sexta-feira, 1 de julho de 2022

MATEUS 21 - Peshitta Oriental Andrew Roth

MATEUS 21

1. E quando ele se aproximou de Urishlim e chegou a Beth Pageh, ao lado do Monte das Oliveiras, Y'shua enviou dois de seus discípulos, 2. E disse-lhes: “Vão a esta aldeia que está à vossa frente, e logo encontrareis uma jumenta amarrada e um jumentinho com ela. Solte-os e traga-os para mim. 3. E se alguém disser alguma coisa a você, diga-lhe que eles são necessários para o nosso Mestre, e imediatamente ele os enviará aqui. 4. E 206 estas coisas aconteceram (para) que a coisa que o profeta falou pudesse ser cumprida, (para aquele profeta) disse: 5. “Diga à filha de Tsiyon, eis que o teu rei vem a ti manso e montado em um jumento, e em um jumentinho, filho de jumenta”. (207) 6. Os discípulos partiram e fizeram como Y'shua lhes havia ordenado. 7. E eles trouxeram a jumenta e o jumentinho e colocaram suas vestes sobre o jumentinho e Y'shua montou nele. 8. E uma multidão de multidões estendia suas roupas no caminho, e outros cortavam galhos das árvores e os lançavam no caminho. 9. A multidão e os que iam adiante dele e vinham atrás dele clamavam e diziam “Ushanna ao Filho de Dawid. Bem-aventurado aquele que vem em nome do Mestre YHWH. Ushanna nas alturas!” (208) 10. E quando ele entrou em Urishlim, toda a cidade se alvoroçou e disse: “Quem é este homem?” 11. E as multidões diziam: “Este é o profeta Y'shua, que é de Nasrath de Galeela. 12. E Y'shua entrou no templo de Elohim e expulsou todos os que 209 estavam comprando e vendendo no templo. E derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. 13. E disse-lhes: Está escrito que a minha casa será chamada casa de oração, 210 mas vós a fizestes cova de bandidos. (211) 14. E os cegos e coxos no templo se aproximaram dele, e ele os curou. 15. Mas quando os principais sacerdotes e os fariseus viram as maravilhas que ele fez, e as crianças que clamavam no templo e diziam: “Usana 212 ao filho de Davi”, ficaram descontentes. 16. E diziam-lhe: “Ouves o que estes estão dizendo?” Y'shua disse a eles: “Sim! Você nunca leu que da boca de crianças e bebês você formou elogios?” (213) 17. E ele os deixou e partiu para fora da cidade para Bet Ani e se hospedou lá. 18. E pela manhã, quando teve fome, voltou para a cidade. 19. E ele viu uma certa figueira à beira do caminho e foi até ela e não achou nada nela, exceto apenas folhas. E ele disse a ele: “Que nunca mais haja fruto em você para sempre!” E imediatamente, aquela figueira 214 secou. 20. E os discípulos viram e maravilharam-se e diziam: “Como a figueira secou rapidamente”. 21. Y'shua respondeu e disse-lhes: “Em verdade vos digo que, se vocês tiverem fé e sem dúvida, não só farão este milagre da figueira, mas ainda se disserem a este monte: 'Seja removido e caia no mar!', acontecerá. 22. E tudo o que você pedir em oração e crer, você receberá”. 23. E quando Y'shua chegou ao templo, os principais sacerdotes e anciãos do povo se aproximaram dele enquanto ele ensinava e lhe diziam: “Com que autoridade você faz essas coisas? E quem te deu essa autoridade?” 24. Y'shua respondeu e disse-lhes: “Também vos farei uma certa pergunta e, se me responderdes, também vos direi com que autoridade faço estas coisas. 25. De onde é a imersão de Yochanan? É do céu ou é dos homens?” E eles estavam raciocinando entre si e diziam que: "Se dissermos do céu, ele nos dirá: 'Por que motivo você não acreditou nele?' 26. E se dissermos 'Dos homens', temos medo da multidão!” pois todos eles consideram Yochanan como um profeta. 27. Eles responderam e lhe disseram: “Não sabemos”. Y'shua lhes disse: “Nem eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. 28. Mas o que você acha? Um certo homem tinha dois filhos. E ele se aproximou do primeiro e disse-lhe: 'Meu filho, vá hoje e trabalhe na vinha.' 29. Mas ele respondeu e disse: 'Eu não desejo isso.' Mas depois ele se arrependeu e foi. 30. E ele se aproximou do outro e disse o mesmo a ele, e ele respondeu e disse: 'Eu quero meu senhor', e não foi. (215) 31. Qual destes dois fez a vontade de seu pai?” Disseram-lhe que o primeiro sim. Y'shua disse-lhes: “Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes vos precederão no Reino de Elohim. 32. Pois Yochanan veio a você no caminho da justiça, e você não acreditou nele. Mas os cobradores de impostos e as meretrizes acreditaram nele. Mas você nem mesmo se arrependeu quando viu, para que pudesse acreditar nele. 33. Ouça outra parábola. Havia um certo homem, dono de uma casa, e plantou uma vinha. Ao redor, ele colocou uma cerca. E cavou nela um lagar. E ele construiu uma torre nela, e a alugou a trabalhadores e partiu em viagem. 34. E quando chegou o tempo da colheita, ele enviou seus servos aos trabalhadores para que lhe enviassem alguns dos frutos de sua vinha. 35. E os trabalhadores prenderam seus servos. Alguns eles espancaram, outros apedrejaram e outros mataram. 36. E novamente, ele enviou outros servos que eram mais do que os primeiros, e eles fizeram o mesmo com eles. 37. E por último, ele enviou seu Filho para eles dizendo que talvez eles pudessem se envergonhar diante de meu Filho. 38. Mas quando os trabalhadores viram o Filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Venha, vamos matá-lo e tomar sua herança.' 39. E prenderam-no, levaram-no para fora da vinha e o mataram. 40. Portanto, quando o dono da vinha vier, o que ele deve fazer com aqueles trabalhadores?” 41. Eles lhe diziam: “Ele os destruirá selvagemente e arrendará a vinha a outros trabalhadores, aqueles que lhe darão o fruto a seu tempo”. 42. Y'shua lhes disse: “Vocês nunca leram nas Escrituras sobre ‘A Pedra que os construtores rejeitaram, a mesma se tornou a cabeça da esquina. Da presença do Mestre YHWH veio esta Pedra e é uma maravilha diante de nossos olhos.' (216) 43. Por isso vos digo que o Reino de Elohim vos será tirado e será dado a um povo que dê fruto. (217) 44. E quem cair sobre esta Pedra, ela destruirá.” 45. E quando os principais sacerdotes e fariseus ouviram suas parábolas, eles sabiam que ele falava contra eles. 46. ​​E procuravam prendê-lo, mas temiam por causa da multidão, pois o consideravam um profeta.


206 Khabouris tem “todas essas coisas aconteceram”, enquanto 1905 tem “essas coisas aconteceram”. A leitura de 1905 é mantida.

207 Zacarias 9:9

208 Salmo 118:25 e 26. Ushanna significa livrar-nos ou salvar-nos. As multidões estavam reconhecendo que ele é o Mashiyach de YHWH e, portanto, esperavam que ele se tornasse seu Rei. Veja Ushanna no Apêndice.

209 Khabouris lê “todos os que (aylin) estavam comprando” e esta leitura é mantida.

210 Isaías 56:7

211 Jeremias 7:11

212 Salmo 118:25

213 Salmo 8:2,3

214 O figo é mencionado pela primeira vez em Gênesis 3:7. A Lei da Primeira Menção fornece uma remez (dica) do significado simbólico da figueira. Está ligado à árvore do conhecimento do bem e do mal e relaciona-se com o julgamento entre o bem e o mal. A figueira representa o Beit Din (Casa dos Juízes), ou o Sinédrio que naquela geração foi achado em falta e sem frutos (veja as parábolas da figueira, Mateus 24:32; e Lucas 13:7). Em Lucas 10, setenta são enviados, correlacionando-se com os setenta anciãos de Israel em Shemot/Êxodo 24. Muitas vezes a Oliveira que representa Israel, é erroneamente confundida com o símbolo da Figueira.

215 Esta parábola resume a teologia dispensacionalista cristã que fez da lei e da graça uma dicotomia religiosa. O primeiro filho não queria trabalhar na vinha; no entanto, ele foi trabalhar para honrar seu pai que deu a lei (Torá). A vinha representa o Reino dos Céus, o cultivo da justiça, o renascimento da espiritualidade messiânica. O segundo filho disse que trabalharia na vinha de seu pai e deu sua palavra, levando seu pai a acreditar que sim, mas depois quebrou o convênio com seu pai. O primeiro filho foi obediente à instrução de seu pai (Torá), o segundo filho justificou sua desobediência ao mandamento de seu pai. Ao invés de ser uma licença religiosa para quebrar a Torá, “Graça” é a capacitação que experimentamos através do amor e misericórdia de nosso Pai. Depois de nos arrependermos de nossos pecados, começamos a reconhecer a verdadeira natureza do amor de nosso Pai por nós. A graça é o poder ativado do amor, o desejo de trazer glória e honra ao Nome de YHWH em Seus termos e condições. A doutrina da falsa graça (ou graça barata), prospera na “justificação” e faz as pessoas acreditarem que são salvas em seus pecados, ao invés de receber o poder espiritual Separado [Ruach haKodesh] para vencer a natureza pecaminosa. O filho obediente descobriu que a vinha de seu pai exigia a disciplina de um estilo de vida Separado. Ele aprendeu que a obediência à Torá (a Lei) de seu pai era verdadeiramente seu deleite diário; as instruções de seu pai (Torá) estavam sendo escritas em seu coração pela Graça através da Fé. Ele começou a desfrutar da obra extremamente profunda e satisfatória da justiça em sua alma eternamente grata. Ele aprendeu que a obediência gera mais obediência, a justiça gera uma conduta mais justa. “Ações de fé” de obediência a YHWH nos levam a desejar um estilo de vida que seja agradável ao nosso amoroso Pai Celestial e aspirar a fazer TUDO o que Ele nos ordenou. Praticando as disciplinas de obediência à lei de seu pai, o filho obediente se identificava com outros que também estavam experimentando as mesmas alegrias e bênçãos da obediência à Torá (a Lei). No entanto, o segundo filho exemplifica a “justificação” religiosa, um credo que nega a prática da santificação e viver uma vida Separada. Em vez de obedecer à lei de seu pai, o segundo filho aceitou uma religião que justificava sua desobediência. A “Doutrina da Justificação” é a razão teológica pela qual muitos rejeitaram a obediência à Torá, porém a verdadeira Natureza da Graça de YHWH é a mesma ontem, hoje e eternamente.  [João 15:10; 1 João 5:3; Salmos 22:26; Salmos 52:8;  Salmos 119:44;], [  ] grifo do tradutor para o português. 

216 Salmo 118:22,23

217 Esta advertência se aplica a todas as gerações que defendem as tradições religiosas do homem como maioria. Muitos líderes do “povo escolhido” negam abertamente a Torá e o Mashiyach em favor de suas próprias tradições, tornando-se inimigos do Reino de Elohim.

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