sexta-feira, 15 de julho de 2022

ATOS 6 - Peshitta Aramaico Oriental Andrew Gabriel Roth

ATOS 6

1. E naqueles dias em que os discípulos cresciam, os discípulos helenísticos estavam argumentando contra os hebreus que suas viúvas eram negligenciadas durante a distribuição diária. 2. E os doze Shlichim chamaram toda a assembleia de discípulos e disseram-lhes: “Não é bom que descuidemos da Palavra de Elohim e sirvamos às mesas. 3. Examinem, pois, meus irmãos, e escolham entre vocês sete homens que tenham testemunho 74 e que estejam cheios do Espírito do Mestre YHWH e de sabedoria, e nós os colocaremos sobre este assunto. 4. E seremos firmes na oração 75 e na ministração da Palavra”. 5. E esta palavra agradou a todo o povo. E eles escolheram Astapanos, 76 um homem que estava cheio de fé e o Ruach haKodesh, e Pileepos, e Prachros, e Niqanor, e Temon, e Parmena, e Neqlaos um prosélito Antiochene (isto é, de Antioquia). 6. Estes ficaram diante dos Shlichim, e depois que eles oraram, eles impuseram as mãos sobre eles. 7. E a Palavra de Elohim se espalhou e aumentou muito o número de discípulos em Urishlim, e muitas pessoas dos Yehudeans 77 foram obedientes à fé. 8. Agora Astapanos estava cheio de graça e poder e fazia sinais e maravilhas entre o povo. 9. E os homens da assembléia que é chamada de libertinos, 78 e os cireneus e alexandrinos e os da Cilícia e da Ásia se levantaram e disputavam com Astapanos. 10. E não puderam resistir à sabedoria e ao Espírito que por ele falaram. 11. Então eles enviaram homens e os instruíram a dizer: “Nós o ouvimos falar palavras de blasfêmia contra Moshe e contra Elohim!” 12. E eles incitaram o povo e os anciãos e os escribas e vieram e se levantaram contra ele e o prenderam (e) o trouxeram para o meio da assembleia. 13. E eles levantaram falsas testemunhas que disseram: “Este homem não para de falar palavras contrárias à Torá e contra este lugar separado! 14. Pois (nós) nós o ouvimos dizer que este Y'shua, o Nazareno, ele destruirá este lugar e mudará os costumes que Moshe entregou a você”. (79) 15. E todos os que estavam sentados na assembleia olharam para ele, e viram seu rosto como o rosto de um Mensageiro.



74 A expressão idiomática “ter testemunha” significa “de boa reputação”.

75 Veja Comunicação Divina no Apêndice.

76 Astaphanos em grego ou “Stephen” em inglês é uma tradução do hebraico Tzephania, o nome do profeta Sofonias em Tanakh. Tzephania significa “Yah tem estimado”, uma designação muito apropriada para um homem de sua importância e retidão. Stephen mostra sua justiça através de seu domínio da halakha bíblica e rabínica, porém ele não é etnicamente grego. Há uma relutância entre as autoridades judaicas em permitir que os gentios os instruam sobre assuntos da Torá, nem seriam obrigados a apedrejar Estêvão se ele fosse um prosélito do judaísmo. Stephen foi capaz de fazer milagres e persuadir efetivamente os judeus do Tanakh – apresentando sérios desafios à autoridade rabínica – o que o tornou alvo de execução por apedrejamento. Estevão se dirige à elite governante judaica como “Homens, nossos irmãos e pais” (Atos 7:2) e “Ya'akov gerou nossos doze pais” (Atos 7:8), o que indica sua própria herança judaica. O aramaico translitera seu nome grego aqui, embora seja mais provável que ele tenha sido referido por seu nome hebraico, Tzephania.

77 Veja Josefo, o Netzari, no Apêndice. Observe também que em todo o diglo de Atos, optei por “yehudeans” em vez do genérico “os judeus” em lugares onde é claro que a elite de Jerusalém se refere, em oposição a todos os judeus em todo o mundo. Em muitos casos, é feita uma distinção de que os judeus que vivem fora da área de Yehudean estão se juntando ao Mashiyach e também servindo a Rav Shaul.

78 Libertinos. Derivados de um herói mitológico romano chamado “Liber”, os libertinos eram um grupo de pagãos que enfatizavam a promiscuidade e a embriaguez, entre muitas outras depravações. Eles se proclamavam “livres” de todas as considerações morais e eram considerados iníquos até mesmo pelos padrões de seus companheiros pagãos. É claro que é da palavra liber que obtemos a palavra inglesa “liberty” e isso nos mostra a verdadeira diferença entre a liberdade de Abba YHWH para uma vida próspera através de um comportamento justo que leva ao favor divino e o pálido substituto humanista que muitas vezes é colocado em seu lugar. É por isso que Y'shua disse: “Se o Filho do Homem te libertar, você é realmente livre” (Yochanan 8:36).

13. E eles levantaram falsas testemunhas que disseram: “Este homem não para de falar palavras contrárias à Torá e contra este lugar separado! 14. Pois (nós) nós o ouvimos dizer que este Y'shua, o Nazareno, ele destruirá este lugar e mudará os costumes que Moshe entregou a você”. (79) 15. E todos os que estavam sentados na assembleia olharam para ele, e viram seu rosto como o rosto de um Mensageiro.

79 Obviamente, uma visão excessivamente simplista. A Torá ordenou que dois sistemas sacerdotais se alternassem, um de MalkiTzedek em Gênesis e outro de Aarão em Êxodo. Foi predito pela Palavra de YHWH a muitos dos profetas (Oséias 6:6, Isaías 1 e Jeremias 31) que a linhagem Aarônica se tornaria um remanescente sem poder e, portanto, o retorno do Rei Justo, que sabemos ser Y'shua . Os “costumes” judaicos (halakha e tradição religiosa) precisavam de uma renovação, mas nunca contra Moshe, porque Moshe escreveu sobre esses assuntos. Y'shua afirmou que os fariseus “anulam a Torá por suas tradições”; permanece que as autoridades rabínicas evocam o nome de Moshe como um endosso de sua tradição, mesmo quando sua tradição é contrária à Torá. Eles também entenderam mal, como João 2 indica, que Y’shua se referia à destruição de seu próprio corpo, não ao Templo.


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