1 PEDRO 4
1. Se então o Mashiyach sofreu por você na carne, você (deve) também se armar com a mesma mente: pois todo aquele que está morto em seu corpo cessou de todos os pecados 2. para que ele não esteja mais vivo para o concupiscências dos homens enquanto ele está no corpo, mas (apenas) para fazer a vontade de Elohim. 3. Pois o tempo que passou foi suficiente quando vocês seguiram o caminho da sensualidade, da concupiscência, da embriaguez e do pecado sexual, 18 e nas bebedeiras e na adoração de demônios. 4. E eis que agora eles se admiram e te repreendem, porque você não corre com eles na mesma embriaguez anterior; 5. quem deve prestar contas a Elohim que há de julgar os vivos e os mortos. 6. Por esta razão, o anúncio é feito também aos mortos para que sejam julgados como pessoas na carne, e possam viver segundo Elohim no espírito. 7. Mas o fim de todas as coisas se aproxima: portanto, sede sóbrios e despertos para a oração. 8. E acima de tudo, tenham amor fervoroso uns para com os outros; porque o amor cobre uma multidão de pecados. 9. E seja compassivo com estranhos, sem discutir. 10. E cada um de vós ministre a seus associados o dom que recebeu de Elohim; como sendo bons mordomos da multiforme graça de Elohim. 11. Quem quiser falar, fale como a Palavra de Elohim: e quem quiser ministrar, de acordo com a capacidade que Elohim lhe deu; glória e honra para todo o sempre. Um homem. 12. Meu amado, não se assuste com as provações que lhe sobrevêm, como se alguma coisa estranha tivesse acontecido com você; pois essas coisas são para sua provação. 13. Mas regozije-se por participar dos sofrimentos do Mashiyach para que você também possa se alegrar e exultar com a revelação de sua glória. 14. E se você é repreendido por causa do nome do Mashiyach, 19 feliz é você: porque o glorioso Espírito de Elohim repousa sobre você. 15. Apenas que nenhum de vocês sofra como assassino, ladrão ou malfeitor. 16. Mas se sofre como Kristianay, 20 não se envergonhe; mas que ele glorifique a Elohim por causa deste nome. 17. Pois é o tempo em que o julgamento começará com a casa de Elohim: e se começar conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem às Boas Novas de Elohim? 18. E se o justo mal vive, onde serão encontrados aqueles que são contra Elohim e o pecador? 19. Portanto, que aqueles que sofrem de acordo com o prazer de Elohim encomendem suas almas a ele em fazer o bem como ao fiel Criador.
[***][O grego diz: "aquele que sofreu na carne cessou de pecar". Por favor, desculpe minha ousadia, mas isso é pura bobagem! Uma palavra aramaica para “sofreu” é . “Morreu” é . Há uma correlação de letras de 67% (2/3) entre as duas palavras aramaicas no DSS. Grego para "aquele que morreu" é . "Sofreu" é . Esses dois compartilham duas letras, mas não correspondem na ordem de colocação, e uma palavra tem 5 letras e a outra tem oito, então elas não são semelhantes na aparência, como você pode ver. Eu generosamente lhes daria 25% de correlação de letras. Texto retirado da Peshitta (Glenn David Bauscher - The Original Aramaic New Testament in Plain English - 8th Edition 2013) ]. [ A Peshitta traz o inverso do grego, Yeshua “Sofreu” na carne, e “todo aquele que morreu” na carne/corpo, veja (1Pedro 4:1) da Peshitta e compare com as Bíblias grega; A raiz de παθόντος e παθὼν, segundo Strongs é “Sofrer e Sofrimento" [G3958 /p x ō ("experimentando sentimento forte") é a raiz de: G3804 / páthēma ("paixões, sofrimentos"), G3805 / pathētós ("sofrimento") e G3806 / páthos ("sentimento forte, paixão") ]; entrando em contradição com a afirmação de Glenn David Bauscher, que diz que (παθὼν) é “morreu” ]. [ ] grifos do autor da tradução para o português.
18 A religião não é apenas impotente contra o pecado sexual, ela se tornou uma das maiores ferramentas do inimigo para prender as pessoas em seu pecado sexual. A religião oferece fórmulas e teologias para lidar com vícios sexuais impuros e sensualidade, modelos monásticos, confessionários que não fazem nada além de incitar culpa e vergonha, e permissividade liberal que oferece graça e perdão para falhas morais habituais. Quando os filósofos cristãos pagãos removeram a Torá da Igreja, eles também removeram o acesso à espiritualidade justa que supera os desejos carnais da carne. A Torá é a Aliança de pertencimento a YHWH que dá poder ao homem espiritual. A Torá de YHWH é Espiritual. Os Kedoshim (pessoas Separadas) são uma comunidade de almas que fornecem acesso a recursos espirituais, à Palavra infalível de YHWH e ao Poder do Ruach haKodesh. A religião morta é liderada por homens e mulheres que não conseguem superar sua sensualidade, luxúria ou pecados sexuais, em vez disso, eles usam a culpa e a vergonha do vício sexual para obter lucro monetário religioso. Quando pedimos ao Mashiyach para escrever a Torá em nossos corações, recebemos capacitação individual e coletiva para superar os artifícios do inimigo de acordo com a Beleza da Separação do Mashiyach.
19 O significado do nome do Mashiyach que, através de Y’shua, YHWH é salvação. O nome do Mashiyach significa perfeição universal de Retidão, Justiça, Bondade e Igualdade que, por sua própria natureza, expõe até os menores grãos de pecado. É por isso que YHWH oferece uma troca de perdão e redenção para aquelas almas que aceitam o Nome do Mashiyach, e que também se arrependem e descontinuam seus pecados.
20 Kristianay [Cristãos] foi o rótulo dado pelos gentios para os seguidores gentios de Mashiyach. Embora em um lugar os gentios em Antioquia se referissem aos Shlichim como Kristianay, os próprios Shlichim/Apóstolos nunca adotaram esse rótulo. Isso contrasta com o título que Netzari (nazarenos) adotou (Atos 24:5). Como a citação em Atos, Pedro também emprega o termo usado por e para os seguidores gregos, em vez do aramaico Mishkhanee, indicando que ele está encorajando especificamente os seguidores gregos de Yeshua. Hoje em dia, como muitos crentes estão tendo a Torá escrita em seus corações, muitas vezes eles se encontram alienados por antigos amigos da igreja, eles anseiam por encontrar um título que expresse sua verdadeira caminhada de fé. Infelizmente, uma infinidade de professores, mergulhados em enganos de identidade/linhagem de sangue, estão ansiosos para fornecer esse “serviço”. Os líderes religiosos oferecem títulos e rótulos religiosos sabendo que isso influencia aqueles que aderem à sua nova identidade. Este não é um fenômeno isolado dentro da Igreja ou do movimento de Raízes Hebraicas, mas uma doença mental muito comum e infeliz que invalida a autoridade da Palavra de YHWH. No primeiro século havia dois grupos que precisavam de retreinamento espiritual, cada um diferente do outro. Para judeus como Paulo, ele teve que morrer para as tradições orais e rabínicas que colocavam maior ênfase na autoridade de estudiosos e professores do passado do que na Palavra Escrita de YHWH. Os gentios tiveram que fugir do paganismo e abraçar o monoteísmo, aprender sobre YHWH, aprender as Escrituras do começo ao fim e se render a Yeshua Mashiyach como Rei dos reis. Em ambos os casos, os desafios exigiram uma formação única, assim como a academia classifica várias áreas de estudo únicas. Os judeus se referiam a si mesmos como “Nazarenos” ou aqueles do “Caminho” (Atos 24:1-14), o que significava que eles se renderam a Yeshua como Rei. As almas dos gentios eram chamadas de “Kristianay” (cristãos), mas essa definição foi radicalmente alterada desde seu uso original pretendido. Foi Constantino quem transformou Kristianay em uma formulação antinomiana e antissemita que rejeitou a Torá e qualquer coisa remotamente “judaica” ao proibir as festas de Shabat e YHWH em todo o Império Romano de acordo com o Édito de Milão. Os cristãos dos primeiros três séculos da fé - como Cornélio em Atos 10 - freqüentavam a sinagoga, observavam o Shabat ao lado de seus irmãos hebreus e o faziam por séculos, caso contrário, Constantino não teria necessidade de banir tais coisas "judaicas" de fora de seu Império. A questão, então, para muitos é por que se chamar de cristão se isso não reflete sua verdadeira caminhada de fé? Existem claramente dois tipos de cristãos: cristãos do primeiro século e pós-constantinianos, e os dois tipos não poderiam ser mais diferentes. No final, então, em vez de adotar títulos questionáveis, por que não considerar as designações originais que a Escritura oferece porque: “se ele sofre como um Kristianay, que não se envergonhe!” Rav Shaul diz: “E da mesma forma todos os que escolherem viver no Temor de Elohim, em Yeshua o Mashiyach, serão perseguidos”. (2Tm 3:12). Bem-vindos a casa, cristãos.
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