quarta-feira, 16 de novembro de 2022

2 CORÍNTIOS 13 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

2 CORÍNTIOS 13

1. Esta é a terceira vez que me preparo para ir até você; para que, pela boca de duas ou três testemunhas, toda palavra seja confirmada. 2. Já vos disse, e de novo vos digo de antemão (como também vos disse segunda vez, estando convosco; e agora também, estando ausente, escrevo aos que pecaram e aos outros) que se eu voltar não pouparei ninguém: 3. Porque você exige prova de que é o Mashiyach que fala por mim, que não foi impotente entre vocês, mas poderoso entre vocês. 4. Pois, embora ele tenha sido executado em uma estaca na fraqueza, ele vive com o poder de Elohim. Nós também somos fracos com ele; mas estamos vivos com ele, por aquele poder de Elohim que está entre vocês. 5. Examine-se, se você permanece na fé: prove a si mesmo. Você não reconhece que Y'shua o Mashiyach está em você? E se ele não for, você é desprezado e contra a Torá. (51) 6. Mas acredito que você saberá que não somos infratores da lei. 7. E rogo a Elohim que não haja mal em vós, para que apareça a prova de nós; e, contudo, que sejais praticantes de coisas boas, embora nós sejamos como transgressores da lei. 8. Pois nada podemos fazer contra a verdade, mas (somente) pela verdade. 9. E nos regozijamos quando somos fracos e você é forte. E também por isso rogamos, para que sejais aperfeiçoados. 10. Portanto, enquanto ausente, escrevo estas coisas; ou então, quando eu vier, devo agir com rigor, de acordo com a autoridade que meu Mestre (Y'shua) me deu para sua edificação, e não para sua destruição. 11. Finalmente, meus Irmãos, regozijem-se e sejam aperfeiçoados e consolados: e que a harmonia e a tranquilidade estejam entre vocês; e o Elohim de amor e de paz estará com você. 12. Peçam a paz um ao outro com um beijo de separação. 13. Todos os crentes separados pedem (por) sua paz.

14. A paz de nosso Mestre Y'shua o Mashiyach, e o amor de Elohim, e a comunhão 52 da Ruach haKodesh estejam com todos vocês. Amém.

Fim da segunda carta aos Coríntios: que foi escrita de Filipos da Macedônia, e enviada pelas mãos de Tito.



51 A palavra aramaica aqui é maslya, um sinônimo muito competente para ser contra namusa ou aurayta e, portanto, “sem lei”. A raiz significa qualquer coisa de “desprezível/desprezado” a “rebelde/reprovado” e, portanto, Rav Shaul está fazendo uma de suas declarações mais chocantes contra a reinterpretação cristo-pagã posterior: A crença no Mashiyach traz um coração aberto para a Torá, não uma rejeição da Torá. Este verso, na verdade esta única palavra maslya, esmaga sem esforço o romantismo da fé sem lei porque ser um rebelde também é ser desprezado por esta mesma definição. A tradução acima de “desprezado e contra a Torá” é na verdade uma dupla exploração simultânea desta palavra e raiz singulares. Além disso, isso também fala muito poderosamente da “reeducação” dos gentios que entram no Reino dos Céus, e como Rav Shaul começa a ensiná-los a desistir de seu paganismo. Rav Shaul ensina desde o fundamento das Escrituras, o Tanakh (Torah-Neviim-Ketuvim), que revela Y'shua como o Mashiyach e o Reino dos Céus como o objetivo e propósito da vida. Observe como Rav Shaul abre este capítulo: “que, pela boca de duas ou três testemunhas, toda palavra pode ser estabelecida” (Dt 17:6; 19:15; Mt 18:16), então ele explica que abraçar o Mashiyach é abraçar a Torá. A Torá é a Carta do Reino dos Céus, não as Tradições Judaicas sobre a Torá Oral, mas a Palavra literal de YHWH, a Torá escrita que se tornou Y'shua, a Torá Viva. Talvez Paulo também estivesse tentando inocular os coríntios de professores judeus que haviam rejeitado Y’shua e estavam procurando causar sérios danos a Paulo. Mas também devemos cavar mais fundo no verdadeiro subterrâneo decadente da sociedade coríntia. A cidade era tão paganizada que a palavra grega korinthiazomai, que significava “agir como um coríntio”, tornou-se sinônimo de sexo ilícito. Corinto era a Las Vegas, Nevada, a cidade do pecado de sua época. Assim como Éfeso ostentava um enorme templo para Diana, Corinto se dedicou a Afrodite, a deusa do erotismo, explicando assim sua propensão à prostituição e à fornicação. Corinto se gabava de ter 1.000 mulheres para servir como prostitutas no templo, haSatan tinha grandes fortalezas espirituais em Corinto. Quando as pessoas não estavam adorando o sexo, elas estavam envolvidas em embriaguez ou participando de jogos atléticos locais que só perdem para os Jogos Olímpicos em importância. Corinto também ostentava um enorme estádio que podia acomodar mais de 20.000 pessoas. Os cidadãos de Corinto viviam para a sensualidade, o paganismo, a riqueza e o prazer. A vida pagã parecia muito boa para essas pessoas, de acordo com os padrões que eles conheciam antes que o conhecimento de YHWH e Seu Mashiyach lhes fosse trazido. E, no entanto, apesar da terrível cultura pagã e das múltiplas tentações que enfrentavam todos os dias, Rav Shaul geralmente está satisfeito com seu progresso espiritual. Sua repreensão de que eles são como sem lei sem o Mashiyach provavelmente atingiu a casa com mais força do que teria em qualquer outro lugar que ele viajou, incluindo Roma. [“sem lei”; veja o comentário de (Mateus 7:23); Transgressão à Torá = Anti-Torá = Oposto a Torá = Iniquidade = Praticantes do Anomos = Anomos (ἀνομίαν/anomian/anomia) Strongs 458; Grego: ανομια [anomia] (Substantivo feminino). De ανομος [anomos] (α [a] - como uma partícula negativa - “sem“, e νομος [nomos] “lei” = “sem lei”); [ou seja, “sem Torá = contrário a Torá”]. Negação da Lei. ilegalidade, falta de conformidade com a lei, violação da lei, desacato à lei, contrário a lei, iniqüidade, impiedade. o total desrespeito pela lei de Deus (Sua Palavra escrita e viva). Anomía ("ilegalidade") inclui o impacto final da violação da lei - ou seja, sua influência negativa na alma de uma pessoa (status perante Deus). Concordância Exaustiva NAS, Palavra Origem: de Anomos; Strongs 459 (ἄνομος/anomos); Definição: sem lei; Uso: sem lei, perverso; 1. destituído da lei (mosaica); 2. desviando-se da lei, violador da lei, sem lei, ímpio. Uma frase bem famosa do Salvador Y'shua Mashiyach e com uma revelação oculta importantíssima, que emprega a palavra (anomia/anomos) é no texto de Mateus: “Não será qualquer um que me diga: “Meu Mestre, meu Mestre!” Entrará no Reino dos Céus, mas quem fizer a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: “Meu Mestre, meu Mestre! Por seu nome, não profetizamos? E pelo teu nome expulsamos demônios? E pelo seu nome fizemos muitos milagres? E então lhes direi que desde a eternidade, não vos conheço. Afastem-se de mim, obreiros da iniqüidade!.”(Mateus 7:21-23 Peshitta Oriental ANdrew Roth); (obreiros da iniquidade = trabalhadores da iniquidade  = praticantes do anomos/anomia = opositores à Torá = obras contrárias à Torá = anti-Torá = anti-Mashiyach); Ver também os versículos de (Mateus 13:41: 23:28; 24:12; 2Tessalonicenses 2:8; Romanos 2:12; 1João 3:4).] Veja um estudo completo sobre as palavras gregas anomia/anomos e transgressão à Torá (iniquidade) acessando o site: https://yeshuahamashiachyhwh.wordpress.com/anomos ].

[    ] grifos do autor da tradução para o português.

52 O aramaico é “comunhão” e o grego koinonia é mais frequentemente traduzido como “companheirismo” em vez de “comunhão”.


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