quarta-feira, 16 de novembro de 2022

2 CORÍNTIOS 11 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

2 CORÍNTIOS 11

1. Eu gostaria que você pudesse me suportar um pouco, para que eu pudesse falar tolamente: e, de fato, tenha paciência comigo. 2. Pois tenho ciúmes de ti, com um ciúme justo: 42 pois te desposei com um marido como uma virgem casta que eu apresentaria ao Mashiyach. (43) 3. Mas temo, ou então, como a serpente enganou Eva por sua astúcia, suas mentes devem ser corrompidas pela sinceridade que está no Mashiyach. 4. Porque, se aquele que vem a vós, vos havia anunciado outro Y'shua, que nós não anunciamos; ou se você recebeu outro Espírito, que você não recebeu; ou outro evangelho, que você não aceitou; você poderia muito bem ter dado sua permissão. 5. Pois, suponho, não fiquei aquém daqueles Shlichim que mais se destacam. 6. Pois, embora eu seja rude no falar, não no conhecimento; mas em todas as coisas temos sido reveladores entre vocês. 7. Eu realmente cometi uma ofensa humilhando-me para que você possa ser exaltado e proclamando a Boa Nova de Elohim para você livremente? 8. E roubei outras assembléias, e recebi o pagamento (deles) por ministrar a você. 9. E quando entrei no meio de vocês e estava necessitado, não fui pesado para nenhum de vocês; pois os Irmãos que vieram da Macedônia supriram minhas necessidades: e em todas as coisas me guardei, e evitarei ser pesado para vocês. 10. Como a verdade do Mashiyach está em mim, essa glória não será em vão quanto a mim nas regiões da Acaia. 11. Por quê? Porque eu não te amo? Elohim sabe. 12. Mas o que eu faço, isso também farei; para que eu afaste ocasião daqueles que procuram ocasião; para que, naquilo em que se gloriem, sejam achados como nós. 13. Pois eles são falsos apóstolos, trabalhadores astutos e fingidos apóstolos 44 do Mashiyach. 14. E nisso não há nada de estranho. Pois se Satanás pretende ser um mensageiro da luz, 15. Não é grande coisa se seus ministros pretendem ser ministros de justiça cujo fim será de acordo com suas obras. 16. Voltando (ao que) digo, que ninguém pense em mim como um tolo; 17. O que estou (agora) dizendo, não digo em nosso Mestre (Y'shua), mas como em tolice, nesta questão de glória. 18. Porque muitos se gloriam segundo a carne, eu também me gloriarei. 19. Pois ouves com indulgência os faltos de razão, visto que és sábio. 20. E você dá ouvidos àquele que te coloca em escravidão; e para aquele que te devora; e para ele, que tira de você; e àquele que se exalta sobre ti; e para aquele que te ferir na cara. 21. Falo como se estivesse sob desprezo: falo como se fôssemos impotentes por deficiência de entendimento; que em qualquer coisa que alguém esteja presumindo, eu também estou presumindo. 22. Se eles são hebreus, eu também sou; ou se eles são israelitas, eu também. Se eles são a semente de Awraham, eu também sou. 23. Se eles são ministros do Mashiyach, (por defeito de entendimento, eu digo) eu sou superior a eles: em labutas mais do que eles, em açoites mais do que eles, em laços mais do que eles, em mortes muitas vezes. (45) 24. Pelos judeus (autoridades), 46 cinco vezes fui açoitado, cada vez com quarenta açoites menos um. (47) 25. Três vezes fui espancado com varas: uma vez fui apedrejado: três vezes naufragei, de dia e de noite; Eu estive no mar sem um navio. 26. Em muitas viagens, em perigo por rios, em perigo por ladrões, em perigo de meus parentes, em perigo de gentios: estive em perigo nas cidades; Eu estive em perigo no deserto, em perigo no mar, em perigo por parte de falsos irmãos. 27. Em fadiga e cansaço, em muitas vigílias, em fome e sede, em muito jejum, em frio e nudez: 28. Além de muitas outras coisas, e a multidão ao meu redor todos os dias, e minha ansiedade por todas as assembléias. 29. Quem fica fraco, e eu não fiquei fraco? Quem tropeçou, e eu não queimei? 30. Se devo me gloriar, me gloriarei em minhas doenças. 31. Elohim, o Pai de nosso Mestre Y'shua o Mashiyach, abençoado para todo o sempre, Ele sabe que eu não minto. 32. Em Damasco, o comandante do exército do rei Aretas, guardou a cidade dos damascenos, para me prender. 33. E de uma janela, em uma cesta, eles me desceram da parede, e eu escapei de suas mãos.



42 Veja Elohim Ciumento no Apêndice.

43 Uma metáfora engenhosa de Rav Shaul; ele está se comparando com a mãe de uma noiva que está recomendando sua filha para o noivado. No primeiro século Israel, a família da noiva deveria fazer acordos contratuais com a família do noivo, incluindo o dote. Mas, se ela ficasse aquém de alguma forma, seria um grande desastre e uma grande desonra para ambas as famílias. Aqui, Paulo ensina que se nós (a noiva) ficarmos aquém de nosso Mestre-Noivo (Y'shua), nós o teremos desonrado da pior maneira possível. (Apocalipse 21:2).

44 Fingindo-se apóstolos. Detalhes em 11:22-23 deixam claro que esses pretendentes são hebreus como Paulo, mas eles estão usando sua etnia como uma marca de status espiritual e autoridade. Paulo está dizendo claramente que apenas ser hebreu etnicamente não atende às qualificações de ensinar o Reino dos Céus aos gentios. Vemos esta tendência continuando, lamentavelmente, nas Raízes Hebraicas e nos Movimentos Messiânicos de hoje. O status hebreu de uma pessoa lhes dá altos lugares de honra, apesar do fato de que eles não servem ou reverenciam Y’shua como o Mashiyach, é como se apenas sua “judaicidade” os qualificasse para pregar e ensinar. Sem o contexto de fé adequado em seu grande ensinamento hebraico, deve-se ser extremamente cuidadoso antes de aceitar tudo o que esses mestres promulgam. Veja Atos 17:11-12.

45 Embora Rav Shaul seja superior às autoridades judaicas, ele também afirma que eles podem ser ministros do verdadeiro Mashiyach. No final do dia, o Mashiyach final é o próprio YHWH, embora o mecanismo pelo qual YHWH salva seja contestado por várias religiões. Assim, os governantes judeus, acreditando em YHWH como Salvador, fazem isso corretamente. No entanto, rejeitar o Filho de YHWH é uma transgressão muito séria e uma negação das próprias Escrituras que eles afirmam venerar. [O apóstolo João afirma e adverte claramente que aquele que nega o Salvador Y'shua como o Mashiyach é o próprio anti-Mashiyach; nas Escrituras em grego usa-se o termo “antiCristo”, (anti-Mashiyach = anti-Torá = haSatan): “Quem é o mentiroso, exceto aquele que nega que יהושע é o Messias? Este é o anti-messias, aquele que nega o Pai e o Filho. Ninguém negando o Filho tem o Pai. Aquele que confessa o Filho tem também o Pai.”(Yoḥanan Aleph/1 John 2:22-23 Bible The Scriptures 1998/2009); [    ] grifos do autor da tradução para o português.

46 Rav Shaul chama a si mesmo de filho de Abraão, um hebreu e um israelita. Portanto, ele não está se referindo aos “judeus” no total, mas às autoridades religiosas que erroneamente fizeram essas coisas. A “elite” governante tinha autoridade para administrar punições relacionadas ao Sinédrio, mas a “elite” também é conhecida por ter a reputação de abusar de sua autoridade em favor de seus próprios interesses. A maioria das pessoas está bem ciente de que quando se trata de cristãos, judeus, muçulmanos ou outras “autoridades religiosas”, muitas vezes pouca consideração é dada ao que é honesto, equitativo e justo. As autoridades religiosas costumam ser muito rápidas em exercitar seus músculos contra qualquer um que desafie suas tradições religiosas.

47 Deuteronômio 25:3 estabelece a punição máxima de quarenta chicotadas. No entanto, as tradições orais dos fariseus fixavam o número máximo de chicotadas em trinta e nove, como forma de “proteger” ou “fazer uma cerca ao redor da Torá”. Alguém pode ter perdido a conta e excedido o número máximo permitido. Embora esta seja uma evidência clara da tradição oral dos fariseus, também fala de uma punição muito impiedosa, pois Rav Shaul experimentou o mesmo número de chicotadas não menos que 5 vezes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário ou dúvida, responderemos o mais rápido possível! Fiquem na Graça do Soberano YHWH e da Sua Torá Viva Yeshuah HaMashiach, nosso Mestre e Salvador! Amém, Amém!

Em Destaque:

Índice Geral - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

Estamos enfrentando problemas, o blogspot está deletando  as fotos dos posts, então pedimos que baixem a versão em PDF para uma visualização...

Mais Visitadas