terça-feira, 15 de novembro de 2022

1 CORÍNTIOS 7 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

1 CORÍNTIOS 7

17. Cada um, porém, como o Mestre YHWH distribuiu para ele, e cada um como Elohim o chamou, então deixe-o andar. E também assim eu ordeno a todas as assembleias. 18. Chamado o circuncidado, não volte à incircuncisão; e, se for chamado o incircunciso, não se circuncida. (24) 19. Pois a circuncisão não é nada, nem a incircuncisão; mas a guarda dos mandamentos de Elohim. (25) 20. Que cada um continue na ocupação em que foi chamado. 21. Se for chamado, sendo servo; que isso não o incomode. Mas se você pode ganhar sua liberdade, escolha-a em vez de servir. 22. Pois aquele que é chamado por nosso Mestre, sendo um servo, é o liberto de Elohim; da mesma forma, aquele que é chamado, sendo um homem livre, é o servo do Mashiyach. 23. Você é comprado por um preço; não se tornem servos dos homens. 24. Todos, meus Irmãos, continuem com Elohim, em qualquer (estado) ele foi chamado. 25. E quanto à virgindade, não tenho preceito de Elohim; mas dou conselho como um homem que obteve misericórdia de Elohim para ser crente. 26. E acho que isso é adequado devido à necessidade dos tempos; é vantajoso para um homem permanecer como está. 27. Você está ligado a uma esposa? Não busque uma libertação. Você está livre de uma esposa? Não procure uma esposa. 28. Mas se você tomar uma esposa, você não peca. E se uma donzela é dada a um marido, ela não peca. Mas os tais terão problemas no corpo; mas eu me abstenho de vocês. 29. E digo isto, meus Irmãos, que o tempo para vir é curto; para que aqueles que têm esposas sejam como se não as tivessem; 30. E os que choram, como se não chorassem; e os que se alegram, como se não se alegrassem; e os que compram, como se não comprassem; 31. E aqueles ocupados com este mundo, não vão além do apenas usar: pois a moda deste mundo está passando. 32. E, portanto, desejo que você fique sem preocupações mundanas. Pois aquele que não tem esposa, considera a coisa de seu Mestre, como pode agradar a seu Mestre. 33. E aquele que tem mulher preocupa-se com o mundo, em como há de agradar a sua mulher. 34. Há também uma diferença entre uma esposa e uma donzela. A que não tem marido, pensa nas coisas que pertencem ao seu Mestre, para que seja Separada em seu corpo e em seu espírito. Mas a que tem marido pensa nas coisas do mundo, em como pode agradar a seu marido. 35. E digo isso para sua vantagem; Não estou armando uma armadilha para você; mas para que você possa ser fiel ao seu Mestre de maneira adequada, sem se importar com as coisas mundanas. 36. Mas se alguém pensa que está agindo mal por causa de sua donzela (filha), porque ela passou o tempo, e ele não a apresentou a um marido, (e) convém que ele a apresente; deixe-o fazer sua própria vontade, ele não peca; que ela se case. 37. Mas aquele que está firmemente determinado em sua própria mente e nada o compele e ele pode agir de acordo com seu próprio prazer, e ele julga em seu coração que mantém sua donzela (filha), ele age lindamente. 38. E, portanto, aquele que apresenta sua donzela (filha) age lindamente; e aquele que não apresenta sua donzela (filha) age muito bem. (26) 39. Uma mulher, enquanto seu marido vive, está vinculada pela Torá; mas se o marido dorme (na morte), ela é livre para se casar com quem quiser, (ainda) apenas em nosso Mestre. (27) 40. Mas ela é mais feliz, na minha opinião, se permanecer assim: e penso também que tenho o Espírito de Elohim.



24 Talvez uma afirmação estranha para ouvidos modernos. Durante as conquistas de Ptolomeus, selêucidas e romanos, os judeus estavam sob pressão para se assimilarem às sociedades gentias. Uma das maneiras de assimilar os judeus era competir nos Jogos Olímpicos (veja 1 Coríntios 9:24). Como todos os atletas competiam nus, um judeu circuncidado enfrentava um dilema óbvio. E assim, muitos judeus tomaram a infeliz decisão de reverter a aparência de sua circuncisão! Ironicamente, se tivessem sido inspecionados no Templo, teriam sido barrados.

25 Este é o versículo chave de todo o discurso neste capítulo. Fazer da circuncisão uma tradição e distorcê-la em algo diferente do pretendido por YHWH é reduzi-la a “nada”. A maioria dos cristãos tende a ler “a circuncisão não é nada” e parar por aí, como se essa fosse a mensagem que Rav Shaul está enviando. Mas eles não conseguem entender a última linha, porque se guardar os mandamentos de Elohim é o que conta, a circuncisão é definitivamente um desses mandamentos! A Aliança Renovada (Jeremias 31:31-34, Hebreus 8:8) foi dada à casa de Israel e Judá, mas inclui todos os outros que se juntam, significando que a Aliança Renovada não é apenas uma “coisa judaica” nem há uma divisão entre o que os judeus observam e o que os discípulos não-judeus “Elohim Temendo” de Y'shua observam. O Reino de Elohim está aberto para todas as almas entrarem, e todos nós somos chamados para o Seu Reino nos termos Dele, não nos nossos. [Veja também o comentário 30 de (Romanos 4); [   ] grifos do autor da tradução para o português.

26 Como em partes anteriores dos escritos de Rav Shaul, ele continua a usar fraseologia aramaica original, como shapira/bonito, em vez de dizer “você faz bem”. No pensamento aramaico, a justiça é literalmente uma coisa de beleza, e a sabedoria é frequentemente comparada a uma mulher bonita, como nos capítulos iniciais de Mishlei (Provérbios).

27 Não é suficiente reconhecer YHWH para encontrar um companheiro adequado, mas reconhecer a forma como Ele abriu o caminho para a salvação, predito em Suas instruções, a Torá.


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