quarta-feira, 16 de novembro de 2022

2 CORÍNTIOS 2 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

2 CORÍNTIOS 2

1. E estabeleci comigo mesmo que não voltaria a ir ter convosco com tristeza. 2. Pois, se eu vos entristecesse, quem me alegraria, senão aquele a quem entristeci? 3. E eu escrevi isso mesmo para você, ou então quando eu viesse, aquelas pessoas que eu deveria alegrar deveriam me deixar triste. Pois eu confio em vocês que minha alegria é a alegria de todos vocês. 4. E com muita aflição e angústia de coração, escrevi essas coisas para você com muitas lágrimas; não para que você tenha tristeza, mas para que você possa conhecer o grande amor que eu tenho por você. (3) 5. E se alguém causou tristeza, ele não me entristeceu (apenas), mas para que a Palavra não seja muito dura com você; em certa medida, todos vocês. 6. E suficiente para ele é esta repreensão procedente de muitos: 7. Para que, por outro lado, você o perdoe e o console; ou então aquele que é tal homem deve ser engolido por uma dor excessiva. 8. Rogo-te, portanto, que confirmes a ele o teu amor. 9. Pois foi também para isso que eu escrevi (para você), para que eu pudesse aprender por um julgamento, se você seria obediente em tudo. 10. E a quem você perdoar, eu também (perdoo): por aquilo que perdoei a qualquer um, por amor a você eu perdoei na presença do Mashiyach; 11. Ou então Satanás deveria nos alcançar; pois conhecemos seus dispositivos. 12. Além disso, quando cheguei a Trôade anunciando o Mashiyach, e uma porta me foi aberta pelo Mestre YHWH, 13. Não havia paz no meu espírito, porque não encontrei Tito, meu irmão; e despedi-me deles e fui para a Macedônia. 14. Mas graças a Elohim, que sempre nos traz uma vitória no Mashiyach, e manifesta por nós o aroma do conhecimento dele em todo lugar. 15. Pois através do Mashiyach, somos para Elohim um aroma suave para os que vivem e para os que perecem: 16. A estes, um aroma de morte 4 para morte; e para esses, um aroma de vida para vida. E quem é adequado para essas coisas! 17. Pois não somos como os outros que diluem as Palavras de Elohim; 5 mas como da verdade, e como de Elohim, falamos no Mashiyach diante de Elohim.



3 Alguns eruditos cristãos, como o Dr. Charles Ryrie, sustentam que esta linha de 2 Coríntios se refere a uma carta perdida àquela assembléia, conforme ele declara: “Depois de escrever 1 Coríntios, Paulo achou necessário fazer uma visita apressada e dolorosa a Corinto, pois os problemas ocasionados pela primeira carta não foram resolvidos (2 Coríntios 2:1; 12:14; 13:1-2). Após esta visita, ele escreveu à assembleia uma carta severa e dolorosa, à qual ele se refere em 2:4, mas que nos foi perdida. Titus entregou essa carta. Paulo, incapaz de encontrar Tito em seu retorno a Trôade, correu para a Macedônia, onde Tito relatou as boas novas de que a assembleia finalmente se arrependeu da rebelião contra Paulo. Da Macedônia, Paulo escreveu 2 Coríntios e seguiu com sua visita final registrada à assembleia (Atos 20:1-4).” (The Ryrie Study Bible (NASB), p. 314.) Enquanto Tito foi responsável pelo envio de 2 Coríntios, deve-se notar que Timóteo enviou a primeira carta a Corinto, e esta “carta perdida” aconteceu entre eles. De qualquer forma, isso é apenas uma teoria, e não há evidências de que os capítulos 10-13 incluíssem essa carta perdida. As cartas de Rav Shaul foram bem preservadas no Oriente; isso exclui qualquer discussão sobre ele ter legitimamente a autoria de qualquer material perdido.

4 Ou um aroma de sacrifício, que para alguns pode ser mais aterrorizante do que a morte (Shemot/Êxodo 29:18)!

5 Uma afirmação muito curiosa, certamente não são os incrédulos pagãos que diluiriam as palavras de Elohim per se. Em vez disso, sua abordagem foi ignorar o Pacto completamente ao invés de tentar jogar jogos de palavras com o que a Torá diz. Portanto, este comentário é voltado tanto para a liderança judaica tradicional quanto para os crentes mornos que literalmente “diluem a Palavra” em favor das tradições e costumes orais ou pagãos. A imagem para a qual Rav Shaul está preparando seus leitores muito em breve no capítulo 3 flui desta parte do capítulo 2. Já que ele está prestes a descrever “epístolas vivas... não escritas com tinta”, “não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne” e outras linguagens, todas claramente evocativas de palavras escritas que ele não quer diluídas por nenhuma tradição cultural ou religiosa.

6 Paulo está claramente se referindo a Jeremias 31:33, indicando que a Torá está sendo escrita no coração. Veja também Ezequiel 18:31; 36:26-28.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário ou dúvida, responderemos o mais rápido possível! Fiquem na Graça do Soberano YHWH e da Sua Torá Viva Yeshuah HaMashiach, nosso Mestre e Salvador! Amém, Amém!

Em Destaque:

Índice Geral - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

Estamos enfrentando problemas, o blogspot está deletando  as fotos dos posts, então pedimos que baixem a versão em PDF para uma visualização...

Mais Visitadas