quarta-feira, 16 de novembro de 2022

2 CORÍNTIOS 1 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

A SEGUNDA CARTA AOS CORÍNTIOS


2 CORÍNTIOS 1

1. PAULO um Shaliach de Y'shua o Mashiyach, pela vontade de Elohim; e Timóteo, um irmão; à assembléia de Elohim que está em Corinto, e a todos os crentes separados que estão em toda a Acaia. 2. A graça esteja convosco, e a paz, de Elohim nosso Pai, e de nosso Mestre Y'shua o Mashiyach. 3. Bendito seja Elohim, o Pai de nosso Mestre Y'shua o Mashiyach, o Pai das misericórdias, e o Elohim de toda consolação; 4. Que nos consola em todos os nossos sofrimentos, para que também possamos consolar os que estão em todos os seus sofrimentos, com a consolação onde somos consolados por Elohim. 5. Pois como os sofrimentos do Mashiyach se multiplicam em nós, assim também nossa consolação se multiplica pelo Mashiyach. 6. E se formos afligidos, é para vossa consolação e para vossa vida que somos afligidos; ou quer sejamos consolados, é para que vocês sejam consolados; e que haja em ti um anseio (espírito) onde possas suportar aqueles sofrimentos que nós também sofremos. 7. E a nossa esperança a seu respeito é firme, pois sabemos que, se você participar dos sofrimentos, também participará da consolação. 8. Mas, meus irmãos, desejamos que vocês saibam, a respeito da aflição que estava sobre nós na Ásia, que fomos afligidos excessivamente, além de nossas forças, na medida em que nossa vida estava prestes a terminar. 9. E decretamos sobre nós mesmos uma sentença de morte, para que nossa confiança não estivesse em nós mesmos, mas em Elohim, que ressuscita os mortos; 10. Quem nos resgatou da morte iminente: e esperamos que Ele nos salve novamente, 11. Com a ajuda de suas orações em nosso favor; para que o seu dom para nós seja um favor feito para o bem de muitos, e muitos possam louvá-lo por nossa causa. 12. Pois a nossa alegria é esta, o testemunho de nossa consciência, que na simplicidade e pureza, e pela graça de Elohim, e não na sabedoria da carne, nos conduzimos no mundo, e especialmente em relação a você. 13. Não lhe escrevemos outras coisas além daquelas que você conhece e reconhece. E eu confio que você vai reconhecê-los até o fim; 14. Como você também reconheceu parcialmente que nós somos sua alegria, como você também é a nossa, no dia de nosso Mestre Y'shua, o Mashiyach. 15. E nesta confiança, eu estava antes disposto a ir até você, para que você pudesse receber a graça duplamente; 16. E passar por você para a Macedônia, e novamente para vir até você da Macedônia, e (assim) você me acompanharia a Yehud. 17. Quando, portanto, eu estava considerando isso; eu considerei (este propósito) como um imprudente? Ou, foram as coisas que eu propus, coisas da carne; para que neles haja “sim, sim” e “não, não”? 18. Elohim é a testemunha de que nossa palavra para você não foi “Sim e Não”. 19. Pois o Filho de Elohim, Y'shua o Mashiyach, que foi pregado a você por nós, (a saber), por mim, por Sylvanus e por Timotheus, não era "Sim e Não"; mas era “sim” nele. 20. Pois todas as promessas de Elohim nele, o Mashiyach, são “Sim”; por qual causa nós por ele damos (nosso) Amém para a glória de Elohim. 21. Agora é Elohim quem nos estabelece, com você, no Mashiyach, e nos ungiu, 22. E nos selou, e deu o penhor de seu Espírito em nossos corações. 23. Além disso, chamo Elohim para testemunhar sobre minha alma que foi para poupá-lo que não vim a Corinto. 24. Não que sejamos mestres 2 sobre sua fé, mas somos ajudantes de sua alegria; pois é pela fé que você permanece.



1 Esta é a primeira vez nos escritos de Rav Shaul que ele usa kiraz, em vez de sebar, para “pregar”. Talvez ele tenha defendido seu ponto de vista com vários usos de raiz do último.

2 Uma rara conjugação plural de mar que também sai grafada da mesma forma que a forma possessiva de primeira pessoa de mari. No entanto, os verbos que cercam a palavra garantem que sua pluralidade foi claramente pretendida e compreendida.


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