sábado, 9 de julho de 2022

JOÃO 9 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

 JOÃO 9

1. E quando ele passou, viu um homem que era cego desde o ventre de sua mãe. 2. E seus discípulos lhe perguntaram e disseram: “Nosso Mestre, quem pecou, ​​este ou seus pais para que nascesse cego?” 3. Y'shua lhes disse: “Ele não pecou nem a seus pais, mas isso pode ser visto nele a obra de Elohim. 4. É necessário que eu faça as obras daquele que me enviou enquanto é dia. Chega a noite em que o homem não pode trabalhar121 5. Enquanto estou no mundo, sou a Luz do mundo!” 6. E quando ele disse essas coisas, cuspiu no chão e misturou barro com sua saliva e esfregou nos olhos daquele cego. 7. E ele disse a ele: "Vá lavar122 no tanque123 de Shilokha." E ele foi e lavou e ele veio vendo! 8. Agora, seus vizinhos e aqueles que tinham visto desde o início que ele iria mendigar, diziam: “Não é este homem que se sentaria e mendigaria?” 9. Alguns diziam que era ele e outros diziam: “Não, mas ele se parece muito com ele”. Mas ele estava dizendo isso: “eu sou ele!” 10. Eles lhe perguntaram: “Como seus olhos foram abertos?” 11. Ele respondeu e disse-lhes: “Um homem cujo nome é Y'shua fez barro e esfregou em mim nos meus olhos. E ele me disse: ‘Vá e lave-se na água de Shilokha’, e eu fui e lavei e comecei a ver!” 12. Eles lhe perguntaram: “Onde ele está?” Ele lhes disse: “Não sei”. 13. E o trouxeram, aquele que era cego desde o princípio, aos fariseus. 14. Era agora o Shabat124 quando Y'shua fez o barro e abriu os olhos. 15. E novamente os fariseus lhe perguntaram: “Como é que você vê?” E ele lhes disse: “Ele colocou barro sobre meus olhos e eu lavei e vejo”. 16. Alguns dos fariseus diziam: “Este homem não é de Elohim, aquele que não guarda o Shabat!” Mas outros diziam: “Como um homem pecador é capaz de fazer esses milagres?” E houve divisão entre eles. 17. Eles disseram novamente àquele cego: “O que você diz sobre aquele que abriu os seus olhos?” Ele lhes disse: “Eu digo que ele é um profeta!” 18. Mas os Yehudeans não estavam acreditando a respeito dele que ele era cego, mas ele viu, até que eles chamaram os pais daquele que viu. 19. E perguntaram-lhes: Se este é o vosso filho, aquele que dizeis que nasceu cego, como é que agora vê? 20. E seus pais responderam e disseram: “Sabemos que este é nosso filho e que nasceu cego.125 21. Mas como ele agora vê ou quem lhe abriu os olhos, na verdade não sabemos”. 22. Seus pais disseram essas coisas porque tinham medo dos Yehudeans, pois os Yehudeans haviam decidido que se alguém confessasse nele que ele é o Mashiyach, eles o expulsariam da assembléia.126 23. Por causa disso, seu os pais diziam: “Ele é maior de idade, pergunte a ele!” 24. E chamaram segunda vez o homem, aquele que era cego. E eles lhe disseram: “Dê glória a Elohim, pois sabemos que este homem é um pecador!” 25. Ele respondeu e disse-lhes: “Se ele é pecador, não sei, mas uma coisa sei: eu era cego e agora vejo!” 26. Novamente lhe perguntaram: “O que ele fez com você? Como ele abriu seus olhos?” 27. Ele lhes disse: “Eu lhes disse, mas vocês não ouviram! Mais uma vez, o que você quer ouvir? Por que, vocês também desejam ser seus discípulos?” 28. E eles o insultaram e lhe disseram: “Você é um discípulo dele, pois somos discípulos de Moshe.127 29. E sabemos que Elohim falou com Moshe. Mas este homem não sabemos de onde ele é.” 30. Aquele homem respondeu e disse-lhes: “Nisto, portanto, é algo para se maravilhar que vocês não saibam de onde ele está, mas meus olhos, meus, ele abriu! 31. Sabemos agora que Elohim não ouve a voz dos pecadores; antes, Ele ouve aquele que O teme e faz Sua vontade. 32. Desde a eternidade128 não se ouviu que alguém tenha aberto os olhos de um cego de nascença. 33. Se este homem não for de Elohim, ele não poderia fazer isso!” 34. Eles responderam e lhe disseram: “Você nasceu inteiramente em pecados e nos ensina!” E o lançaram para fora. 35. E Y'shua ouviu que eles o tinham lançado para fora, e ele o encontrou e disse-lhe: “Você acredita no Filho de Elohim?” 36. Aquele que foi curado respondeu e disse: “Quem é meu Mestre para que eu acredite nele?” 37. Y'shua lhe disse: “Você o viu e quem fala com você é ele”. 38. E ele disse: “Eu creio em meu Mestre!”129 E ele caiu e o adorou130. 39. E Y'shua disse: “O julgamento do mundo. Eu vim para que os que não veem vejam e os que veem fiquem cegos”. 40. Alguns dos fariseus que estavam com ele ouviram essas coisas e lhe disseram: “Por quê? Estamos mesmo cegos?” 1. Y'shua lhes disse: "Se vocês fossem cegos, não teriam pecado, mas agora vocês dizem isso: "Nós vemos." Por causa disso, seu pecado está de pé.131


121 A raiz semítica plkh pode significar “trabalho”, “serviço” ou “adoração”. (PI).
122 A raiz aramaica shwg, da qual esta palavra é derivada, significa “purificar-se”, especialmente no contexto de uma lavagem ritual antes do culto ou serviço sacerdotal. (PI).
123 Khabouris tem um beyt isolado aqui, entre “lavar” e “piscinar”.
124 Muitos teólogos supõem que a história da mulher pega em adultério (inserido em João 7:53-8:11) ocorreu na manhã seguinte após o último dia de Sucot, também conhecido como Shemini Etzeret (ver nota de rodapé Yochanan 8:1 ). No entanto, no texto original, os eventos de Yochanan 7:37 e todo o capítulo 8 fazem parte do último dia das celebrações de Sucot (Festa dos Tabernáculos), do pôr do sol de 15 de outubro ao pôr do sol de 16 de outubro (segunda a terça). As referências de Y’shua a “águas vivas” e “eu sou a luz do mundo” fazem todo o sentido neste Dia Especial muito especial que envolve rituais de fogo e água. Além disso, ao restaurar a cronologia original, os eventos aqui no capítulo 9 ocorrem no Shabat imediatamente após o fim de Sucot; Sábado de manhã, 20 de outubro. Independentemente de as porções da Torá serem lidas em um ciclo anual ou trienal neste momento, este Shabat representa um novo começo, um novo ciclo espiritual em nossas vidas, tornando o simbolismo desta cura extremamente claro. Y'shua curou este homem, não apenas sua cegueira física acabou, mas agora ele andou em novidade de vida física e espiritual, exemplificada pelo Reino dos Céus.
125 Cumprindo a profecia messiânica: “Eu YHWH te chamei em justiça, e te segurarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, para luz dos gentios; Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos e da prisão os que jazem nas trevas. Eu sou YHWH: este é o meu nome; e a minha glória não darei a outrem, nem o meu louvor às imagens esculpidas”. Isaías 42:6-8.
126 Comissões de recepção semelhantes ainda funcionam nas sinagogas modernas.
127 Quando as coisas ficam difíceis, o religioso reverte para a autoridade de “discipulado”; aqui, são os fariseus que afirmam ser discípulos de Moshe, mas também há dezenas de milhares de diferentes denominações cristãs que dizem seguir o único Mashiyach judaico. Os seguidores originais de Y'shua nem mesmo reconheceriam a religião cristã moderna como algo a ver com a fé original que uma vez foi entregue.
128 “Nunca antes.” (PI).
129 Anteriormente em Yochanan 9:9 este homem estabeleceu sua identidade ao dizer enfaticamente “eu sou ele!” Provavelmente não dizendo Ena-Na, mas Ena Ena, que é como “Ani-Ani” em hebraico. Compare isso com Lucas 22:70, onde a pronúncia de Ena-Na levou o Sinédrio a querer apedrejar Y'shua por blasfêmia. Esse segundo “ey” faz toda a diferença, mesmo que a grafia seja idêntica. Outras ocorrências dessa exceção podem ser encontradas em Lucas 24:36, 39, Yochanan 6:21 e 8:7 (18). Veja também a nota de rodapé para Yochanan 8:13 (24). Aqui ele afirma sua fé em Y'shua declarando: “Eu creio em meu Mestre!” Esta crença não é um reconhecimento cerebral, mas uma completa rendição a Y'shua como o Mashiyach e Rei dos Reis. Para entrar no Reino dos Céus o “EU SOU” deve viver dentro do homem espiritual através do “Mashiyach que em ti é a esperança da nossa glória”. (Col. 1:27).
130 A raiz aramaica sgd significa ‘Prostrar-se diante’, e é a forma mais submissa de adoração. (PI). No Oriente Médio também é comum os servos se prostrarem e se curvarem diante de seus Senhores, especialmente quando uma grande bondade ou dívida lhes é perdoada. (AR)
131 “Firmemente estabelecido”, “imóvel” idiomaticamente “eterno”. (PI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário ou dúvida, responderemos o mais rápido possível! Fiquem na Graça do Soberano YHWH e da Sua Torá Viva Yeshuah HaMashiach, nosso Mestre e Salvador! Amém, Amém!

Em Destaque:

Índice Geral - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

Estamos enfrentando problemas, o blogspot está deletando  as fotos dos posts, então pedimos que baixem a versão em PDF para uma visualização...

Mais Visitadas