terça-feira, 8 de novembro de 2022

ATOS 16 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

ATOS 16

1. E ele veio para a cidade Derbe, e para Listra. E havia um certo discípulo ali, cujo nome era Timóteo, filho de uma senhora judia crente, mas seu pai era um gentio. 2. E todos os discípulos de Listra e Icônio deram bom testemunho dele. 3. Paulo estava inclinado a levá-lo consigo: e, tomando-o, o circuncidou, 177 por causa dos judeus que estavam naquela região; pois todos eles sabiam que seu pai era um gentio. 4. E como eles foram entre as cidades, eles pregaram e ensinaram a eles, que eles deveriam observar aquelas instruções que os Shlichim e Anciãos em Urishlim tinham escrito. 5. E assim foram as assembléias estabelecidas na fé, e foram aumentando em número diariamente. 6. E eles viajaram pelas regiões da Frígia e da Galácia; e o Ruach haKodesh os proibiu de falar a Palavra de Elohim na Ásia. 7. Quando eles chegaram à região de Mísia, eles estavam dispostos a ir dali para Bitínia, mas o Espírito de Y'shua não os permitiu. 8. E, partindo da Mísia, desceram à região de Trôade. 9. E numa visão noturna, apareceu a Paulo, um homem da Macedônia, que se pôs em pé e suplicou-lhe, dizendo: Venha à Macedônia e ajude-nos. 10. E quando Paulo teve essa visão, imediatamente 178 desejamos partir para a Macedônia; porque inferimos que nosso Mestre nos chamou para pregar a eles. 11. Partimos de Trôade e fomos direto para Samotrácia; e de lá, no dia seguinte, chegamos à cidade Neapolis. 12. E de lá para Filipos, que é a principal (cidade) da Macedônia, e é uma colônia. E permanecemos alguns dias naquela cidade. 13. E no dia de Shabat, fomos sem o portão da cidade para a beira de um rio, porque ali se viu uma casa de oração. E quando estávamos sentados, conversamos com as mulheres que ali se reuniram. 14. E uma certa mulher que temia a Elohim, um vendedor de púrpura, cujo nome era Lídia, da cidade de Tiatira, (estava lá). Seu coração nosso Mestre abriu, e ela ouviu o que Paulo falou. 15. Então ela foi imersa, e sua família. E ela nos implorou, dizendo: Se você está realmente convencido de que eu acreditei em nosso Mestre (Y’shua), venha e hospede-se em minha casa. E ela nos incitou muito. 16. E aconteceu que, indo nós para a casa de oração, uma certa criada nos encontrou, que tinha um espírito de adivinhação, e que obteve para seus senhores grandes lucros com a adivinhação que ela fazia. (180) 17. Então ela seguiu Paulo e nós, e chorou, dizendo: “Estes homens são os servos do Altíssimo Elohim, e eles anunciam a você o caminho da vida”. 18. E isso ela fez muitos dias. E Paulo ficou indignado; e ele disse àquele espírito: “Eu te ordeno, em nome de Y'shua Mashiyach, que você saia dela”. E saiu na mesma hora. 19. Quando seus senhores viram que a perspectiva de seu lucro havia acabado, prenderam Paulo e Silas e, arrastando-os, os levaram à praça do mercado, 20. e os puseram diante dos soldados e dos chefes da cidade. , e disse: “Estes homens perturbam a nossa cidade; porque são judeus, (181) 21. e nos pregam costumes que não nos é lícito 182 receber e praticar, porque somos romanos”. 22. E uma grande companhia foi reunida contra eles. Então os soldados os despojaram de suas vestes e mandaram açoitá-los. 23. E, tendo-os muito açoitado, lançaram-nos na prisão e ordenaram ao guarda da prisão que os guardasse com cuidado. 24. E ele, tendo recebido esta ordem, os carregou e os colocou na parte interna da prisão, e prendeu seus pés no tronco. 25. Então, à meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e glorificando Elohim: e os presos os ouviram. 26. E de repente houve um grande terremoto, e os alicerces da prisão foram abalados; e imediatamente todas as portas se abriram, e os grilhões de todos foram soltos. 27. Quando o carcereiro da prisão acordou e viu que as portas da prisão estavam abertas, ele pegou uma espada e tentou se matar; porque ele supôs que os prisioneiros haviam escapado. 28. Mas Paulo o chamou em alta voz e disse: “Não te faças mal, porque estamos todos aqui.” 29. Acendeu para si uma candeia, saltou e entrou, tremendo, e prostrou-se aos pés de Paulo e Silas. 30. E ele os tirou e disse-lhes: “Meus senhores, que devo fazer para ter vida?” 31. E eles lhe disseram: “Creia no nome de nosso Mestre Y'shua Mashiyach, e você terá vida, você e sua casa”. 32. E eles falaram a Palavra do Mestre YHWH 183 para ele e para todos os membros de sua casa. 33. E na mesma hora da noite, tomou-os e lavou-os das suas pisaduras; e ele foi imediatamente imerso, ele e todos os membros de sua casa. 34. Depois, tomou-os e trouxe-os para sua casa, e pôs-lhes uma mesa; e ele se alegrou na fé de Elohim,[***] ele e todos os membros de sua casa. 35. Quando amanheceu, os soldados mandaram vaqueiros para dizer ao carcereiro da prisão: Solte aqueles homens. 36. E quando o carcereiro da prisão ouviu isto, ele entrou, e disse a mesma coisa a Paulo; (ou seja), que os soldados enviaram (palavra) que você seja libertado. E agora, (disse ele), “Saia e parta em paz”. 37. Mas Paulo lhe disse: “Eles nos açoitaram, homens inocentes e romanos, diante de todo o mundo, e nos lançaram na prisão; e agora, eles secretamente nos deixam sair? Não, com certeza: mas que venham eles mesmos e nos tirem”. 38. E os varões foram e contaram aos prefeitos as palavras que lhes foram ditas; e, ouvindo eles que eram romanos, temeram, 39. e, aproximando-se deles, rogavam-lhes que saíssem , e que eles deixariam a cidade. 40. Ao saírem da prisão, entraram na casa de Lídia; e lá eles viram os Irmãos, e os confortaram, e partiram.



177 O extenso treinamento de Paulo sob o comando do rabino Gamliel o estava preparando para servir ao povo judeu como rabino e professor itinerante, e ele teria aprendido as habilidades de um mohel para realizar o brit milá (a aliança da circuncisão). Paulo realizou a circuncisão para Timóteo para que Timóteo fosse reconhecido e honrado como Shomer Mitzvoth (observar os Mandamentos). A circuncisão é um ato de obediência, embora usada como símbolo religioso de “propriedade e identidade” no judaísmo rabínico (muito parecido com o batismo no cristianismo), não nega o que YHWH pretendia originalmente. O ato da circuncisão requer a remoção da carne, simbolizando um homem deixando sua velha carne e natureza carnal para trás e assumindo a nova natureza espiritual do Mashiyach, o novo homem. Tanto brit mila (circuncisão) quanto mikveh (batismo) são ações de fé de fidelidade a YHWH e Seu Mashiyach de acordo com a Torá. Lamentavelmente, muitos cristãos passaram a resistir e até mesmo detestar a circuncisão como uma “coisa judaica” em vez de uma coisa do Reino. Por favor, veja a nota de rodapé em Gálatas 5:2.

78 O uso do termo “eles” no versículo 8 seguido de “nós” no versículo 10 pode indicar que Lucas se juntou aos outros neste ponto da jornada e agora está se incluindo na narrativa. Por causa disso, há muito defendo que Atos começou como o diário de viagem de Lucas a partir deste momento e então ele preencheu a introdução de Teófilo/Tawpeela e o material de Atos 1:1-16:7 posteriormente.

179 A oração é o foco central de nossa espiritualidade no Reino dos Céus. A oração no Shabat é um momento para nos aproximarmos de nosso Pai e reafirmar a Criação de nosso Mestre YHWH e Sua Kadosh Torá; é tempo de restauração e cura. YHWH nunca fez a oração do Shabat exclusiva para os judeus mais do que Ele permitiu que Sua criação fizesse, e adorasse outros deuses, assassinasse, cometesse adultério, roubasse, mentisse ou cobiçasse. O Shabat existia 2.500 anos antes de Yehudim (do povo judeu); foi restabelecido no Monte Sinai junto com uma “multidão mista” de almas de todas as culturas e religiões da terra. YHWH deu Seu Shabat a toda a vida humana, e Ele regula a observância do Shabat pelo Ruach haKodesh dentro de cada um de nós para trazer alegria, beleza e deleite aos nossos espíritos. O Shabat é uma celebração universal da Criação e da Vida. Esta “casa de oração” do Shabat é um lugar onde o Ruach haKodesh visita e ministra àqueles que vêm para orar e ouvir o Espírito de YHWH. O Shabat é um Tempo Fixo, e um tempo semanalmente designado que YHWH deu para todo o Seu povo estar em comunhão com Ele.
180 Sob a direção do espírito adivinho, a donzela estava obtendo grandes ganhos financeiros para seus senhores. Os mesmos espíritos de adivinhação auxiliam os principais líderes nos negócios, religião, governo, indústria do entretenimento, etc., a obter grandes lucros. Os espíritos impuros se especializam na exploração da emoção, medo, sensualidade, raiva, cobiça, orgulho e toda forma de insegurança humana para obter grandes ganhos financeiros para seus executivos, produtores, diretores, investidores e “talentos”. Melhor é um pouco, com justiça. [A Vulgata Latina traz o seguinte texto em (atos 16:16): “Factum est autem euntibus nobis ad orationem, puellam quamdam habentem spiritum pythonem obviare nobis, quae quaestum magnum praestabat dominis suis divinando.”; e temos a seguinte tradução e comentário na Vulgata Latina traduzida pelo Pe. Antonio Pereira de Figueiredo da Vulgata Latina na (Edição de 1950 página 246): “Aconteceu, pois, que indo nós à oração, nos encontrou uma moça que tinha o espírito de Piton, a qual com as suas adivinhações dava muito lucro a seus amos.”; e o comentário: “QUE TINHA O ESPÍRITO DE PITON - Piton em hebreu significa serpente ou áspide. E este nome davam os gregos a Apolo, em memória da serpente que fabulavam que ele matara. Como pelos ídolos de Apolo, e principalmente pelo que se adorava em Delfos é que o demônio costumava dar os seus oráculos, chamavam os gentios Pitonisas àquelas mulheres que, a imitação das sacerdotisas de Apolo Délfico, respondiam como inspiradas às consultas que lhes faziam.” ] [  ] grifos do autor da tradução para o português.
181 Em 42 EC, os seguidores gregos de Y’shua foram chamados pela primeira vez de Kristyane (cristãos), enquanto este outro evento aconteceu 8 anos depois em 50 EC. Naquela época, o judaísmo e o cristianismo podiam ser punidos com a morte sob a lei romana. Paulo e Silas são referidos como judeus, não cristãos. Os seguidores judeus de Y'shua eram chamados de judeus porque viviam como judeus, adoravam como judeus e de fato são judeus, não cristãos. Por muitos anos os Goy (gentios) que estavam se voltando para Y’shua e a Torá nunca conheceram tal coisa como uma identidade cristã, eles conheciam Y’shua, Torá e o Reino dos Céus. Veja Gentios e Ger Toshav no Apêndice.

182 E muito do que é “lícito” de acordo com o Cristianismo Romano é ilegal e contra Y’shua Mashiyach, Apóstolo Paulo e Torá. A filosofia grega, o helenismo e o paganismo não são a fé do Mashiyach Y’shua. O Mashiyach não morreu para fazer Expiação por nós para que pudéssemos estabelecer igrejas de ilegalidade e instituições de aprendizado helenístico.

183 A Verdadeira Fé é acreditar no nome de Y'shua, e aprender e viver de acordo com a Palavra de YHWH. Observe que Paulo prega o Mashiyach e ensina Torá aos gentios, ao contrário do cristianismo tradicional que ensina um “Paulo” diferente que acabou com a Torá. [“OBRAS DA LEI” E “DEBAIXO DA LEI”, muitas pessoas se confundem com os escritos de Sha’ul (Paulo) acerca da Torá em razão de duas expressões que aparecem na B’rit Chadashá (“NT”), sendo que tais expressões somente existem nos escritos de Sha’ul (Romanos, Gálatas e 1ª Coríntios). As duas expressões, incompreendidas pelos teólogos cristãos, são “obras da lei” e “debaixo da lei”. Eis os textos em que constam as expressões: a)obras da lei” (Rm 3:20, 28 e 9:32; Gl 2:16; 3:2,5 e 10); b)debaixo da lei” (Rm 2:12; 3:19; 6:14-15 e 7:23; Gl 3:23; 4:5; 4:21 e 5:18; I Co 9:20); ] Texto retirado do livro “JUDAÍSMO NAZARENO: O CAMINHO DE YESHUA E DE SEUS TALMIDIM” Por TSADOK BEN DERECH, para ler o estudo completo “OBRAS DA LEI” E “DEBAIXO DA LEI”  acesse: https://yeshuahamashiachyhwh.wordpress.com/obras-da-lei-e-debaixo-da-lei ]. Para ler e adquirir a obra completa de TSADOK BEN DERECH acesse o site: https://clubedeautores.com.br/livro/judaismo-nazareno .] [  ] grifos do autor da tradução para o português.

[***][Em (Atos 16:34) temos o seguinte comentário na Peshitta (bvbooks): “Aram: haimanuta d’Alaha. A fé “de” Deus pode ser o próprio Evangelho [Torá], a vida e a obra de Jesus Cristo, sua doutrina e sua prática. Não é o mesmo de ter fé “em” Deus, o que qualquer pessoa pode ter, nascida de novo ou não, a ter a fé “de” Deus, somente a podem ter os cristãos nascidos de novo, lavados pelo sangue de Jesus Cristo e cuja vida é o Evangelho [Torá]  e a obediência a este [Torá]. Não se refere, pois, somente ao ato de crer em Deus ou acreditar em Deus, mas a um privilégio concedido por Deus aos que foram renovados para a Salvação. Embora seja um dom de Deus, aqui não se refere ao dom espiritual da fé (1Co 12:9), mas algo especial e sublime que o Senhor outorga aos que se rendem genuinamente a Ele. É importante distinguir que não se trata de fé “em” mas da fé “de”. Ver também comentário em Marcos 11:22; ]. [***] [  ] grifos do autor da tradução para o português. Para adquirir a Peshitta (bvbooks) acesse: https://bibliapeshitta.bvbooks.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário ou dúvida, responderemos o mais rápido possível! Fiquem na Graça do Soberano YHWH e da Sua Torá Viva Yeshuah HaMashiach, nosso Mestre e Salvador! Amém, Amém!

Em Destaque:

Índice Geral - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

Estamos enfrentando problemas, o blogspot está deletando  as fotos dos posts, então pedimos que baixem a versão em PDF para uma visualização...

Mais Visitadas