quinta-feira, 3 de novembro de 2022

ATOS 13 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

ATOS 13

1. Ora, havia profetas e mestres na congregação de Antioquia; Bar-Naba, e Shimon, que se chamava Níger, e Luqius, que era da cidade de Qorena, e Manuel (filho dos criadores do tetrarca Herodus) e Shaul. 2. E enquanto eles estavam jejuando e suplicando a Elohim, o Ruach haKodesh disse-lhes: “Separai-me Shaul e Bar-Naba para fazer o que eu os chamei”. 3. E depois de terem jejuado e orado, impuseram as mãos sobre eles e os enviaram. 4. E enquanto eles estavam sendo enviados pelo Ruach haKodesh (eles) desceram para Seluqya. E de lá viajaram por mar até Qupros. 5. E depois que eles foram na cidade de Salamna (onde) eles estavam pregando a Instrução de nosso Mestre na congregação dos judeus. E Yochanan estava ministrando a eles. 6. E depois de terem percorrido toda a ilha até a cidade de Papos, encontraram um certo profeta feiticeiro cujo nome era Bar-Shuma, um judeu que era falso. 7. Um homem sábio (que estava seguindo este homem) que era o procônsul e se chamava Sargius-Paul. E o procônsul chamou Shaul e Bar-Naba e procurava ouvir deles a Palavra de Elohim. 8. Agora ele estava contra eles, este feiticeiro Bar-Shuma, seu nome que é interpretado Alumas 144 porque ele desejava desviar o procônsul da fé. 9. Shaul que se chamava Paul foi preenchido pelo Ruach haKodesh e olhou para ele. 10. E ele disse: “Ó filho do acusador, cheio de enganos e de todos os males e inimigo de toda justiça, você não deixará de perverter as veredas retas do Mestre YHWH? 145 11. E agora a mão do Mestre YHWH está sobre você e você ficará cego, e você não verá o sol por um tempo”. E naquele momento a escuridão e a escuridão caíram sobre ele e ele estava vagando e procurando alguém que o pegasse pela mão. 12. E depois que o procônsul viu o que havia acontecido, ele se maravilhou e acreditou nos ensinamentos do Mestre YHWH. 13. Agora Paulo e Bar-Naba 146 partiram da cidade de Papos por mar e chegaram a Perga, uma cidade da Panfília. E Yochanan 147 se separou deles e foi para Urishlim. 14. Mas eles partiram de Perge e chegaram a Antioquia, cidade da Pisídia. E eles entraram na congregação e se sentaram no dia do Shabat. (148) 15. E depois que a Torá e os profetas foram lidos, os anciãos da congregação os chamaram e disseram: Homens, nossos irmãos, se você tem uma palavra de conforto, fale com o povo. 16. E Paulo se levantou e acenou com a mão e disse: “Homens, filhos de Israel e aqueles que temem a Elohim, ouçam! 17. Os Elohim deste povo escolheram nossos antepassados ​​e os exaltaram e engrandeceram enquanto eram peregrinos na terra de Misrayin.149 E com um braço alto, Ele os tirou dela. (150) 18. E Ele os alimentou quarenta anos 151 no deserto. 19. E ele destruiu sete nações 152 na terra de Canaã. E Ele deu a sua terra para eles (como) uma herança. 20. E Ele lhes deu juízes quatrocentos e cinqüenta anos até o profeta Shmuel. 153 21. E então eles pediram um rei, e quarenta anos Elohim lhes deu Shaul, filho de Qish, um homem da tribo de Benyamin. 22. E Ele o tomou e levantou o rei Dawid para eles. E Ele testemunhou a respeito dele e disse: ‘Encontrei Dawid, filho de Ayshe, um homem de acordo com meu coração; E ele fará toda a minha vontade.” (154) 23. Da semente deste (homem) Elohim levantou Y'shua o Salvador para Israel como foi prometido. 24. E Ele enviou Yochanan antes de sua vinda para pregar a imersão do arrependimento a todo o povo de Israel. 25. E depois que Yochanan completou seu serviço, ele disse: 'Quem você supõe que eu sou, eu não sou! Mas eis que ele (que) vem depois de mim, eu não sou digno de desatar as tiras de suas sandálias!' é enviado para você. 27. Pois aqueles moradores de Urishlim e seus líderes não o entenderam, nem os livros dos profetas que são lidos toda semana. Em vez disso, eles o condenaram e cumpriram tudo o que está escrito. 28. E enquanto eles não podiam encontrar uma causa para a morte, eles pediram a Peelatos que o matassem. 29. E depois de tudo o que estava escrito sobre ele foi cumprido, eles o tiraram da estaca e o colocaram na sepultura. 30. Mas Elohim o ressuscitou da sepultura. 31. E ele foi visto muitos dias por aqueles que desceram de Galeela com ele para Urishlim. E eles agora são suas testemunhas para o povo. 32. E eis também que vos anunciamos que a promessa que foi para os nossos antepassados, 33. eis que Elohim a cumpriu a seus filhos, a nós, que ressuscitou a Y'shua. Está escrito no segundo Salmo que: ‘Tu és meu Filho. Hoje eu te gerei.” 34. E assim Elohim o ressuscitou da sepultura para que ele não volte novamente (e) veja a corrupção como ele disse: “Eu darei a graça de Dawid o fiel para você.” 35. E novamente ele disse em outro lugar que, 'Você não deu o seu puro (um) para ver a corrupção.' 36. Pois Dawid serviu a vontade de Elohim em sua geração, e dormiu e foi acrescentado a seus pais e viu a corrupção. 37. Mas este (homem) a quem Elohim ressuscitou não viu corrupção. 38. Perceba, portanto, meus irmãos, que por ele, este (homem), o perdão (dos) pecados é anunciado a você. 39. E de tudo o que você não pôde ser justificado 156 pela Torá de Moshe, por este (homem), todo aquele que crê é justificado! 40. Acautelai-vos, pois, senão o que está escrito nos profetas vos sobrevirá. 41. Isso: Vejam vocês, desprezadores, e fiquem surpresos e sejam destruídos por uma obra que farei em seus dias, na qual vocês não acreditarão (mesmo) se alguém disser (isso) a vocês.” 42. E enquanto eles estavam saindo do meio deles, eles suplicaram que eles pudessem falar em outro Shabat estas palavras para eles. 43. E depois que a congregação foi dispensada, muitos judeus foram atrás deles, e até mesmo prosélitos que temiam Elohim. E eles estavam falando e persuadindo-os a serem adeptos da graça de Elohim. 44. E em outro Shabat toda a cidade se reuniu para ouvir a Palavra de Elohim. 45. E quando os judeus viram a grande multidão, ficaram cheios de inveja e se opuseram às palavras que Paulo estava falando. E eles estavam blasfemando. 46. ​​Mas Paulo e Bar-Naba falaram com ousadia para eles: “Primeiro, era certo que a palavra de Elohim fosse dita a eles, mas porque vocês a rejeitaram e decidiram entre vocês que não são dignos da eterna vida, eis que nos voltamos para os gentios. 47. Pois assim nosso Mestre nos ordena, como está escrito: 'Eu te preparei (para ser) uma luz para os gentios, para que você seja para a vida até os limites da terra.'” 48. E enquanto os gentios 157 ouviam, regozijavam-se e glorificavam a Elohim. E os que creram foram ordenados para a vida eterna. 49. E a Palavra do Mestre YHWH foi falada 158 em todo aquele país. 50. Mas os judeus incitaram os governantes e com eles as mulheres ricas da cidade, os que temiam a Elohim, e levantaram uma perseguição contra Paulo e contra Bar-Naba, e os expulsaram de suas fronteiras. 51. E enquanto eles saíam, sacudiam o pó de seus pés contra eles. E eles chegaram à cidade Ieqanon. 52. E os discípulos ficaram cheios de alegria e o Ruach haKodesh.



144 nome árabe que significa “mago”. (PI).

145 Provérbios 10:9

146 Este é Bar-Naba, o levita de Chipre (Atos 4:36) que está participando de congregações no Shabat junto com Rav Shaul, que não deve ser confundido com Barnabus de Alexandria (um herege cristo-pagão) que escreveu seu próprio - "Epístola de Barnabus" semita, onde ele afirmou ter ouvido a voz de Elohim que disse: "Farei o começo do oitavo dia, que é o começo de outro mundo". A epístola de Barnabus de Alexandria tornou-se parte do “Evangelho” para a observância cristã do domingo como o “Dia do Senhor”. Orígenes se referiu à sua carta como “a epístola católica”. A maioria dos cristãos foi falsamente levada a acreditar que Bar-Naba escreveu a carta anti-Torá, anti-Shabat e anti-semita quando na verdade a carta foi escrita por um teólogo grego em Alexandria, e é referido pela primeira vez por Clemente de Alexandria (150-216 dC) e depois por Orígenes de Alexandria (185-254 dC). A Enciclopédia Católica declara: “A Epístola de Barnabé não contém nenhuma pista sobre seu autor nem para aqueles a quem se destina.” Veja Shabat no Apêndice.

147 Isto é, Yochanan-Marqos, também conhecido como Mark.

148 Shabat é o 4º Mandamento (do Aseret HaDibrot - Dez Palavras/Mandamentos) que YHWH falou a Israel; isso é notável se alguém acredita que Y'shua é a Palavra do Elohim Vivo[***]. A quarta letra do hebraico alef-bet é DALET, a porta. O Shabat também é uma porta para o Malchut Elohim, e não apenas para os judeus; não é um “Shabat judaico”, mas para todos que seguem o Mashiyach. Pelos méritos da Palavra de YHWH e o Mashiyach, o Shabat é Eterno. Todos os verdadeiros talmidim de Y'shua são diligentes para entrar no Shabat de YHWH como a “Noiva” do Mashiyach de sexta-feira ao pôr do sol até sábado ao pôr do sol, de acordo com Apocalipse 21:9; Oséias 2; Jeremias 17; Isaías 56; 58; 62; 66; Ezequiel 46; Salmo 92, etc. [***] [Veja o estudo completo “YESHUA É A TORÁ VIVA!”, estudo retirado do livro “JUDAÍSMO NAZARENO: O CAMINHO DE YESHUA E DE SEUS TALMIDIM” por Tsadok Ben Derech, acesse o site: https://yeshuahamashiachyhwh.wordpress.com/yeshua-e-a-tora-viva ]. [***] [  ] grifos do autor da tradução para o português.
149 Os participantes da congregação são chamados de “filhos de Israel” e “os que temem a Elohim”; sendo este último um título dado aos crentes gentios como com Cornélio em Atos 10. Esta passagem afirma que os gentios que temem a Elohim estão incluídos na herança dos antepassados hebreus que peregrinaram e depois foram libertados do Egito.

150 Êxodo 6:6; 12:51

151 Êxodo 16:35; Números 14:34

152 Deuteronômio 7:1

153 Por favor, veja Juízes 2:16 e Os 450 Anos de Atos 13:20 na página 793.

154 Salmo 89:21 (20); 1 Samuel 13:14

155 Aqueles que “Temem Elohim” referem-se ao “ger toshav” ou “peregrino” (muitas vezes mal traduzido como “estrangeiro”) que se unem a Israel e entram na Malchut Elohim. O Reino de Elohim está claramente aberto a todos os que são chamados e que escolhem entrar. Aqueles que “temem Elohim” é um termo que reconhece e honra especificamente aqueles que não são judeus de nascimento, embora este seja um atributo de todo o povo de YHWH. Essas almas são comparadas aos 318 servos treinados de Avraham que colocaram sua fé em YHWH. Os fiéis, “guardem os mandamentos de Elohim e tenham o testemunho de Y’shua”. (Apocalipse 12:17).

156 Se uma pessoa observasse diligentemente toda a Torá de Moshe, por sua própria força, ela ainda nunca poderia ser “justificada” porque é YHWH quem torna justo, não o ato de observância em si. Toda observância da Torá deve ser baseada na Fé; devemos reconhecer que nossa observância está de acordo com a vontade de YHWH, e é feita de uma maneira que Lhe agrada. A Torá de Moshe não apenas revela o Mashiyach, mas o Mashiyach é a plenitude da Torá. É a Torá que estabelece o critério para a retidão do Mashiyach. Sacrifício pelo pecado e expiação são todos estabelecidos pela Fé em direção ou “em” YHWH, e toda Fé em YHWH aponta para Mashiyach. O “próprio braço” de YHWH via o Mashiyach trouxe a Salvação. Portanto, é impossível ser “justificado” pela Torá sem fé no Mashiyach. A crença no Mashiyach vai ao coração da fé. A Torá não pode ser negada ou então o Mashiyach também seria, porque eles são Um!

157 seguidores gentios de Y'shua originalmente se encontraram com seguidores judeus nas sinagogas e foram legitimamente recebidos como iguais no judaísmo Netzari, a fé original ensinada por Y'shua e seus seguidores. Isaías 11:10 afirma; “E naquele dia haverá uma raiz de Jessé, que será um estandarte do povo; a ela os gentios a buscarão, e o seu descanso será glorioso”. Esta “raiz de Jessé” aponta para o Mashiyach Y’shua. Isaías 42:1-4 afirma; “Eis o meu servo, a quem sustento; meus eleitos, em quem minha alma se deleita; pus sobre ele o meu espírito; ele trará juízo aos gentios. Não clamará, nem se levantará, nem fará ouvir a sua voz na rua. Não quebrará a cana rachada, nem apagará o pavio que fumega; em verdade trará o juízo. Ele não falhará nem desanimará, até que ele ponha o julgamento na terra: e as ilhas esperarão por sua Torá”. O versículo 6 continua; Eu, YHWH, te chamei em justiça, e te segurarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, para luz dos gentios”. Isaías 60:1-3 “Levanta-te, resplandece; porque vem a tua luz, e a glória de YHWH vai nascendo sobre ti. Pois eis que as trevas cobrirão a terra, e as trevas os povos; mas YHWH se levantará sobre ti, e a sua glória se verá sobre ti. E os gentios virão à tua luz, e os reis ao resplendor do teu nascer.” Veja também Isaías 2:2; 34:1-2; 43:9-13; 52:14-53:12; 62:1-5; Jer. 4:1-2; Miquéias 4:1-3; Malaquias 1:11; Salmo 86:9. No entanto, as primeiras tradições rabínicas negligenciaram Y’shua como Mashiyach e a importância para os gentios também terem a Torá escrita em seus corações.

158 A Palavra original de YHWH (Torá) está sendo pregada pelos seguidores do Mashiyach aos gentios; veja 1 Pedro 1:25. Devemos sempre lembrar que o fundamento da Torá é o “espírito”; a carta serve para despertar a necessidade espiritual dentro de nós.


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