quarta-feira, 29 de junho de 2022

MATEUS 20 - Peshitta Oriental Andrew Roth

MATEUS 20

1. “Pois o Reino dos Céus é semelhante a um homem, dono de casa, que saiu de manhã para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2. E negociou com os trabalhadores um denário por dia. E os enviou à sua vinha. 3. E ele saiu na terceira hora e viu outros que estavam na praça e estavam ociosos. 4. E ele lhes disse: 'Vão também para a vinha e eu lhes darei o que é certo.' 5. E eles partiram. E ele saiu novamente na hora sexta e hora nona e fez o mesmo. 6. E perto da hora undécima, ele saiu e encontrou outros que estavam de pé e estavam ociosos e disse-lhes: 'Por que vocês estão parados o dia todo e ociosos?' 7. Eles lhe disseram: 'Porque ninguém nos contratou.' Ele lhes disse também: 'Vão à vinha e vocês receberão o que é certo.' 8. E, ao cair da tarde, o dono da vinha disse ao seu mordomo: 'Chame os trabalhadores e dê-lhes o salário, e comece do último e vá para o primeiro.' 9. E vieram os da décima primeira hora e cada um recebeu um denário. (200) 10. E quando o primeiro veio, eles esperavam receber mais, e cada um deles também recebeu um denário. 11. E quando o receberam, argumentaram contra o dono da casa. 12. E eles disseram: 'Estes últimos trabalharam uma hora, e você os igualou a nós, que suportamos o peso do dia e seu calor!' 13. Então ele respondeu e disse a um deles: ‘Meu amigo, eu não fiz mal a você. Não foi um denário que você negociou comigo? 14. Pegue o seu e vá. Eu apenas desejo que a este último eu dê como a você. 15. Ou não me é lícito fazer o que desejo fazer com os meus? Ou seu olho é mau porque eu sou bom?' (201) 16. Assim serão os últimos os primeiros e os primeiros os últimos. Pois muitos são os chamados e poucos os escolhidos”. 17. E Y'shua estava prestes a subir para Urishlim, e ele levou seus doze discípulos sozinhos na estrada e disse a eles. 18. “Eis que estamos subindo para Urishlim, e o Filho do homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas. E eles o condenarão à morte. 19. E eles o entregarão aos gentios, e zombarão dele, e o espancarão, e o executarão em uma estaca. (202) E ele ressuscitará no terceiro dia.” 20. Então, a mãe dos filhos de Zawdee veio até ele. E ela e seus filhos o adoravam e estavam lhe pedindo algo. 21. Então ele disse a ela: “O que você deseja?” Ela disse a ele: “(Você) 203 diga que esses dois, meus filhos, (serão) um à sua direita e outro à sua esquerda em seu Reino”. 22. Y'shua respondeu e disse: “Você não sabe o que está pedindo. Você pode beber o cálice que estou prestes a beber, ou a imersão em que serei imerso?” Disseram-lhe: “Podemos”. 23. Ele lhes disse: “Vocês beberão meu cálice e serão imersos com a mesma imersão em que estou imerso, mas que vocês se sentem à minha direita e à minha esquerda não é meu dar, exceto àqueles para quem foi preparado por meu Pai”. 24. E quando os dez souberam disso, ficaram zangados com aqueles dois irmãos. 25 E Y'shua os chamou e disse-lhes: “Vocês sabem que os príncipes dos gentios são seus senhores e seus nobres têm autoridade sobre eles. 26. Não seja assim entre vós, mas quem entre vós quiser ser grande, seja-vos servo. 27. E aquele que dentre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28. Assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir 205 e se dar em resgate por muitos”. 29. E quando Y'shua saiu de Yerikho, uma grande multidão o seguia. 30. E eis que dois cegos estavam sentados à beira do caminho e, ao ouvirem que Y'shua passava, deram um grito e diziam: Tem misericórdia de nós, meu Mestre, filho de David. 31. Mas a multidão os aconselhava a ficarem quietos, mas eles levantavam mais a voz e diziam: “Nosso Mestre, filho de Davi, tem misericórdia de nós”. 32. E Y'shua parou e os chamou e disse: “O que você deseja que eu faça por você?” 33. Disseram-lhe. “Nosso Mestre, para que nossos olhos se abram.” 34. E Y'shua teve compaixão deles e tocou seus olhos, e imediatamente seus olhos foram abertos e eles foram e o seguiram.



200 E vieram os da décima primeira hora e cada um recebeu um denário. Embora esta seja uma parábola e não um evento histórico, ela nos diz algo sobre a cronometragem hebraica. Esta é, embora uma forma extrema, de cálculo fracionário. Os trabalhadores chegavam no final do dia, na 11ª hora, e ainda recebiam um dia inteiro de pagamento. Isso indica que qualquer parte de um período de luz do dia pode contar como um dia inteiro.

201 Igualdade e Justiça são os domínios universais do Mashiyach para o bem comum de todos, mas o servo neste caso julga de acordo com o interesse próprio. Veja Atos 11:17; 2 Pedro 1:1; 1 Cor. 12:25; 2 Cor. 8:14.

202 A estaca vertical foi prefigurada pela “vara” que Moshe ergueu em Números 21:8, 9. A serpente de bronze foi colocada na estaca e quando o povo olhou para ela foi preservada do veneno mortal da cobra. Assim é que quando as pessoas são mordidas pela “serpente espiritual” de Gênesis 3:15, elas devem olhar para o Mashiyach para cura e libertação. O poste foi substituído pela cruz que antigamente era o símbolo do deus sol babilônico. Júlio César e seu herdeiro cunharam moedas com símbolos da cruz (roda solar) para comemorar o deus sol. O imperador romano Constantino foi um adorador do sol que se tornou um famoso cristão, avançando o cristianismo pagão em todo o Império Romano. Sua versão do “Cristianismo” incluía muitos rituais pagãos, incluindo o culto do domingo, Tamuz (Natal) e Ishtar (Páscoa). O grego “stauros” também denota uma estaca reta; o verbo “stauroo” significa conduzir estacas. O grego “xulon” denota uma madeira ou um tronco ou qualquer pedaço de madeira morta. A Bullinger’s Companion Bible observa: “Nossa palavra inglesa ‘cross’ é a tradução da cruz latina; mas o grego stauros não significa mais um ponto crucial do que a palavra ‘vara’ significa uma ‘estaca’.” Veja Pole, o Padrão no Apêndice.

203 “Você quer” está implícito na gramática aramaica. A Peshitta simplesmente lê “diga” e “um à sua direita e outro à sua esquerda”.

204 Servo e ministro são as mesmas palavras. No entanto, muitos pastores, rabinos ou “ministros” mantêm estilos de vida materialistas muito elevados nas costas dos pobres, o que é uma evidência clara de que são mercenários (falsos líderes). Mascarados por suas “ricas” instituições, eles sucumbiram aos desejos da carne carnal, estes são uma abominação para o Mashiyach e o Reino de Elohim; ao invés de servos são sanguessugas. Seguir o Mashiyach significa render-se a ele e viver para ele em retidão e igualdade, em vez de dominar os outros.

205 Babilônia e toda religião falsa serve para escravizar seus seguidores. Com o tempo, a grande maioria dos seguidores sucumbe à “Síndrome de Estocolmo” e elogia a “hierarquia ascendente” que os mantém empobrecidos. O Mashiyach, é a forma mais elevada de Justiça e Retidão, faz exatamente o oposto. Ele serve, liberta os cativos, acalenta e eleva as almas da humanidade para que cada alma tenha a oportunidade de alcançar seu pleno potencial. Aqueles cegos por hierarquias religiosas inadvertidamente se tornam inimigos do Mashiyach.

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