terça-feira, 15 de novembro de 2022

1 CORÍNTIOS 10 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

1 CORÍNTIOS 10

1. E, meus irmãos, 42 gostaria que vocês soubessem, que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos eles passaram pelo mar; 2. E todos eles foram imersos por Moshe, na nuvem e no mar; (43) 3. E todos comeram o mesmo alimento espiritual; 4. E todos eles beberam a mesma bebida espiritual; pois eles bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era o Mashiyach. (44) 5. Mas com uma multidão deles, Elohim não se agradou; porque caíram no deserto. 6. Ora, estas coisas nos serviram de exemplo, para que não cobiçamos as coisas más como eles cobiçaram. 7. Nem devemos servir a ídolos, como alguns deles serviram; como está escrito: “O povo sentou-se para comer e beber, e se levantou para brincar”. 8. Nem cometamos pecado sexual, como alguns deles cometeram; e caíram em um dia vinte e três mil. 9. Nem tentemos o Mashiyach, 45 como alguns deles tentaram; e as serpentes os destruíram. 10. Também não se deve reclamar, como alguns deles reclamaram; e eles pereceram pelo destruidor. 11. Todas essas coisas que aconteceram com eles foram um exemplo para nós; e eles são escritos para nossa instrução, em quem o fim do mundo chegou.[***1] 12. Portanto, quem pensa estar de pé, cuidado, senão cairá. 13. Nenhuma prova vem sobre você, mas o que pertence aos homens: e Elohim é fiel, que não permitirá que você seja provado além de sua capacidade, mas fará um problema em seu julgamento, para que você possa sustentá-lo. 14. Portanto, meu Amado, fuja da idolatria. 15. Falo como sábio; você julga o que eu digo. 16. O cálice de ação de graças que abençoamos, não é a comunhão 46 do sangue do Mashiyach? E o pão que partimos, não é a comunhão do corpo do Mashiyach? 17. Assim como o pão é um, assim somos todos um só corpo; pois todos nós tomamos para nós daquele único pão. 18. Eis o Israel que está na carne; não são eles que comem as vítimas participantes do altar? 19. O que eu digo então? Que um ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrifício de um ídolo é alguma coisa? Não. 20. Mas aquilo que os gentios 47 sacrificam eles sacrificam aos demônios, e não a Elohim. E eu não gostaria que vocês fossem associados de demônios. 21. Você não pode beber o cálice de nosso Mestre (Y'shua) e o cálice dos demônios; e você não pode ser participante da mesa do nosso Mestre e da mesa dos demônios. 22. Ou provocaríamos o ciúme de nosso Mestre (Y'shua)? 48 Somos mais fortes que ele? 23. Tudo está em meu poder; mas nem tudo é lucrativo. Tudo está em meu poder; mas tudo não se acumula. 24. Ninguém procure as suas próprias coisas, mas também as do seu próximo. 25. Tudo o que 49 é vendido no mercado de carne, você come sem um inquérito por causa da consciência: 26. Pois a terra é do Mestre YHWH, em sua plenitude. 27. E se um dos pagãos te convidar, e você estiver disposto a ir, coma tudo o que for colocado diante de você, sem inquirir por causa da consciência. 28. Mas se alguém vos disser: “Esta carne provém de um sacrifício”; 50 não coma, por causa daquele que lhe disse e por causa da consciência. 29. A consciência de que falo não é sua, mas daquele que lhe disse. Mas por que minha liberdade é julgada pela consciência de outros? (51) 30. Se pela graça participo, por que sou censurado por aquilo pelo que dou graças? (52) 31. Portanto, se você comer, ou se beber, ou se fizer alguma coisa, faça tudo para a glória de Elohim. 32. Fique sem ofensa para os judeus e para os gentios, e para a assembleia de Elohim: 33. Assim como eu também, em tudo, agrado a todos; 53 e não procurem o que é proveitoso para mim, mas o que é proveitoso para muitos; que eles possam viver.



42 Este modo de tratamento aqui é bastante peculiar. Rav Shaul definitivamente vê os crentes dos gentios que pensam da mesma forma como irmãos espirituais; ele se refere a seus irmãos 29 vezes nesta epístola. Mas a frase depois disso, “nossos pais” acrescenta outro elemento muito bonito de unidade dentro do Corpo. Aqueles que estão sendo descritos como “pais” referem-se àqueles sob Moshe, certamente não ancestrais de pagãos que vivem na Ásia Menor. Ou Rav Shaul está se dirigindo às tribos de Israel aqui, que estavam dispersas entre as nações, ou ele está lembrando Êxodo 12:38, que se refere à multidão mestiça que subiu com Israel do Egito. De qualquer forma, Rav Shaul está claramente chamando os gentios não apenas por causa do paganismo, mas de volta à sua herança original como aqueles que receberam a Torá e são guardiões da Torá. Rav Shaul está decididamente colocando todos os que lêem esta carta na mesma estrada para fora do Egito e em direção ao Monte Sinai, para vicariamente contemplar e experimentar a Presença, que escreveu Seus mandamentos na rocha espiritual, “e essa rocha era o Mashiyach”. [ ("Nossos pais" é uma referência que identifica o público de Paulo como judeu. Não que todos na igreja fossem judeus; muitos eram gentios, mas aqui ele se concentra nos judeus que creram. Eles provavelmente foram os membros fundadores da igreja, como era o caso na maioria das igrejas. Ele também assume que eles conhecem as escrituras do AT, que os gentios não teriam conhecido. Não havia livrarias cristãs e judaicas vendendo Bíblias naqueles dias. Somente aqueles que frequentavam a sinagoga teriam conhecido as escrituras.) Texto retirado da Peshitta Ocidental (Glenn David Bauscher - The Original Aramaic New Testament in Plain English - 8th Edition 2013) ]. [   ] grifos do autor da tradução para o português.]

43 Como apenas os filhos de Israel foram redimidos da escravidão no Egito – nem mesmo o meio-irmão de Yitzhak, Ismael, e seus filhos participaram do Êxodo – fica claro que Rav Shaul está contando sua audiência como sendo da mesma etnia dos israelitas. Ou, pelo menos, que ele acredita que os não-israelitas se unem à comunidade de Israel e reivindicam essa herança, como Efésios 2 e Romanos 11 também ensinam. De qualquer forma, a herança de Israel certamente inclui a Torá, não seu abandono! Além disso, ao vincular “imersão” (ou imersão de pureza ritual) a Moshe, fica claro que Rav Shaul acredita que a imersão não foi algo inovador; imersão tinha sido feita também para os sacerdotes de Arão para servir no tabernáculo neste contexto. Também pode ser que Rav Shaul não apenas tenha tomado literalmente a profecia sobre imersão e as nações, bem como Israel em Ezequiel 36:24-27, mas ele também aplicou isso diretamente em seus dias. [Ver comentário 17 de (1Pedro 3) ]. [   ] grifos do autor da tradução para o português.

44 Veja Mateus 16:18.

45 Em grego lê-se “Mestre” (kurios) – uma leitura muito pouco clara, pois não podemos dizer se isso é YHWH ou Mashiyach. Peshitta nos diz que é Mashiyach – uma coisa boa também, porque YHWH tecnicamente não pode ser tentado e, portanto, a porta está aberta para a contradição em grego. [A Peshitta Interlinear Ocidental de (Glenn David Bauscher Peshitta The Aramaic-English Interlinear New Testament Translated 7th edition 2014) confirma-se com a Oriental de Andrew Roth, ambas traz “Mashiyach/Messiah”;

[   ] grifos do autor da tradução para o português.

[***1][ (Creio que Paulo estava escrevendo sobre a destruição da nação de Israel. Ele estava escrevendo especificamente para os crentes judeus, de acordo com o versículo 1. Assim como os israelitas foram destruídos no deserto de Sin, a nação sob Roma seria destruída porque do pecado. Ele não estava falando do fim absoluto do mundo para todas as pessoas.) Texto retirado da Peshitta Ocidental (Glenn David Bauscher - The Original Aramaic New Testament in Plain English - 8th Edition 2013) ]. [  ] grifos do autor da tradução para o português.

46 O aramaico é “comunhão” e o grego koinonia é mais frequentemente traduzido como “comunhão”; no entanto, Murdock e Lamsa usam “comunhão” aqui. Mas, como sacramento católico, carrega muita bagagem religiosa tradicional e perverte o significado original. [ (“A Presença”, como usado aqui duas vezes, me parece, explicar o significado da Ceia do Senhor para ser espiritual, não uma participação física do Corpo e do Sangue de Nosso Senhor. “A carne para nada aproveita”, Ele disse. “As palavras que vos digo são O Espírito e A Vida.” João 6:63. Os versículos 3 e 4 intimam a ideia de uma presença espiritual com a comida e bebida física que Israel participou no deserto também.) Texto retirado da Peshitta Ocidental (Glenn David Bauscher - The Original Aramaic New Testament in Plain English - 8th Edition 2013) ]. [  ] grifos do autor da tradução para o português.

47 Na verdade “pagãos”. Ao chamar essas pessoas de khanpa em vez de aimmeh, Rav Shaul está fazendo uma distinção clara entre os gentios que estão aprendendo Torá sob sua liderança de seus colegas residentes que ainda estão mergulhados em mentiras anti-Torá e politeísmo.

48 Veja Elohim Ciumento no Apêndice.

49 “Tudo o que” é vendido no mercado refere-se à carne que tem o potencial de ser “santificada pela Palavra de YHWH”. Rav Shaul não deu licença para comprar carne de porco ou carne impura do mercado; veja 1Timóteo 4:5 . Além disso, Rav Shaul diz: “Coma o que for vendido no mercado de carne sem levantar questões de consciência” (1Cor. 10:25 Sterns' Complete Jewish Bible). O contexto deste versículo é importante. Primeiro, é claro, Rav Shaul não está dizendo aqui que “todos os alimentos podem ser consumidos”. O fato de que Rav Shaul viveu uma vida kosher, observadora da Torá, apoia amplamente isso. Aqui, Rav Shaul está se dirigindo à comunidade messiânica de Corinto, e ele e eles sabem comer apenas Kosher. Portanto, este versículo não permite comer carne de porco, ou marisco, ou qualquer coisa que não seja “comida” conforme declarado por Yahweh. Em segundo lugar, Rav Shaul está retornando ao tópico que ele introduziu no capítulo 8 – o dos alimentos sacrificados aos ídolos. Rav Shaul está explicando como a comida que foi preparada não tem poder sobre você – que já que você está vivendo uma vida de obediência à Palavra de Yahweh, então a comida que Yahweh permite, fornece o mesmo sustento para você que teria se você conhecesse sua "cadeia de custódia" (para usar uma frase legal). Portanto, se você pudesse traçar o caminho do animal desde seu dono até o mercado de carne e, portanto, soubesse que ele foi tratado inteiramente kosher, a carne tem o mesmo valor para você e seu corpo que teria se você não fosse capaz de rastrear sua cadeia de custódia. No entanto, se você descobrir que foi sacrificado a um ídolo, mesmo que ainda possa comê-lo porque sabe que esse sacrifício não tem poder sobre você, não deve comê-lo para mostrar ao “incrédulo” (vs 10:27) servindo a você (em uma oportunidade de ensino), que o sacrifício dele não foi válido e que você não participará do que o incrédulo pretendia que isso significasse. Veja o próprio esclarecimento de Rav Shaul sobre isso nos versos pouco antes de (1 Coríntios 10:25). Em 1Cor. 10:19-21, Rav Shaul diz que você não deve participar da mesa de nosso Mestre Y'shua e da mesa dos demônios – em vez disso, tenha coragem e mostre ao incrédulo o erro de seus caminhos.

50 Todos os crentes podem determinar se a carne é porco ou marisco impuros ou se pode ser santificado de acordo com a Palavra. Neste caso, khanpa designa “pagãos” e refere-se a se a carne foi sacrificada a um ídolo pagão. Se alguém lhe informar que a carne veio de um animal que foi sacrificado a um ídolo, não coma. Veja também Atos 15:20, 28, 29, Êxodo 34:15, isso não é licença para comer comida impura.

51 A consciência se refere ao discernimento do certo e do errado, baseado na Torá como a Palavra de YHWH. A “consciência” entre a família da Fé não é arbitrária nem variável, mas uma “consciência de grupo” dos “Kedoshim” (pessoas separadas). Como a Torá está sendo escrita no coração, Jeremias 31:33, cada alma deve reconhecer e apoiar o trabalho do Ruach haKodesh dentro do Corpo. Paulo não tem “liberdade” para quebrar a Palavra de YHWH e comer carne sacrificada aos ídolos (Atos 15:20). Ele está se dirigindo à “consciência” frágil e imatura daqueles que lutam para deixar o paganismo. Quando um crente expressa a consciência da Torá, o resto do corpo é obrigado a apoiá-lo, mesmo que alguns pensem o contrário. Paulo se refere aos crentes em Corinto como bebês carnais que não conseguem digerir alimentos sólidos e que estão lutando para receber a verdade; eles são contenciosos e andam na carne (1 Coríntios 3), da mesma forma que a igreja cristã moderna que usa esses versículos para endossar a violação da Torá, que é simplesmente uma tentativa pobre de “justificar” a carne carnal fraca.

52 Se a comida parece kosher e você orou a YHWH, por que você deveria ser censurado se você não conhece a qualidade total da carne? Se o anfitrião sabe sobre a remoção de sangue e afirma que foram tomadas precauções, e você ora para que seja aceitável, isso não é suficiente? Caso contrário, seria necessário que uma pessoa estivesse presente quando a carne fosse preparada. Atualmente, as empresas de alimentos kosher supervisionam tanto o abate quanto o preparo da carne na cozinha. Na ausência dessas coisas, a próxima coisa é fazer, é o melhor que puder, oferecer uma oração e não deixar que a preocupação estrague a refeição ou ofenda um anfitrião bem-intencionado que se esforçou ao máximo. [Ver [No início da comunidade do “Caminho”, muitos gentios passaram a se unir aos nazarenos israelitas. Dentre os gentios, existiam tanto prosélitos, que já seguiam o judaísmo, quanto pessoas provenientes de religiões pagãs. Estas desconheciam totalmente as Escrituras e necessitavam aprendê-las com os sh’lichim (emissários/“apóstolos”). Para que fossem aceitos no grupo, decidiram os sh’lichim estabelecer um padrão mínimo de normas a serem seguidas, falando Ya’akov (Tiago): “Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Elohim. Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.” (Ma’assei Sh’lichim/Atos 15:19-20). Ou seja, os gentios convertidos a Elohim deveriam obedecer aos seguintes mandamentos da Torá: abandonar a idolatria (Ex 20:1-3); abster-se de toda e qualquer promiscuidade sexual (Lv 18:6-23 e Dt 22:20-29); não comer carne sufocada (Lv 17:13); não comer sangue (Lv 3:17 e 17:12-14). Será que os gentios somente precisam guardar estes quatro mandamentos? Será que o gentio pode matar, furtar ou mentir, já que tais pecados não estão na lista acima? A resposta é negativa. A enumeração de At 15:20 é meramente exemplificativa, e não exaustiva, ou seja, não exclui outros mandamentos. Tendo em vista que os gentios estariam com os nazarenos nas sinagogas em todos os shabatot (sábados), aprenderiam novos mandamentos da Torá e, progressivamente, iriam adotá-los em suas vidas. Isto se extrai do versículo imediatamente posterior: “Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. Porque Moshé [Moisés], desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada shabat [sábado] é lido nas sinagogas.” (Ma’assei Sh’lichim/Atos 15:20-21).] Texto retirado do livro “JUDAÍSMO NAZARENO: O CAMINHO DE YESHUA E DE SEUS TALMIDIM”, pra ler o estudo completo “DEVEM OS GENTIOS GUARDAR A TORÁ OU APENAS AS SETE LEIS NOÉTICAS?” acesse: https://yeshuahamashiachyhwh.wordpress.com/as-sete-leis-noeticas ]. [  ] grifos do autor da tradução para o português.

53 Diplomático e gentil com todos, mas nunca ensinando contra a Torá. Veja 1Coríntios 9:21. Apenas um tolo pensaria que Rav Shaul é um homem que agrada, como se ele se posicionasse como uma borboleta social para ganhar popularidade; esse pensamento é meramente projetar os próprios ideais. Rav Shaul preferiu o Malchut Elohim; ele poderia ter sido um "menino grande" no mundo judaico "tradicional", mas deixou isso para trás para o Mashiyach.


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