sexta-feira, 24 de junho de 2022

MATEUS 10 - Peshitta Oriental Andrew Roth

MATEUS 10

1. E chamou seus doze discípulos e lhes deu autoridade sobre os espíritos imundos, para que os expulsassem e curassem toda aflição e doença. 2. Agora dos doze Shlichim, 110 seus nomes são estes. O primeiro é Shimon, que se chama Keefa, e Andraus, seu irmão, e Ya'akov, filho de Zawdee, e Yochanan, seu irmão, 3. e Peleepos e (Nathaniel) Bar-Tulmay, 111 e Tooma e Mattai o cobrador de impostos e Yaqub Bar Khalpai e Lewi que se chama Taddi. 4. E Shimon, o cananeu, e Yehuda Skaryota, aquele que o traiu. 5. Y'shua enviou estes doze e ordenou-lhes e disse: “Não vá pelo caminho dos gentios, e não entre nas cidades dos samaritanos. (112) 6. Mas você vai, antes, para as ovelhas que estão perdidas da casa de Israel. (113) 7. E quando você for, pregue e diga que o Reino dos Céus está próximo. 8. Cure os enfermos. Limpe os leprosos. Expulse demônios. De graça você recebeu, de graça dai. 9. Não acumule ouro, nem prata, nem latão em suas bolsas, 10. Nem carteira para a estrada, nem dois casacos, nem sapatos, nem cajado. Um trabalhador é digno de seu alimento. (114) 11. E em qualquer cidade ou vila em que você entrar, você pergunta quem é digno nela, e lá fica até você partir. 12. E quando você entrar em uma casa, peça paz para aquela casa. 13. E se a casa for digna, a vossa paz virá sobre ela, mas se não for digna, a vossa paz voltará sobre vós. 14. E quem não te receber e não ouvir as tuas palavras, quando saíres de casa ou daquela aldeia, sacudi o pó dos teus pés. 15. E em verdade vos digo que para a terra de Sadom e de Ammora será mais tranquila no Dia do Juízo do que para aquela cidade. 16. Eis que vos envio como cordeiros entre lobos. Portanto, sejam sábios como as serpentes e inofensivos como as pombas. 17. E cuidado com os filhos dos homens. Pois eles te entregarão na casa do juízo e nas suas assembléias te açoitarão. 18. E eles te levarão diante de reis e governadores por minha causa, para testemunho deles e dos gentios. 19. E sempre que te entregarem, não te preocupes como ou o que vais dizer. Pois naquela hora, será dado a você o que você deve dizer. 20. Pois não será você falando, mas o espírito de seu Pai falando através de você. 21. E irmão entregará à morte seu irmão, e um pai entregará seu filho. E os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. 22. E vocês serão odiados por todos por causa do meu nome, mas quem perseverar até o fim, esse viverá. 23. Mas quando te perseguem nesta cidade, você foge para outra. Pois em verdade vos digo que não completareis todas as cidades da casa de Israel até que venha o Filho do homem. 24. Não há discípulo maior que seu mestre, nem servo seu mestre. 25. Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu mestre. Se o dono da casa eles chamam de Belzebu, quanto mais os filhos de sua casa. 26. Portanto, não tenham medo deles, pois não há nada de encoberto que não venha a ser revelado, e de oculto que não venha a ser conhecido. 27. O que eu digo a você na escuridão, você o diz na luz, e o que você ouve com seus ouvidos, você prega sobre os telhados. 28. E não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Em vez disso, temei mais 115 daquele que é capaz de destruir a alma e o corpo na Geena. 29. Não se vendem dois pardais por um tostão, e nenhum deles cai por terra sem vosso Pai. 30. Mas de vocês, até mesmo todos os cabelos de sua cabeça estão contados. 31. Portanto, não tenha medo; você é mais importante do que muitos pardais. 32. Portanto, aquele que me confessar diante dos filhos dos homens, também eu (confessarei) diante de meu Pai que está nos céus. 33. Mas quem me negar diante dos filhos dos homens, eu também o negarei diante de meu Pai que está nos céus. 34. Não pense que vim trazer calma à terra. Não vim trazer calma, mas sim uma espada. 35. Pois vim separar o homem de seu pai, e a menina de sua mãe. E uma nora de sua sogra. 36. E os adversários do homem serão sua casa. (116) 37. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim. 117 E quem ama filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim. 38. E quem não pega seu cajado 118 e vem e me segue não é digno de mim. 39. Quem encontrar a sua alma a perderá, e quem perder a sua alma por minha causa a encontrará. 40. Quem te aceita, a mim aceita, e quem me aceita, a quem eu envio, a ele. 41. Quem aceita um profeta em nome de profeta uma recompensa de profeta receberá. E quem aceita um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. 42. E quem der apenas um copo de água fria para beber a um destes pequeninos, em nome de um discípulo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa”.



110 Shlichim, “enviados” Adão foi enviado do Gan Eden, os discípulos foram enviados para trazer almas para o Reino. Uma visão modernizada de um apóstolo é aquele que estabelece congregações, mas um Shaliach é aquele que é chamado para sair e pregar a Verdade. [“A VERDADE” Tehilim (Sl) 119:142, 151; Veja o estudo completo “Afinal, o que é a Verdade?”, estudo retirado do livro “JUDAÍSMO NAZARENO: O CAMINHO DE YESHUA E DE SEUS TALMIDIM” por Tsadok Ben Derech, acesse o site: https://yeshuahamashiachyhwh.wordpress.com/afinal-o-que-e-a-verdade ].[***] [   ] grifos do autor da tradução para o português.

111 “Bartolemeu” é o sobrenome ou sobrenome de Natanael, cujo primeiro nome está registrado em João. Seu nome aramaico é Bar Tulmay, filho de Tulmay, portanto seu nome completo é Nathanael Bar Tulmay.

112 Como em Mateus 2:23, esta é outra confusão singular/plural. Medintha (cidade) é uma palavra que parece a mesma tanto no singular quanto no plural. Sabemos que é incorreto que o grego leia “não entre na cidade dos samaritanos”, pois havia mais de uma cidade samaritana. A maioria das traduções adiciona a palavra “qualquer” na tentativa de corrigir esse erro.

113 Mateus 10:6 (e 15:24) vincula-se a Salmos 119:176 e Jeremias 50:6 através da regra hermenêutica Gezerah Shavah (Equivalência de Expressões). O hebraico “sey” (ovelha) e “abad” (perdido) são termos comuns, abad (perdido) significa perecido ou destruído, em vez de “geograficamente” perdido (veja a nota de rodapé Ap 9:11 sobre Abaddon). Desde que o povo de YHWH foi desviado por falsos pastores através da desobediência à Sua Aliança, seu relacionamento com Ele foi destruído da mesma forma que Adão e Eva perderam sua chance de imortalidade seguindo o engano da serpente. Também é importante ressaltar que, nessa mesma linha, não havia “hebreus” antes de Abraão nem “israelitas/judeus” antes do patriarca. Jacó teve seus filhos. Como resultado, as primeiras 20 gerações da raça humana foram simplesmente pessoas chamadas a um comportamento justo por YHWH sem nenhuma identidade étnica ligada a elas. É somente a partir desse padrão – o da justiça e da maldade – que faz com que as pessoas sejam perdidas (destruídas) ou encontradas (estabelecidas). Para mais informações sobre “ovelhas perdidas”, veja a nota de rodapé em Mateus 15:24 e Tito 3:9. Além disso, compare Jeremias 50:6 com Isaías 42:1-6; 49:6; 60:3; Jeremias 16:19; 31:31-37; Oséias 8:8; Miquéias 5:8. Há pouca dúvida de que a “luz” do Mashiyach deveria ser apresentada aos “Goyim” (nações ou gentios) por meio da nação judaica. O Mashiyach Y’shua não foi para os “gentios”, portanto é imperativo que os não-judeus compreendam as raízes e origem do Mashiyach e da Aliança Renovada de acordo com a Torá e as línguas originais hebraica e aramaica. Teologias falsificadas podem facilmente deslocar a verdade se uma pessoa não acessar as palavras de Y’shua em seu contexto original. Consulte Montagens no Apêndice.

114 Note que Paulo em 1 Timóteo 5:18, cita isso como “escritura”. Lucas 10:7 acrescenta: “não ande de casa em casa”.

115 O Temor de YHWH é um dos Sete Espíritos de YHWH, Isaías 11:2, 3. Y'shua justapõe o temor do homem (religião) com o Temor de Elohim (Verdade). Quando o “temor” de YHWH tornou-se teologicamente transformado em “reverência”, a autoridade dos homens no ministério “reverendos” começou a ordenar o medo para si mesmos que é destinado exclusivamente ao Altíssimo. O Temor de YHWH capacita os seguidores de Y’shua a defender a Palavra de YHWH, independente das consequências, veja Romanos 3:18; 2 Coríntios 5:11; 7:1; Efésios 5:21; Apocalipse 15:4.

116 Miquéias 7:6

117 Compare a fraseologia no versículo 37 com Lucas 14:26 “aquele que vem a mim e não odeia seu pai ou sua mãe não é digno de mim”. A versão de Mateus é literal, enquanto a versão de Lucas é idiomática. Para entrar no Reino dos Céus, devemos amar o Mashiyach Y'shua mais do que qualquer coisa ou qualquer outra pessoa. Isso NÃO significa que deixamos de amar e honrar nossos pais. Em vez disso, significa que, por mais amor que seja derramado sobre os pais; mais deve ser dado a Y'shua. Nosso amor pelo Reino dos Céus traz vida eterna para nós mesmos e potencialmente para nossos familiares. Em comparação, o amor terreno “parece” ódio. YHWH é o Autor do Amor, à medida que dedicamos nosso amor a Ele, e lhe damos nosso tempo para adorá-lo e estudá-lo a Sua Palavra (Y'shua Mashiyach), só então somos mais capazes de amar a nós mesmos e aos que nos rodeiam. Veja a nota de rodapé em Lucas 14:26 para mais informações.

118 Assuma sua equipe e siga os meios para exercer sua autoridade pessoal. Um bastão é um símbolo de autoridade que é usado para mobilidade e proteção (veja B'midbar/Números 17:1-10 ou 17:16-25 nas versões judaicas). As versões cristãs inserem aqui “cruz” que não aparece nos textos aramaico ou grego. Veja Pole, o Padrão no Apêndice.


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