quarta-feira, 16 de novembro de 2022

2 CORÍNTIOS 5 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

2 CORÍNTIOS 5

1. Pois sabemos que, se a nossa casa na terra, 20 esta do corpo, fosse dissolvida, ainda temos uma edificação de Elohim, uma casa não feita por mãos, 21 eterna no céu. 2. E por isso também gememos e desejamos ser revestidos do céu com nossa casa: 3. Se de fato, quando vestidos, não seremos encontrados nus. 4. Pois enquanto estamos aqui nesta casa, gememos sob seu fardo; ainda assim você deseja não jogá-lo fora; mas para ser revestido sobre ele, para que sua mortalidade seja absorvida em vida. 5. E aquele que nos prepara para isso é Elohim: que nos deu a seriedade do Seu Espírito. 6. Portanto, porque sabemos e estamos convencidos de que, enquanto nos hospedamos no corpo, peregrinamos longe de nosso Mestre (Y'shua); 7. Pois andamos 22 por fé e não por vista; 8. Portanto, estamos confiantes e desejosos de estar longe do corpo e estar com nosso Mestre (Y'shua). 9. Estamos constantemente atentos, para que estejamos ausentes, ou em casa, possamos agradá-lo. 10. Pois todos nós devemos estar diante do tribunal do Mashiyach, para que cada um receba retribuição no corpo, (por) o que ele fez nele, seja de bem ou de mal. 11. Portanto, porque conhecemos o Temor de nosso Mestre (Y'shua)23 persuadimos os homens; e somos manifestados a Elohim; e espero também que sejamos revelados às vossas mentes. 12. Nós não nos elogiamos novamente a você; 24 mas nós vos damos ocasião para vos gloriardes em nós, para com aqueles que se gloriam na aparência e não no coração. 13. Pois se somos extravagantes, é para Elohim; e se somos discretos, é para você. 14. Pois o amor do Mashiyach nos constrange a raciocinar desta maneira: Um morreu por todos; portanto estão todos mortos. 15. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16. E, portanto, não conhecemos ninguém segundo a carne: e se conhecemos o Mashiyach segundo a carne, de agora em diante não o conhecemos mais. 17. Portanto, quem está no Mashiyach é uma nova criatura: as coisas velhas já passaram; 18. E todas as coisas são feitas novas, por Elohim que nos reconciliou consigo mesmo pelo Mashiyach, e nos deu o ministério da reconciliação. 19. Pois Elohim estava no Mashiyach, 25 que reconciliou o mundo com sua majestade e não lhes imputou seus pecados; e que colocou em nós a Palavra da reconciliação. 20. Somos, portanto, embaixadores do Mashiyach, e é como se Elohim estivesse suplicando por nós. Em nome do Mashiyach, portanto, imploramos a você que se reconcilie com Elohim; 21. Pois, por sua causa, Ele fez aquele que não conheceu pecado para ser um pecado (oferta) para que pudéssemos por ele nos tornar a justiça 26 de Elohim.



20 No pensamento hebraico e aramaico, cada faceta principal da condição humana mora em uma casa. Aqui, então, devemos contrastar a imagem de Rav Shaul de nossa casa na Terra com a do capítulo de abertura de Gálatas, onde ele fala de Y'shua sendo ressuscitado da casa dos mortos! Essas imagens certamente estão implícitas nas próximas três linhas deste capítulo.

21 Outro paralelo entre a escrita de Rav Shaul aqui e a Epístola aos Hebreus. A frase “não feito por mãos humanas” aparece apenas em três lugares no NT. Um é dado por Mar Stephen, e o fato de que ele morre logo após fazer esta declaração, efetivamente o elimina como escritor potencial para essa Epístola. As outras duas referências, exceto esta, estão em Hebreus 9:11 e 24. O contexto e o assunto são os mesmos em cada lugar. O fato de Rav Shaul ser um dos presentes e “aprovar a morte de Estêvão” acrescenta mais peso à conclusão de que o autor de Hebreus é, de fato, Rav Shaul. Do ponto de vista aramaico, essas frases aparecem como um aspecto de assinatura do mesmo autor.

22 A palavra “andar” é mehalakhin, a mesma palavra que o hebraico “halakha”. Dizer então “caminhada de fé” é transmitir uma impressão mais direta da Ruach haKodesh do que, por exemplo, a halakha rabínica, ou o ensino teológico ou doutrinário de qualquer outra religião feita pelo homem. A diferença é, claro, a fonte. O Ruach de YHWH certamente é sempre superior às regras e tradições dos homens; andar pela fé e não pela vista é permitir que o Ruach haKodesh escreva a Torá no coração. Tradições feitas pelo homem, sejam judaicas ou cristãs, são, na maioria das vezes, um grande impedimento para a habitação do Ruach haKodesh e a disposição de observar a Torá de YHWH.

23 Y’shua demonstrou o Temor de YHWH aos seus discípulos. É o Mashiyach Y'shua quem julga por YHWH (Shemot/Êxodo 23:20-22; João 5:22).

24 Literalmente “(faça) boas nossas almas para você”. 24 Literalmente "(fazer) bem nossas almas para você". Em outras palavras, cada um de nós não elevou a nefesh/alma de nós mesmos a você. A nefesh (Aram. napshah) é a força vital e personalidade, mas a salvação vem do Ruach de YHWH. Portanto, não somos elevados por nossa força vital humana, mas pela centelha eterna[***] de nosso Criador. A ideia de que Y'shua elevou sua nefesh é uma falsa acusação dos fariseus. O fato é que YHWH elevou a nefesh de Y'shua, como ele também fará no Último Dia para aqueles que crêem Nele e vivem de acordo com a Única e Verdadeira Fé. 25 Veja Isaías 11:1-2. [***] [Neshamá (do homem) - “é a capacidade da Alma de perceber diretamente a presença de Elohim no mundo e de sentir o Divino Sopro de Vida (Sopro/Fôlego/Respiração/A Força Vital de Elohim) entrando em seu ser.” Fonte: chabad.org ].; Ver comentário (nota) 275 de Mateus 26 ]. [***] [    ] grifos do autor da tradução para o português.

26 “Tornar-se a justiça de Elohim” significa demonstrar o Mashiyach ao mundo, o que significa que não passamos a vida quebrando os mandamentos de YHWH.


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