terça-feira, 15 de novembro de 2022

1 CORÍNTIOS 12 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

1 CORÍNTIOS 12

1. E sobre assuntos espirituais, meus Irmãos, gostaria que vocês soubessem, 2. Que vocês foram pagãos; 62 e foram, indistintamente, levados atrás de ídolos em que não há fala. 3. Portanto, explico-vos que não há homem que fale pelo Espírito de Elohim, que diga que Y'shua é amaldiçoado: nem pode um homem dizer que o Mestre YHWH é Y'shua, exceto pelo Ruach haKodesh. (63) 4. Agora existem muitas formas de dons; mas o Espírito é Um. 5. E há muitas formas de ministração; mas o Mestre YHWH é Um. (64) 6. E há muitas formas de poder; mas Elohim, que opera tudo em todos os homens, é Um.[***1] 7. E a cada homem é dada uma manifestação do Espírito, para que possa ajudá-lo. 8. A um, pelo Espírito, é dada uma palavra de sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, é dada uma palavra de conhecimento: 9. A outro, pelo mesmo Espírito, fé; a outro, pelo mesmo Espírito, dons de cura: 10. E a outro, milagres; e a outro, profecia; e a outro, discernimento de espíritos; e a outro, (diversos) tipos de línguas: e a outro, interpretação de línguas. 11. Mas todas estas obras que um Espírito; e Ele distribui a todos de acordo com Sua vontade. 12. Pois, como o corpo é um, e nele há muitos membros; e todos os membros do corpo, embora muitos, são um só corpo; assim também é o Mashiyach. (65) 13. Pois todos nós, igualmente, por um Espírito, fomos imersos em um só corpo, judeus ou arameus, 66 escravos ou livres; e todos nós fomos nutridos em um Espírito. 14. Pois um corpo também não é um membro, mas muitos. 15. Pois se o pé disser: “Porque não sou mão, não sou do corpo”; é, por causa disso, não do corpo? 16. Ou se o ouvido disser: “porque não sou olho, não sou do corpo”; é, por causa disso, não do corpo? 17. E se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Ou se tudo fosse audição, onde estaria o olfato? 18. Mas agora Elohim colocou cada um dos membros no corpo, de acordo com Sua vontade. 19. E se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20. Mas agora eles são muitos membros, mas um só corpo. 21. O olho não pode dizer à mão: “Você não é necessário para mim”; nem a cabeça pode dizer aos pés: “Você não é necessário para mim”. 22. Pelo contrário, os membros considerados fracos são indispensáveis. 23. E aqueles que consideramos desonrosos no corpo, sobre eles acumulamos mais honra; e aqueles que não são bonitos, neles colocamos mais decoração. 24. Pois os membros honrados em nós não precisam de honra; porque Elohim temperou o corpo, e deu mais honra ao membro inferior; 25. Para que não haja conflito no corpo, mas que todos os membros, igualmente, cuidem uns dos outros; 26. Para que, quando um membro estiver com dor, todos simpatizem; e se um membro for exaltado, todos os membros serão exaltados. 27. Agora você é o corpo do Mashiyach, e membros em seu lugar. 28. Pois Elohim colocou em sua assembléia, primeiro, Shlichim; depois deles, profetas; depois deles, professores; 67 depois deles, operadores de milagres; 68 depois deles, os dons de curar, e ajudantes, e líderes, e (vários) tipos de línguas. 29. Eles são todos Shlichim? São todos profetas? Todos são professores? São todos eles operadores de milagres? 30. Todos eles têm os dons de cura? Todos eles falam em línguas? Ou todos eles interpretam? 31. E se você está procurando por dons superiores, por outro lado, eu lhe mostro um caminho melhor. 69



62 Esta é a primeira vez que Murdock traduziu khanpa corretamente como “pagãos”. Até agora, ele se contentou em dizer “gentios” (aimmeh), razão pela qual aimmeh realmente se aplica ao público desta carta, não aos politeístas fora de sua assembleia.

63 Simples e bonito, mas talvez a mais poderosa declaração de crença em todas as cartas de Rav Shaul. Uma declaração de tal magnitude certamente exige hebraico e aramaico originais para compreender a plenitude de uma declaração e revelação tão ousadas.

64 “YHWH é um.” Rav Shaul lembra seus leitores: “Ouve, ó Israel: YHWH nosso Elohim é um YHWH” (Deuteronômio 6:4). Este versículo é conhecido como Shema; é a declaração do monoteísmo de todos os que acreditam e conhecem o Elohim Único Vivo. Essas ministrações são conhecidas como “Pai”, “Filho” e “Ruach haKodesh”, todos os quais são YHWH, mas através de diferentes ocorrências de Sua natureza singular, ou qnoma. Um qnoma é idêntico a uma natureza, exceto numericamente. Dito de outra forma, há uma natureza humana, mas seis bilhões de ocorrências dessa natureza. Minha ocorrência de minha humanidade é idêntica à de qualquer outra pessoa, exceto, digamos, que eu tenho qnoma #36 e você tem qnoma #37. Não há nada em qnoma aqui que identifique um membro de um tipo de outro. Aspectos como altura, peso, cor do cabelo, etc., seriam todos parsopa, ou pessoas. A natureza divina singular, porém, não tem “pessoas” separadas; somente o que é YHWH. [***1][Veja como o apóstolo Paulo afirma claramente no verso 3 que o Soberano YHWH é Y'shua HaMashiach, no verso 4 ele diz que o Ruach haKodesh é UM, e no verso 5 ele diz que Elohim é UM, ou seja, [ YHWH = Y’shua Hamashiach = Ruach haKodesh = UM (Echad) ]; ver (João 1:1; 1:18; 10:30; 17:11; 17;22; 14:8-10); o apóstolo Paulo afirma que o Soberano YHWH, o Salvador Y'shua Mashiyach e o Ruach haKodesh são “UM” (Echad), o Salvador Y'shua HaMashiach e o Ruach haKodesh são uma manifestação do próprio Soberano YHWH; Veja o estudo “YESHUA É YHWH: A ELOHUT DO MASHIACH NO JUDAÍSMO ANTIGO” retirado do livro “JUDAÍSMO NAZARENO: O CAMINHO DE YESHUA E DE SEUS TALMIDIM” por Tsadok Ben Derech, para ler o estudo completo e adquirir o livro acesse:

https://yeshuahamashiachyhwh.wordpress.com/yeshua-e-yhwh-a-elohut ]; [   ] grifos do autor da tradução para o português.

65 Uma das declarações mais claras sobre “Divindade” em todo o NT. A relação entre YHWH e Y'shua é como a da mente/cabeça para um membro do corpo. O braço não é uma entidade separada do corpo, nem se move de outra forma que não seja com o pleno poder e intenção da mente. Y'shua é literalmente o braço de YHWH desta maneira (Êxodo 6:6, 23:20-22, Isaías 53:1). Esta declaração de Rav Shaul prova que esta ideia não é uma doutrina Nazarena modernizada, mas a doutrina original do Mashiyach que é fundada no Tanakh; observe a expansão disso nos versículos 14-28. [O Mashiach é chamado em Tehilim (Salmos) de “a mão direita” de YHWH. Pois bem, a mão direita de alguém não é outra pessoa, mas sim algo que a integra:

81 Em Sl 110:5, os massoretas substituíram o nome de YHWH por ADONAI (Meu Senhor). Não obstante,no Tanach em aramaico consta corretamente MARYAH, que denota YHWH.

Na Peshitta em aramaico, Y'shua assegura que David chamou o Mashiach de YHWH (Mt 22:45)!!! De posse desta informação, eis a correta interpretação do Salmo 110: se YHWH usará a “mão direita” (Sl 110:5), esta deve ser a mesma mencionada no verso 1, que é a “mão direita” do próprio YHWH, e não outra pessoa. Logo, Y'shua é a “mão direita” do ETERNO que se revela ao mundo. Prova disto está em Yeshayahu (Isaías) 53, que descreve nitidamente uma profecia messiânica: “Quem crê no nosso relato? A quem o braço de YHWH foi revelado?” (Yeshayahu/Isaías 53:1). Caso seja lido integralmente Isaías 53, perceber-se-á que o profeta está retratando o sofrimento do Messias, ou seja, de Y'shua. Se em Tehilim/Salmos 110 o Mashiach é descrito metaforicamente como “a mão de YHWH”, em Yeshayahu/Isaías é qualificado como “o braço de YHWH”. Já que a mão integra o braço, e ambos pertencem à mesma pessoa, Y'shua é o ETERNO. Texto retirado do livro “JUDAÍSMO NAZARENO: O CAMINHO DE YESHUA E DE SEUS TALMIDIM” por Tsadok Ben Derech, para ler e adquirir a obra completa de TSADOK BEN DERECH acesse o site: https://clubedeautores.com.br/livro/judaismo-nazareno ]. [  ] grifos do autor da tradução para o português.

66 Novamente a palavra é “Armaya”—arameus. Todas as tribos de Israel são compostas por hebreus e arameus. Outros são enxertados na fé, primeiro através da observância da Torá (antes de Mashiyach vir) e depois através de Mashiyach de acordo com a Aliança Renovada da Torá sendo escrita no coração. Rav Shaul está assumindo que seu público é similarmente enxertado. [“Pois esta é a aliança que farei com a casa de Yisra'el depois daqueles dias, declara יהוה: Porei Minha Torá em suas partes internas, e a escreverei em seus corações. E eu serei o seu Elohim, e eles serão o meu povo.” (Yirmeyahu/Jeremias 31:33 -  Bible The Scriptures 1998/2009) acesse: https://isr-messianic.org ]. [   ] grifos do autor da tradução para o português. 

67 A palavra aqui para “professor” é malpana, que denota uma pessoa de alta inteligência e estudo disciplinado, mas que o fez informalmente, fora das escolas rabínicas. Muitas pessoas no Primeiro Século em Israel funcionavam neste papel não oficial, seja como anciãos da aldeia ou, no caso de Y’shua, como conferencistas itinerantes da Torá. Y'shua era frequentemente chamado por este título, assim como o mais familiar “rabino”. Em muitos casos, malpana foi entendido pejorativamente por seus críticos, pois eles consideravam sua falta de treinamento formal contra ele. Por outro lado, o homem rico em Mateus 19 usou isso como um elogio perguntando: “Malpana tava (bom professor), o que devo fazer para herdar a vida eterna?”

68 Literalmente, “trabalhadores do poder”. Todos os milagres vêm do poder de YHWH; Seu povo são canais.

69 Ou, caminho.


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