sexta-feira, 18 de novembro de 2022

1 JOÃO 5 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

1 JOÃO 5
1. Quem acredita que Y'shua é o Mashiyach, é nascido de Elohim. E quem ama o progenitor, ama também aquele que dele é gerado. 2. E por isso sabemos que amamos os filhos de Elohim, quando amamos Elohim e seguimos seus mandamentos. 3. Pois este é o amor de Elohim, que guardemos seus mandamentos: e seus mandamentos não são pesados. 4. Porque quem é nascido de Elohim vence o mundo: e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. 5. Pois quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Y'shua é o Filho de Elohim? 6. Este é aquele que veio pela água e pelo sangue. Y'shua o Mashiyach; não somente pela água, mas pela água e pelo sangue. E o Espírito testifica; porque o Espírito é a verdade. 7. O versículo 7 não existe na Peshitta Oriental (16) 8. E há três testemunhas, o Espírito e a água, e o sangue: e estes três estão em união. (17) 9. Se recebemos o testemunho dos homens, quanto maior é o testemunho de Elohim? E este é o testemunho de Elohim que ele deu a respeito de seu Filho. 10. Quem crê no Filho de Elohim tem este testemunho em si mesmo. E quem não crê em Elohim o fez mentiroso por não crer no testemunho que Elohim deu a respeito de seu Filho. 11. E este é o testemunho que Elohim nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12. Todo aquele que se apega ao Filho, apodera-se da vida; e todo aquele que não se apega ao Filho não tem vida. 13. Estas coisas vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, vós que credes no nome do Filho de Elohim. 14. E esta é a confiança que temos nele, que tudo o que lhe pedirmos, de acordo com sua vontade, ele nos ouve. 15. E se estamos convencidos de que ele nos ouve a respeito do que lhe pedimos, estamos confiantes de receber em breve as petições que lhe pedimos. 16. Se alguém vir seu irmão pecar um pecado que não merece a morte, pedirá, e a vida lhe será dada, àqueles (eu digo) que não pecarem para a morte. Pois há pecado de morte; e não digo que um homem deva orar por isso. 17. Pois toda injustiça 18 é pecado; e há um pecado que não é de morte. 18. E sabemos que todo aquele que é nascido de Elohim não peca; porque aquele que é nascido de Elohim se guarda,[***1] e o maligno não o toca. 19. Sabemos que somos de Elohim; e todo o mundo repousa sobre o maligno. 20. E sabemos que o Filho de Elohim veio e nos deu conhecimento para que pudéssemos conhecer o Verdadeiro; e para que estejamos no Verdadeiro, 19 em seu Filho Y'shua, o Mashiyach. Ele é o verdadeiro Elohim, e a vida eterna. 21. Meus filhos, mantenham-se longe da idolatria.

Fim da Primeira Carta de Yochanan o Shaliach.



16 Texto anexado: (Pois há três que testificam no céu: o Pai, o Verbo e o Ruach haKodesh: e estes três são um.), razão pela qual Murdock coloca os colchetes e acrescenta: “Este versículo não está faltando em maioria dos MSS., e é omitido na edição. Londres, 1826.” O fato é que essa linha foi inserida sob a autoridade de Constantino para promover a doutrina da Trindade. Não existe na Peshitta nem nos manuscritos gregos mais antigos de Aleph, A, B e da Vulgata Latina. O Cristo-Paganismo que se originou antes de Constantino ensinou que o Pai, Filho e Espírito Santo são numericamente três seres separados, mas ainda assim “todos iguais” é uma violação flagrante do Primeiro e Segundo Mandamentos (ver Sh'mot/Êxodo 20:1 -6). [A Bíblia Peshitta (bvbooks) confirma-se com o texto da (Peshitta Oriental de Andrew Roth) e traz o seguinte comentário: “No texto da Peshitta não aparece a leitura: “...no céu, o Pai o Verbo e o Espírito Santo, e estes três são um. E três são os que dão testemunho na terra”. Tampouco aparece nos manuscritos gregos mais antigos. Para ler e adquirir a Peshitta (bvbooks) acesse: https://bibliapeshitta.bvbooks.com.br ; [   ] grifos do autor da tradução para o português.
17 Veja Dezoito Equívocos do Novo Testamento #16: Echad como Pluralidade no Apêndice. [“ECHAD”: veja o estudo completo “YESHUA É YHWH: A ELOHUT DO MASHIACH NO JUDAÍSMO ANTIGO” do livro “JUDAÍSMO NAZARENO: O CAMINHO DE YESHUA E DE SEUS TALMIDIM” por Tsadok Ben Derech, acesse: https://yeshuahamashiachyhwh.wordpress.com/yeshua-e-yhwh ]. Para ler e adquirir a obra completa de Tsadok Ben Derech acesse o site: https://clubedeautores.com.br/livro/judaismo-nazareno ] [***][  ] grifos do autor da tradução para o português.
18 (1 Yochanan 1:9) lê; “Mas, se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a nossa iniqüidade”. A mesma palavra aramaica para iniqüidade (eola em aramaico; evel em hebraico) é traduzida neste versículo como injustiça. A primeira menção de “evel” nas Escrituras está em Levítico 19:15; “Não farás injustiça no juízo; não respeitarás o pobre, nem honrarás o poderoso; mas com justiça julgarás o teu próximo.” Observe que (evel) injustiça é o oposto de (tsedeq) justiça. A versão KJV traduz “evel” como iniqüidade (36 vezes), maldade (7), injustiça (3), injusta (2), perversidade (1), injustamente (1), injustamente (1), perversa (1) e perversamente (1 vez); há 53 ocorrências de “evel” no Tanakh e 69 no NT. Y'shua ensina: “...Aquele que levanta o Seu sol sobre o bem e o mal e faz cair a Sua chuva sobre o justo e o injusto” (Mt 5:45) exatamente como o Tanakh ensina que o bem e o justo são o oposto do mal e do injusto. Yochanan ensina: “Pois aquele que diz que eu o conheço, e não guarda seus mandamentos, é um mentiroso e a verdade não está nele”. (1 Yochanan 2:4). E em 1:7 ele ensina: “Meus amados, nenhum mandamento novo vos escrevo, mas o mandamento antigo, que tendes desde o princípio; e o antigo Mandamento é a Palavra que você ouviu”. No entanto, muitos cristãos foram ensinados que eles não são obrigados a “guardar seus mandamentos”, que há um pecado que “não é de morte” e eles são perdoados de seus pecados repetidos e deliberados e simplesmente escapam disso. No entanto, Yochanan conclui sua carta com um apelo a todos os seguidores de Y'shua para “mantenham-se longe da idolatria”, portanto, também deve-se concluir que qualquer religião que ensine contra os Mandamentos de YHWH e o Seu Mashiyach é uma religião idólatra. A religião tornou-se o ídolo de muitos cristãos. Muitos colocam sua confiança em uma religião “sobre” o Mashiyach ao invés de seguir sua Palavra e “guardar seus mandamentos”. De acordo com as próprias palavras de Y'shua, um grupo de cristãos o ouvirá dizer; “Afastai-vos de mim, obreiros da (evel) iniqüidade” (Mt 7:23; veja também a nota de rodapé). [Em (1João 5:17) traz o termo “Injustiça” confirmando-se com o texto das Escrituras em grego traz a palavra (ἀδικία/adikia):
Lexicon :: Strong's G93 - adikia: ἀδικία; Transliteração: adikia (chave): Pronúncia: ad-ee-kee'-ah; Parte do discurso: substantivo feminino: Palavra Raiz (Etimologia): De ἄδικος (G94); Contagem de traduções KJV — Total: 25 A KJV traduz o G93 de Strong da seguinte maneira: injustiça  (16x), iniqüidade  (6x), injusto  (2x), errado  (1x). Esboço do Uso Bíblico: 1.) injustiça, de um juiz; 2.) injustiça de coração e vida; 3.) um ato que viola a lei e a justiça, ato de injustiça; Definições de Strong (Legenda das Definições de Strong): ἀδικία adikía, ad-ee-kee'-ah; de G94 ; (legal) injustiça (propriamente, a qualidade, por implicação, do ato); moralmente, injustiça (de caráter, vida ou ato): - iniqüidade, injustiça, injustiça, errado. https://www-blueletterbible-org/lexicon/g93 ; Vamos ver agora qual é a raiz da palavra (ἀδικίας/adikia); De ἄδικος (G94): Lexicon :: Strong's G94 - adikos: ἄδικος; Transliteração: adikos (chave); Pronúncia: ad'-ee-kos; Esboço do Uso Bíblico:  1.) descritivo de alguém que viola ou violou a justiça; a.) injusto; b.) injusto, pecaminoso; c.) de quem lida fraudulentamente com os outros, enganoso. https://www-blueletterbible-org/lexicon/g94 ;  “De acordo com a Palavra do Eterno o que é a VERDADE ? A verdade é a Lei (Mandamentos), ou seja, a Torah do Eterno. “A tua justiça é justiça eterna, e a tua Lei é a própria verdade.” (Salmos 119:142 Sociedade Bíblica do Brasil: Almeida Revista E Atualizada, Com Números De Strong) De acordo com a Palavra do Eterno a palavra INJUSTIÇA OU INIQUIDADE no grego significa: ADIKIA OU ANOMIA [ANOMOS] = DESPREZO A LEI [TORÁ] DO ETERNO. MENTIRA = PSEUDOS = FALSA VERDADE. É qualquer afirmação que é contrária às afirmações da Torah. Portanto a operação do erro acontecerá naqueles que não se apegam a verdade (à Torah), que desprezam a Torah (Anomia [Anomos] / Adikia) e se firmam em tudo o que é contrário a Torah.” Texto retirado do estudo sobre “A Operação do Erro” por Rodrigo Ponce. Para ler o estudo completo de Rodrigo Ponce e sobre as palavras (Akidia / Anomia / Anomos) e sobre Transgressão à Torá acesse: https://yeshuahamashiachyhwh.wordpress.com/anomos ]. Veja também nos comentários (notas) de (Mateus 7:23 e Atos 11:9) um estudo completo das palavras gregas “anomia/anomos” ]. [***] [   ] grifos do autor da tradução para o português.
[***1][Em (1João 5:18) a Peshitta Oriental de Andrew Roth traz o termo “se guarda”; A Bíblia Peshitta (bvbooks) traz o seguinte comentário: “Aram., natar nafsheh que pode ser traduzido também por “guarda a sua Alma” ]. Para ler e adquirir a Peshitta (bvbooks) acesse: https://bibliapeshitta.bvbooks.com.br ; [***] [    ] grifos do autor da tradução para o português.
19 “O Verdadeiro e o Verdadeiro Elohim” referem-se a todo o escopo do plano redentor de YHWH. Não apenas que YHWH pode salvar, mas por meio de quem Ele escolhe como Seu veículo para a salvação; Y'shua nosso Mestre. É somente com a plena compreensão não apenas das profecias do Tanakh, mas de como elas se manifestam e são reveladas através de Y’shua, que a medida total do amor de YHWH se torna manifesta e pode transformar nossas almas. Este é um tema central na carta de Yochanan, ele ensina que sem amor, a verdade não está dentro de nós. Yochanan não está falando apenas sobre amor fraterno, mas especificamente sobre um amor maravilhosamente profundo, confiante e devotado dentro de nosso Mestre YHWH. [ “Verdadeiro” (Verdadeiro = Verdade); Afinal o que é a verdade?: “Yeshua afirmou que o conhecimento da verdade concede liberdade ao homem: “Se vocês obedecerem ao que digo, serão verdadeiramente meus talmidim [discípulos]; vocês conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” (Yochanan/João 8:31-32). Com tantas religiões no mundo, pergunta-se: qual delas possui a verdade? Afinal, o que é a verdade? Explica o Tanach que a Torá é a verdade: “Tua justiça é uma justiça eterna, e tua Torá é a verdade.” (Tehilim/Salmos 119:142). “Tu estás perto, YHWH, e todos os teus mandamentos são a verdade.” (Tehilim/Salmos 119:151) “A principal coisa sobre tua palavra é que ela é a verdade.” (Tehilim/Salmos 119:160). Então, a Torá, que é a palavra de YHWH, é a verdade. É a Torá (verdade) que concede liberdade! E não basta conhecer a verdade (= Torá) para ser livre, é necessário obedecê-la. Repare novamente as palavras de Yeshua: “Se vocês obedecerem ao que digo, serão verdadeiramente meus talmidim [discípulos]; vocês conhecerão a verdade [ = a Torá], e a verdade [Torá] os libertará.” (Yochanan/João 8: 31-32). Destarte, a Torá é a verdade e aqueles que a observam alcançam a liberdade: “Assim observarei contínuo tua Torá [Lei] para sempre e eternamente. E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos.” (Tehilim/Salmos 119:44-45). “Aquele, porém, que atenta bem para a Torá [Lei] perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.” (Ya’akov/Tiago 1:25) “Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela Torá [Lei] da liberdade.” (Ya’akov/Tiago 2:12). Ensinam os falsos mestres que o homem deve se afastar da Torá (“Lei”), porque esta implicaria em escravidão. Não! Leia os versículos citados acima e descobrirá que a Torá é instrumento de liberdade. A escravidão é produzida pelo pecado, e pecado significa violação à Torá (Yochanan Álef/1ª João 3:4).” ]. Texto retirado do livro “JUDAÍSMO NAZARENO: O CAMINHO DE YESHUA E DE SEUS TALMIDIM” por Tsadok Ben Derech, para ler o estudo completo “SEJA LIVRE! CONHEÇA A VERDADE!”  acesse: https://yeshuahamashiachyhwh.wordpress.com/o-que-e-a-verdade  ]; Para ler e adquirir a obra completa de Tsadok Ben Derech acesse o site: https://clubedeautores.com.br/livro/judaismo-nazareno ]. [  ] grifos do autor da tradução para o português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário ou dúvida, responderemos o mais rápido possível! Fiquem na Graça do Soberano YHWH e da Sua Torá Viva Yeshuah HaMashiach, nosso Mestre e Salvador! Amém, Amém!

Em Destaque:

Índice Geral - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

Estamos enfrentando problemas, o blogspot está deletando  as fotos dos posts, então pedimos que baixem a versão em PDF para uma visualização...

Mais Visitadas