de 10.000 almas.

222 Veja Josefo o Netzari no Apêndice.

223 A maioria das traduções diz “zeloso da lei”; é uma verdade evidente que miríades de Netzarim seguidores de Y’shua também eram zelosos pela Torá! O trabalho do Ruach haKodesh (Espírito Separado) é escrever a Torá (instruções em justiça) nos corações do povo de YHWH, tanto judeus como tementes a Elohim.

224 Os ataques contra Rav Shaul por facções de fanáticos rabínicos foram múltiplos. Shaul ensinou que a fé e a intenção do coração determinam se uma pessoa está pronta para ser circuncidada e andar na Torá. Em nenhum momento Shaul ensinou contra a circuncisão ou a Torá; no entanto, ele se opôs às “tradições dos fariseus” que exigiam a observância cega de suas tradições religiosas. Shaul exigia que os gentios convertidos fossem ensinados sobre a aliança e tivessem uma compreensão clara do que estavam fazendo, em relação a YHWH e Seu Mashiyach. Esperar que conheça e observe a halakha complexa nos estágios iniciais da crença é inaceitável. Tanto os fariseus quanto Netzarim ensinavam que uma pessoa deve estudar para desenvolver sua compreensão e estabelecer a intenção em seu coração antes da circuncisão, em vez de seguir cegamente os desejos dos outros. Apenas um pequeno grupo de fanáticos exigiu a circuncisão imediata, algo que Rav Shaul se opõe. É muito evidente que Awraham recebeu instrução antes de sua circuncisão, e ele é o pai da fé tanto para judeus quanto para gentios. 

225 Khabouris tem um beyt isolado aqui, entre as palavras “portanto” e “ouvir”.

[***1][Este era um teste, em que os anciões tinham a intenção de fazer três coisas. Primeiro, ver se Shaul faria objeção. Neste sentido, eles saberiam se a acusação podia ser de fato verdadeira. Segundo, esta ordem da Torah que lhe foi dada, era para ser acatada, servindo de testemunho para outros Judeus, para ver se aquela acusação seria realmente mentira. Terceiro, era uma ordem que favorecia os irmãos pobres, de modo que recebessem assistência ao final do seu voto. Logo, serviria para ver se ainda estava em tempo, num lugar ou numa oportunidade para Shaul se recusar a cumprir este mandamento da Torah, ou dizer aos anciões se eles estavam errados, ou qualquer outra coisa semelhante, esta era a sua grande oportunidade. Ele teve a atenção de toda a liderança crente Judaica, como também dos líderes descrentes de Judáh. Mas conforme foi visto num par de versos depois, ele obedeceu, e mostrou ao mundo, para todos os tempos, que ele cumpria e ensinava a Torah, mas com relação a isto, não cumpria do modo como os Prushim mandavam, que ele assim lhes satisfizesse. ]; Texto retirado da Bíblia Israelita (Verdadeiro Nome 3ª Edição), para adquirir o exemplar da 4ª edição da Bíblia Israelita Verdadeiro Nome acesse: https://www.verdadeironome.com.br ]. [***][  ] grifos do autor da tradução para o português.

[***2][No início da comunidade do “Caminho”, muitos gentios passaram a se unir aos nazarenos israelitas. Dentre os gentios, existiam tanto prosélitos, que já seguiam o judaísmo, quanto pessoas provenientes de religiões pagãs. Estas desconheciam totalmente as Escrituras e necessitavam aprendê-las com os sh’lichim (emissários/“apóstolos”). Para que fossem aceitos no grupo, decidiram os sh’lichim estabelecer um padrão mínimo de normas a serem seguidas, falando Ya’akov (Tiago): “Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Elohim. Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.” (Ma’assei Sh’lichim/Atos 15:19-20). Ou seja, os gentios convertidos a Elohim deveriam obedecer aos seguintes mandamentos da Torá: abandonar a idolatria (Ex 20:1-3); abster-se de toda e qualquer promiscuidade sexual (Lv 18:6-23 e Dt 22:20-29); não comer carne sufocada (Lv 17:13); não comer sangue (Lv 3:17 e 17:12-14). Será que os gentios somente precisam guardar estes quatro mandamentos? Será que o gentio pode matar, furtar ou mentir, já que tais pecados não estão na lista acima? A resposta é negativa. A enumeração de At 15:20 é meramente exemplificativa, e não exaustiva, ou seja, não exclui outros mandamentos. Tendo em vista que os gentios estariam com os nazarenos nas sinagogas em todos os shabatot (sábados), aprenderiam novos mandamentos da Torá e, progressivamente, iriam adotá-los em suas vidas. Isto se extrai do versículo imediatamente posterior: “Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. Porque Moshé [Moisés], desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada shabat [sábado] é lido nas sinagogas.” (Ma’assei Sh’lichim/Atos 15:20-21).] Texto retirado do livro “JUDAÍSMO NAZARENO: O CAMINHO DE YESHUA E DE SEUS TALMIDIM”, pra ler o estudo completo “DEVEM OS GENTIOS GUARDAR A TORÁ OU APENAS AS SETE LEIS NOÉTICAS?” acesse: https://yeshuahamashiachyhwh.wordpress.com/as-sete-leis-noeticas

[***] [  ] grifos do autor da tradução para o português.
226 Este evento estabelece Rav Shaul como um judeu observante da Torá; no entanto, os cristãos tradicionais distorcem Paulo para agradar aos homens – como se sua oferta fosse apenas para agradar os judeus, como algum tipo de postura política. Não há conflito entre a expiação feita pelo sangue de Y’shua e a oferta de oferendas no Templo. Paulo segue os passos de Y'shua, do Rei David e de todo o Yisrael de Elohim, quando declara: “Alegro-me na Torá de Elohim, no homem interior” (Romanos 7:22). Todo e qualquer sacrifício e oferenda de sangue feito no Templo aponta para o sangue perfeito de Mashiyach. O Templo permaneceu até 70 EC. Os seguidores de Y'shua se reuniam diariamente no Templo e faziam oferendas a YHWH, mas também sabiam que a expiação era realizada através do precioso sangue de Y'shua; não há conflito aqui.

[***3][Simbolicamente, Shaul era quem estava levando em seus braços as cargas, ou o cativeiro das ambas as casas de Yisrael, conforme mais tarde ele admite em (Maaseh Shlichim 28:20), que pela esperança e restauração das todas as 12 tribos de Yisrael, ele estava com aquelas cadeias.] Texto retirado da Bíblia Israelita (Verdadeiro Nome 3ª Edição), para adquirir o exemplar da 4ª edição da Bíblia Israelita Verdadeiro Nome acesse: https://www.verdadeironome.com.br ]. [***][  ] grifos do autor da tradução para o português.

228 Este castelo é provavelmente a Fortaleza Antônia que abrigou o “Pretório de Herodes”. Veja a nota de rodapé Mateus 27:27.

229 Cristãos convencionais distorcem este versículo para fazer Shaul parecer um grande orador grego. O capitão-chefe, dizem eles, ficou muito surpreso que Shaul pudesse falar grego com tanta precisão. Há muitos problemas com isso, sendo um deles que Paulo já havia se tornado uma personalidade bem conhecida. A realidade era que nos dias de Paulo, um ditado comum entre os fariseus (ortodoxos) era que é melhor alimentar seus filhos com porcos do que permitir que eles aprendam a língua grega! Judeus observadores eram e ainda são vigilantes contra se tornarem helenizados. Paulo estava falando em hebraico, mas ao ser solicitado a falar grego, não há evidências que sugiram que ele fosse fluente em grego. Não é provável que Paulo fosse tão proficiente em grego quanto Yoseph ben Mattitiyahu (Josephus) que escreveu: “Também me esforcei muito para obter o aprendizado dos gregos e entender os elementos da língua grega, embora tanto tempo me acostumei a falar nossa própria língua (hebraico), que não posso pronunciar o grego com exatidão suficiente: pois nossa nação não encoraja aqueles que aprendem as línguas de muitas nações”. Uma proibição em Êxodo 23:13 “não faça menção ao nome de outros deuses, nem deixe que seja ouvido de sua boca” também é um impedimento para os judeus observantes abraçarem a língua ou cultura politeísta grega. A língua grega estima as divindades pagãs por dias e meses, etc. Os romanos como “ocupantes” de língua grega escravizaram Israel, se opuseram aos princípios monoteístas da Torá e fizeram guerra contra os judeus. A formação de Paulo como fariseu zeloso exigia que ele não investisse seu tempo aprendendo a cultura e a língua gregas.

230 A palavra gowra aqui é melhor traduzida como “guerreiro” ou “homens poderosos”.


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