sexta-feira, 18 de novembro de 2022

1 TIMÓTEO 4 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

1 TIMÓTEO 4

1. Mas o Espírito diz explicitamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, e seguirão os espíritos enganadores e a doutrina dos demônios. 2. Estes seduzirão com uma aparência falsa, falarão mentira e ficarão cauterizados em sua consciência; 3. e proibirá o casamento, 8 e exigirá a abstinência das carnes que Elohim criou para uso e agradecimento por aqueles que crêem e conhecem a verdade. 4. Porque tudo o que é criado por Elohim é bom; 9 e não há nada que deva ser rejeitado se for recebido com gratidão, 5. pois é santificado pela Palavra de Elohim 10 e pela oração. 6. Se você elucidar essas coisas sobre seus Irmãos, você será um bom ministro de Y'shua o Mashiyach, sendo educado na linguagem da fé e na boa doutrina que lhe foi ensinada. 7. Mas as histórias tolas de velhas, abandone e ocupe-se com a justiça. 8. Para exercitar o corpo é proveitoso por pouco tempo; mas a justiça é proveitosa em todos os sentidos e tem a promessa da vida do tempo presente e do que há de vir. 9. Esta é uma palavra fiel e digna de acolhimento. 10. Por isso trabalhamos e sofremos opróbrio, porque confiamos no Elohim vivo, que é o doador da vida de todos os homens, especialmente dos crentes. 11. Essas coisas ensinam e apontam. 12. E ninguém despreze a tua mocidade; mas seja um modelo para os crentes na palavra e no comportamento, e no amor, e na fé, e na pureza. 13. Até que eu venha, seja diligente na leitura, na oração e no ensino. 14. Não despreze o dom que há em você, que lhe foi dado por profecia e pela imposição da mão do presbítero. 15. Sobre estas coisas medite; entregue-se totalmente a eles: para que seja óbvio para todos que você faz avanços. 16. Esteja atento a si mesmo e ao seu ensino e persevere neles. Pois ao fazer isso, você obterá vida para si mesmo e para aqueles que o ouvem.



8 A Igreja Católica Romana e outras organizações cristãs proíbem os padres de se casarem; instalando seus próprios chamados “pais” semelhantes a divindades “infalíveis”, eles escolheram fazer guerra contra a Torá e o Mashiyach Y’shua. Veja também Mateus 23:9.

9 Tudo o que é criado por Elohim é bom. Claro, YHWH também nos disse, dos animais que Ele criou, o que devemos evitar em Levítico 11. Ele não muda de idéia sobre o que Ele disse sobre essas criaturas (Números 23:17, Malaquias 3:6, Isaías 66:17). Em vez disso, o que está acontecendo é parte de uma discussão mais ampla que assume que os animais kosher são abatidos adequadamente se parecerem que o sangue foi drenado. O outro tópico, abordado em outro lugar, é que se a proveniência da carne que é preparada adequadamente pode ter sido originalmente destinada a ídolos, mas isso não pode ser provado, comê-la com ação de graças. No entanto, em outros lugares, Paulo também diz que se lhe disserem que a carne veio da adoração de ídolos, evite-a. Animais impuros nunca podem ser servidos de maneira kosher e sempre podem ser facilmente identificados.

10 Santificado pela Palavra[***] de Elohim refere-se tanto à Torá que enumera carnes limpas e impuras e não comer sangue (Lv 11), quanto às diretrizes do NT para as nações (Goyee/gentios) que estão entrando no Reino dos Céus. Atos 15:19 e 21:25 requer que todos os crentes no Mashiyach se abstenham de: 1) comida sacrificada a ídolos, 2) sangue e 3) carne que vem de um animal estrangulado. Fazer uma oração sobre comida impura não santifica a comida mais do que rezar para que você não seja pego roubando pode “santificar” ou protegê-lo das consequências dessa transgressão. Muitos não se lembram que, só porque o castigo nem sempre é imediato, não significa que foi esquecido pelo céu. [***][(Santificado pela Palavra de Elohim = Santificado pela Torá = Santificado por Y’shua Mashiyach); A definição de “verdade” dada pelo Tanach nos dá um novo significado para as palavras de Yeshua: “De fato, a razão do meu nascimento e da minha vinda ao mundo é testemunhar a verdade [ = Torá]. Quem pertence à verdade [ = Torá] ouve a minha voz.” (Yochanan/João 18:37-38). Conclui-se, pois, que Yeshua veio ao mundo para dar o testemunho da Torá. Quem ouve a Torá ouve a sua voz. Importante registrar que Y'ehua asseverou: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Yochanan/Jo 14:6). À luz das Escrituras, as palavras “Caminho” (Sl 119:1), “Verdade” (Sl 119:142) e “Vida” (Dt 30:15-16) se referem à Torá. Então, Yeshua quis dizer: “Eu sou o Caminho (a Torá), a Verdade (a Torá) e a Vida (Torá), ou seja, eu sou a Torá”. Será que podemos afirmar que Yeshua é a Torá? Sim, pois, com respaldo nas Escrituras, sabemos que o vocábulo “palavra do ETERNO” também significa “Torá” (Sl 119: 89-92 e 105-109). Se a Palavra do ETERNO é a Torá (instrução, ensino) e se Yeshua é a Palavra (Jo 1:1), logo, Yeshua é a Torá. Yeshua é a manifestação da Torá, a Torá Viva: “No princípio, era a Palavra [a Torá], e a Palavra [a Torá] estava com Elohim, e a Palavra [Torá] era Elohim… E a Palavra [a Torá] se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.” (Yochanan/João 1: 1 e 14). “A Palavra [a Torá] da Vida existia desde o princípio. Nós o ouvimos, nós o vimos com nossos olhos, nós o contemplamos, e tocamos nele com nossas mãos! A vida apareceu, e nós a vimos. Testemunhamos dela e a anunciamos a vocês, a vida eterna! Ele estava com o Pai e apareceu para nós.” (Yochanan Álef/1 João 1: 1-2). “Depois disso, apareceu sobre a terra e no meio dos homens conviveu. Ela é o livro dos preceitos de Elohim, a Torá que subsiste para sempre” (profecia de que o Mashiach seria a encarnação ou manifestação da Torá, em Baruch 3:38 e 4:1), “[Yeshua] Está vestido com um manto tingido de sangue, e o seu nome é ‘A PALAVRA [A TORÁ] DE ELOHIM’.” (Ap 19:13). Com alicerce nas Escrituras Sagradas, conclui-se facilmente que: 1) a Torá é a Verdade; 2) Yeshua é a Verdade; 3) logo, Yeshua é a Torá. Infere-se daí que Yeshua veio para testemunhar a Torá, que é a Verdade. Texto retirado do livro “JUDAÍSMO NAZARENO: O CAMINHO DE YESHUA E DE SEUS TALMIDIM” por Tsadok Ben Derech, para ler o estudo completo “A ARMADURA DE ELOHIM E A BATALHA ESPIRITUAL”  acesse o site:

https://yeshuahamashiachyhwh.wordpress.com/a-armadura-de-elohim ]. Para ler e adquirir a obra completa de TSADOK BEN DERECH acesse o site: https://clubedeautores.com.br/livro/judaismo-nazareno ]. [  ] grifos do autor da tradução para o português.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário ou dúvida, responderemos o mais rápido possível! Fiquem na Graça do Soberano YHWH e da Sua Torá Viva Yeshuah HaMashiach, nosso Mestre e Salvador! Amém, Amém!

Em Destaque:

Índice Geral - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

Estamos enfrentando problemas, o blogspot está deletando  as fotos dos posts, então pedimos que baixem a versão em PDF para uma visualização...

Mais Visitadas