sexta-feira, 18 de novembro de 2022

1 TIMÓTEO 1 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

PRIMEIRA CARTA A TIMÓTEO


1 TIMÓTEO 1

1. PAULO, um apóstolo de Y'shua o Mashiyach, por ordem de Elohim nosso doador de vida e do Mashiyach, Y'shua, nossa esperança; 2. a Timóteo, (meu) verdadeiro filho na fé: graça e misericórdia e paz de Elohim nosso Pai e o Mashiyach, Y'shua, nosso Mestre. 3. Quando eu estava indo para a Macedônia, pedi que você ficasse em Éfeso e pedisse a algumas pessoas que não ensinassem doutrinas diferentes, 4. e não se lançarem em fábulas e histórias sobre genealogias sem fim, que produzem contenda e não edificação na Fé de Elohim. 5. Agora, o objetivo 1 do mandamento é o amor que vem de um coração puro e de uma boa consciência e de uma fé verdadeira. 6. Mas disso alguns se desviaram e se desviaram para palavras vãs; 7. porque eles desejavam ser mestres da Torá, enquanto eles não entendiam o que eles falavam, nem o que eles discutiam. 8. Agora sabemos que a Torá é uma coisa boa se um homem se comportar nela de acordo com a Torá;[***1] 9. ele sabendo que a Torá não foi estabelecida para os justos, mas para os maus e rebeldes, e aqueles sem Elohim, e os pecadores, e os perversos e impuros, e para espancadores de seus pais e espancadores de suas mães, e para assassinos,[***2] 10. e para os pecadores sexuais e para os copuladores com machos, e para os ladrões de pessoas livres, e para os mentirosos, e para os violadores de juramentos, e para tudo o que for contrário à sã doutrina,[***3] 11. (a saber) a das gloriosas Boas Novas do abençoado Elohim que me foi confiada. (2) 12. E eu agradeço aquele que me fortaleceu, (sim) nosso Mestre Y'shua o Mashiyach, que me considerou fiel e me designou para seu ministério; 13. eu (eu digo), que antes era um blasfemador e um perseguidor e um injuriador; mas obtive misericórdia porque o fiz ignorante e sem fé. 14. E em mim a graça de nosso Mestre abundou, e fé e amor que está em Y'shua o Mashiyach. 15. Fiel é a declaração e digna de ser recebida que Y'shua o Mashiyach veio ao mundo para dar vida aos pecadores, dos quais eu era o principal. 16. Mas por esta causa ele teve misericórdia de mim, para que em mim primeiro Y'shua o Mashiyach pudesse mostrar toda a sua longanimidade como um exemplo para aqueles que cressem nele para a vida eterna. 17. E ao rei eterno, incorruptível e invisível, o único Elohim, seja honra e glória para todo o sempre! Amém. 18. Esta injunção te dou, meu filho Timóteo, segundo as antigas predições a teu respeito, para que nelas combatas esta boa milícia. 19. com fé e boa consciência; pois aqueles que repudiaram isso tornaram-se destituídos de fé; 20. como Himeneu 3 e Alexandre, que entreguei a Satanás para que aprendam a não ser blasfemadores.



1 Murdock traduz erroneamente sakal aqui como “fim” quando a melhor leitura é “meta”; o Mashiyach é o objetivo da Torá, não o seu término. O amor também é o sakal (objetivo) do mandamento, não o término. Isso é validado em todos os escritos de Rav Shaul em lugares-chave como Romanos 3:31; 7:12; 10:4.

[***1][Em (1TIMÓTEO 1:8) o apóstolo Paulo novamente afirma que “à Torá é boa”; A Peshitta de Ocidental de (Glenn David Bauscher - The Original Aramaic New Testament in Plain English - 8th Edition 2013) traz o seguinte texto: “Mas sabemos que a Lei Escrita é boa se um homem for guiado por ela, de acordo com a Lei Escrita,”; A Bíblia (TOJB - The Orthodox Jewish Bible - Tanakh and Orthodox Jewish Brit Chadasha) traz o texto: “Mas sabemos que a Torá é benéfica se o uso da Torá por alguém for a Torá-verdadeira.”; A Peshitta de (Herb Jahn Complete Aramaic New Covanant Bible - ECB - 1996) traz o texto: “E sabemos que a Torá é maravilhosase a humanidade também for guiada na Torá”; (“E assim a Torá é santa, e o mandamento santo, justo e bom.” (Romanos 7:12); Não existe nada de errado com a Torá que faça com que o ETERNO queira aboli-la ou destruí-la, pois tanto o Tanach (“AT”) quanto a B’rit Chadashá (“NT”) afirmam expressamente que a Torá é perfeita: “A Torá de YHWH é perfeita, e refrigera a alma…” (Tehilim/Salmos 19:8; versões cristãs: Salmos 19:7). “Aquele, porém, que atenta bem para a Torá perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.” (Ya’akov/Tiago 1:25). Ora, algo que é perfeito nunca se tornará melhor do que já é. Logo, se a Torá é perfeita, conclui-se facilmente que seus mandamentos (mitsvot) são eternos e duram para sempre! Y'shua Mashiyach não trouxe uma “Nova Torá” (Mateus 5:17), mas ensinou como o homem realmente deveria interpretar e guardar a Torá dada pelo ETERNO, excluindo todos os mandamentos criados por homens legalistas e não por ELOHIM. Por tal razão, a B’rit Chadashá (“NT”) chama a Torá de “Torá do Messias” (Gálatas 6:2), ou seja, a Torá verdadeira, que nada tem a ver com a Torá ensinada por falsos mestres – estes existem até hoje, e são especialistas em distorcer a Palavra do ETERNO, apesar de nunca admitirem que isto fazem.); Texto retirado do livro “JUDAÍSMO NAZARENO: O CAMINHO DE YESHUA E DE SEUS TALMIDIM” por Tsadok Ben Derech, para ler o estudo completo “A TORÁ DE YHWH ACABOU OU É ETERNA?” acesse: https://yeshuahamashiachyhwh.wordpress.com/a-tora-de-yhwh ; Para ler e adquirir a obra completa de TSADOK BEN DERECH acesse o site: https://clubedeautores.com.br/livro/judaismo-nazareno ]. [***] [   ] grifos do autor da tradução para o português.

[***2][ Em (1TIMÓTEO 1:9) A Bíblia Israelita (Verdadeiro Nome 3ª e 4ª Edição); traz o texto: “Sabendo-se disto, qua a Torah não foi feita para um tzadik, mas para os sem-Torah e desobedientes, para os perversos e pecadores, para os que quebram o Shabbat, para os malfeitores, para os profanos, para os homicidas dos avot e homicidas das mães, para os assassinos,”, e traz o seguinte comentário: “Ver nota em Kefa Bet 1:3: “No Grego de acordo com Strong #2150 eusebeia, literalmente significa, “uma observância do Shabbat bem feita”, trata-se de uma palavra chave usada ao longo das epístolas do Pacto Renovado. A raíz da palavra é #2152, que vem da raíz Grega eusebia. Não há aqui uma palavra Grega para Shabbat por razão inequívoca e assegurada na intuição Hebráica (i.e., pelos autores vinculados à Escritura), pois, um observante do Shabbat era em si alguém que tinha um estilo de vida cognominado de piedoso, ou eu sebio, ou um fiel observador do Shabbat, e tudo aquilo que abrange isto. Não se considerava alguém como piedoso, caso essa pessoa não fosse um observador do Shabbat, pois piedoso significa isto, e esta atitude era então considerada como uma prova básica, como é ainda hoje. Portanto, os tradutores não transliteraram esta palavra, mas traduziram-na, e inseriram no texto a palavra “religioso”, ou “piedoso”, em vez do seu verdadeiro significado, denotando uma vida piedosa voltada á dedicação do Shabbat. Na Restauração das Escrituras, esta palavra chave foi restituída em seu contexto correto, ao longo das cartas que foram dirigidas ao Yisrael do Pacto Renovado. Para adquirir o exemplar da 4ª edição da Bíblia Israelita Verdadeiro Nome acesse: https://www.verdadeironome.com.br ].; Também temos no texto da Bíblia Israelita (Verdadeiro Nome 3ª e 4ª Edição) em (1Timóteo 1:9) o termo “sem-Torah”  confirmando-se com o texto das Escrituras em grego que traz a palavra (ανομοις/anomos): “ειδως τουτο οτι δικαιω νομος ου κειται ανομοις δε και ανυποτακτοις ἀσεβέσι και αμαρτωλοις ανοσιοις και βεβηλοις πατρολωαις και μητρολωαις ανδροφονοις”; ou seja, (ανομοις/anomos = sem-lei = sem-Torá = anti-Torá = Praticantes de Anomos = anti-Mashiyach); A palavra ἀνομίαν/anomia #G458 um (sinônimo/variante) da palavra ανομοις/anomos #G459 foi usada pelo próprio Salvador Y’shua Mashiyach: “E então lhes direi que desde a eternidade, não vos conheço. Afastem-se de mim, obreiros da iniqüidade!”(MATHAI/MATEUS 7:23 Peshitta Oriental Andrew Roth); vamos consultar as Escrituras em grego: “και τοτε ομολογησω αυτοις οτι ουδεποτε εγνων υμας αποχωρειτε απ εμου οι εργαζομενοι την ανομιαν”; (iniqüidade =  ἀνομίαν/anomia = ανομοις/anomos), vamos consultar a raiz da palavra ἀνομίαν/anomian: Lexicon :: Strong's G458 - anomia/ἀνομία; Transliteração: anomia (Chave); Pronúncia: an-om-ee'-ah; Parte do discurso: substantivo feminino; Palavra Raiz (Etimologia): De ἄνομος/anomos (G459); ou seja, (ἀνομίαν/anomia = ανομοις/anomos = sem-lei = sem-Torá = anti-Torá = oposto/contrário a Torá = obreiros da iniqüidade =  praticantes de Anomos = anti-Mashiyach); Veja nos comentários (notas) de (Mateus 7:23 e Atos 11:9) um estudo completo e detalhado da palavra grega “anomia/anomos” ]. [***] [   ] grifos do autor da tradução para o português. 

[***3][Em (1TIMÓTEO 1:10)A Bíblia (TOJB - The Orthodox Jewish Bible - Tanakh and Orthodox Jewish Brit Chadasha) traz na página 1077 o seguinte texto: “Zannayim (fornicadores), shochvim es zachar (homossexuais), gonvei nefesh ( sequestrador, traficante de escravos [Shemot/Êxodo 21:16] ), shakranim (mentirosos), nishba'im lasheker (perjuros) e o que mais for keneged (contra) o som da torá ortodoxa [A Torá do Mashiach no ensino messiânico correto].”; [***] [   ] grifos do autor da tradução para o português.  

2 Em outras palavras, a Torá não foi feita para confirmar a justiça do homem, mas para definir os limites do Kadosh (Separado) como bons, e os profanos como maus. É somente através dos limites estabelecidos por YHWH que as Boas Novas podem chegar aos corações daqueles que buscam o Reino de Elohim. A Boa Nova é o avanço da Torá, não sua destruição como ensina a maioria dos teólogos cristãos.

3 Ironicamente, hymnaeus é derivado da palavra aramaica para “fiel”. Sua proximidade com “Satanás” também é interessante, pois você quase poderia codificar a mensagem como “acusador dos fiéis”.


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