sábado, 9 de julho de 2022

JOÃO 10 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

 JOÃO 10

1. “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que não entra no aprisco do rebanho pela porta132, mas sobe por outro lugar; ele é um ladrão e um ladrão. 2. Mas quem entra pela porta é o pastor do rebanho. 3. E a este homem o porteiro abre a porta e o rebanho ouve a sua voz e as suas ovelhas ele chama pelos seus nomes e as conduz para fora. 4. E quando ele leva seu rebanho, ele vai adiante dele e suas ovelhas vão atrás dele porque conhecem sua voz. 5. No entanto, o rebanho não vai atrás do estranho;133 antes, foge dele porque não conhece a voz do estranho”. 6. Y'shua contou-lhes esta parábola, mas eles não compreenderam o que ele falou com eles. 7. Agora, Y'shua novamente lhes disse: “Amém, em verdade vos digo que sou a Porta do rebanho.134 8. E todos os que vieram são ladrões e salteadores, se o rebanho não os ouviu. 9. Eu sou a Porta e se um homem entrar por mim, viverá e entrará e sairá e encontrará pastagem.135 10. Mas o ladrão não vem para roubar, matar e destruir? Eu vim para que tenham vida, que é abundante. 11. Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a sua vida pelo rebanho.136 12. Mas um mercenário que não é o pastor nem as ovelhas são suas, ao ver chegar um lobo, abandona as ovelhas e foge. E o lobo vem e saqueia e dispersa o rebanho. 13. Agora o mercenário foge porque é contratado e não se importa com o rebanho. 14. Eu sou o Bom Pastor e conheço aqueles que são meus. E aqueles que são meus me conhecem. 15. Assim como meu Pai me conhece e eu conheço meu Pai e dou a minha vida pelo rebanho. 16. E também tenho outras ovelhas, aquelas que não eram 137 deste aprisco. E também eles, é necessário que eu os traga e eles ouvirão minha voz e todos os rebanhos se tornarão um. E haverá Um Pastor. 138 17. Por isso, meu Pai me ama a ponto de eu dar a minha vida para retomá-la. 18. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha própria vontade. Pois tenho autoridade para dá-lo e tenho autoridade para tomá-lo novamente, pois este mandamento recebi de meu Pai”. 19. E uma divisão ocorreu novamente entre os Yehudeans por causa dessas palavras. 20. E muitos deles diziam: “Ele tem um demônio e é louco. Por que você o ouve?” 21. Mas outros diziam: “Estas não são as palavras de um homem possuído! Por que um demônio é capaz de abrir os olhos de um cego?” 22. E a Festa da Dedicação139 ocorreu em Urishlim e era inverno.140 23. E Y'shua estava andando no templo no pórtico de Shleemon. 24. E os Yehudeans o cercaram e lhe disseram: “Por quanto tempo você manterá nossas almas141 se você é o Mashiyach? Conte-nos abertamente.” 25. Y'shua respondeu e disse-lhes: “Já vos disse e não credes! E as obras que faço em Nome de meu Pai testificam a meu respeito. 26. Mas você não acredita porque você não é das minhas ovelhas, assim como eu lhe disse. 27. Minhas ovelhas ouvem minha voz e eu as conheço e elas vêm atrás de mim. 28. E eu lhes dou a vida que é eterna e eles não perecerão e nenhum homem jamais os arrebatará de minhas mãos. 29. Porque meu Pai, que me deu, é maior do que todos, e ninguém pode arrebatá-los das mãos de meu Pai. 30. Eu e o Pai somos um.”142 31. E novamente os Yehudeans pegaram pedras para apedrejá-lo. 32. Y'shua lhes disse: “Muitas obras agradáveis ​​da presença de meu Pai vos mostrei. Por qual deles você me apedreja?” 33. Os Yehudeans lhe disseram: “Não é por causa das obras agradáveis ​​que nós te apedrejamos, mas porque você blasfema143 e que enquanto você é um Filho do homem você se faz Elohim!”144 34. Y'shua disse a eles: "Não está escrito em sua Torá que 'Eu disse a você que você é Elohim.'145 35. Se essas pessoas ele chamou de Elohim porque o Miltha de Elohim estava com eles e as Escrituras não podem ser quebradas. 36. Àquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, vós dizeis: 'Blasfemas!' a respeito do que eu vos disse: 'Eu sou o Filho de Elohim.' 37. A menos que eu faça as obras de meu Pai, não acredite em mim. 38. Se, porém, eu as faço mesmo que não acrediteis em mim, credes nas obras para que conheçais e credes que meu Pai está em mim147 e eu estou em meu Pai”. 39. E eles estavam procurando novamente prendê-lo, mas ele escapou de suas mãos. 40. E ele foi para a travessia do Yordanan para o local onde Yochanan estivera anteriormente quando estava imerso, e lá permaneceu. 41. E muitos homens vieram até ele e estavam dizendo que Yochanan não fez nem mesmo um milagre, mas tudo o que Yochanan disse sobre este homem é verdade. 42. E muitos acreditaram nele.


132 Maran Y'shua usa aqui um jogo de palavras entre tara (Portão) e tyara (aprisco). (PI).
133 Literalmente, “Estrangeiro”.
134 Jogo de palavras com ena (I) e ana (Rebanho); a palavra para rebanho aqui é plural. (PI).
135 Jogo de palavras entre raya (Pastor, v2) e reya (Pasto, v9). (PI).
136 Jogo de palavras com ena (I) e ana (Rebanho), a palavra para rebanho aqui é plural.
137 Aqueles que não são do aprisco (12 tribos de Israel) são aqueles que saem do Goyee (nações). “Uma coisa leve é ​​que você seja meu servo para levantar as tribos de Jacó e restaurar os preservados de Israel: também te darei para luz dos Goyee (nações), para que você seja minha salvação para o extremidade da terra” Is 49:6. “Porque desde o nascente do sol até o poente do mesmo meu nome será grande entre os Goyee (nações)” Mal 1:11. Veja também Isaías 11:10; 42:1, 6; 60:3; 66:19; Jr 16:19. Nenhum outro judeu na história teve tanta fama entre os Goyee (nações) como Y'shua.
138 “Um Pastor” refere-se à remoção de todos os falsos líderes religiosos e políticos que assumiram liderança injusta sobre o povo de YHWH. Falsos pastores dividem ovelhas, recebem dízimos, ofertas e doações do povo de YHWH, usam organizações sem fins lucrativos para viver seu “sonho americano”. YHWH diz: “são cães gananciosos que nunca se fartam... eles não podem entender: eles olham para o seu próprio caminho, cada um para o seu ganho... mais abundante” Is 56:11-12. Pastores motivacionais fazem promessas de sucesso futuro, mas YHWH diz: “Eu sou contra os pastores; e requererei meu rebanho das mãos deles, e os farei cessar ” Ezequiel 34:10 . Cristãos, muçulmanos e judeus doam cerca de três trilhões de dólares (US$ 3.000.000.000.000) anualmente para causas religiosas. A religião é um grande negócio.
139 “Dedicação” é Hanukkah em hebraico. O aramaico usa Khawdata, literalmente “renovação” ou “fazer novo”. Esta é a mesma palavra para “renovado” na Aliança Renovada; portanto, a “Nova” Aliança é uma “renovação” ou uma “renovação” do que YHWH já havia estabelecido. Veja Acordo Renovado no Apêndice. Hanukkah exemplifica a guerra cultural entre mitologia e paganismo (25 de dezembro Natal, Ishtar, dia de sol etc) e o Reino dos Céus oferecido pelo HaMashiyach.
140 Em 29 EC, o Hanukkah era do pôr do sol de domingo, 16 de dezembro, ao pôr do sol de segunda-feira, 24 de dezembro, no meio da festa cruza o solstício de inverno no dia 21.
141 Idiomaticamente, “Quanto tempo você vai nos deixar esperando?” (PY)
142 Cumprindo a profecia “a mim a quem traspassaram”, Zacarias 12:10-11. Para ser perfurado, Elohim deve estar em um homem [encarnado]. Por favor, veja Unidade do Mashiyach no Apêndice. [  ] grifos do autor da tradução para o português.
143 Veja Apêndice: Y'shua no Talmud.
144 Y'shua afirma que o Ruach de YHWH está dentro dele (Isaías 11:1-2, Zacarias 12:10). Ele ensinou que enquanto sua nefesh morreria, YHWH reanimaria tanto sua neshamá[***] (espírito humano/ruach) quanto nefesh (alma). Y'shua nunca afirmou que sua nefesh era outra coisa que não humana e que, como tal, ela morreria. [***] [Neshamá (do homem) - “é a capacidade da Alma de perceber diretamente a presença de Elohim no mundo e de sentir o Divino Sopro de Vida (Sopro/Fôlego/Respiração/A Força Vital de Elohim) entrando em seu ser.” Fonte: chabad.org ].; Ver comentário (nota) 275 de Mateus 26 ]. [***] [    ] grifos do autor da tradução para o português.; [Muito cuidado em afirmar que o Salvador Y'shua Mashiyach é um simples humano como nós pecadores e que Sua carne é feita do pó da terra, igual a nossa carne pecaminosa, veja o estudo no comentário 71 em (Yochanan/João 5) e o estudo sobre o corpo físico do Salvador Y'shua Mashiyach.] [ ] grifos do autor da tradução para o português.
145 Salmo 82:6.
146 Os manuscritos de 1905 e outros Peshitta acrescentam “a menos que”, enquanto Khabouris tem apenas “eu aceito”. A leitura de 1905 é mantida.
147 Em Isaías 22:20-25 um pai sacerdotal é chamado Hilquias (minha porção é YHWH) e seu filho é Eliaquim (Elohim levanta) que prenuncia o Mashiyach cuja “porção” é YHWH, e que é levantado por Elohim. O Mashiyach é o primogênito de YHWH que sofre, então é levantado e então é dado o governo sobre todas as nações, tribos, línguas e povos como prefigurado nos versículos 21-22: “E eu o vestirei com o teu manto, e o fortalecerei com o teu cinto, e entregarei nas suas mãos o teu governo; e ele será um pai para os moradores de Jerusalém e para a casa de Judá. E a chave da casa de Davi porei sobre o seu ombro; assim ele abrirá, e ninguém fechará; e ele fechará, e ninguém abrirá”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário ou dúvida, responderemos o mais rápido possível! Fiquem na Graça do Soberano YHWH e da Sua Torá Viva Yeshuah HaMashiach, nosso Mestre e Salvador! Amém, Amém!

Em Destaque:

Índice Geral - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

Estamos enfrentando problemas, o blogspot está deletando  as fotos dos posts, então pedimos que baixem a versão em PDF para uma visualização...

Mais Visitadas