terça-feira, 15 de novembro de 2022

ROMANOS 6 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

ROMANOS 6

1. O que diremos então? Continuaremos no pecado para que a graça abunde? 2. Que nunca seja! Pois se somos pessoas que morreram para o pecado, como podemos viver novamente nele? 3. Ou você não sabe que nós que estamos imersos em Y'shua o Mashiyach estamos imersos em sua morte? 4. Pois com ele fomos sepultados na imersão até a morte; que assim como Y'shua o Mashiyach ressuscitou dos mortos para a glória de seu Pai, assim também nós, para andar em uma nova vida. 5. Pois, se com ele fomos plantados à semelhança de sua morte, também o seremos na sua ressurreição. 6. Pois sabemos que nosso velho foi colocado na estaca de execução com ele; para que o corpo do pecado seja abolido e não sejamos mais servos do pecado: 7. Pois aquele que está morto (para ele) está emancipado do pecado. 8. Se então estamos mortos com o Mashiyach, acreditemos que viveremos com o mesmo Mashiyach. 9. Pois sabemos que o Mashiyach ressuscitou dos mortos e não morre mais; a morte não tem domínio sobre ele. 10. Pois ao morrer, ele morreu pelo pecado uma vez; e vivendo, ele vive para Elohim. 11. Assim também vocês se consideram mortos para o pecado e vivos para Elohim através de nosso Mestre Y'shua o Mashiyach. 12. Portanto, não permita que o pecado domine em seu corpo morto para que você obedeça às suas concupiscências. 13. E também não entreguem seus membros como instrumentos do mal para o pecado, mas entreguem-se a Elohim como aqueles que foram ressuscitados dentre os mortos; e que seus membros sejam 37 instrumentos para a justiça de Elohim. 14. E o pecado não terá domínio sobre você; pois você não está sob a Torá 38, mas sob a graça. 15. E então? Vamos pecar, porque não estamos sob a Torá, mas sob a graça? Que nunca seja! 16. Não sabeis que a quem vos entregais para servir na servidão, sois servos dele, a quem servis; seja para o pecado, seja para a justiça, que dás ouvidos?[***] 17. Mas graças a Elohim, que você foi (uma vez) os servos do pecado, mas tem (agora) de coração obedecido aquela forma de doutrina à qual você é devotado. 18. E quando você foi emancipado do pecado, você se tornou servo da justiça. 19. Falo como entre os homens por causa da enfermidade de sua carne. Assim como você (uma vez) entregou seus membros à escravidão da corrupção e do pecado, agora também entrega seus membros à servidão da justiça e da santidade. 20. Pois quando vocês eram escravos do pecado, vocês foram emancipados da justiça. (39) 21. E que colheita você teve naquela época da qual você agora se envergonha? Pois o resultado disso é a morte. 22. E agora, como você foi emancipado do pecado e se tornou servo de Elohim, seus frutos estão separados; e o resultado disso é a vida eterna. 23. Pois o salário do pecado é a morte; 40 mas o dom gratuito de Elohim é a vida eterna, através de nosso Mestre Y'shua o Mashiyach.


37 Khabouris tem um beit isolado entre “ser” e “justiça”.

38 Rav Shaul está justapondo a observância da antiga halakha religiosa com a graça que está disponível no Mashiyach, veja 3:19.

[***][A Peshitta Oriental de Andrew Roth traz o termo “que dás ouvidos?”; A Peshitta de (Glenn David Bauscher - The Original Aramaic New Testament in Plain English - 8th Edition 2013) traz o termo “se você ouvir/quer ouçam” e traz o seguinte comentário: “O ouvido que ouve” é uma expressão idiomática aramaica que significa “Aquele que ouve”. O mss grego. tem “pecado para morte”; A Vulgata Latina concorda com a Peshitta. O idioma aramaico, “O ouvido que ouve”, não é uma tradução muito provável da palavra grega, – “obediência”. A palavra para “ouvido” não é encontrada nos textos gregos. A seguir estão a leitura Peshitta e a leitura grega em uma escrita aramaica do Pergaminho do Mar Morto, encontrada no Pergaminho Pesher Habacuque: – “para ouvir” “até a morte” Possivelmente um tradutor interpretou erroneamente “para ouvir” como “até a morte”, desde 4 das 5 letras em cada uma são semelhantes neste script. [***] [   ] grifos do autor da tradução para o português.

39 A “Doutrina da Justificação” cristã tem proporcionado a maior “emancipação da justiça” religiosa que o mundo jamais conhecerá. Ironicamente, a primeira menção na versão KJV de “justificar” é Jó dizendo: “A multidão de palavras não deveria ser respondida? E um homem cheio de conversa deve ser justificado?” (Jó 11:2). Compare isso com o NJB que diz: “É balbuciar sem resposta? O palavreado é uma prova de retidão?” E o JPS diz: “A multidão de palavras não deveria ser respondida? E um homem cheio de conversa deve ser considerado certo? Contrastes muito gritantes entre essas traduções, mas, evidência clara da mente filosófica grega em relação à “justificação”. A ironia é que Jó está se referindo a tagarelice, conversa fiada, a KJV continua com: “As tuas mentiras devem fazer os homens calarem-se? e quando zombares, ninguém te envergonhará? Pois tu disseste: A minha doutrina é pura, e eu sou limpo aos teus olhos. Mas oh, se Deus falasse, e abrisse seus lábios contra ti; E que ele te mostre os segredos da sabedoria, que eles são o dobro do que é! Saiba, portanto, que Deus exige de ti menos do que a tua iniqüidade merece”. (Jó 11:3-6 KJV). Isso é realmente incrível, a Lei da Primeira Menção (grega) postula “justificar” junto com mentiras, zombaria e vergonha, muito o que a natureza da “Doutrina da Justificação” cristã produziu. Observe que a tradução hebraica judaica diz: “um homem cheio de falação deve ser considerado certo?” A palavra subjacente para “justificar” e “direito contabilizado” é o hebraico “tsadaq”, que não tem nada a ver com o significado inglês da palavra “justificar”. “Tsadaq” tem a ver com “ser justo”. O hebraico tsadaq é encontrado pela primeira vez em Gênesis: “E Judá os reconheceu e disse: Ela é mais justa do que eu” (Gn 38:26). Observe que o contexto está dentro da confissão e do arrependimento, certamente não no contexto da “justificação” por sua transgressão. O primeiro tsaddiq (homem justo) mencionado nas Escrituras é Noé: “E disse YHWH a Noé: Venha e toda a sua casa para a arca; porque te vi justo diante de mim nesta geração (Gênesis 7:1). A Doutrina da Justificação é pregada todos os domingos de manhã através de ações, atitudes e teologias que “anulam a Torá”. Os cristãos são informados de que não podem ser justos; eles são “nada além de pecadores imundos que estão diante da cruz de Jesus, Jesus, Jesus”. Não. A verdade é que “a cruz” DEVE capacitar os seguidores do Mashiyach a superar a natureza pecaminosa e a carne. Caso contrário, “a cruz” foi esvaziada de todo poder e nada mais é do que um ícone religioso que acalma aqueles que continuam vivendo em pecado. Por favor, veja estes quatro artigos do Apêndice 1) Dezoito Equívocos do Novo Testamento #4: Justificado pela Torá. 2) Legalismo. 3) Paulo, o Teólogo. 4) Eles não se arrependeram. Por favor, veja também a nota de rodapé em Gálatas 5:4.

40 “O salário do pecado é a morte”, mas haSatan (o Adversário) oferece soluções alternativas com “o dom gratuito da religião”. Dentro do judaísmo e do cristianismo existem elementos religiosos tradicionais que proporcionam conforto ao pecador. O judaísmo rabínico e o cristianismo anulam a Torá de YHWH através das tradições religiosas, muitas vezes o dinheiro é exigido pelas instituições religiosas para fazer expiação ou receber perdão do pecado. Ambas as religiões têm tradições que estão em conflito com os Mandamentos de YHWH e com a expiação. Quando a obediência à Palavra de YHWH está em conflito com as tradições religiosas, os seguidores são frequentemente advertidos contra serem obedientes a YHWH e à Torá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário ou dúvida, responderemos o mais rápido possível! Fiquem na Graça do Soberano YHWH e da Sua Torá Viva Yeshuah HaMashiach, nosso Mestre e Salvador! Amém, Amém!

Em Destaque:

Índice Geral - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

Estamos enfrentando problemas, o blogspot está deletando  as fotos dos posts, então pedimos que baixem a versão em PDF para uma visualização...

Mais Visitadas