quarta-feira, 29 de junho de 2022

MATEUS 17 - Peshitta Oriental Andrew Roth

MATEUS 17

1. E depois de seis dias, Y'shua liderou Keefa e Ya'akov e Yochanan seu irmão e os levou para o alto sozinho. 2. E Y'shua se transformou diante deles e seu rosto resplandeceu como o sol, e suas roupas ficaram brancas como a luz. 3. E Moshe e Eliyahu apareceram para eles falando com ele. 4. E Keefa respondeu e disse a Y'shua: “Meu Mestre. É bom para nós estarmos aqui. E se você desejar, deixe-nos fazer aqui três tabernáculos (sukkot), um para você, um para Moshe e outro para Eliyahu. 5. E enquanto ele falava, eis que uma nuvem brilhante os cobriu. E uma voz veio da nuvem dizendo: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Ouça-o.” 6. E quando os discípulos ouviram, caíram sobre seus rostos e ficaram com muito medo. 7. E Y'shua se aproximou deles e os tocou e disse: “Levante-se, não tenha medo”. 8. E eles levantaram os olhos e não viram ninguém, exceto Y'shua sozinho. 9. E enquanto desciam do monte, Y'shua lhes ordenou e disse-lhes: Não falem desta visão na presença de ninguém, até que o Filho do homem ressuscite dos mortos. (181) 10. E seus discípulos lhe perguntaram e disseram: “Por que então os escribas dizem que Eliyahu deve vir primeiro?” 11. Y'shua respondeu e disse: “Eliyahu virá primeiro, para que todas as coisas sejam cumpridas. 12. Mas eu vos digo que eis que Eliyahu veio, e eles não o conheceram. E fizeram-lhe tudo o que desejavam. Da mesma forma também o Filho do homem deve sofrer por eles.” 13. Então os discípulos entenderam que ele lhes falava sobre Yochanan, o Imersor. 14. E quando eles chegaram, as multidões se aproximaram dele. E um homem se ajoelhou. 15. E ele lhe disse: “Meu Mestre, tenha misericórdia de mim. Meu filho, que tem um demônio, está muito aflito. Por muitas vezes ele caiu no fogo, e muitas vezes na água. 16. E eu o trouxe aos teus discípulos, e eles não puderam curá-lo”. 17. Y'shua respondeu e disse: “Ó geração corrupta e infiel! Até quando devo estar com você e até quando devo suportar você? Traga-o aqui para mim.” 18. E Y'shua o repreendeu, e o demônio saiu dele. E o menino foi curado a partir daquele momento. 19. Então os discípulos aproximaram-se de Y'shua enquanto ele estava sozinho e lhe perguntaram: “Por que não conseguimos curá-lo?” 20. Y'shua lhes disse: “Por causa de sua incredulidade. Pois em verdade vos digo que se você tivesse fé em você como um grão de mostarda, você poderia dizer a esta montanha, saia daqui, e ela se moverá. E nada seria capaz de prevalecer sobre você. 21. Mas esta casta não sai senão com jejum e oração”. (182) 22. E enquanto eles estavam viajando em Galeela, Y'shua lhes disse: “O Filho do homem será entregue nas mãos dos filhos dos homens. 23. E eles o matarão, e no terceiro dia ele ressuscitará”. E eles ficaram muito tristes. 24. E quando eles chegaram a Capurnakhum, aqueles que estavam coletando duas moedas para cada pessoa para (o pagamento) do imposto principal disseram a Keefa: “Seu mestre não deu suas duas moedas”. 25. Ele disse “sim” para eles, e quando Keefa entrou na casa, Y'shua antecipou-se a ele e disse a ele: “O que você acha, Shimon? Os reis da terra, de quem eles cobram tributos e impostos por cabeça? De seus filhos ou de estranhos?” 26. Shimon disse-lhe: “De estranhos”. Y'shua disse a ele: “Então as crianças estão livres. 27. Mas, senão isso deve ofendê-los, vá ao mar e lance um anzol. E o primeiro peixe que aparecer, abra a boca e você encontrará uma moeda. Pegue isso e dê por mim e por você.”



180 Khabouris tem “tudo”; 1905 “todas as coisas (medem)”. A leitura de 1905 é mantida.

181 Salmos 16:10-11; Jó 33:30. Veja também o Apêndice para Mashiyach Ben Yoseph e Mashiyach Ben David.

182 O grego antigo e todos os manuscritos da Peshitta têm este versículo intacto. Como isso foi ignorado em versões posteriores? Foi simplesmente esquecido ou foi intencional? Você decide. A oração e o jejum são um método hebraico de lidar com o pecado; até mesmo Y'shua orou e jejuou! No pensamento hebraico, “graça” (rakhem, chesed) é quando você fez algo errado, mas não é penalizado por isso; no entanto, “licença” significa que a conduta errada se tornou certa. Já que YHWH não tem o hábito de mudar Suas próprias regras (Números 23:19, Malaquias 3:6, Hebreus 13:8); teologias que defendem uma licença contra o pecado são perversas. O coração da Torá e Brit Chadashah é misericórdia, mas a misericórdia nunca invalida a Torá. Se a Torá fosse inválida, não haveria necessidade de pedir misericórdia. A verdade exige que também entendamos a interpretação correta das intenções gerais de Rav Shaul (Atos 17, Romanos 3:31, 7:12, etc.), combinada com a declaração clara na Epístola de Ya'akov Ha Tzadik (Tiago), onde ambas as crenças e as obras são muito necessárias. Por exemplo, se uma lei data de 1920 contra a quebra de um limite de velocidade, isso significa que você não tem obrigação de cumprir essa lei agora? Se um policial lhe passar uma multa, seu apelo será que é uma “lei antiga”, mas agora você está sob “graça”? A idade da lei não tem nada a ver com se é válida e exequível hoje, e a ignorância da lei não é desculpa. Se isso é verdade para a aplicação da lei terrena, quanto mais deve ser verdade para o Todo-Poderoso YHWH, o doador final e executor de Sua justa Torá! Para ecoar as próprias palavras de Y'shua: “Eu expliquei a você sobre as coisas terrenas e você não acredita. Como então explicarei as coisas celestiais?” (João 3:12) Jejuar e orar é nossa responsabilidade de mordomia para com YHWH e Seu Mashiyach para nos ajudar a endireitar as coisas com o Mashiyach, mas a carne carnal busca uma licença ou brecha para continuar em seu pecado. Veja Oração no Apêndice.

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