terça-feira, 12 de julho de 2022

JOÃO 18 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

JOÃO 18

1. Y'shua falou estas coisas e ele saiu com seus discípulos para o outro lado do riacho de Qidrun para um lugar que tinha um jardim onde ele entrou, ele e seus discípulos. 2. Ora, Yehuda, o traidor,205 também conhecia aquele lugar porque Y'shua se reunia ali muitas vezes com seus discípulos. 3. Portanto, Yehuda tomou uma unidade de soldados e alguns homens dos principais sacerdotes e fariseus. Ele chamou guardas e foi até lá com tochas, lâmpadas e armas. 4. Mas Y'shua, porque sabia todas as coisas que lhe sobrevieram, saiu e disse-lhes: “A quem procurais?” 5. Disseram-lhe: "Y'shua o Nasraya." 206 Y'shua disse-lhes: "Eu Sou Ele."[***1] Agora Yehuda, o traidor, também estava entre eles. 6. E quando Y'shua lhes disse que “Eu Sou Ele”,[***2] eles recuaram e caíram no chão. 7. Y'shua perguntou-lhes novamente: "A quem vocês procuram?" E eles disseram “Y’shua o Nasraya”. 8. Y'shua lhes disse: “Eu disse a vocês que Eu Sou Ele,[***3] e se vocês me buscarem, deixem que estes vão”. 9. Isso pode ser cumprido (de acordo com) a palavra que ele disse: “Aqueles que você me deu, eu não perdi nem um deles”. 10. Mas Shimon Keefa tinha uma espada com ele e ele a puxou e feriu o servo do Sumo Sacerdote e arrancou sua orelha direita. Agora o nome do servo era Malek. 11. E Y'shua disse a Keefa: “Coloque a espada em sua bainha. O cálice que meu Pai 207 me deu, não o beberei?” 12. Então a unidade de soldados e capitães e guardas dos Yehudeans prenderam Y'shua e o amarraram. 13. E eles o trouxeram para Khanan primeiro208 porque ele era o sogro de Qayapa, ele que era o Sumo Sacerdote daquele ano. 14. Agora, Qayapa209 foi quem aconselhou os Yehudeans que é melhor que um homem morra pelo bem do povo. 15. E Shimon Keefa e um dos outros discípulos estavam vindo atrás de Y'shua. Agora aquele discípulo conhecia o Sumo Sacerdote, e ele entrou com Y'shua no pátio. 16. Mas Shimon estava do lado de fora do portão. E aquele outro discípulo que tinha conhecido o Sumo Sacerdote saiu e falou com o porteiro e trouxe Shimon. 17. E a jovem, a porteira, disse a Simão: “Por que você também é dos discípulos deste homem?” Ele disse a ela: “Não!” 18. E os servos e guardas estavam de pé e fizeram uma fogueira para se aquecer, porque estava frio. Agora Shimon também estava de pé com eles e se aquecendo. 19. Agora o Sumo Sacerdote questionou Y'shua sobre seus discípulos e sobre seus ensinamentos. 20. Y'shua disse a ele: “Eu sempre falei abertamente entre o povo. Eu ensinei nas assembléias e no templo onde todos os Yehudeans se reúnem, e eu não disse nada em segredo. 21. Por que você me pergunta? Pergunte aos que ouviram 210 o que eu disse. Eis que entre eles sabem tudo o que tenho falado”. 22. E, quando ele falou essas coisas, um dos guardas que estavam ali bateu na face de Y'shua e disse-lhe: “Assim respondes ao Sumo Sacerdote”. 23. Y'shua respondeu e disse-lhe: “Se falei mal, testemunhe contra o mal. No entanto, se eu falei bem, por que você me bateu?” 24. Agora Khanan enviou Y'shua enquanto estava preso a Qayapa, o Sumo Sacerdote. 25. Shimon Keefa estava de pé e se aquecendo e eles lhe perguntaram: “Por que você também é um de seus discípulos?” E ele negou e disse: “Eu não sou!” 26. Um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Shimon havia cortado a orelha, disse-lhe: “Eu te vi com ele no jardim?” 27. E novamente Shimon negou, e naquele momento o galo cantou. 28. E eles trouxeram Y'shua da presença de Qayapa para o Pretório, e era de manhã e eles não entraram no Pretório, para que não fossem contaminados antes de terem comido o Paskha. 211 29. E Peelatos saiu para e lhes disse: “Que acusação vocês têm contra este homem?” 30. Eles responderam e lhe disseram: “Se ele não fosse malfeitor, nem mesmo o teríamos entregado a você”. 31. Peelatos disse a eles: “Vocês o pegam e o julgam de acordo com sua própria Torá”. Os Yehudeans lhe disseram: “Não é lícito para nós matar um homem”. 32. Para que se cumprisse a palavra que Y'shua disse quando deu a conhecer de que morte estava para morrer. 33. Agora Peelatos entrou no Pretório e chamou Y'shua e disse-lhe: "Você é o rei deles, dos Yehudeans?" 34. Y'shua lhe disse: “Você mesmo disse isso, ou outros lhe contaram a meu respeito?” 35. Peelatos disse a ele: “Por que, eu sou um Yehudean? Os filhos do teu povo e o Sumo Sacerdote te entregaram a mim. O que é que você fez?" 36. Y'shua disse a ele: “Meu Reino não é deste mundo. 213 Este meu Reino, se fosse do mundo, meus servos teriam lutado ou então eu seria entregue aos Yehudeans agora. Mas meu Reino não é daqui.” 37. Peelatos214 lhe disse: “Portanto, você é um rei”. Y'shua lhe disse: “Você disse que eu sou um rei. Para isso nasci e para isso vim ao mundo para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.” 38. Peelatos lhe disse: “O que é a verdade?” E depois de ter dito isso, ele saiu novamente para os Yehudeans e disse-lhes: “Eu não acho nem mesmo uma causa contra ele!” 39. Mas você tem o costume de eu liberar uma pessoa para você durante a Paskha. Portanto, você quer que eu liberte este Rei dos Yehudeans para você?” 40. Todos eles gritaram e disseram: “Não este homem, mas Bar Abba!” 215 Ora, este Bar Abba era um ladrão.


205 Este “traidor” também conhecido como “Yehuda Skaryota, filho de Shimon (Yochanan 6:71) tem uma agenda oculta. Evidências apontam para Yehuda sendo um Zelote (Yochanan 13:26) com planos para forçar o confronto: Roma versus o Mashiyach. Ele traz uma unidade de soldados romanos, sacerdotes principais (saduceus/sinédrio), fariseus e guardas (do templo). Mas quando Y'shua é condenado, ele se arrepende, devolve o dinheiro e comete suicídio (Mt 27:3-5)? Ele entendeu mal que o Sinédrio tinha que rejeitar Y'shua para que ele cumprisse seus deveres como Mashiyach. Veja a nota de rodapé Lucas 22:21 e Anti-semitismo do Novo Testamento no Apêndice.
206 Y'shua é Mashiyach; o principal “Netzer” (Ramo) de Isaías 11. “Nasraya” serve para lembrar seus seguidores deste fato.
[***1], [***2], [“Em hebraico אני הוא (Ani Hu) e em grego εγώ ειμι (ego eimi) significa “Eu Sou Ele”, já em latim a mesma expressão traz (ego sum). Compare (Yochanan/João 18:5-6, 8) dessa tradução do aramaico com os seguintes versículos da Bíblia King James 1611 versão em inglês (Deuteronômio 32:39; Isaías 41:4; 43:10; 43:13; 43:25; 51:12; 52:6;); e na versão em portugues da Bíblia King James 1611 da editora Bvbooks os versículos (Deuteronômio 32:39; João 8:24, 28; 13:19; 18:5-6, 8); a expressão “Eu Sou Ele” ou “Eu Sou” em aramaico, hebraico, latin e grego se confirmam. Consulte os textos acessando esses links: https://www.stepbible.org/?q=reference=Isa.41:4 https://biblehub.com/interlinear/isaiah/41-4.htm ]. [***] [  ] grifos do autor da tradução para o português.
[***3][Em (João 18:5-6, 8); “EU SOU”, Peshitta “Ena Na” é uma expressão aramaica que equivale ao hebraico “Ihieh Asher Ihieh” / “Ehiê Asher Ehiê”, usada por YHWH para se revelar a Moshé (Shemot/Êxodo 3:14). “Ena Na”  e “Ehiê Asher Ehiê” possuem vários significados: 1) Eu Sou o que sou; 2) Eu Serei o que serei; 3) Eu Existo porque eu existo; 4) Eu Existirei porque existirei; 5) Eu Sou aquele que existe. Leciona Paul Younan: “No pensamento semita, a frase “Ena-na” (Eu Sou) transmite uma idéia de existência eterna reservada somente para Elohim”. Na Peshitta Tanach, “Ena Na” aparece 229 vezes, e quase sempre se relaciona a YHWH (Gn 15:7, 17:1, 26:24; Ex 3:6, 6:2, 6:6-7 etc.). Em raras ocasiões, “Ena Na” também pode assumir o significado de “certamente sou eu”. Afirma Glenn David Bauscher que na Peshitta Tanach a expressão “Ena Na” se refere a YHWH em 98% dos casos (The Aramaic-English Peshitta Interlinear New Testament, Lulu Press, 2011, página 274). Texto retirado da “Peshitta - Os Evangelhos Aramaicos de Y'shua”. Acesse: https://peshitta.com.br. [  ] grifos do autor da tradução para o português.
207 Cumprindo a profecia messiânica, “foi ferido pelas nossas transgressões, moído pelas nossas iniquidades... YHWH fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós” Is 53:5-6.
208 A estratégia clássica para promover a discriminação e o ódio infundado é construir uma campanha de calúnia entre os escalões mais baixos e depois subir a escada para “autoridades superiores” para legitimidade política.
209 Caifás, seu verdadeiro nome era José, muito provavelmente nasceu rico desde que se casou com a filha do Sumo Sacerdote Anás. Ele foi nomeado “Sumo Sacerdote” pelo governador romano Valerius Gratus e serviu sob seu comando de 18 a 26 EC. Ele então serviu sob Pôncio Pilatos de 26 a 37 EC. Para ele manter o cargo de “Sumo Sacerdote” por 19 anos (18-37CE), ele teria fortes aliados políticos e apoio monetário significativo. Ele se sentou como presidente do Sinédrio, que era composto principalmente de saduceus. Os saduceus administravam a agência de cobrança de impostos de Roma, o que coloca Caifás mais como saduceu do que como fariseu. Uma coisa é um político corrupto dizer “melhor que um homem morra” e outra é um “sumo sacerdote”, mas ele não era um sacerdote por exigência da Torá. Seu cargo e título estavam sob autoridade romana, para manter os judeus religiosos felizes e fazê-los se sentirem relevantes. O Templo havia se tornado um “covil de ladrões” (Lucas 19:46); e Caifás seu chefe. [Comparar (Lucas 19:46) com (Jeremias 7:11) o texto original da Vulgata Latina de Jerônimo traz o seguinte texto: “ergo spelunca latronum facta est domus ista in qua invocatum est nomen meum in oculis vestris ego ego sum ego vidi dicit Dominus”; e a Vulgata Latina Clementina e demais manuscritos em latim trazem o seguinte texto: “Numquid ergo spelunca latronum facta est domus ista, in qua invocatum est nomen meum in oculis vestris? Ego, ego sum: ego vidi, dicit Dominus.”; a Vulgata Latina traduzida pelo Pe. Antônio Pereira de Figueiredo traz a tradução: “Logo esta minha casa, onde foi invocado o meu nome diante de vossos olhos, não é assim que está feita hum covil de ladrões? Eu, Eu Sou: Eu o vi, diz o Senhor.”; e a Bíblia [Douay-Rheims Bible 1899 American Edition (DRA)] traduzida também a partir da Vulgata Latina em Inglês, traz a seguinte tradução: “Esta casa, então, na qual meu nome foi invocado, aos seus olhos se tornou um covil de ladrões? Eu, Eu Sou Ele: Eu vi, diz o Senhor”; acesse o link para ver os textos originais em Latin, e a tradução em Inglês da Bíblia Douay-Rheims:  https://www.stepbible.org/?q=reference=Jer.7:11 ]. [  ] grifos do autor da tradução para o português.
210 A pergunta de Y'shua é um apelo para que pelo menos uma dúzia de elementos da jurisprudência da Torá sejam honrados e mantidos durante seu julgamento. Um juiz “não deve cometer injustiça”, Lv 19:15. Um juiz “não deve favorecer ou ser parcial a um litigante”, Lv 19:15. Um Juiz “não deve evitar a justiça por temer uma pessoa iníqua”, Dt 1:17. Um juiz “não deve ouvir um litigante na ausência do outro”, Êx 23:1. Um juiz “não deve se vingar ou guardar rancor”, Lv 19:18. Por favor, veja a seção sobre JUSTIÇA no Apêndice: Quanta Torá os cristãos já guardam?
211 Como a Mishná detalha em Pesahim 6:4: “Uma oferta festiva deriva do rebanho das ovelhas ou do rebanho de bois, de cordeiros ou de cabras, de machos ou de fêmeas. E é comido por dois dias e a noite intermediária [até a noite de 15 de Nisan].” A segunda noite come então o que também é chamado de chagigah, ou holocausto obrigatório que os fariseus devem consumir, e este chagigah é “o Paskha” que eles temem não poder comer se forem contaminados. Caso contrário, parece que a linha do tempo de John está contradizendo os Sinóticos e está um dia atrasada. Se o cordeiro pascal que é abatido no dia 14 se refere aqui, isso certamente contradiz os relatos sinóticos de que o Seder da Páscoa já havia acontecido quando Y'shua foi preso, ao contrário de aqui em João, onde os fariseus estão esperando para fazer isso. a manhã seguinte. (Todas as citações da Mishná são da edição de Jacob Neusner publicada em 1992 pela Yale University Press.) Para mais informações, veja Quando foi a crucificação no Apêndice. [Existem alguns estudos que afirmam que a crucifixão do Salvador Y'shua Mashiyach foi na Quarta-Feira  por volta das 3 horas da tarde e que Ele ressuscitou no Sábado próximo do pôr-do-sol, exatamente três dias e três noites depois de sepultado, cumprindo o sinal de Jonas  (ver Jonas 1:17; Mateus 12:40) e autenticando o sinal que Ele dera da Sua missão messiânica. Veja o estudo completo do livro “Jesus Cristo: A Verdadeira História”, para ler o estudo e baixar o PDF completo acesse: https://yeshuahamashiach.wordpress.com/estudoyehua ]. [  ] grifos do autor da tradução para o português.
212 Literalmente “de suas almas”. (PI).
213 Alma também pode significar “idade”. (PY). 213
214 Pilatos é visto como um herói por muitos cristãos, mas eles esquecem que à medida que esses eventos do NT se desenrolaram, o cristianismo foi punido com a morte sob a lei romana. De acordo com Philo (“De Legatione ad Caium,” ed. Mangey, ii. 590), Pilatos governou por corrupção, violência, roubos e execuções contínuas sem julgamento. Ele trouxe imagens pagãs para Jerusalém causando tumultos e a matança de muitos judeus até que percebeu que os judeus prefeririam morrer a deixar Jerusalém ser profanada. Pilatos roubou dinheiro do tesouro do Templo, ele tentou parar esses tumultos enviando soldados disfarçados para a multidão com punhais escondidos, massacrando manifestantes e transeuntes. O último ato perverso de Pilatos foi o massacre samaritano que fez Vitélio, legado da Síria, trazê-lo de volta a Roma. Pilatos foi de fato juiz sobre Y'shua; o rei dos judeus. A maioria dos cristãos imagina uma multidão de judeus gritando: “Crucifica-o”, e Pilatos tentando puxar as cordas [correntes] para soltá-lo. Não, o poder de Pilatos era absoluto, se ele quisesse libertar Y’shua ele o teria feito. Os judeus não tinham poder para forçar a crucificação de alguém que Pilatos possa ter tido a menor intriga. Os cristãos convenceram Roma de que Jesus era bom para o Império Romano e não teria sido crucificado se os judeus não tivessem colocado Pilatos nisso. Foi por tais sentimentos e outras perversões perversas que os cristãos rotularam “os judeus” como “os assassinos de Cristo”. Pilatos não era santo, segundo Eusébio (“Hist. Eccl.” ii. 7), ele foi banido para Viena (Vienne) na Gália, onde cometeu suicídio. Por favor, veja Anti-semitismo do Novo Testamento no Apêndice.
215 Ironicamente, Bar Abba em aramaico significa “Filho do Pai”. (PI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário ou dúvida, responderemos o mais rápido possível! Fiquem na Graça do Soberano YHWH e da Sua Torá Viva Yeshuah HaMashiach, nosso Mestre e Salvador! Amém, Amém!

Em Destaque:

Índice Geral - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

Estamos enfrentando problemas, o blogspot está deletando  as fotos dos posts, então pedimos que baixem a versão em PDF para uma visualização...

Mais Visitadas