quinta-feira, 10 de novembro de 2022

ATOS 18 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

ATOS 18

1. E quando Paulo partiu de Atenas, foi para Corinto. 2. E encontrou ali um judeu da região do Ponto, cujo nome era Áquila. (E Áquila) havia acabado de chegar do país da Itália, (com) sua esposa Priscila, porque Cláudio César havia ordenado que todos os judeus saíssem de Roma. E foi ter com eles 3. e, porque era do ofício deles, hospedou-se com eles e trabalhou com eles; pois por seu ofício eram fabricantes de selas. 191 4. E ele falava na sinagoga todo Shabat, e persuadia os judeus e gentios. 192 5. E quando Silas e Timóteo vieram da Macedônia, Paulo foi impedido de falar, porque os judeus se levantaram contra ele, e injuriaram, quando ele testificou a eles que Y'shua é o Mashiyach. 6. E sacudiu as suas vestes e disse-lhes: “De agora em diante estou limpo; Eu me levo aos gentios”. 7. E ele foi, e entrou na casa de um certo homem chamado Tito, que temia a Elohim, e cuja casa era contígua à sinagoga. 8. E Crispo, o presidente da sinagoga, acreditou em nosso Mestre, ele e todos os membros de sua casa. E muitos coríntios deram ouvidos, e creram em Elohim e foram imersos. 9. E o Mestre YHWH disse a Paulo numa visão: “Não temas, mas fala e não te cales: 10. porque eu estou contigo, e ninguém te pode fazer mal; e tenho muitas pessoas nesta cidade.” 11. E ele residiu em Corinto um ano e seis meses, 193 e ensinou-lhes a Palavra de Elohim. 12. E quando Gálio era procônsul da Acaia, os judeus se reuniram contra Paulo; 194 e eles o trouxeram perante o tribunal, 13. dizendo: “Este homem persuade o povo a adorar Elohim contrário à Torá”. 14. E quando Paulo pediu que ele pudesse abrir a boca e falar, Gálio disse aos judeus: “Se a vossa acusação, ó judeus, se relacionasse com alguma ofensa legal praticada, ou qualquer fraude ou ato vil, eu os ouviria em moda adequada. 15. Mas se as discussões são sobre palavras, 195 e sobre nomes, 196 e com respeito à sua Torá, 197 vocês devem cuidar disso entre vocês, pois não estou disposto a julgar tais assuntos.” 16. E ele os repeliu de seu tribunal. 17. E todos os gentios agarraram Sóstenes, um ancião da sinagoga, e o espancaram diante do tribunal. E Gallio desconsiderou essas coisas. (198) 18. E estando Paulo lá muitos dias, despediu-se dos Irmãos e partiu por mar para a Síria. E com ele foram Priscila e Áquila, quando ele raspou a cabeça em Cencréia, porque havia feito um voto. 19. E chegaram a Éfeso; e Paulo entrou na sinagoga e falou com os judeus. 20. E pediram-lhe que ficasse com eles: mas ele não pôde ser persuadido. 21. Pois ele disse: Eu certamente devo manter a festa que se aproxima200 em Urishlim. Mas, se for da vontade de Elohim, voltarei a ti. 22. E Áquila e Priscila ele partiu em Éfeso, e ele mesmo foi pelo mar e chegou a Cesaréia. E ele subiu e deu ânimo aos membros da assembléia, e foi para Antioquia. 23. E quando ele estava lá alguns dias, ele partiu, e viajou de um lugar para outro nas regiões da Frígia e Galácia, estabelecendo todos os discípulos. 201 24. E um certo homem judeu de Alexandria chamado Apolo, que foi treinado para eloquência, e bem ensinada nas Escrituras, chegou a Éfeso. 25. Ele havia sido instruído nos caminhos do Mestre YHWH, e era fervoroso de espírito; e ele discursava e ensinava respeitando plenamente a Y'shua, enquanto ainda não sabia nada, exceto a imersão de Yochanan. 26. E ele começou a falar ousadamente na sinagoga. E quando Áquila e Priscila o ouviram, levaram-no para sua casa e lhe mostraram plenamente o caminho do Mestre YHWH. 27. E quando ele estava disposto a ir para a Acaia, os Irmãos o anteciparam e escreveram aos discípulos para recebê-lo. E, indo, pela graça, ele ajudou grandemente a todos os que creram. 28. Pois ele arrazoou poderosamente contra os judeus, diante da congregação; e mostrou pelas Escrituras, respeitando Y’shua, que ele é o Mashiyach.



191 Esta palavra aramaica tem sido traduzida erroneamente como “fabricante de tendas” nas versões gregas. O projeto Lamsa, The Concordance To The Peshitta Version of the Aramaic New Testament, define esta palavra como “trabalhador de pano áspero”. No entanto, a verdade é que Rav Shaul era um fabricante de selas. The Lexicon To The Siriac New Testament (Peshitta) por William Jennings, Ulric Gantillon lê “Saddlemaker” e “um fabricante de selas ou arreios não faz cortinas ou pano de tenda”.

192 Veja Shabat no Apêndice.

193 Um ano e seis meses. Atos 18:4 estabelece que Paulo está ensinando nas sinagogas de Corinto a cada Shabat. Então, por ficar tanto tempo em Corinto, isso significa que Paulo guardou o Shabat em Corinto cerca de 80 vezes.

194 O procônsul romano Gálio e os judeus antagonistas ajudam Paulo. Assim, o presidente da sinagoga e toda sua família receberam Y’shua, mas aqueles que não receberam não conseguiram convencer seu presidente a remover Paulo. A questão vai para o procônsul Gálio que não está “disposto” a julgar coisas judaicas, ponto final? Não. Cerca de 1.850 anos depois, os arqueólogos desenterraram uma inscrição com um decreto para L. Iunius Gallio, datada de abril a julho de 52 EC. A inscrição fornece informações críticas que estabelecem Paulo em Corinto em 51 EC. Parece que o Mestre do Universo usará quem Ele quiser para contar a história do Apóstolo Paulo. Agradecimentos especiais a Gallio e aos que se reuniram contra Paul por ajudar a fornecer um vínculo histórico tão incrível. Todah Rabá.

195 “Palavras” refere-se à discussão sobre Tradição/Direito Oral.

196 “Nomes” porque os nomes de YHWH e Y’shua julgam as tradições religiosas dos homens. YHWH traz a Salvação de YHWH em nome de Y’shua. Ya'akov HaTsaddiq foi martirizado por defender o Nome de YHWH e Y'shua Mashiyach. [***][A Bíblia Israelita (Verdadeiro Nome 3ª Edição); traz o seguinte comentário (Atos 18:15): “Shaul estava claramente ensinando o verdadeiro Nome de YHWH, e os Judeus de Corintho “se apavoravam”, igualmente como muitos irmãos Judeus ainda fazem hoje, eles o arrastaram até aos oficiais do governo, por causa do seu uso do verdadeiro Nome, e também por proclamara as Boas Novas.” ]. Para adquirir o exemplar da 4ª edição da Bíblia Israelita Verdadeiro Nome acesse: https://www.verdadeironome.com.br ]. [***][  ] grifos do autor da tradução para o português.

197 “Torá” se torna um ponto de discórdia somente quando as tradições do homem são julgadas pela Palavra de YHWH. A religião sustenta a tradição como igual ou mais obrigatória do que a Torá. Muitos afirmam que sua tradição está acima da Torá, mas Rav Shaul e todos os Shlichim estão claramente travando uma guerra contra todo tipo de falsa tradição religiosa nessas três frentes: PALAVRAS, NOMES e TORÁ.

198 O procônsul romano Gálio envia mensagem sobre a Torá. Paulo está ensinando Y’shua e Torá a todos os Goy em Corinto, e eles estavam entendendo. No entanto, querido Sóstenes, um ancião da sinagoga era um pouco meshugas (inapropriado) quando se trata de Torá. Assim, o Goy, com uma pequena ajuda do procônsul Gálio, demonstra a Torá de acordo com a “halakha judaica” de Deuteronômio 25:1-3. Assim, ajudando Sóstenes a entender melhor que a Torá é um salto de ação, não um salto de pensamento. O texto diz que Gálio “desconsiderou essas coisas” como se dissesse “bem feito meninos... eu gosto, isso é verdadeiramente a Torá”. Este fenômeno também se reflete na literatura judaica. Na lenda rabínica, um dos escritores dos Targums era supostamente o sobrinho do imperador romano que foi circuncidado e convertido ao judaísmo. Foi dito que o imperador ficou tão furioso que enviou uma coorte de soldados para trazê-lo de volta. No entanto, quando os soldados não retornaram, o Imperador enviou outros representantes para descobrir o porquê, apenas para ser informado de que seu sobrinho converteu todos os soldados na observância da Torá também.

199 Rav Shaul faz um voto; sua cabeça raspada serve como uma declaração pública de sua devoção e amor por YHWH (veja também Atos 21:23-24). Um voto nazireu pode ser baseado em uma oferta de ação de graças, uma demonstração de fidelidade a YHWH e Sua Torá, o compromisso renovado de uma pessoa de viver uma vida separada para YHWH, ou por muitas outras razões pessoais. Nos dias de Rav Shaul, o judaísmo rabínico já havia começado a vetar o voto nazireu como sendo uma parte não tão necessária da Torá.

200 Veja Festas no Apêndice.

201 A transposição de palavras e waw proclíticos entre Khabouris e 1905 não afeta o significado.

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