sábado, 9 de julho de 2022

JOÃO 15 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

 JOÃO 15

1. Eu sou 186 a Vinha da Verdade e meu Pai é o Cultivador. 2. Todo ramo que está em mim e que não dá fruto, Ele o tira. E o que dá fruto Ele poda para que dê mais fruto. 3. Você já foi podado por causa da palavra que eu falei com você. 4. Permanece em mim e eu em ti, pois o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Da mesma forma, você também não pode se não permanecer em mim. 5. Eu sou a videira e vocês são os ramos.187 Quem permanece em mim e eu nele, esse homem produzirá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer. 6. Agora, a menos que um homem permaneça em mim, ele é lançado fora como um ramo que está murcho; eles o arrancam e o colocam no fogo para que queime. 7. Agora, se você permanecer em mim e minhas palavras permanecerem em você, qualquer coisa que você deseja pedir será dado a você. 8. Nisto é glorificado o Pai que deis frutos abundantes e que sejais meus discípulos. 9. Assim como meu Pai me amou, eu também amei você. Permaneça no meu amor. 10. Se você guardar meus mandamentos, você permanecerá em meu amor, assim como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai,189[***1] e eu permaneço em seu amor. 11. Estas coisas vos tenho falado para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa em vós. 12. Este é o meu mandamento, que vocês se amem assim como eu os amei. 13. Não há amor maior do que aquele que um homem dá a sua vida pelos seus amigos.[***2] 14. Vocês são meus amigos se fizerem tudo o que lhes ordenei. 15. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Mas, eu os chamei de meus amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.190 16. Vocês não me escolheram, mas eu sou aquele que os escolhi.[***3] E eu vos designei para que também vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Que tudo o que pedirdes ao meu Pai em meu nome Ele vos dará. 17. Estas coisas vos ordeno, que vos ameis uns aos outros. 18. E se o mundo te odeia, saiba que ele me odiava antes de você. 19. E se você é do mundo, o mundo adoraria o que é seu. Mas você não é do mundo porque eu o escolhi do mundo. Por causa disso, o mundo odeia você. 20. Lembra-te da palavra que te falei. Que não há servo maior que seu senhor. Se me perseguem, também perseguirão vocês. E se eles cumprirem a minha palavra, também cumprirão a sua. 21. Mas todas estas coisas vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou. 22. Se eu não tivesse vindo e falado com eles, eles não teriam pecado, mas agora eles não têm holocausto diante do seu pecado. 23. Quem me odeia também odeia meu Pai. 24. E se eu não tivesse feito diante de seus olhos obras que nenhum outro homem fez, eles não teriam pecado. Mas agora eles viram e odiaram a mim e até meu Pai. 25. Para que se cumpra a Palavra que está escrita em sua Torá que 'Eles me odiaram sem razão.'192 26. Mas quando o Redentor vier, Aquele que eu enviarei a vocês da presença de meu Pai, o Espírito da Verdade, Aquele que procede da presença de meu Pai dará testemunho de mim. 27. Você também testemunhará, pois esteve comigo desde o início”.


186 Aqui Y’shua usa a forma divina de “Eu Sou” (Ena-na) indicando que YHWH está falando através dele. No entanto, o Orador está agindo como se fosse Y’shua falando, porque Ele se refere a “meu Pai é o Cultivador” quando na realidade YHWH está falando de Si mesmo. Se Ele estivesse falando diretamente com os talmidim, Ele teria dito: “Ele é a videira e eu sou o cultivador”.
187 Aramaico “shebista” é a palavra para “ramo”; no entanto, o Netzer/ramo de Isaías 11:1-2 também está sendo retratado aqui. O jogo de palavras Netzer com haNatzrati “o Nazareno” e “haNetzarim”, “o Netzarim” título para discípulos; veja Atos 24:5. Veja Netzer no Apêndice.
188 Veja Dezoito Equívocos do Novo Testamento #9: Minha Palavra/Mandamentos/Mandamentos no Apêndice.
189 Os “Mandamentos de meu Pai” sempre se referem à Torá; veja também João 15:5. Y'shua e seus Talmidim (discípulos) guardam os Mandamentos de seu Pai, mas o cristianismo convencional não é apenas anti-Torá; eles transformaram a rebelião contra a Torá em uma forma “na moda” de ilegalidade. Veja Daniel 7:25; 2 Tessalonicenses 2:7; 2 Timóteo 2:19; Tito 2:14; 2 Pedro 2:21; 1 João 3:4; Hebreus 2:2-4; Romanos 4:15; Mateus 7:23; 13:41. Veja Acordo Renovado no Apêndice. [***1] [As mitsvot “Mandamentos” de Y'shua são as mitsvot de YHWH, pois Y'shua veio para tornar plena a Torá (Matay/Mateus 5-17-19)]. Texto retirado da “Peshitta - Os Evangelhos Aramaicos de Y'shua” acesse: https://peshitta.com.br ]. [***] [  ] grifos do autor da tradução para o português.
[***2] [ Yeshayahu/Isaías 52:13 e 53:1); Importante destacar que o Targum de Yeshayahu/Isaías 5, afirma que o “servo sofredor” é o Mashiaach. Texto retirado da “Peshitta - Os Evangelhos Aramaicos de Y'shua” acesse: https://peshitta.com.br ]. [***] [  ] grifos do autor da tradução para o português.
190 Literalmente, “Minha amizade”. Tanto rkhma quanto khuba significam “Amor”, mas o primeiro é usado no contexto de amizade, e o último é uma forma mais profunda de afeto. (PI).
[***3] [ (Devarim/Deuteronômio 7:6; 10:15; 14:2); (Yeshayahu/Isaías 41:8-9; 42:1; 43:20; 45:4; 65:9 e 22); Tehilim/Salmos 135:4);  Texto retirado da “Peshitta - Os Evangelhos Aramaicos de Y'shua” acesse: https://peshitta.com.br ]. [***] [  ] grifos do autor da tradução para o português.
191 Construção idiomática aramaica – “Seu pecado é deixado descoberto”. Tradutores gregos confundiram a palavra Alatha (Oferta, Sacrifício, Holocausto e Oblação) com Altha (Desculpa, Pretexto). Nunca há uma desculpa para o pecado. (PI).
192 Salmo 35:19; Salmo 69:4 (5 JPS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário ou dúvida, responderemos o mais rápido possível! Fiquem na Graça do Soberano YHWH e da Sua Torá Viva Yeshuah HaMashiach, nosso Mestre e Salvador! Amém, Amém!

Em Destaque:

Índice Geral - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

Estamos enfrentando problemas, o blogspot está deletando  as fotos dos posts, então pedimos que baixem a versão em PDF para uma visualização...

Mais Visitadas