quarta-feira, 16 de novembro de 2022

2 CORÍNTIOS 12 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

2 CORÍNTIOS 12

1. A glória deve ser, mas não é proveitosa: então eu prossigo com visões e revelações de nosso Mestre (Y'shua). 2. Conheci um homem no Mashiyach há quatorze anos - mas se em um corpo ou fora de um corpo, não sei; Elohim sabe - quem foi arrebatado até a terceira (região) do céu. (48) 3. E eu conheci esse mesmo homem; mas se em um corpo ou fora de um corpo, não sei; (somente) Elohim sabe; 4. E ele foi arrebatado ao Paraíso e ouviu Palavras inefáveis, que não é permitido a um homem proferir. (49) 5. Dele me gloriarei, mas de mim mesmo não me gloriarei, a não ser nas minhas doenças. 6. No entanto, se eu estivesse inclinado a me gabar, não seria sem razão; pois declaro a verdade. Mas eu me contenho, ou então qualquer um deve pensar em mim além do que ele vê em mim e ouve de mim. 7. E, para que eu não fosse erguido pela excelência das revelações, foi-me dado também um espinho na minha carne, o Mensageiro de Satanás, para me atacar para que eu não fosse erguido. 8. Respeitando isso, três vezes implorei ao meu Mestre (Y'shua), para que ele se afastasse de mim. 9. E ele me disse: “Minha graça te basta; porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Alegremente, portanto, me gloriarei em minhas enfermidades, para que o poder do Mashiyach possa repousar sobre mim. 10. Portanto, tenho prazer nas enfermidades, no opróbrio, nas aflições, nas perseguições, nas angústias, que são por causa do Mashiyach: porque quando estou fraco, então sou forte. 11. Eis que me tornei insensato na minha jactância, porque me coagiste. Pois você deve dar testemunho de mim; porque eu não era deficiente em nada para aqueles Shlichim que mais se destacam, embora eu não fosse nada. 12. Trabalhei entre vocês os sinais dos Shlichim, com toda paciência; e em prodígios, e em maravilhas, e em feitos poderosos. 13. Pois em que você ficou aquém das outras assembléias; exceto nisto, que eu não era pesado para você? Perdoe-me esta falha. 14. Eis que esta terceira vez estou pronto para ir ter convosco, e não vos sobrecarregarei; porque não busco a ti, mas a ti; porque os filhos não devem ajuntar tesouros para os pais, mas os pais para os filhos. 15. E alegremente pagarei (minhas) despesas e também me darei por suas almas; embora quanto mais eu te amo, menos você me ama. 16. Mas talvez, embora eu não fosse um fardo para você, ainda assim, como um homem astuto, roubei de você por astúcia! 17. Foi pela mão de alguma outra pessoa que eu enviei para você, que eu roubei de você? 18. Pedi a Tito e com ele enviei os Irmãos: Tito roubou-te alguma coisa? Não andamos em um só espírito e nos mesmos passos? (50) 19. Você acha novamente que iríamos pedir desculpas a você? Diante de Elohim, no Mashiyach nós falamos: e todas essas coisas, meus amados, (são) por causa de sua edificação. 20. Pois eu temo, ou então eu deveria ir até você e não encontrá-lo como eu gostaria; e ou então eu também deveria ser encontrado por você, como você não desejaria; ou então (deveria haver) contenda e inveja, e ira, e teimosia de dura cerviz, e calúnia, e discussão, e insolência e comoção; 21. Ou então, quando eu for até você, meu Elohim deve me humilhar; e eu deveria chorar por muitos que pecaram e não se arrependeram da impureza, do pecado sexual e dos atos de luxúria que cometeram.



48 O “terceiro céu” é uma referência à futura sala de julgamento ou trono do “Ancião de Dias”, conforme mencionado em Daniel 7. Mais do que provavelmente esta foi uma visão daquele grande evento; talvez isso tenha ocorrido quando Shaul foi deixado para morrer em Atos 14:19; talvez ele tenha tido uma experiência literal “fora do corpo”.

49 Não é o nome “inefável” de YHWH aqui, embora os judeus religiosos dessa época impuseram vigorosamente a proibição de falar o Nome de YHWH. Não há evidência de que Rav Shaul apoiou esta proibição de falar ou ler o Nome de YHWH, depois que sua lealdade foi transferida para Y’shua. De acordo com a lenda judaica, a pedra fundamental do Templo havia escrito nela uma palavra de 72 letras que incluía YHWH, a mesma frase proferida na Criação. Na paródia rabínica posterior, diz-se que tanto Y'shua quanto Judas Iscariotes adquiriram poder divino ao adquirir esse nome. Rav Shaul também é mencionado nesta paródia como enganando Israel; portanto, pode ser que isso tenha algo a ver com as Palavras inefáveis ​​às quais ele se refere.

50 Andar no sentido espiritual, palavra aramaica halakh, da qual deriva a palavra hebraica halakha, ou decisões legais. Caminhando com a mesma mente e propósito, todos os coríntios decidiram “andar em sintonia” com o julgamento de seu líder Rav Shaul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário ou dúvida, responderemos o mais rápido possível! Fiquem na Graça do Soberano YHWH e da Sua Torá Viva Yeshuah HaMashiach, nosso Mestre e Salvador! Amém, Amém!

Em Destaque:

Índice Geral - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

Estamos enfrentando problemas, o blogspot está deletando  as fotos dos posts, então pedimos que baixem a versão em PDF para uma visualização...

Mais Visitadas