sexta-feira, 4 de novembro de 2022

MARCOS 14 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

MARCOS 14

1. E depois de dois dias foi a Paskha de pães ázimos, e os principais sacerdotes e escribas estavam procurando com engano como eles poderiam prendê-lo e matá-lo. 2. E eles estavam dizendo: “Não durante a festa ou então um tumulto deve ocorrer entre o povo. 3. E enquanto ele estava reclinado em Bet-Anya, na casa de Shimon, o oleiro, 72 chegou uma mulher que trazia consigo um vaso de alabastro de perfume de nardo, o melhor e mais caro. 73 E ela o abriu e o derramou sobre a cabeça de Y'shua. 4. E alguns dos discípulos que estavam ali ficaram ofendidos e disseram entre si: “Por que foi o desperdício deste perfume?” 5. Pois podia ser vendido por mais de trezentos denários, e o dinheiro era dado aos pobres. E eles estavam zangados com ela. 6. Mas Y'shua disse: “Deixe-a em paz! Por que você está incomodando ela? Ela fez uma boa ação para mim. 7. Pois tens sempre os pobres contigo e, quando quiseres, podes fazer o que é bom para eles. Mas nem sempre estou entre vocês. 8. Ela tinha que fazer isso, ela fez isso com antecedência, pois para o meu enterro ela perfumou meu corpo. 9. Em verdade vos digo que onde quer que a minha esperança seja pregada, o que ela fez será contado em todo o mundo para sua memória”. 10. E Yehuda Skaryota, um dos doze, foi aos chefes dos sacerdotes para trair Y'shua a eles. 11. E quando o ouviram, alegraram-se e prometeram dar-lhe dinheiro. E ele estava procurando uma oportunidade para traí-lo. 12. E no primeiro dia do pão ázimo em que os Yehudeans matam o Paskha, seus discípulos estavam dizendo a ele: “Onde você deseja que nós vamos para você preparar o Paskha para comer?” 13. E enviou dois dos seus discípulos e disse-lhes: “Ide à cidade e eis que encontrareis um homem que traz um vaso de água. Vá e siga-o. 14. E onde ele entrar, diga ao dono da casa: ‘Nosso mestre disse: “Onde está a casa de hóspedes onde posso comer a Paskha com meus discípulos?”’ 15. E eis que ele vos mostrará um grande cenáculo mobiliado. Faça (aquela sala) pronta e preparada como aquele lugar para nós (para comer).” 16. E seus discípulos saíram e foram à cidade e acharam exatamente como ele lhes havia dito. E eles prepararam a Paskha. 17. E ao cair da tarde, Ele veio com seus doze. 18. E enquanto eles estavam reclinados e comendo, Y'shua disse: “Em verdade vos digo que um de vocês que come comigo há de me trair”. 19. E eles começaram a se entristecer e lhe diziam um de cada vez: “Sou eu?” 20. E ele lhes disse: “É um dos doze que mergulha comigo no prato. 21. E o Filho do homem irá como está escrito a seu respeito, mas ai daquele homem por cuja mão o Filho do homem é traído. É melhor para ele se ele não tivesse nascido.” 22. Enquanto eles comiam, Y'shua tomou o pão e o abençoou e o partiu e deu a eles e disse-lhes: “Tomem. Esse é o meu corpo." 23. E ele tomou um cálice e deu graças e abençoou e deu a eles e todos beberam dele. 24. E ele lhes disse: “Este é o meu sangue da aliança renovada, 74 derramado por causa de muitos. 25. Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da videira até aquele dia em que o beberei novamente no Reino de Elohim”. 26. Então eles deram louvor e saíram para o Monte das Oliveiras. 27. Y'shua lhes disse: “Todos vocês vão tropeçar em mim esta noite. Pois está escrito que 'Ferirei o pastor e seus cordeiros serão dispersos.' (75) 28. Mas, quando eu ressuscitar, estarei na Galeela antes de você. 29. Keefa disse a ele: “Mesmo que todos eles tropecem, eu não tropeçarei”. 30. Disse-lhe Y’shua: “Em verdade te digo que hoje nesta noite 76 me negarás três vezes antes que o galo cante”. (77) 31. Mas ele ainda mais dizia: “Mesmo que eu tenha que morrer com você, não te negarei meu Mestre. E da mesma forma também todos os discípulos estavam dizendo. 32. Então eles chegaram a um lugar chamado Gadseman, e ele disse aos seus discípulos: “Sentem-se aqui enquanto eu oro”. 33. E ele levou consigo Keefa e Ya'akov e Yochanan e ele começou a ficar triste e deprimido. 34. E ele lhes disse: “Grave, até a morte é esta situação para minha alma. Permaneça aqui 79 e esteja alerta.” 35. E ele andou um pouco e caiu no chão e estava orando para que, se possível, esta hora passasse dele. 36. E ele disse: “Pai! Meu pai! Tudo é possível para você. Faz passar de mim este cálice – mas não a minha vontade, mas a Tua.” 37. E ele veio e os encontrou enquanto eles dormiam, e ele disse a Keefa, “Shimon, você está dormindo! Você não consegue ficar alerta uma hora? 38. Fique alerta e ore, senão cairá em tentação. O espírito está disposto e pronto, mas o corpo é fraco.” 39. E ele voltou, orou e voltou 40. e os encontrou enquanto dormiam, porque seus olhos estavam pesados ​​e não sabiam o que dizer a ele. (80) 41. E ele veio pela terceira vez e disse-lhes: “Durma agora e descanse. O fim chegou e a hora chegou. E eis que o Filho do homem é entregue nas mãos dos pecadores. 42. Levante-se! Vamos! Eis que se aproxima de mim aquele que me traiu”. 43. Enquanto ele falava, veio Yehuda Skaryota, um dos doze, e muitas pessoas com espadas e varas de estar com os principais sacerdotes e escribas e anciãos. 44. E ele, o traidor que o traiu, deu-lhes um sinal e disse: “Aquele a quem eu beijo, esse é ele. Agarre-o com segurança e leve-o embora.” 45. Imediatamente ele se aproximou e lhe disse: “Rabi! Rabino!" E o beijou. 46. ​​E eles colocaram as mãos sobre ele e o prenderam. 47. Então um dos que estavam ali desembainhou a espada e atacou o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha. 48. Mas Y'shua respondeu e disse-lhes: “Como contra um ladrão vocês saem 81 com espadas e com paus para me prender. 49. Estive com vocês o dia todo enquanto ensinava no templo, mas vocês não me prenderam. Isso aconteceu para que as Escrituras se cumprissem.” 50. Então seus discípulos o deixaram e fugiram. 51. E um jovem o seguia e estava vestido com um pano de linho. Ele estava nu e eles o prenderam. 52. E então ele deixou o pano de linho e fugiu nu. 53. Então eles levaram Y'shua a Qayapa, o sumo sacerdote, e os principais sacerdotes, escribas e anciãos estavam todos reunidos com ele. 54. Shimon o seguia de longe, até a beira do pátio do sumo sacerdote. E ele estava sentado entre os servos e estava se aquecendo perto do fogo. 55. Os principais sacerdotes e toda a sua assembleia buscavam testemunho contra Y'shua, para que pudessem matá-lo. Mas eles não encontraram. 56. Pois enquanto muitos testemunhavam contra ele, seu testemunho não era digno. 57. Algumas testemunhas falsas se levantaram contra ele e disseram: 58. “Nós o ouvimos quando ele disse: 'Eu vou derrubar este templo que foi feito por mãos, e em três dias 82 construirei outro que não é feito por mãos.'” 59. E assim, nem mesmo o testemunho deles foi digno. 60. E o sumo sacerdote levantou-se no meio e interrogou Y'shua e disse: “Por que você não responde à acusação que eles estão testificando essas coisas contra você?” 61. Mas ele ficou calado e não lhe respondeu nada. E novamente o sumo sacerdote perguntou a ele e disse: “Você é o Mashiyach, o Filho do Abençoado?” 62. E Y'shua 83 disse a ele: “Eu Sou. 84 E você verá o Filho do homem sentado à direita do poder e vindo sobre as nuvens do céu”. (85) 63. Então o sumo sacerdote rasgou seu manto e disse: “Por que estamos procurando testemunhas agora?” 64. “Eis que da sua boca ouviste blasfêmia! 86 O que você acha?” Eles e todos eles julgaram que ele merecia a morte. 65. E alguns começaram a cuspir na cara dele. E eles cobriram seu rosto e o golpeavam e diziam: “Profetiza” E os soldados o golpeavam nas faces. 66. E enquanto Shimon estava abaixo no pátio, uma certa donzela veio do sumo sacerdote. (87) 67. Ela o viu enquanto se aquecia, e ela olhou para ele e disse a ele: "Você também estava com Y'shua o Nasraya." 68. Mas ele negou e disse: “Não sei do que você está falando!” E ele saiu para a varanda e o galo cantou. 69. E aquela donzela o viu novamente e começou a dizer aos que estavam ali que: “Este era um deles”. 70. Mas ele negou novamente. E depois de um tempo novamente aqueles que estavam ali disseram a Keefa: “Verdadeiramente você é um deles, pois até mesmo sua fala é como a deles. Você é um da Galeela.” (88) 71. E ele estava começando a xingar e jurar: “Eu não conheço este homem de quem você está falando!” 72. E naquele momento, o galo cantou pela segunda vez. E Shimon lembrou-se da palavra de Y'shua que lhe havia dito: “Antes que o galo cante duas vezes, três vezes você me negará”. E começou a chorar.


72 Em aramaico lê-se Shimon, o oleiro, não “leproso” como o grego diz, para mais informações, ver p. xiv.

73 Khabouris tem um samekh isolado aqui, entre as palavras “caro” e “e ela abriu”.

74 Veja Mateus 26:28.

75 Zacarias 13:7

76 Indicando que Y'shua manteve o dia para começar ao pôr do sol. Aramaico lê yomana b'layila hana qedem (este dia na noite anterior). O “galo” canta antes do amanhecer, então o dia deve começar ao pôr do sol.

77 O “pregoeiro do templo” era um Gaver, hebraico para “galo” ou “o galo”. Ele gritou alto para anunciar os cultos matinais no Templo.

78 Khabouris esclarece que “o discípulo estava dizendo” com a palavra adicional talmidah; esta leitura é mantida no aramaico.

79 Khabouris tem “permaneça aqui”, o que significa exatamente o mesmo que a leitura de 1905 de “permaneça aqui”. A leitura de 1905 é mantida no aramaico.

80 A transposição de palavras neste verso entre Khabouris e 1905 não tem efeito sobre o significado.

81 Khabouris “saiu com espadas”. A leitura de 1905 cai “on” e é mantida no aramaico.

82 O Evangelho de Yochanan (2:19) é o único lugar onde este ditado é registrado em tempo real. Mateus também registra a memória disso na forma de uma acusação. Isso é bastante raro e pode indicar que esse ditado era tão difundido que Mateus – que escreveu primeiro – não viu a necessidade de dar mais explicações.

83 Khabouris identifica o falante como Y'shua, esta leitura é mantida no aramaico.

84 “Eu sou o que sou” em aramaico é Ena-Na, em hebraico Ehyeh Asher Ehyeh (Êxodo 3:14-16). Mateus 22:32 diz: “Eu sou o Elohim de Abraão, o Elohim de Isaac e o Elohim de Jacó”, que é prefaciado com Ena-Na. O Eu Sou expandido também pode ser traduzido como “Eu Sou o que Sou – o Elohim de Abraão, Isaque e Jacó”. Nenhum humano pode legitimamente dizer Ena-Na de si mesmo; isso é exclusivo de Y'shua que foi habitado pelo Ruach de YHWH desde a concepção. Do ponto de vista rabínico, ao aplicar “Eu Sou o que Sou” a si mesmo, juntamente com o título “Filho do Homem”, Y'shua foi considerado culpado de três formas de blasfêmia: 1) dizer o Nome, 2) chamar a si mesmo de Messias/Filho do Homem quando não acreditavam que ele era e, 3) chamando-se Um e o Mesmo com o Pai. Todas as três afirmações são verdadeiras para Y'shua e foram previstas com séculos de antecedência para serem aplicadas ao HaMashiyach.

85 Daniel 7:13; Salmo 110:1

86 Mergulhada na tradição corrupta, a verdade clara das Escrituras iludiu o sumo sacerdote. Não é blasfêmia citar o profeta Daniel. O sumo sacerdote sucumbiu às forças político-religiosas da época com as quais fora enlaçado.

87 A transposição de palavras não afeta o significado.

88 Existem pequenas variações, mas frases de significado idêntico aqui e em 14:71 entre Khabouris e outros manuscritos da Peshitta/1905. A leitura de 1905 é mantida no aramaico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário ou dúvida, responderemos o mais rápido possível! Fiquem na Graça do Soberano YHWH e da Sua Torá Viva Yeshuah HaMashiach, nosso Mestre e Salvador! Amém, Amém!

Em Destaque:

Índice Geral - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

Estamos enfrentando problemas, o blogspot está deletando  as fotos dos posts, então pedimos que baixem a versão em PDF para uma visualização...

Mais Visitadas