sexta-feira, 18 de novembro de 2022

2 TESSALONICENSES 2 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

2 TESSALONICENSES 2

1. Mas rogamos a vocês, meus irmãos, em relação à vinda de nosso Mestre Yeshua o Mashiyach e em relação a sermos congregados a ele, 2. para que você não seja logo desarraigado em sua mente, nem seja perturbado, nem por palavra, nem por espírito, nem por letra, como vindo de nós que eis que o dia de nosso Mestre (Y'shua) está próximo. 3. Ninguém de modo algum vos engane, porque (esse dia não chegará) a menos que venha previamente uma deserção 4 e que o homem do pecado seja revelado; o filho da destruição; 4. que é um oponente e que se exalta acima de tudo o que é chamado Elohim e louvável; de modo que ele também se senta no templo de Elohim como uma divindade e se exibe como se fosse uma divindade. (5) 5. Você não se lembra que, quando eu estava com você, eu lhe disse essas coisas? 6. E agora você sabe o que impede que ele se manifeste em seu tempo. 7. Pois o mistério do Maligno já começa a operar: e somente se o que agora atrapalha for tirado do meio, 8. então finalmente será revelado aquele Maligno a quem nosso Mestre Yeshua consumirá pelo sopro de sua boca e reduzirá a nada pela visibilidade de sua vinda. 9. Pois a vinda daquele (Mal) é a operação de haSatan com todo poder e sinais e maravilhas de mentira 10. e com todo o engano da iniqüidade nos que perecem; porque não receberam o amor da verdade pelo qual poderiam ter vida. 11. Por isso Elohim enviará sobre eles a força do engano, para que creiam na mentira; (6) 12. e para que sejam condenados todos os que não crêem na verdade, mas têm prazer na iniqüidade. 13. Mas devemos sempre dar graças a Elohim por causa de vocês, meus irmãos, amados de nosso Mestre (Y'shua), que Elohim vos escolheu desde o princípio para a vida pela santificação do Espírito e pela fé na verdade. (7) 14. Para estes foi que Elohim vos chamou pela nossa pregação; 8 para que sejas a glória de nosso Mestre Yeshua, o Mashiyach. 15. Portanto, meus Irmãos, firmai-vos e perseverai nos mandamentos 9 que vos foram ensinados, seja por palavra ou por nossa epístola. 16. E que nosso Mestre Yeshua, o Mashiyach, e Elohim, nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança por sua graça, 17. consolai vossos corações e firmai em vós toda boa palavra e toda boa obra. (10)



4 A “apostasia” ou “a Grande Apostasia” refere-se ao estado caído do cristianismo como um todo; a fé cristã original do primeiro século era uma fé com os seguidores judeus netzarim de Y'shua. Os gentios estavam originalmente sendo enxertados no Reino de Elohim como o “Israel de Elohim” de acordo com a Aliança Renovada. No entanto, mesmo nos dias de Paulo, uma igreja totalmente gentia estava nascendo, que visava jogar fora a Torá e reinventar o Mashiyach para colocá-lo mais alinhado com o helenismo, politeísmo e paganismo.

5 Ver Humanismo no Apêndice.

6 O preço de não receber o “amor da verdade” é tornar-se excessivamente autoconfiante na religião falsa. O “amor da verdade” é o espírito da verdade que deve ser santificado pelo pensamento e pela ação. Não se pode “amar a verdade” e, ao mesmo tempo, quebrar os Mandamentos e ensinar os outros a fazerem o mesmo.

7 Leituras variadas muito interessantes. Khabouris acrescenta zebin como em “Elohim escolheu você desde antes do tempo”. No entanto, 1905 e outros manuscritos da Peshitta lêem literalmente “Elohim escolheu você de apikon”, que pode significar “diante de seus rostos/presenças”, em paralelo com linguagem semelhante em Jeremias 1:1-5. A leitura de 1905 é mantida no aramaico.

8 A frase “chamou você por nossa pregação” é outro exemplo do jogo de palavras implícito entre “chamado” (qirakon) e o nome hebraico para o livro sacerdotal de Levítico (Vayiqra), que é derivado das primeiras palavras “e ele chamou”. ” O mesmo pode ser dito da “pregação” que está mais uma vez sendo aproveitada pelo aramaico sebar (Boas Novas/Esperança). A repetição final também é um jogo de palavras implícito favorito de Paulo, com miltha “Palavra” sendo contrastada com “Mandamentos”, que vem do fato de que os “Dez Mandamentos” são originalmente chamados de “As Dez Palavras” que YHWH falou. Também não se pode deixar de ver a semelhança com o uso de “miltha” na maneira como João abre suas Boas Novas/Pregação; “o Miltha estava com Elohim e o Miltha era Elohim”. Essa ideia é reforçada ainda mais com a frase “desde o princípio”, encaixando-se no título do Livro do Gênesis, que é chamado de B’resheet em hebraico, e aqui traduzido como min reshita por Paulo. O fato é que há muito pouca diferença entre os dois termos, chegando a uma pequena alteração na forma como as preposições são usadas entre “no início” e “desde o início”. De qualquer forma, esta revelação que Paulo está abordando não pode ser um “novo mandamento”, mas aquele que sempre foi, chamando judeus e gentios igualmente para a justiça da Torá por meio de seu principal intérprete, que é o Mashiyach.

9 O maior mal-entendido das Epístolas Paulinas é que as exortações de Paulo anularam ou suplantaram a Torá ao invés de complementar a Torá, e a maior parte disso se deve a traduções gregas errôneas, como neste versículo que diz: “Portanto, irmãos, permaneçam firmes e à paradoesis (tradições) que você foi ensinado, seja por palavra ou epístola”. Paradoesis pode significar “tradições”, mas também pode ser traduzido como “ensinamentos” como na NIV. No entanto, existem GRANDES problemas com ambas as frases, pois implicam que uma nova “sabedoria” suplantou a Palavra Eterna. Muitos teólogos sugerem que Paulo, o judeu, está dizendo aos gentios: “Não se preocupe com a Torá, é apenas uma coisa judaica; apenas me ouça (Paulo) e siga o novo ensinamento.” No entanto, o aramaico diz: “De agora em diante, meus irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se aos mandamentos que lhes foram ensinados, seja por palavra ou por epístola” (Lamsa). A porqadona aramaica, ao contrário da paradoesis grega, só pode significar “Mandamentos”. A questão é, então, quais mandamentos? De acordo com Mateus 5:19, Yeshua ensinou a Torá e os Mandamentos de YHWH desde o início de seu ministério. De acordo com Mateus 15:3, Yeshua advertiu os fariseus contra a anulação do “Mandamento de Elohim” por suas tradições. Em Mateus 19:17, Yeshua expôs os Mandamentos ao jovem rico, ensinando que “se você quiser entrar na Vida, guarde os Mandamentos”. O jovem rico perguntou quais? Y'shua deu-lhe os Mandamentos da Torá! Ser guiado pelo Ruach haKodesh para observar a Torá de YHWH (instrução na justiça) é um pré-requisito para entrar em Malchut Elohim; de fato, a Torá é ampliada (engrandecida) por Y'shua de acordo com Yesha'yahu/Isaías 42:21. Em 2 Pedro 2:21, 22, Pedro impõe uma severa repreensão; “… teria sido melhor para eles não conhecer o caminho da justiça, do que, depois de conhecê-lo, voltar atrás do mandamento separado que lhes foi entregue.” João ensina em 1 João 2:4; “Pois aquele que diz que eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade”. Não pode haver dúvida de que estes são os mandamentos de YHWH porque João ensina em 1 João 3:22: “E tudo o que pedimos, dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos (de YHWH) e fazemos coisas aceitáveis ​​diante dele”. Mas alguns teólogos ensinam que se você “ama” não precisa guardar nenhum mandamento; no entanto, esta é a tradição da Igreja de Laodicéia que interpreta “amor” de acordo com a tradição religiosa (ver Definição de Amor no Apêndice). “E o dragão irou-se contra a mulher; e ele foi fazer guerra ao restante da semente dela que guarda os mandamentos de Elohim e tem o testemunho de Yeshua” (Apocalipse 12:17). O verdadeiro remanescente, o Israel de Elohim, guarda os Mandamentos de Elohim e sabe que Y’shua é tanto o Mashiyach ben Yosef (o Servo sofredor) quanto o Mashiyach ben David. A evidência que apoia a observância da Torá entre os seguidores de Y’shua é esmagadora, mas há uma multidão de doutrinas e tradições da igreja que fazem guerra contra a Palavra de YHWH. Uma coisa é uma pessoa escolher desobedecer aos Mandamentos de YHWH, mas outra bem diferente é ensinar os outros a também serem desobedientes. Yeshua adverte que seria melhor que uma pedra de moinho fosse pendurada em seu pescoço e fosse afundada no mar do que ser culpado de fazer um de seus pequeninos tropeçar (Mateus 18:6). Paulo e todos os discípulos de Yeshua, até os fariseus sabiam que a “Palavra de Elohim” só pode significar Torá! Portanto, este versículo demonstra claramente que Paulo está determinado a trazer a todos, incluindo os gentios, as tribos de Israel e todos os judeus, a Graça de Yeshua para que possam ter a Torá escrita em seus corações.[Jeremias 31:33]  Graça é o poder dado por YHWH para viver como um Kedoshim (povo santo). [Em (2 Tessalonicenses 2:15) a Peshitta Ocidental de (Glenn David Bauscher - The Original Aramaic New Testament in Plain English - 8th Edition 2013) traz o texto: “Portanto, meus irmãos, sejam firmes e mantenham os mandamentos que vocês aprenderam, seja por discurso ou por nossa epístola.; A Peshitta de (LAMSA’S Aramaic From The Ancient Eastern Text) traz o texto: “Doravante, meus irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se aos mandamentos que lhes foram ensinados, seja por palavras ou por nossa epístola.”; A Peshitta de (Herb Jahn Complete Aramaic New Covanant Bible - ECB - 1996) traz o texto: “Então, meus irmãos, fiquem de pé e segurem a misvoth* doutrinada a vocês – se por palavra – se por nossa própria epístola.” *(misvoth = Mandamentos de Elohim = Torah do Soberano YHWH/Y’shua); A Bíblia (TOJB - The Orthodox Jewish Bible - Tanakh and Orthodox Jewish Brit Chadasha) traz o seguinte texto: “Então, Achim b'Moshiach, fique firme e apegue-se à emunah [judaica ortodoxa], a pnimiyus* haTorah do Mashiach que foi entregue e transmitida a você, que você foi ensinada, seja por divrei pinu (palavras de nossa boca) ou pelo nosso iggeret hakodesh.”, *(pnimiyus = innermost = íntimo = profundo = o ensinamento mais íntimo (profundo) da Torá do Mashiyach), (pnimiyus = innermost = íntimo, profundo) páginas 1170, 1189, da Bíblia TOJB - The Orthodox Jewish Bible - Tanakh and Orthodox Jewish Brit Chadasha). Veja também o estudo completo “YESHUA É A TORÁ VIVA!”,  retirado do livro “JUDAÍSMO NAZARENO: O CAMINHO DE YESHUA E DE SEUS TALMIDIM” por Tsadok Ben Derech, acesse o site: https://yeshuahamashiachyhwh.wordpress.com/yeshua-e-a-tora-viva ].  [    ] grifos do autor da tradução para o português.

10 A maioria dos gentios desconhece os debates fervorosos entre os judeus netzarim (nazarenos) e os judeus tradicionais sobre Y'shua ser o Mashiyach ou sua divindade. Em particular, a questão que surge com frequência é a ideia de que os cristãos exaltam um homem como Deus. Como veremos, parte do problema novamente está nas traduções gregas imprecisas e, é claro, há uma diferença marcante entre as crenças católica, protestante, “judaica messiânica” e netzarim. É muito intrigante que alguns judeus tradicionais rotulem as cartas de Paulo como pagãs, dada a sua admoestação a uma audiência pagã: “Ninguém de modo algum vos engane; pois esse dia não chegará a menos que seja precedido por uma rebelião, e o homem do pecado seja revelado como o filho da perdição, que se opõe e se exalta acima de tudo que se chama Elohim ou que é reverenciado; de modo que mesmo no Templo de Elohim, ele se assenta como um deus, e se mostra como se fosse um deus” (2 Tessalonicenses 2:3-4 Lamsa). A frase “filho da perdição” em aramaico, breh d’abadana é a mesma do hebraico abaddon, que significa “destruição” e é arrancada das páginas dos Manuscritos do Mar Morto, aludindo aos filhos da luz e filhos das trevas. Claro, tal metáfora faz pouco sentido em grego. No entanto, o que mais aponta para nossa discussão é o fato de que Paulo está descrevendo um grande engano pelo qual “cristãos” seriam aprisionados a adorar um homem! “E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para por meio dela serem salvos. Por esta razão Elohim lhes enviará um forte engano para que creiam na mentira, para que todos os que não creram na verdade, mas preferiram a injustiça, sejam condenados” (2 Tessalonicenses 2:10-12 Lamsa). Visto que o ímpio em 2 Tessalonicenses 2:8-12 é claramente um homem enviado por Satanás, podemos inferir corretamente que esse tipo de adoração humana é enfaticamente e vigorosamente condenada pelo Shaliach/Apóstolo Paulo. Dito isto, é estranho que seus críticos continuem a acusá-lo de ser um idólatra, quando todas as evidências nas Escrituras apontam para ele guardar a Torá! Além disso, se a heresia é como Paulo diz, “um forte engano”, parece provável que também seja popular! Certamente, essa visão do futuro distante da era de Paulo impulsiona um pico no caixão para a Teologia da Substituição (Supercessionismo) e o Dispensacionalismo, que são como “pais” do cristianismo politeísta. No final, a verdadeira Boa Nova está inextricavelmente ligada à Palavra que veio antes, enquanto o “outro Evangelho” ensina que a Torá foi eliminada e/ou que o paganismo governa o dia. Como também veremos mais adiante, já que Paulo condenou como herética a ideia de “homem-deus”, parece muito improvável que o Shaliach simplesmente substitua o agente de Satanás pelo “Jesus” helenizado que essencialmente faz a mesma coisa. Foi Paulo quem fez declarações como em 1 Coríntios 12:3 que o “Mestre YHWH é Y’shua!” Certamente devemos diferenciar entre um homem que erroneamente aspiraria a ser YHWH, com uma compreensão pura do aramaico/hebraico e da Torá que demonstra como YHWH pode assumir qualquer forma que Ele desejar. Uma é a antiga falsificação pagã de haSatan que entrou no mundo por confusão no “Novo Testamento” grego, enquanto a outra é a compreensão final do Mashiyach como revelado na Torá e os profetas de YHWH como verdade, e é judeu até o âmago. [Veja o estudo completo “YESHUA É YHWH: A ELOHUT DO MASHIACH NO JUDAÍSMO ANTIGO” retirado do livro “JUDAÍSMO NAZARENO: O CAMINHO DE YESHUA E DE SEUS TALMIDIM” por Tsadok Ben Derech, para ler o estudo completo e adquirir o livro acesse:

https://yeshuahamashiachyhwh.wordpress.com/yeshua-e-yhwh-a-elohut  ]. [   ] grifos do autor da tradução para o português.


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